Joan Mir que já tinha uma situação tranquila na liderança do campeonato não se acomodou e correu como necessitasse ganhar para se recuperar no campeonato.
Mais uma vez apesar do menor número de pilotos a prova não deixou de ter alternâncias de liderança em praticamente todas as voltas. Na Largada o Espanhol Jorge Martin que saiu na pole position largou mal e Juanfran Guevara assumiu a liderança que durou 2 curvas quando Romano Fenati tomou a liderança com Mir, Guevara que perdeu o 3ºlugar para Aron Canet, Di Giannantonio e Martin que caiu para o 6ºlugar.
Em todas as voltas da corrida a liderança iria para as mãos de um outro piloto, Todas as trocas da liderança praticamente na reta dos boxes.
Canet, Fenati, Guevara, Di Giannatonio e Martin em algum momento lideraram a etapa de Barcelona, Mas nenhum deles ficava na liderança por mais de uma volta. O Vácuo que essas motos geram quando andam juntas é suficiente para impedir que um piloto se perpetue na liderança e abra vantagem.
A Gresini por um momento comandou as duas primeiras posições na 6ªVolta com Jorge Martin de volta a liderança e Fabio di Giannantonio em segundo lugar. Na Volta seguinte o italiano assumiu a liderança por 2 curvas e depois Martin pegou de volta a liderança. Nesse momento Enea Bastianini chegava nessa turma da disputa pelo primeiro lugar.
Alguns pilotos tentaram manter a liderança como Aron Canet, Mas era praticamente impossível de ser feito, Nesse caso Jorge Martin reassumiu a liderança e tinha caso em que um piloto que entrava na liderança saia para a primeira curva em 4º ou 5ºlugar. O lado bom de ser ultrapassado é que você de Caça viraria caçador na volta seguinte.
A 9 Voltas do final mais dois pilotos entraram na disputa pela vitória. Tatsuki Suzuki e Marcos Ramirez. Finalmente a 8 voltas do final Jorge Martin conseguiu pela primeira vez liderar mais de uma volta resistindo a reta dos boxes, Mas Fenati não fez essa liderança durar muito e tomou a ponta de Martin da equipe Gresini. A 5 Voltas do final os pilotos da Sky VR46 Nicolo Bulega e Andrea Migno chegaram no 1ºgrupo.
Mas a Vitória não parecia fugir de Canet, Bastianini, Martin, Di Giannantonio e Joan Mir. Fenati assumiu a liderança e abriu parecendo que a vitória estava nas mãos do piloto da Rivacold. Duas voltas depois a turma chegou no líder como acontece muitas vezes no Tour de France. Joan Mir assume a liderança, Querendo entrar na disputa pela vitória Marcos Ramirez jogou tudo para tentar entrar na disputa da vitória. O máximo que ele conseguiu foi vazar a curva e perder algum tempo e ficar de fora da disputa pela vitória. A Duas voltas do final Martin e Fenati passaram Mir usando todos os centímetros da primeira curva o que eu diria uma ultrapassagem de forma perfeita usando toda a curva e assumiram primeiro e segundo lugar respectivamente.
Na Volta Final Martin estava em 1º com Fenati na sua cela e Mir estava pressionado pelos pilotos da Galícia. Parecia que tudo estava definido. Até que Mir de forma espectacular foi para cima de Fenati passando para o segundo lugar a 4 curvas do final e a 2 curvas do final na entrada da chicane que leva a reta dos boxes o piloto da Leopard passa Martin (Que perde posição para Fenati) e leva mais uma vitória, Aumentando ainda mais sua vantagem no campeonato para 48 pontos de diferença para Aron Canet que ficou em 5ºlugar. Com quase 2 corridas de diferença o espanhol se firma como o mais forte candidato ao título de 2017 da Moto 3.
Romano Fenati ficou em 2º e Jorge Martin completou o pódio na terceira posição. Enea Bastianini em sua melhor corrida na moto 3 em 2017 chega em 4ºlugar (ainda assim Bastianini esta a 84 pontos atrás de Mir e Praticamente sem chances de ser campeão)
Marcos Ramirez que tentou lutar pela vitória acabou a prova na 6ªposição com a moto da Platinum Bay. Fabio di Giannantonio da Gresini perdeu desempenho no final e ficou em 7ºlugar. Andrea Migno, Nicolo Bulega e Tatsuki Suzuki completaram os 10 primeiros colocados.
A próxima prova da Moto GP será domingo que vem no circuito de Assen, Na Holanda. A Catedral da MotoGP que vai ter na categoria Base um piloto disparando na liderança do campeonato. A Pergunta a ficar é essa: Quem vai parar Joan Mir? …
Resultado final do GP da Catalunha
Moto 3 – 7ªEtapa – 22 Voltas
Pos | Nº | piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 36 | Joan Mir | Leopard Racing | Honda | 42’11.846 |
2 | 5 | Romano Fenati | Marinelli Rivacold Snipers | Honda | 0.191 |
3 | 88 | Jorge Martin | Del Conca Gresini Moto3 | Honda | 0.279 |
4 | 33 | Enea Bastianini | Estrella Galicia 0,0 | Honda | 0.462 |
5 | 44 | Aron Canet | Estrella Galicia 0,0 | Honda | 0.674 |
6 | 42 | Marcos Ramirez | Platinum Bay Real Estate | KTM | 0.740 |
7 | 21 | Fabio Di Giannantonio | Del Conca Gresini Moto3 | Honda | 1.143 |
8 | 16 | Andrea Migno | SKY Racing Team VR46 | KTM | 1.389 |
9 | 8 | Nicolo Bulega | SKY Racing Team VR46 | KTM | 1.662 |
10 | 24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda | 1.863 |
11 | 23 | Niccolo Antonelli | Red Bull KTM Ajo | KTM | 2.088 |
12 | 17 | John McPhee | British Talent Team | Honda | 5.671 |
13 | 65 | Philipp Ottl | Südmetall Schedl GP Racing | KTM | 8.631 |
14 | 12 | Marco Bezzecchi | CIP | Mahindra | 16.603 |
15 | 64 | Bo Bendsneyder | Red Bull KTM Ajo | KTM | 17.089 |
16 | 71 | Ayumu Sasaki | SIC Racing Team | Honda | 17.128 |
17 | 58 | Juan Francisco Guevara | RBA BOE Racing Team | KTM | 21.614 |
18 | 7 | Adam Norrodin | SIC Racing Team | Honda | 22.362 |
19 | 48 | Lorenzo Dalla Porta | Aspar Mahindra Moto3 | Mahindra | 22.718 |
20 | 96 | Manuel Pagliani | CIP | Mahindra | 22.754 |
21 | 41 | Nakarin Atiratphuvapat | Honda Team Asia | Honda | 22.888 |
22 | 84 | Jakub Kornfeil | Peugeot MC Saxoprint | Peugeot | 23.376 |
23 | 27 | Kaito Toba | Honda Team Asia | Honda | 24.243 |
24 | 14 | Tony Arbolino | SIC58 Squadra Corse | Honda | 33.334 |
25 | 11 | Livio Loi | Leopard Racing | Honda | 33.396 |
26 | 6 | Maria Herrera | AGR Team | KTM | 41.707 |
27 | 4 | Patrik Pulkkinen | Peugeot MC Saxoprint | Peugeot | 1’10.768 |
28 | 81 | Aleix Viu | 42 Motorsport | KTM | 1’33.544 |
40 | Darryn Binder | Platinum Bay Real Estate | KTM | 1 Volta | |
95 | Jules Danilo | Marinelli Rivacold Snipers | Honda | 1 Volta | |
19 | Gabriel Rodrigo | RBA BOE Racing Team | KTM | 16 Voltas | |
63 | Vicente Perez | Reale Avintia Academy | KTM | 18 Voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP