O final de semana passada em Brno, Tivemos na Moto o piloto italiano Dennis Foggia da Leopard Racing conquistando a sua primeira vitória da carreira. Na classificação do Sábado, Os pilotos esperavam um piloto para todos os outros saírem, essa brincadeira acabou fazendo que o primeiro piloto saísse aos 2 minutos da repescagem. Quando Celestino Vietti saiu, todos os outros saíram para a pista. Tudo isso para se favorecerem do vácuo do piloto que vinha a frente.
Durante a primeira volta rápida, os pilotos Khairul Idham Pawi e Davide Pizzoli foram para o chão na curva 7 e não voltaram para o restante do treinamento. Após a primeira volta, Darryn Binder, Barry Baltus, Ricardo Rossi e Alonso Lopez marcaram os 4 primeiros tempos. O Tempo de 2:09.412 era um tempo que poderia garantir de cara uma vaga no Q2.
A 6 minutos do final, Tony Arbolino supera o irmão de Brad Binder com 2:09.267 e passa para a liderança da repescagem. Filip Salac subiu também, para a terceira posição, empurrando Rossi e Lopez para fora da zona de classificação. Vietti tentou chegar as 4 primeiras posições, mas não passou da 6ªposição. Pior ainda é que sua missão ficou mais difícil quando seu companheiro de equipe Andrea Migno acabou subindo para a terceira posição.
A 1 minuto e meio do final, Arbolino e Binder ficaram nos boxes, Já o restante da turma estava na pista. Com o tempo encerrado, Jaume Masia conseguiu entrar no Q2, marcando a 3ªmelhor marca. Deniz Oncu subiu para o 5ºlugar, mas acabou a 81 milésimos da classificação. Os classificados foram: Tony Arbolino, Darryn Binder, Jaume Masia e Andrea Migno.
Resultado do Q1:
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 14 | Tony Arbolino | Rivacold Snipers Team | Honda | 2’09.267 |
2 | 40 | Darryn Binder | CIP Green Power | KTM | 2’09.412 |
3 | 5 | Jaume Masiá | Leopard Racing | Honda | 2’09.736 |
4 | 16 | Andrea Migno | SKY Racing Team VR46 | KTM | 2’09.936 |
5 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 2’10.017 |
6 | 12 | Filip Salac | Rivacold Snipers Team | Honda | 2’10.030 |
7 | 70 | Barry Baltus | CarXpert PruestelGP | KTM | 2’10.084 |
8 | 99 | Carlos Tatay | Reale Avintia Moto3 | KTM | 2’10.120 |
9 | 54 | Riccardo Rossi | BOE Skull Rider Facile Energy | KTM | 2’10.142 |
10 | 13 | Celestino Vietti | SKY Racing Team VR46 | KTM | 2’10.222 |
11 | 21 | Alonso López | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | 2’10.292 |
12 | 73 | Maximilian Kofler | CIP Green Power | KTM | 2’10.383 |
13 | 11 | Sergio Garcia | Estrella Galicia 0,0 | Honda | 2’10.514 |
14 | 71 | Ayumu Sasaki | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 2’10.567 |
15 | 50 | Jason Dupasquier | CarXpert PruestelGP | KTM | 2’11.173 |
9 | Davide Pizzoli | BOE Skull Rider Facile Energy | KTM | Sem Tempo | |
89 | Khairul Idham Pawi | Petronas Sprinta Racing | Honda | Sem Tempo |
A mesma coisa que aconteceu na repescagem aconteceu na parte final da classificação. Todos ficavam esperando o primeiro piloto dos 18 postulantes a pole position. Isso aconteceu com 2 minutos dos 15 minutos do Q2. Gabriel Rodrigo e Jeremy Alcoba vinham juntos para ajudarem um ao outro através do Vácuo.
O primeiro a marcar tempo no Q2 foi Ryusei Yamanaka da Estrella Galícia, mas foi uma volta lenta e facilmente superada pela concorrência. Antes disso, John McPhee perde o controle da moto e deixa à classificação, sua moto da Petronas capotou várias vezes, mas o piloto nada sofreu.
Raul Fernandez marcou o melhor tempo, com 2:08.372, seguido de Gabriel Rodrigo, Tatsuki Suzuki, Jeremy Alcoba e Romano Fenati. Na volta seguinte, Fernandez e Rodrigo brigavam para melhorarem seus tempos, mas nenhum dos 2 conseguiu melhorar suas marcas. Assim como a maioria dos pilotos na pista, com exceção de Albert Arenas que subiu para a 6ªposição e Tony Alborino para a 7ªposição.
A 6 minutos do final, Ai Ogura subiu para a 4ªposição, fazendo uma ótima volta. Depois disso, muitos pilotos foram para os boxes, alguns outros ficaram na pista (como o Argentino Gabriel Rodrigo) tentando melhorar seus tempos, mas não chegavam nem perto de melhorar suas marcas.
A menos de 2 minutos do final, todo mundo saiu para a última tentativa de volta rápida? Mas que última tentativa, já que não deu tempo para eles fazerem essa última tentativa. O tempo acabou antes de cruzarem a linha de chegada. O último a conseguir marcar uma volta foi Andrea Migno, que conseguiu uma razoável 11ªposição.
A Classificação acabou e Raul Fernandez da equipe Ajo Red Bull conquistou a pole position, após 3 poles seguidas de Tatsuki Suzuki. O japonês larga na 3ªposição. Entre eles esta o Argentino Gabriel Rodrigo compondo a primeira fila junto de Fernandez e do Japonês.
Na segunda fila, largam Ai Ogura da Honda Asia Team, Dennis Foggia da Leopard e Jeremy Alcoba da Gresini. O líder do campeonato, Albert Arenas abre a terceira fila, que teria os italianos Tony Arbolino da Snipers e Romano Fenati da Sterilgarda Max Racing completando essa fila. Yuki Kunii em uma boa participação no Q2 larga na 10ªposição, a frente de Migno e Antonelli.
Fotos:
Grid de Largada
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 25 | Raúl Fernández | Red Bull KTM Ajo | KTM | 2’08.372 |
2 | 2 | Gabriel Rodrigo | Kömmerling Gresini Moto3 | Honda | 2’08.583 |
3 | 24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda | 2’08.708 |
4 | 79 | Ai Ogura | Honda Team Asia | Honda | 2’08.773 |
5 | 7 | Dennis Foggia | Leopard Racing | Honda | 2’08.801 |
6 | 52 | Jeremy Alcoba | Kömmerling Gresini Moto3 | Honda | 2’08.864 |
7 | 75 | Albert Arenas | Gaviota Aspar Team | KTM | 2’08.969 |
8 | 14 | Tony Arbolino | Rivacold Snipers Team | Honda | 2’09.061 |
9 | 55 | Romano Fenati | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | 2’09.205 |
10 | 92 | Yuki Kunii | Honda Team Asia | Honda | 2’09.414 |
11 | 16 | Andrea Migno | SKY Racing Team VR46 | KTM | 2’09.518 |
12 | 23 | Niccolò Antonelli | SIC58 Squadra Corse | Honda | 2’09.565 |
13 | 5 | Jaume Masiá | Leopard Racing | Honda | 2’09.566 |
14 | 82 | Stefano Nepa | Gaviota Aspar Team | KTM | 2’09.655 |
15 | 40 | Darryn Binder | CIP Green Power | KTM | 2’09.886 |
16 | 27 | Kaito Toba | Red Bull KTM Ajo | KTM | 2’10.181 |
17 | 6 | Ryusei Yamanaka | Estrella Galicia 0,0 | Honda | 2’11.697 |
18 | 17 | John McPhee | Petronas Sprinta Racing | Honda | Sem Tempo |
19 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 2’10.017 |
20 | 12 | Filip Salac | Rivacold Snipers Team | Honda | 2’10.030 |
21 | 70 | Barry Baltus | CarXpert PruestelGP | KTM | 2’10.084 |
22 | 99 | Carlos Tatay | Reale Avintia Moto3 | KTM | 2’10.120 |
23 | 54 | Riccardo Rossi | BOE Skull Rider Facile Energy | KTM | 2’10.142 |
24 | 13 | Celestino Vietti | SKY Racing Team VR46 | KTM | 2’10.222 |
25 | 21 | Alonso López | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | 2’10.292 |
26 | 73 | Maximilian Kofler | CIP Green Power | KTM | 2’10.383 |
27 | 11 | Sergio Garcia | Estrella Galicia 0,0 | Honda | 2’10.514 |
28 | 71 | Ayumu Sasaki | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 2’10.567 |
29 | 50 | Jason Dupasquier | CarXpert PruestelGP | KTM | 2’11.173 |
30 | 9 | Davide Pizzoli | BOE Skull Rider Facile Energy | KTM | Sem Tempo |
31 | 89 | Khairul Idham Pawi | Petronas Sprinta Racing | Honda | Sem Tempo |
Moto 3 começa a programação no domingo. Com uma bela corrida, bem disputada e muitos pilotos disputando as primeiras posições como é de praxe na categoria escola do Mundial de Motovelocidade.
Na largada, Gabriel Rodrigo larga melhor e assume a liderança, com uma bela largada de Albert Arenas que pulou da 7ª para a segunda posição. Na curva 3, o líder do campeonato supera Rodrigo e assume a 1ªposição. Incrível a largada de Albert Arenas. Já para Gabriel Rodrigo, a primeira volta que começou bem, mas acabou ficando ruim com quase queda do piloto, que fez ele cair para a 8ªposição.
Com tudo isso, Arenas abriu uma boa vantagem sobre Suzuki, Ogura, Arbolino, Fernandez e Alcoba. No começo da volta 2, Arborino passou da 4ª para a segunda posição. No final da segunda volta, Arborino e os demais chegaram em Arenas. O primeiro bloco era formado pelos 15 primeiros colocados. Na metade da terceira volta, Fernandez chega a ficar na frente de Arenas, que recupera quase que de imediato a liderança. Suzuki, Fernandez, Arbolino e Ogura tentaram sem sucesso superar o piloto da Aspar Martinez.
Após muitas tentativas de derrubar Arenas, finalmente na 6ªvolta, Dennis Foggia (que nas primeiras voltas vinha mais discretamente) e Ai Ogura passaram Arenas para assumirem as 2 primeiras posições. Arenas caia para a terceira posição. Fernandez, Arbolino completavam os 5 primeiros. Os pilotos Riccardo Rossi e Maximilian Kofler foram os primeiros a abandonar a corrida.
Arenas que recuperou a posição em cima de Ogura, partiu para cima de Foggia para recuperar a liderança. Junto dos dois, Ogura, Arbolino e Ogura tentam fugir do restante da turma. Mais atrás, Gabriel Rodrigo que vinha na frente na primeira volta, estava em 18ºlugar, muito longe de uma disputa pelas posições da frente. Alonso Lopez foi ao chão e abandonou na curva 4 da 9ªVolta. Na volta seguinte, Tatsuki Suzuki foi para o chão, o Japonês perdeu a moto e acabou deixando a corrida.
John McPhee que largou da 18ªposição estava já na 5ªposição. Era uma bela recuperação do escocês, que partiu para cima de Foggia, Arbolino, Arenas e Ogura. Ainda estavam no primeiro bloco: Masia, Alcoba, Fernandez, Antonelli e Fenati. No segundo pelotão, disputando o 11ºlugar vinham Darryn Binder, Andrea Migno e Celestino Vietti. A VR46 não achou um bom acerto para os seus dois pilotos.
A 7 Voltas do final, Jaume Masia aparece e ultrapassa Arbolino para formar dobradinha com Foggia. Essa dobradinha da Leopard dura apenas algumas curvas, Já que Arbolino da Snipers retorna a segunda posição ao superar Masia a 6 voltas do final.
Arbolino partiu para o ataque em cima de Foggia, Masia vinha segurando a terceira posição, até que Arenas o superou, retornando a posição de pódio. Na 15ªVolta, o companheiro de Ai Ogura (que vinha em 5ºlugar) Yuki Kunii vai para o chão e abandona a corrida.
A 3 voltas do final, Jaume Masia passou para a segunda posição após superar Tony Arbolino (Que acabou se enroscando e levando a pior nesse duelo, caindo para a 10ªposição). Parecia que a Leopard Racing iria fazer dobradinha com seus dois pilotos. Porém, na curva 12, Masia vai ao chão e deixa a corrida. Curvas depois, Ai Ogura passou Arenas passando para a segunda posição na penúltima volta.
Na volta final, Ogura tenta tomar a vitória do piloto espanhol, chega a superar-lo, mas acaba voltando a segunda posição. Foggia estava decidido a vencer em Brno e foi isso que acabou acontecendo. O piloto italiano deu a Leopard Racing a primeira vitória em 2020. Foi a primeira vitória do piloto de 19 anos na categoria e no Mundial de Motovelocidade.
Albert Arenas não desistiu de melhorar seu resultado, num último esforço acabou alcançando e superando Ai Ogura para ficar com a segunda posição. O japonês completou o pódio. Com os resultados, Arenas continua líder e Ogura recupera a vice-liderança do campeonato.
Niccolò Antonelli fez sua melhor corrida na temporada e obteve a 4ªposição. John McPhee teve importante recuperação, faltou um pouco mais para alcançar posição de pódio. O escocês com o 5ºlugar passou para a terceira posição do campeonato, com 51 pontos. Raul Fernandez fez uma corrida apenas regular, ficou em uma decente 6ªposição, ficando a frente de Jeremy Alcoba da Gresini.
Completando os 10 primeiros lugares: Romano Fenati, Tony Arbolino e Stefano Nepa.
Nesse final de semana tem mais, O GP da Áustria, 5ªetapa do Mundial de Motovelocidade para as Moto 2 e 3. Para a MotoGP, será a 4ªetapa.
Fotos:
Resultado final do GP da República Tcheca
5ªEtapa do Mundial de Motovelocidade – Moto 3
pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 7 | Dennis Foggia | Leopard Racing | Honda | 39’06.370 |
2 | 75 | Albert Arenas | Gaviota Aspar Team | KTM | a 0.205 |
3 | 79 | Ai Ogura | Honda Team Asia | Honda | a 0.251 |
4 | 23 | Niccolò Antonelli | SIC58 Squadra Corse | Honda | a 0.381 |
5 | 17 | John McPhee | Petronas Sprinta Racing | Honda | a 0.509 |
6 | 25 | Raúl Fernández | Red Bull KTM Ajo | KTM | a 0.808 |
7 | 52 | Jeremy Alcoba | Kömmerling Gresini Moto3 | Honda | a 0.889 |
8 | 14 | Tony Arbolino | Rivacold Snipers Team | Honda | a 1.647 |
9 | 55 | Romano Fenati | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | a 1.648 |
10 | 82 | Stefano Nepa | Gaviota Aspar Team | KTM | a 8.815 |
11 | 27 | Kaito Toba | Red Bull KTM Ajo | KTM | a 8.828 |
12 | 40 | Darryn Binder | CIP Green Power | KTM | a 8.849 |
13 | 13 | Celestino Vietti | SKY Racing Team VR46 | KTM | a 8.866 |
14 | 16 | Andrea Migno | SKY Racing Team VR46 | KTM | a 8.986 |
15 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | a 9.089 |
16 | 11 | Sergio Garcia | Estrella Galicia 0,0 | Honda | a 9.124 |
17 | 6 | Ryusei Yamanaka | Estrella Galicia 0,0 | Honda | a 9.589 |
18 | 99 | Carlos Tatay | Reale Avintia Moto3 | KTM | a 9.723 |
19 | 2 | Gabriel Rodrigo | Kömmerling Gresini Moto3 | Honda | a 12.594 |
20 | 71 | Ayumu Sasaki | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | a 12.656 |
21 | 70 | Barry Baltus | CarXpert PruestelGP | KTM | a 23.720 |
22 | 89 | Khairul Idham Pawi | Petronas Sprinta Racing | Honda | a 23.766 |
23 | 50 | Jason Dupasquier | CarXpert PruestelGP | KTM | a 31.955 |
24 | 9 | Davide Pizzoli | BOE Skull Rider Facile Energy | KTM | a 36.734 |
25 | 12 | Filip Salac | Rivacold Snipers Team | Honda | a 47.046 |
5 | Jaume Masiá | Leopard Racing | Honda | 3 Voltas | |
92 | Yuki Kunii | Honda Team Asia | Honda | 4 Voltas | |
24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda | 9 Voltas | |
21 | Alonso López | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | 9 Voltas | |
73 | Maximilian Kofler | CIP Green Power | KTM | 10 Voltas | |
54 | Riccardo Rossi | BOE Skull Rider Facile Energy | KTM | 11 Voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP.com