Joan Mir largando do meio do pelotão na 16ªposição teve uma corrida de recuperação absolutamente brilhante largando do 16ºlugar para vencer pela 3ªVez em sua carreira no Mundial de Motovelocidade.
Na Largada o pole position John McPhee larga bem, Mas tem nos seus calcanhares os pilotos da Gresini (Martin e Di Giannantonio) e também de Andrea Migno isso no começo da corrida. Mesmo com McPhee ficando a maior parte do tempo na liderança os 4 pilotos alternavam em algum momento. Até que o Alemão Philipp Oettl chegou nessa disputa.
Já Mir nas primeiras voltas já tinha pulado do 16ºlugar para a 10ªposição logo atrás do dono da casa Gabriel Rodrigo. Aliás mais de 20 pilotos estavam compondo o primeiro pelotão. E a reação de Mir continuava volta após volta até que na 6ªVolta ele já tinha chegado ao pelotão da frente e na 8ªVolta ele assumiu pela primeira vez a liderança que estava nas mãos do piloto da Leopard Racing.
Algumas quedas com alguns pilotos que estavam no pelotão da frente aconteceram como a queda do Argentino Gabriel Rodrigo para a tristeza dos torcedores que estavam na expectativa de conseguir um bom resultado. Fabio di Giannantonio acabou também caindo assim como Enea Bastianini que não começa bem a temporada com a Moto da Estrella Galícia sendo ele o vice-campeão de 2016.
Joan Mir e John McPhee foram os principais protagonistas da disputa pela vitória com Jorge Martin, Phillip Oettel e também Andrea Migno que também frequentou os primeiros lugares . Mais atrás no segundo pelotão estavam disputando o 6ºlugar Livio Loi, Romano Fenati e Tatsuki Suzuki.
Na Reta final de prova Joan Mir caiu para o 4ºlugar, Mas em menos de uma volta ele já estava em segundo e na volta seguinte acabou passando a liderança e de lá não saiu mais mesmo com a pressão principalmente de John McPhee que no final teve trabalho para ficar em segundo lugar, Mas não teve como atacar Mir que conquistou a segunda vitória na temporada e se coloca como um forte candidato ao título com John Mcphee em segundo e Jorge Martin em 3º. O mesmo resultado do Qatar. Em consequência disso eles são os 3 primeiros colocados do campeonato. Philipp Oettl em boa corrida superou Andrea Migno ganhando o 4ºlugar com o piloto da VR46 logo atrás chegando a 890 milésimos do vencedor.
Livio Loi acabou ganhando a disputa com Fenati e Suzuki ficando com o 6ºlugar. Ao final da prova o piloto Nicolo Bulega foi punido com 2 segundos acrescentados em seu tempo de corrida e perdeu o 13ºlugar ficando em 16ºlugar fora da zona de pontuação. Destaques ficaram para o Japonês Kaito Toba que ficou em 10ºlugar com a Moto da Honda Asia Team, Marcos Ramirez que fez belíssima corrida de recuperação ficando em 13ºlugar e Maria Herreira completou a zona de pontuação na 15ºposição.
Semana que vem teremos a prova em Austin no Texas. A Terceira etapa do Mundial de Motovelocidade
Resultado final:
Pos. | Nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo | Grid |
1 | 36 | Joan Mir | Leopard Racing | Honda NSF250RW | 38’33.377 | 16 |
2 | 17 | John Mcphee | British Talent Team | Honda NSF250RW | a 0.261 | 1 |
3 | 88 | Jorge Martin | Del Conca Gresini Moto3 | Honda NSF250RW | a 0.339 | 3 |
4 | 65 | Philipp Oettl | Südmetall Schedl GP Racing | KTM RC250GP | a 0.641 | 10 |
5 | 16 | Andrea Migno | SKY Racing Team VR46 | KTM RC250GP | a 0.890 | 8 |
6 | 11 | Livio Loi | Leopard Racing | Honda NSF250RW | 7.598 | 12 |
7 | 5 | Romano Fenati | Marinelli Rivacold Snipers | Honda NSF250RW | 7.761 | 6 |
8 | 24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda NSF250RW | 7.831 | 9 |
9 | 58 | Juanfran Guevara | RBA BOE Racing Team | KTM RC250GP | 12.000 | 7 |
10 | 27 | Kaito Toba | Honda Team Asia | Honda NSF250RW | 12.079 | 18 |
11 | 44 | Aron Canet | Estrella Galicia 0,0 | Honda NSF250RW | 12.278 | 4 |
12 | 40 | Darryn Binder | Platinum Bay Real Estate | KTM RC250GP | 12.294 | 11 |
13 | 42 | Marcos Ramirez | Platinum Bay Real Estate | KTM RC250GP | 12.480 | 27 |
14 | 14 | Tony Arbolino | SIC58 Squadra Corse | Honda NSF250RW | 12.620 | 24 |
15 | 6 | Maria Herrera | AGR Team | KTM RC250GP | 13.083 | 20 |
16 | 8 | Nicolo Bulega | SKY Racing Team VR46 | KTM RC250GP | 14.393 | 2 |
17 | 7 | Adam Norrodin | SIC Racing Team | Honda NSF250RW | 18.861 | 21 |
18 | 84 | Jakub Kornfeil | Peugeot MC Saxoprint | Peugeot MGP3O | 20.573 | 22 |
19 | 12 | Marco Bezzecchi | CIP | Mahindra MGP3O | 26.774 | 23 |
20 | 71 | Ayumu Sasaki | SIC Racing Team | Honda NSF250RW | 26.905 | 25 |
21 | 96 | Manuel Pagliani | CIP | Mahindra MGP3O | 27.400 | 31 |
22 | 95 | Jules Danilo | Marinelli Rivacold Snipers | Honda NSF250RW | 27.534 | 28 |
23 | 64 | Bo Bendsneyder | Red Bull KTM Ajo | KTM RC250GP | 27.612 | 17 |
24 | 41 | Nakarin Atiratphuvapat | Honda Team Asia | Honda NSF250RW | 35.218 | 29 |
25 | 75 | Albert Arenas | Aspar Mahindra Moto3 | Mahindra MGP3O | 50.124 | 19 |
26 | 4 | Patrik Pulkkinen | Peugeot MC Saxoprint | Peugeot MGP3O | a 1’18.379 | 30 |
27 | 33 | Enea Bastianini | Estrella Galicia 0,0 | Honda NSF250RW | a 1’20.064 | 15 |
21 | Fabio di Giannantonio | Del Conca Gresini Moto3 | Honda NSF250RW | 9 Voltas | 5 | |
48 | Lorenzo Dalla Porta | Aspar Mahindra Moto3 | Mahindra MGP3O | 9 Voltas | 26 | |
19 | Gabriel Rodrigo | RBA BOE Racing Team | KTM RC250GP | 10 Voltas | 13 | |
23 | Niccolò Antonelli | Red Bull KTM Ajo | KTM RC250GP | 20 Voltas | 14 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP