McPhee sobrevive as quedas, resiste aos ataques de Dalla Porta e vence em Le Mans

Com pista escorregadia e tempo bem frio, A prova da Moto 3 foi um festival de quedas e de boas disputas pela vitória. Após muita briga, O pole position John McPhee conseguiu se segurou na pista e acabou conquistando a vitória.

Na largada, McPhee largou bem, Mas Tony Arbolino chegou a ameaçar a ponta do piloto escocês, Mas o que marcou a primeira volta foi a queda de Ai Ogura que foi ao chão e sua moto acabou voltando para a pista e por muita sorte e habilidade dos outros pilotos acabou que nenhum deles atingiu a moto.

Tatsuki Suzuki assumiu a liderança, Ficando o tempo inteiro na frente do pelotão na primeira parte da prova, Com Gabriel Rodrigo, Tony Arbolino, Lorenzo Dalla Porta, John McPhee e Aron Canet. A se destacar o belo desempenho de Andrea Migno e de Aron Canet que eram as solitárias KTM em meio do pelotão inteiro da Honda.

Suzuki liderou até a 13ªvolta, Quando Lorenzo Dalla Porta foi o primeiro a desafiar o Japonês pela liderança, apesar do piloto da Leopard ter conseguido a ultrapassagem, Suzuki acabou dando o troco curvas depois. Todo o primeiro pelotão estava a caça de Suzuki que tentava abrir diferença.

Jaume Masia acabou cortando curva e foi punido em 2.2 segundos. Era um final de semana bem ruim para o piloto da Bester.

A 8 Voltas do final , Suzuki sentiu a pressão do pelotão e acabou perdendo 3 posições, caindo para o 4ºlugar. Porém, Na volta seguinte voltou a ponta e depois foi superado Por McPhee e Dalla Porta.

A SIC58 acabou perdendo seus dois pilotos em poucos minutos. A 8 voltas do final, Antonelli foi ao chão. Duas voltas depois, Suzuki foi para o Chão e levou com ele Tony Arbolino. Nas voltas finais, Vários pilotos foram para o chão. Claro que com a pista em condições difíceis e com o frio era obvio que isso poderia acontecer.

A Briga pela vitória acabou sendo praticamente uma disputa em particular entre John McPhee e Lorenzo Dalla Porta. A 3 Voltas do final, Dalla Porta passou para a liderança. Quem vinha chegando nos 2 primeiros eram Andrea Migno vinha em 3º, Aron Canet e Kaito Toba. O Japonês passou de forma linda o líder do campeonato a menos de 3 voltas do final e depois os dois passaram o piloto da Bester que restou na corrida.

Toba chegou a superar Dalla Porta que conseguiu recuperar o segundo lugar, Na entrada da última volta o Piloto da Leopard passou o piloto da Petronas. Dalla Porta ficou na liderança, Até que na curva 9, O Escocês foi para cima e acabou ultrapassando Dalla Porta a curvas do final. A 3 curvas do final, Aron Canet arriscou tudo para ultrapassar Kaito Toba para levar o pódio.

O Escocês John McPhee venceu a prova, E mostrou que pode ser ainda um piloto competitivo na Moto 3, Pulando para o 9ºlugar no campeonato. O Italiano Lorenzo Dalla Porta chegou logo atrás de McPhee em 2ºlugar. Com esse resultado, O Italiano passou Antonelli e assume a vice-liderança a 14 pontos de Canet. Por falar no líder do campeonato, Ele fechou o pódio e por sorte acabou não sendo punido. Por ter jogado duro com Toba, Poderia sim rolar uma punição a ele.

Gabriel Rodrigo em uma corrida bem discreta ficou em 4ºlugar e ainda não subiu ao pódio em 2019. Andrea Migno ficou em 5ºlugar com sua Bester. Apesar do melhor resultado, Não foi tão brilhante como o Japonês Kaito Toba que chegou a sonhar com a vitória, Mas ele acabou sendo prejudicado pela manobra exagerada de Canet e acabou ficando com o 6ºlugar. Uma pena, Mas pelo menos Toba esta em 4ºlugar no campeonato.

Celestino Vietti acabou em um honroso 7ºlugar, Seguido de Kazuki Masaki em seu melhor resultado do ano. Aliás a BOE Skull teve seu melhor final de semana, com os primeiros pontos de Makar Yurchenko. (Terminando a prova em 13ºlugar) Completando os 10 primeiros vieram o Tcheco Jakub Kornfeil e o Espanhol Raul Fernandes da Aspar Martinez. O Vencedor do ano passado, Albert Arenas ficou em um modesto 11ºlugar.

Filip Salac, Se aproveitou bem das quedas de seus adversários e conquistou seu primeiro ponto do ano, Com o 15ºlugar. Daqui a 2 semanas teremos a etapa de Mugello, Será mais um belo duelo pela ponta do mundial, Que esta nas mãos do Canet “O Cerebral”.

Fotos:

Resultado final do GP da França
Mundial de Motovelocidade – Moto 3

PosPilotoEquipeMotoTempo
117John McPheePetronas Sprinta RacingHonda37’48.689
248Lorenzo Dalla PortaLeopard RacingHondaa 0.106
344Aron CanetSterilgarda Max Racing TeamKTMa 0.757
419Gabriel RodrigoKömmerling Gresini Moto3Hondaa 0.978
516Andrea MignoBester Capital DubaiKTMa 1.201
627Kaito TobaHonda Team AsiaHondaa 1.410
713Celestino ViettiSKY Racing Team VR46KTMa 1.451
822Kazuki MasakiBOE Skull Rider Mugen RaceKTMa 1.636
984Jakub KornfeilRedox PruestelGPKTMa 1.848
1025Raul FernandezSama Qatar Angel Nieto TeamKTMa 2.049
1175Albert ArenasSama Qatar Angel Nieto TeamKTMa 2.663
125Jaume MasiaBester Capital DubaiKTMa 3.748
1376Makar YurchenkoBOE Skull Rider Mugen RaceKTMa 11.812
1471Ayumu SasakiPetronas Sprinta RacingHondaa 11.896
1512Filip SalacRedox PruestelGPKTMa 30.511
1661Can OncuRed Bull KTM AjoKTMa 32.544
1769Tom Booth-AmosCIP Green PowerKTMa 40.026
x7Dennis FoggiaSKY Racing Team VR46KTMa 5 Voltas
x21Alonso LopezEstrella Galicia 0,0Hondaa 5 Voltas
x24Tatsuki SuzukiSIC58 Squadra CorseHondaa 5 Voltas
x14Tony ArbolinoVNE SnipersHondaa 6 Voltas
x77Vicente PerezReale Avintia Arizona 77KTMa 7 Voltas
x23Niccolò AntonelliSIC58 Squadra CorseHondaa 8 Voltas
x55Romano FenatiVNE SnipersHondaa 13 Voltas
x42Marcos RamirezLeopard RacingHondaa 15 Voltas
x54Riccardo RossiKömmerling Gresini Moto3Hondaa 16 Voltas
x40Darryn BinderCIP Green PowerKTMa 21 Voltas
x79Ai OguraHonda Team AsiaHondaa 24 Voltas
x11Sergio GarciaEstrella Galicia 0,0Hondaa 24 Voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *