No circuito mais rápido da temporada, foi realizada a primeira das duas provas que serão feitas no Red Bull Ring, em Spielberg
Na fase de repescagem, tirando Alonso Lopez, Yuki Kunii e Pawi, todos foram de imediato a pista para buscarem as vagas para a fase final da classificação. Dois grupinhos eram formados. No primeiro Grupo, Sergio Garcia foi o mais rápido, seguido de Carlos Tatay, Deniz Oncu e Stefano Nepa. A 9 minutos e 40 segundos do final, Riccardo Rossi passou para a 2ªposição, seria superado 20 segundos depois pelo Romano Fenati, isso se sua volta de 1:37.723 não fosse anulada. Isso beneficiou Rossi, Nepa e Barry Baltus que voltaram as suas posições.

Chegando a metade da classificação Ryusei Yamanaka da Estrella Galicia marca 1:37.502 e passou a liderar a repescagem. Outro que subiu foi Carlos Tatay da Avintia marcando o 3ºtempo. A 6 minutos do final: Yamanaka, Garcia, Tatay e Rossi estavam classificados para o Q2. Stefano Nepa vinha a 29 milésimos de Ricardo Rossi.
A 5 minutos do final, Sasaki, Oncu e Rossi vinham tentando melhorarem suas voltas, a 3 minutos do final, todo o resto da turma vai para a pista. A menos de 2 minutos do final, Oncu fez a 3ª melhor marca mesmo atrapalhado por Sasaki no trecho final. Na volta seguinte, Tatay saiu dos boxes e se junto ao grupo dos pilotos da Tech 3 e de Rossi.
Fenati fez mais uma grande volta que daria a classificação, mas a volta novamente é cancelada e o piloto da Husqvarna fica nas últimas posições.

Na última volta do Grupo, Jeremy Alcoba passou para a liderança com 1:37.111, Com Nepa em 2º, Garcia em 3º e Yamanaka em 4º, varrendo os pilotos que estavam classificados, mas o treino não tinha acabado, Ainda havia o grupo dos pilotos da Tech 3 com Tatay e Rossi. Foi exatamente Rossi que acabou tomando a ponta com 1:37.032. Ayumi Sasaki ficou em 2º e Deniz Oncu ficou em 4º. Apenas Alboca resistiu entre os classificados ao ficar na 3ªposição. Enquanto que Nepa, Garcia e Yamanaka acabaram sendo eliminados.
Fenati e Lopez acabaram ficando com as últimas posições com as motos da Husqvarna.
Resultado do Q1:
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 54 | Riccardo Rossi | BOE Skull Rider Facile Energy | KTM | 1’37.032 |
2 | 71 | Ayumu Sasaki | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’37.111 |
3 | 52 | Jeremy Alcoba | Kömmerling Gresini Moto3 | Honda | 1’37.159 |
4 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’37.232 |
5 | 82 | Stefano Nepa | Valresa Aspar Team | KTM | 1’37.300 |
6 | 11 | Sergio Garcia | Estrella Galicia 0,0 | Honda | 1’37.424 |
7 | 6 | Ryusei Yamanaka | Estrella Galicia 0,0 | Honda | 1’37.502 |
8 | 40 | Darryn Binder | CIP Green Power | KTM | 1’37.504 |
9 | 70 | Barry Baltus | CarXpert PruestelGP | KTM | 1’37.552 |
10 | 92 | Yuki Kunii | Honda Team Asia | Honda | 1’37.662 |
11 | 99 | Carlos Tatay | Reale Avintia Moto3 | KTM | 1’37.758 |
12 | 73 | Maximilian Kofler | CIP Green Power | KTM | 1’37.899 |
13 | 9 | Davide Pizzoli | BOE Skull Rider Facile Energy | KTM | 1’37.923 |
14 | 89 | Khairul Idham Pawi | Petronas Sprinta Racing | Honda | 1’38.094 |
15 | 50 | Jason Dupasquier | CarXpert PruestelGP | KTM | 1’38.402 |
16 | 55 | Romano Fenati | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | 1’38.537 |
17 | 21 | Alonso López | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | 1’38.827 |
Em 2 grupos, os pilotos partiam para fase final da classificação, Em um dos Grupos vinha Albert Arenas, líder do campeonato. No outro Grupo, vinham Andrea Migno, Celestino Vietti e companhia.
Denis Oncu fez uma grandíssima volta, com 1:36.756, Com Ayumi Sasaki fazendo a dobradinha da Tech 3. Filip Salac vinha em 3ºlugar e Albert Arenas em 4º. A 9 minutos e 40 segundos do final, Vietti supera Oncu e passa a ser o pole position, Suzuki, depois Ai Ogura e finalmente Tony Arbolino passou a ocupar a 3ªposição. Com os japoneses logo atrás, que foram superados logo depois por Jaume Masia.
Enquanto pilotos como Ai Ogura foram para os boxes, pilotos como Raul Fernandez e Gabriel Rodrigo acabaram marcando o 2º e 3ºtempos, separados por apenas 4 milésimos entre eles. Masia supera Arbolino e sobe para a quinta posição. Vietti continuava firme e forte na liderança, Com Raul Fernandez, Gabriel Rodrigo, Deniz Oncu e Jaume Masia nas 5 primeiras posições.
Todo mundo ficou nos boxes por alguns momentos. Até que a 4:20 do final, Vietti, Arenas, Suzuki, Rossi e Migno foram para a pista, 15 segundos depois, Antonelli entrou e o restante entrou a 2 minutos e meio do final.

A 1 minuto do final, o líder do campeonato baixou o tempo para 1:36.288 e passou para a liderança, Vietti e Suzuki passaram a ser 2º e 3º. O grupão teria uma última volta para fazer. Vietti tentou recuperar a pole, mas erra na última tentativa. Quem conseguiu tirar Arenas da pole foi o Raul Fernandez da KTM. Com 1:36.277 o espanhol conquistou o direito de largar na primeira posição pela segunda vez na temporada de 2020.

Albert Arenas larga na segunda posição e fechando a primeira fila o escocês John McPhee, aparecendo no final para marcar uma bela volta. A segunda fila seria formada por Jaume Masia da Leopard Racing, Celestino Vietti da VR46 e Tatsuki Suzuki da Sic58. Completando os 10 primeiros colocados: Gabriel Rodrigo, Tony Arbolino, Ricardo Rossi e Deniz Oncu. Companheiro de equipe de Fernandez, Kaito Toba caiu no final da classificação e ficou em 17ºlugar.
Fotos:
Grid de Largada:
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 25 | Raúl Fernández | Red Bull KTM Ajo | KTM | 1’36.277 |
2 | 75 | Albert Arenas | Valresa Aspar Team | KTM | 1’36.288 |
3 | 17 | John McPhee | Petronas Sprinta Racing | Honda | 1’36.306 |
4 | 5 | Jaume Masiá | Leopard Racing | Honda | 1’36.371 |
5 | 13 | Celestino Vietti | SKY Racing Team VR46 | KTM | 1’36.462 |
6 | 24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda | 1’36.495 |
7 | 2 | Gabriel Rodrigo | Kömmerling Gresini Moto3 | Honda | 1’36.571 |
8 | 14 | Tony Arbolino | Rivacold Snipers Team | Honda | 1’36.644 |
9 | 54 | Riccardo Rossi | BOE Skull Rider Facile Energy | KTM | 1’36.730 |
10 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’36.756 |
11 | 7 | Dennis Foggia | Leopard Racing | Honda | 1’36.857 |
12 | 16 | Andrea Migno | SKY Racing Team VR46 | KTM | 1’36.891 |
13 | 79 | Ai Ogura | Honda Team Asia | Honda | 1’36.937 |
14 | 12 | Filip Salac | Rivacold Snipers Team | Honda | 1’37.064 |
15 | 23 | Niccolò Antonelli | SIC58 Squadra Corse | Honda | 1’37.067 |
16 | 71 | Ayumu Sasaki | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’37.143 |
17 | 27 | Kaito Toba | Red Bull KTM Ajo | KTM | 1’37.398 |
18 | 52 | Jeremy Alcoba | Kömmerling Gresini Moto3 | Honda | 1’37.565 |
19 | 82 | Stefano Nepa | Valresa Aspar Team | KTM | 1’37.300 |
20 | 11 | Sergio Garcia | Estrella Galicia 0,0 | Honda | 1’37.424 |
21 | 6 | Ryusei Yamanaka | Estrella Galicia 0,0 | Honda | 1’37.502 |
22 | 40 | Darryn Binder | CIP Green Power | KTM | 1’37.504 |
23 | 70 | Barry Baltus | CarXpert PruestelGP | KTM | 1’37.552 |
24 | 92 | Yuki Kunii | Honda Team Asia | Honda | 1’37.662 |
25 | 99 | Carlos Tatay | Reale Avintia Moto3 | KTM | 1’37.758 |
26 | 73 | Maximilian Kofler | CIP Green Power | KTM | 1’37.899 |
27 | 9 | Davide Pizzoli | BOE Skull Rider Facile Energy | KTM | 1’37.923 |
28 | 89 | Khairul Idham Pawi | Petronas Sprinta Racing | Honda | 1’38.094 |
29 | 50 | Jason Dupasquier | CarXpert PruestelGP | KTM | 1’38.402 |
30 | 55 | Romano Fenati | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | 1’38.537 |
31 | 21 | Alonso López | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | 1’38.827 |
No dia seguinte, mais uma corrida sensacional da Moto 3. A começar pela largada, Raul Fernandez foi bem, mas Arenas teve uma largada melhor ainda e tomou a liderança, Vietti e McPhee disputava a terceira posição, com vantagem para o escocês da Petronas.
Ao final da primeira volta os três primeiros colocados tentaram se distanciar do grupão, mas foi inútil, no final da 2ªVolta, todos já tinha se juntado. Darryn Binder tinha ido muito bem na largada, pulando da 22ª para a 11ªposição.
Arenas foi pressionado pelo Fernandez e McPhee, no final da terceira volta, Arenas acabou sendo superado por ambos. Na reta dos boxes, John McPhee passou para a liderança superando o piloto da KTM e o líder do campeonato. Arenas passou Fernandez e ganhou a segunda posição. Tony Arbolino passou a briga pela posição com Raul Fernandez, mas os dois foram surpreendidos pelo Turco Deniz Oncü da Tech 3, que passou para a 3ªposição.

Oncü foi para cima de Arenas, o piloto da Tech 3 estava tendo seu melhor final de semana na temporada, No final da 5ªvolta, Oncu passa para a segunda posição, mas Arenas retorna a ponta. Na curva 3, Oncü acabou passando para a ponta após superar McPhee e Fernandez. Segundos depois, McPhee, Fernandez, Masia e Arenas praticamente brigaram lado a lado pela segunda posição, numa disputa intensa.

Ao começar a 7ªVolta, Darryn Binder já vinha na 4ªposição, pressionando a Raul Fernandez. Já Albert Arenas acabou dando uma pequena recuada e perdendo posições. Na 7ªVolta, Barry Baltus caiu e abandonou a prova.
Darryn Binder foi para cima de Deniz Oncü, na metade da 7ªVolta, o piloto Sul-Africano passou para a liderança. Enquanto que Albert Arenas é advertido por passar fora da pista.
Após 8 voltas, Binder e Oncü brigavam pela ponta, seguidos de Arenas, Masia e Fernandez. No segundo pelotão Celestino Vietti dava as cartas, com Suzuki, Sakaki, Arbolino e Rodrigo acompanhando.

Albert Arenas reagiu, passando Masia e depois passando para a liderando na 10ªVolta, Na curva 3, Vietti foi com tudo em uma manobra louca, que quase por derrubou Darryn Binder. Mas que isso levou o piloto da VR46 para a liderança . Na volta 12, Onçü voltou a liderança, com Vietti, Binder, Masia e Arenas. Os 5 primeiros tentaram uma fuga do restante do pelotão, mas logo o pelotão era alcançado. A 10 voltas do final, era impossível prever quem seria o vencedor após a 23ªVolta ser completada.

Oncü e Arenas se reversavam na liderança na 14ªVolta, o líder do campeonato passou a liderar ao começar a volta 15, mas ele é engolido por Oncü, Masia e Binder, caindo para a 4ªposição, logo atrás, Ayumi Sasaki entrou na disputa pela vitória. Na 16ªVolta, Jaume Masia passou a liderar a prova. Na curva 4, 9 pilotos disputaram a 2ªposição. Era uma loucura, Darryn Binder tentou fazer uma manobra audaciosa pra tentar a liderança, mas não dá certo e o piloto da CIP perde posições.
Deniz Oncü e Jaume Masia passaram a se reversar na liderança, A 5 voltas e meia do final, O piloto da Leopard Racing era pressionado por Sasaki, Oncü e McPhee. No começo da 19ªVolta, Arenas ganha duas posições, passando para a 3ªposição, em seguida veio o japonês Ai Ogura da Honda, sempre aparecendo na reta final das corridas.

Ayumi Sasaki em seu melhor momento na corrida, acabou penalizado com a volta longa na curva 1, isso depois de passar para a liderança. O Japonês Caiu para a 18ªposição, fora da disputa pela vitória.
Masia era o líder, com Arenas em segundo querendo a 3ªVitória no ano, mas ao Entrar na última volta, Arenas foi superado por Binder e Vietti. Parecia tudo perdido para o piloto da Aspar Martinez, mas o espanhol não desistiu, recuperou as duas posições na curva 3 e partiu para cima de Masia e as últimas curvas do circuito é que Arenas passa o piloto da Leopard e conquista a 3ªVitória em 5 corridas na temporada de 2020.

Jaume Masia quase repetiu a dose de Dennis Foggia na semana passada ficando com a segunda posição. Já o 3ºlugar, na pista ficou com Ai Ogura, mas o Japonês, além de Darryn Binder e Celestino Vietti foram punidos com uma posição. Isso favoreceu John McPhee que passou da 6ª para a 3ªposição. Ogura da Honda Asia Team, Binder da CIP e Vietti da VR46 foram deslocados para a 4ª, 5ª e 6ª posições.
Tony Arbolino da Spiners ficou em 7ºlugar, Seguido de Deniz Oncü, que liderou por algumas voltas e fez a melhor corrida dele na Moto 3, a 8ªposição foi pouco para o piloto Turno da Tech 3. O pole position Raul Fernandez acabou de novo repetindo sua sina de não repetir suas performances de treino na corrida, Acabou em 9ºlugar. Tatsuki Suzuki completou as 10 primeiras posições.

Fotos:
Resultado final da 5ªEtapa do Mundial de Motovelocidade
Moto 3 – 23 Voltas – GP da Áustria
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 75 | Albert Arenas | Valresa Aspar Team | KTM | 37’25.323 |
2 | 5 | Jaume Masiá | Leopard Racing | Honda | a 0.049 |
3 | 17 | John McPhee | Petronas Sprinta Racing | Honda | a 0.447 |
4 | 79 | Ai Ogura | Honda Team Asia | Honda | a 0.121 |
5 | 13 | Celestino Vietti | SKY Racing Team VR46 | KTM | a 0.292 |
6 | 40 | Darryn Binder | CIP Green Power | KTM | a 0.275 |
7 | 14 | Tony Arbolino | Rivacold Snipers Team | Honda | a 0.487 |
8 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | a 1.083 |
9 | 25 | Raúl Fernández | Red Bull KTM Ajo | KTM | a 1.136 |
10 | 24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda | a 1.177 |
11 | 2 | Gabriel Rodrigo | Kömmerling Gresini Moto3 | Honda | a 2.221 |
12 | 16 | Andrea Migno | SKY Racing Team VR46 | KTM | a 1.924 |
13 | 71 | Ayumu Sasaki | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | a 2.596 |
14 | 52 | Jeremy Alcoba | Kömmerling Gresini Moto3 | Honda | a 2.228 |
15 | 82 | Stefano Nepa | Valresa Aspar Team | KTM | a 2.609 |
16 | 11 | Sergio Garcia | Estrella Galicia 0,0 | Honda | a 2.866 |
17 | 55 | Romano Fenati | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | a 2.920 |
18 | 54 | Riccardo Rossi | BOE Skull Rider Facile Energy | KTM | a 3.486 |
19 | 23 | Niccolò Antonelli | SIC58 Squadra Corse | Honda | a 4.276 |
20 | 27 | Kaito Toba | Red Bull KTM Ajo | KTM | a 4.309 |
21 | 7 | Dennis Foggia | Leopard Racing | Honda | a 5.776 |
22 | 99 | Carlos Tatay | Reale Avintia Moto3 | KTM | a 8.485 |
23 | 21 | Alonso López | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | a 10.963 |
24 | 6 | Ryusei Yamanaka | Estrella Galicia 0,0 | Honda | a 23.563 |
25 | 73 | Maximilian Kofler | CIP Green Power | KTM | a 23.814 |
26 | 92 | Yuki Kunii | Honda Team Asia | Honda | a 23.970 |
27 | 9 | Davide Pizzoli | BOE Skull Rider Facile Energy | KTM | a 23.929 |
28 | 50 | Jason Dupasquier | CarXpert PruestelGP | KTM | a 24.064 |
12 | Filip Salac | Rivacold Snipers Team | Honda | a 1 volta | |
70 | Barry Baltus | CarXpert PruestelGP | KTM | a 17 voltas | |
89 | Khairul Idham Pawi | Petronas Sprinta Racing | Honda | a 23 Voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP