Classificação
Mais uma vez a KTM acabou ficando na repescagem com seus dois pilotos principais. Brad Binder e Jorge Martin eram 2 dos favoritos a vaga no Q2, Juntamente com Xavi Vierge da Marc VDS, Nicolo Bulega da VR46 e de Jonas Folger que voltava a moto 2 no Lugar de Mattia Pasini que sofreu um acidente e ficou impedido de correr na Catalunha.
Brad Binder começou o treino na frente, com Lucas Tulovic na segunda posição com sua moto da KTM de 2017 da Kiefer Racing. Na volta seguinte, O Gueopado sul-africano acabou indo para o Chão na curva 5. Seus adversários agradeceram. Principalmente seu companheiro de equipe Jorge Martin, Ele acabou superando Binder com 1:44.668 e assumindo a liderança a 9 minutos do final. Seguido de Stefano Manzi da MV Agusta e de Somtak Chantra da Honda Asia Team em 3º. Segundos depois vieram Bendsneyder e Bulega tomarem o segundo e terceiro lugares respectivamente.
Na Volta seguinte, Bo Bendsneyder levou sua NTS até a liderança do Q1. Deixando Jorge Martin na segunda posição, Nicolo Bulega em grande volta marcando o terceiro tempo e Dominique Aegerter levando a MV Agusta a classificação em 4ºlugar a 5 minutos do final.
Na parte final apareceu o Espanhol Iker Lecuona, subindo para o 3ºlugar com 1:44.785, Deixando Bulega na bolha e Aegerter de fora dos 4 primeiros e da Classificação. Brad Binder e Xavi Vierge tentavam melhorar suas marcas a fim de não terminarem a classificação deles no Q1, Mas seus tempos não pareciam melhorar a ponto de modificar a ordem final da classificação. Ao zerar o tempo, Lecuona e Chantra conseguiram uma melhora, Mas não modificaram suas posições. Bendseyder levou a vaga ao Q2, juntamente com Martin, Lecuona e Bulega. Binder e Vierge decepcionaram de novo, Um por causa do Chassis em boa parte, Já o Espanhol não tem uma justificativa plausível pela eliminação.
Jonas Folger em sua volta não foi muito bem, Ficou apenas em 9ºlugar no Q1. Atrás dos dois pilotos da MV Agusta (Aegerter e Manzi) e a frente dos pilotos da Honda Asia Team.
Resultado do Q1:
Pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 64 | Bo Bendsneyder | NTS RW Racing GP | NTS | 1’44.662 |
2 | 88 | Jorge Martin | Red Bull KTM Ajo | KTM | 1’44.668 |
3 | 27 | Iker Lecuona | American Racing KTM | KTM | 1’44.771 |
4 | 11 | Nicolo Bulega | SKY Racing Team VR46 | Kalex | 1’44.849 |
5 | 41 | Brad Binder | Red Bull KTM Ajo | KTM | 1’44.913 |
6 | 97 | Xavi Vierge | EG 0,0 Marc VDS | Kalex | 1’44.917 |
7 | 77 | Dominique Aegerter | MV Agusta Idealavoro Forward | MV Agusta | 1’45.048 |
8 | 62 | Stefano Manzi | MV Agusta Idealavoro Forward | MV Agusta | 1’45.133 |
9 | 94 | Jonas Folger | Petronas Sprinta Racing | Kalex | 1’45.265 |
10 | 20 | Dimas Ekky Pratama | IDEMITSU Honda Team Asia | Kalex | 1’45.302 |
11 | 35 | Somkiat Chantra | IDEMITSU Honda Team Asia | Kalex | 1’45.341 |
12 | 96 | Jake Dixon | Sama Qatar Angel Nieto Team | KTM | 1’45.505 |
13 | 4 | Steven Odendall | NTS RW Racing GP | NTS | 1’45.545 |
14 | 3 | Lukas Tulovic | Kiefer Racing | KTM | 1’45.605 |
15 | 16 | Joe Roberts | American Racing KTM | KTM | 1’45.665 |
16 | 18 | Xavi Cardelus | Sama Qatar Angel Nieto Team | KTM | 1’46.972 |
17 | 72 | Marco Bezzecchi | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’48.061 |
18 | 65 | Philipp Oettl | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | Sem Tempo |
No Q2, A Classificação no primeiros minutos foi devagar, Com Tetsura Nagashima marcando o tempo na casa de 1:45. A classificação só pegando a partir do 5ºminuto quando Luthi e Gardner assumiram as duas primeiras posições, passando para a casa de 1 minuto e 44 segundos. Logo depois, O Espanhol Augusto Fernandez da Pons acabou assumindo o terceiro lugar e Marcel Schrotter veio logo a seguir.
Jorge Navarro a 9 minutos e 45 segundos do final acabou superando todos eles e passando a liderança que durou 20 segundos. Primeiro pelo Australiano Remy Gardner que ganhou a ponta com 18 milésimos à frente. Luthi fez uma excelente volta acabou fazendo 1:44.290 passando para a ponta. Com Locatelli em uma ótima segunda posição e Gardner recuando para o 3ºlugar.
A 8 minutos do final, Navarro pegando o vácuo de Fabio di Giannantonio passou para a liderança superando Luthi. O suíço foi com tudo para uma volta voadora, Com 3 melhores parciais, mas na última acabou perdendo tempo e ficou com o 2ºlugar.
A 6 minutos e 35 segundos do final, Augusto Fernandez usou o Vacuo a referência de Lorenzo Baldassarri para passar para a liderança da classificação com 1:44.170. Já Fabio Di Giannantonio se beneficiou do Vácuo de Navarro para se colocar em uma boa quarta posição.
Luthi ficou tentando superar Fernandez, O piloto da Dynavolt fazia as melhores parciais até que no último setor ele perdia a mão e o tempo não vinha de jeito nenhum. A 3 minutos e 30 segundos do final, O suíço consegue 1:44.191 e sobe para o segundo lugar, Mas ainda não conseguiu resolver o problema do último Setor.
A 2 minutos e meio do final, Lorenzo Baldassarri usando do vácuo e da referência de Fernandez fez uma bela volta, passando do 14ª para a 6ªposição. Na curva 9, Remy Gardner foi ao chão. Para o Australiano o treino acabava por ai mesmo.
Marquez e Luthi tentaram uma melhora na última volta, Mas foi Lowes que deu as emoções finais da Classificação. Com 2 das 4 melhores Parciais parecia que o Inglês iria para a pole position, Mas acabou dando uma pequena derrapada na entrada da Reta e acabou certamente acabou por prejudicar sua possibilidade de pole, Ainda assim conseguiu passar para o 3ºlugar e ficar na primeira fila.
Augusto Fernandez conquistou a pole position para a prova da Catalunha. O piloto da Pons acabou segurando o primeiro lugar do Suíço Thomas Luthi e do Inglês Sam Lowes que iriam compor com o Espanhol a primeira fila. Na segunda fila vinham os dois pilotos da Speed UP. Navarro em 4º não era mais uma surpresa, Mas Fabio di Giannantonio em 5º é uma agradável surpresa ver que o vice-campeão da Moto 3 estava se adaptando rápido a categoria intermediária. Alex Marquez, Vencedor das 2 últimas corridas completa a 2ªfila com a Marc VDS.
O líder do Campeonato Lorenzo Baldassarri larga em uma respeitável 7ªposição, Com Nicolo Bulega em 8ºlugar. E a dupla da Italtrans completava os 10 primeiros colocados, Com Andrea Locatelli a frente de Enea Bastianini.
Fotos:
Grid de Largada:
Pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 40 | Augusto Fernandez | FLEXBOX HP 40 | Kalex | 1’44.170 |
2 | 12 | Thomas Luthi | Dynavolt Intact GP | Kalex | 1’44.191 |
3 | 22 | Sam Lowes | Federal Oil Gresini Moto2 | Kalex | 1’44.199 |
4 | 9 | Jorge Navarro | HDR Heidrun Speed Up | Speed Up | 1’44.211 |
5 | 21 | Fabio di Giannantonio | HDR Heidrun Speed Up | Speed Up | 1’44.259 |
6 | 73 | Alex Marquez | EG 0,0 Marc VDS | Kalex | 1’44.270 |
7 | 7 | Lorenzo Baldassarri | FLEXBOX HP 40 | Kalex | 1’44.437 |
8 | 11 | Nicolo Bulega | SKY Racing Team VR46 | Kalex | 1’44.489 |
9 | 5 | Andrea Locatelli | Italtrans Racing Team | Kalex | 1’44.505 |
10 | 33 | Enea Bastianini | Italtrans Racing Team | Kalex | 1’44.558 |
11 | 87 | Remy Gardner | ONEXOX TKKR SAG Team | Kalex | 1’44.569 |
12 | 23 | Marcel Schorotter | Dynavolt Intact GP | Kalex | 1’44.600 |
13 | 10 | Luca Marini | SKY Racing Team VR46 | Kalex | 1’44.640 |
14 | 64 | Bo Bendsneyder | NTS RW Racing GP | NTS | 1’44.808 |
15 | 27 | Iker Lecuona | American Racing KTM | KTM | 1’44.874 |
16 | 45 | Tetsuta Nagashima | ONEXOX TKKR SAG Team | Kalex | 1’45.131 |
17 | 88 | Jorge Martin | Red Bull KTM Ajo | KTM | 1’45.244 |
18 | 24 | Simone Corsi | Tasca Racing Scuderia Moto2 | Kalex | 1’46.962 |
19 | 41 | Brad Binder | Red Bull KTM Ajo | KTM | 1’44.913 |
20 | 97 | Xavi Vierge | EG 0,0 Marc VDS | Kalex | 1’44.917 |
21 | 77 | Dominique Aegerter | MV Agusta Idealavoro Forward | MV Agusta | 1’45.048 |
22 | 62 | Stefano Manzi | MV Agusta Idealavoro Forward | MV Agusta | 1’45.133 |
23 | 94 | Jonas Folger | Petronas Sprinta Racing | Kalex | 1’45.265 |
24 | 20 | Dimas Ekky Pratama | IDEMITSU Honda Team Asia | Kalex | 1’45.302 |
25 | 35 | Somkiat Chantra | IDEMITSU Honda Team Asia | Kalex | 1’45.341 |
26 | 96 | Jake Dixon | Sama Qatar Angel Nieto Team | KTM | 1’45.505 |
27 | 4 | Steven Odendall | NTS RW Racing GP | NTS | 1’45.545 |
28 | 3 | Lukas Tulovic | Kiefer Racing | KTM | 1’45.605 |
29 | 16 | Joe Roberts | American Racing KTM | KTM | 1’45.665 |
30 | 18 | Xavi Cardelus | Sama Qatar Angel Nieto Team | KTM | 1’46.972 |
31 | 72 | Marco Bezzecchi | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’48.061 |
32 | 65 | Philipp Oettl | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | Sem Tempo |
Corrida:
Na largada da categoria intermediária, Luthi largou melhor que Fernandez e assumiu a liderança, Sam Lowes continuava na terceira posição seguido de Fabio di Giannantonio, Enea Bastianini e Alex Marquez. Gardner bateu na roda do Baldassarri e acabou indo ao chão na curva 4 e abandona a prova. Quem largou muito bem foi Xavi Vierge, Ganhou 12 posições subindo da 20ª para a 8ªposição.
Fernandez começa a prova pressionando Luthi, A moto da Pons estava se comportando melhor no começo da prova, Lowes vinha segurando o 3ºlugar dos ataques de Di Giannantonio, Bastianini, Marquez e Navarro. Lorenzo Baldassarri partia para a recuperação, Passando Simone Corsi e depois a Brad Binder subindo do 11º para o 9ºlugar.
Augusto Fernandez pressionava Thomas Luthi, Na curva 10 da 4ªVolta, O espanhol tentou atacar o Suíço que se defendeu bem e manteve o primeiro lugar. Na volta seguinte, Fernandez tentou no mesmo ponto e dessa vez conseguiu a ultrapassagem para assumir a liderança. Luthi tentou um contra ataque, Mas Fernandez se defendeu bem e segurou a liderança.
Luthi não desistiu da liderança, Se manteve colado em Fernandez. Duas voltas dois, usando do vácuo o piloto da Dynavolt retomou a liderança da prova. Mas atrás, Alex Marquez já vinha na terceira posição e logo encostou em Luthi e em Fernandez na 7ªVolta. Na curva 10, Marquez passou o Piloto da Pons chegando à segunda posição. Na mesma curva, Lorenzo Baldassarri caiu e abandonou pela terceira vez em 2019. Com os resultados do momento, O Italiano perderia a liderança do campeonato para Luthi e Marquez, com o Suíço assumindo a liderança.
Na entrada da 9ªVolta, Navarro passou Bastianini e assumiu a 5ªposição, Estava muito bem os pilotos da Speed UP, Fabio di Giannatonio vinha em 4º chegou em Fernandez para disputar o terceiro lugar. Na entrada da primeira curva da 10ªVolta ocorreu a ultrapassagem e tomou a terceira posição.
Luthi abriu meio segundo sobre Marquez lá na frente. Os dois pilotos se afastavam dos demais: Di Giannantonio, Fernandez, Navarro, Bastianini, Schrotter, Vierge, Lowes e Marini.
Na curva 10 da 10ªVolta, Di Giannantonio foi ao chão e perdeu a chance de ir para o pódio. Fernandez voltou a 3ªposição, Mas já estava sendo pressionado por Jorge Navarro. Em grande momento buscava o seu 4ºpódio nas últimas 5 corridas. Na frente, Marquez pressionava a Luthi na disputa pela liderança e pela vitória. O Little Marquez tentou o vácuo na volta 13, Mas ainda não dava para tomar a frente do Suíço. Na Volta seguinte a tentativa de Alex Marquez foi um sucesso e o piloto da Marc VDS passou a liderança ao superar Thomas Luthi, que tentou voltar pra cima do Espanhol, Que segurou a 1ªposição. Na mesma reta, Navarro passou Fernandez assumindo a terceira posição. Á 2.6 segundos atrás de Luthi. Depois vinham Bastianini em 5º. Schrotter em 6º era pressionado pelo Vierge. Marini, Lowes e Nagashima completa os 10 primeiros lugares.
Luthi não deixou Marquez se afastar muito na liderança, A disputa pela vitória não tinha ainda acabado a 6 voltas do final, Mas a partir dai o suíço perde rendimento e começa a se contentar com o segundo lugar e Marquez abria mais diferença. Mais atrás, Marini tenta passar Xavi Vierge. O piloto da Marc VDS se defende muito bem. Ao invés disso Marini passou Schrotter e foi para cima de Vierge no final da prova passando para o 6ºlugar.
Marquez levou sua moto para a sua 3ªVitória seguida e para a liderança do campeonato. Finalmente o irmão de Marc Marquez esta tendo um desempenho compatível de postulante ao título da Moto 2. Thomas Luthi acabou tendo que segurar o 2ºlugar devido ao desgaste dos seus pneus e Jorge Navarro chegou perto do piloto da Dynavolt e completou o pódio, O 4º pódio em 5 corridas.
Augusto Fernandez acabou mesmo com uma boa corrida ficando de fora do Pódio, O 4ºlugar após a pole position deu a sensação de que o Espanhol poderia ter ido um pouco melhor na Catalunha. Enea Bastianini, vem crescendo muito na moto 2. Conseguiu o 5ºlugar, Seu melhor resultado na temporada e vem entre os primeiros lugares no campeonato. Luca Marini veio mais de trás e numa corrida de recuperação acabou a prova em 6ºlugar. Schrotter levou a melhor sobre Xavi Vierge e acabou ficando na frente no confronto dos 2ºpilotos de equipe da Marc VDS e da Dynavolt.
Completando os 10 primeiros colocados os pilotos Sam Lowes (Que parece ter uma boa moto de treino, Mas na corrida já não tem o mesmo desempenho e ele perdeu posições) e pelo Japonês Tetsura Nagashima da SAG.
Muito triste a situação da KTM, Brad Binder ficou em 11ºlugar e Jorge Martin ficou com o 15ºlugar salvando um ponto. Uma pena ver que o chassi da KTM acabou dando um passo atrás em relação aos 2 últimos anos, Quando o chassi era o único chassi a verdadeiramente disputar corrida a corrida com a poderosa Kalex. Daqui a 2 semanas teremos a etapa na Cadetral da Motovelocidade, Em Assen na Holanda a pergunta que fica no ar: Como vamos para o Little Marquez na Moto 2?
Fotos:
Resultado final do GP da Catalunha
Mundial de Motovelocidade – Moto 2
Pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 73 | Alex Marquez | EG 0,0 Marc VDS | Kalex | 38’25.678 |
2 | 12 | Thomas Luthi | Dynavolt Intact GP | Kalex | a 1.989 |
3 | 9 | Jorge Navarro | HDR Heidrun Speed Up | Speed Up | a 2.532 |
4 | 40 | Augusto Fernandez | FLEXBOX HP 40 | Kalex | a 3.802 |
5 | 33 | Enea Bastianini | Italtrans Racing Team | Kalex | a 7.472 |
6 | 10 | Luca Marini | SKY Racing Team VR46 | Kalex | a 13.996 |
7 | 23 | Marcel Schrotter | Dynavolt Intact GP | Kalex | a 14.565 |
8 | 97 | Xavi Vierge | EG 0,0 Marc VDS | Kalex | a 14.953 |
9 | 22 | Sam Lowes | Federal Oil Gresini Moto2 | Kalex | a 15.898 |
10 | 45 | Tetsuta Nagashima | ONEXOX TKKR SAG Team | Kalex | a 17.947 |
11 | 41 | Brad Binder | Red Bull KTM Ajo | KTM | a 20.891 |
12 | 5 | Andrea Locatelli | Italtrans Racing Team | Kalex | a 20.930 |
13 | 11 | Nicolo Bulega | SKY Racing Team VR46 | Kalex | a 22.352 |
14 | 24 | Simone Corsi | Tasca Racing Scuderia Moto2 | Kalex | a 25.192 |
15 | 88 | Jorge Martin | Red Bull KTM Ajo | KTM | a 27.132 |
16 | 77 | Dominique Aegerter | MV Agusta Idealavoro Forward | MV Agusta | a 30.395 |
17 | 35 | Somkiat Chantra | IDEMITSU Honda Team Asia | Kalex | a 32.230 |
18 | 64 | Bo Bendsneyder | NTS RW Racing GP | NTS | a 33.315 |
19 | 94 | Jonas Folger | Petronas Sprinta Racing | Kalex | a 39.441 |
20 | 16 | Joe Roberts | American Racing KTM | KTM | a 42.600 |
21 | 20 | Dimas Ekky Pratama | IDEMITSU Honda Team Asia | Kalex | a 44.461 |
22 | 4 | Steven Odendall | NTS RW Racing GP | NTS | a 47.623 |
23 | 72 | Marco Bezzecchi | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | a 54.911 |
24 | 3 | Lukas Tulovic | Kiefer Racing | KTM | a 59.776 |
25 | 18 | Xavi Cardelus | Sama Qatar Angel Nieto Team | KTM | a 1’22.064 |
NC | 96 | Jake Dixon | Sama Qatar Angel Nieto Team | KTM | 1 Volta |
NC | 62 | Stefano Manzi | MV Agusta Idealavoro Forward | MV Agusta | 6 Voltas |
NC | 21 | Fabio di Giannantonio | HDR Heidrun Speed Up | Speed Up | 9 Voltas |
NC | 7 | Lorenzo Baldassarri | FLEXBOX HP 40 | Kalex | 16 Voltas |
NC | 27 | Iker Lecuona | American Racing KTM | KTM | 20 Voltas |
NC | 87 | Remy Gardner | ONEXOX TKKR SAG Team | Kalex | 22 Voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP