Classificação no Sábado. No Q1, Os favoritos para a repescagem eram Alex Rins da Suzuki (Que queria se recuperar da queda em Misano), Danilo Petrucci da Ducati, Takaagi Nakagami da LCR e Franco Morbidelli da Petronas. Praticamente todos foram para a pista. Morbidelli e Iannone não foram mal em suas voltas, Mas nada que se compare ao tempo de Alex Rins. Porém, Não os caracteres da transmissão pararam de funcionar, Ficando impossível a analise dos tempos dos pilotos da repescagem.
Quando os caracteres voltaram, A Classificação estava assim: Rins com 1:48.519, Morbidelli com 1:48.612 e Nakagami que tinha feito uma boa volta e estava em 3ºlugar. Danilo Petrucci vinha em 6ºlugar, Bem abaixo das expectativas, Assim como Jorge Lorenzo, que vinha logo a seguir em 7ºlugar.
A 6 minutos do final, Rins vai para a segunda tentativa. Enquanto isso Mika Kallio estava na pista, O Piloto substitui Johann Zarco até o final da temporada. A Relação entre o francês e a KTM estava totalmente desgastada e já definida sua saída ao final da temporada desse ano, A Fábrica Austríaca decidiu antecipar o processo de saída do Zarco. O piloto Finlandês subiu do 8º para o 5ºtempo.
A 1 minuto e 40 segundos para o termino do tempo, Petrucci subiu para a 3ªposição, Mas ainda assim continuava eliminado. Nos segundos finais, Morbidelli marcou o melhor tempo do Q1, Com 1:48.292 e levou com ele Andrea Iannone, que se aproveitou para fazer a segunda melhor marca da classificação.
Isso fez que Rins entrasse no desespero e fosse para tentar voltar entre os dois primeiros colocados. Apesar do esforço, Rins acabou ficando de fora mesmo, O tempo de 1:48.449 é bem insuficiente para se classificar. Os pilotos classificados foram Franco Morbidelli da Petronas e Andrea Iannone da Aprilla. Os dois pilotos da Aprilla estavam classificados para a parte final de classificação.
Classificação do Q1:
pos | nº | piloto | equipe | moto | Tempo |
1 | 21 | Franco Morbidelli | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 1’48.292 |
2 | 29 | Andrea Iannone | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’48.330 |
3 | 42 | Álex Rins | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 1’48.449 |
4 | 30 | Takaaki Nakagami | LCR Honda IDEMITSU | Honda | 1’48.477 |
5 | 9 | Danilo Petrucci | Ducati Team | Ducati | 1’48.682 |
6 | 63 | Francesco Bagnaia | Pramac Racing | Ducati | 1’48.748 |
7 | 88 | Miguel Oliveira | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’48.827 |
8 | 53 | Tito Rabat | Reale Avintia Racing | Ducati | 1’48.916 |
9 | 82 | Mika Kallio | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’49.085 |
10 | 99 | Jorge Lorenzo | Repsol Honda Team | Honda | 1’49.282 |
11 | 55 | Hafizh Syahrin | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’49.315 |
12 | 17 | Karel Abraham | Reale Avintia Racing | Ducati | 1’49.517 |
13 | 38 | Bradley Smith | Aprilia Racing Team | Aprilia | 1’49.756 |
O Q2, Teria os dois pilotos da Aprilla, Mas já teria um importante desfalque. Pol Espargaró acabou sofrendo uma fratura após um acidente e não disputou nem a classificação e a corrida. O piloto Franco Morbidelli da Petronas, marcou em sua primeira volta o tempo de 1:48.495. Mas o ítalo-brasileiro logo foi superado pelo piloto da Pramac Jack Miller, Num final de semana de alto desempenho do Australiano.
A 10 minutos do final, Marevick Viñales superou Miller, com 1:48.159 o piloto da Yamaha assumindo a primeira posição. Na sua segunda Volta, Jack Miller passou da casa do “1 minuto e 48 segundos” (1:47.862). A se destacar a belíssima volta de Aleix Espargaró que se colocou na 4ªposição.
Só que Marc Marquez acabou fazendo uma volta devastadora, O tempo de 1:47.050 foi quase 8 décimos mais rápido que o tempo de Fábio Quartararo da Petronas. Ao final da primeira parte da classificação, Todos os outros 10 pilotos estavam cientes que seria uma missão quase impossível de bater o Formiga Atômica.
A 2 minutos e meio do final, Morbidelli melhorou seu tempo, Mas o 1:48.372 era suficiente apenas subir do 7º para o 6ºlugar. A 1 minuto do final, Rossi aparece e sobe para o 5ºlugar.
Viñales até melhorou sua volta final, Marcando 1:47.658 e passou para o 2ºlugar. Porém, Marquez melhorou seu tempo para 1:47.009, Aumentando ainda mais o sarrafo. Miller e Aleix Espargaró vinham logo atrás de Viñales.
Quando parecia tudo definido, Lá estava Fabio Quartararo. O único que colocou a pole de Marc Marquez em risco. Ele fez o melhor tempo nos 3 primeiros setores, Mas no último, O Francês perdeu tempo e ficou com 1:47.336, Ficando com o segundo lugar.
Marquez conquistou a 9ªpole position da temporada, O piloto da Honda conseguiria com a 2ªvolta rápida garantir a 1ªposição no Grid de largada. Mas passou pelo susto de perder a pole para Fábio Quartararo, que tinha a tendência de ser o grande adversário do Formiga Atômica pela disputa da vitória. Completando a primeira fila, Larga o Espanhol Marevick Viñales da Yamaha.
Na segunda fila, Largam Jack Miller, que levou sua moto da Pramac a ser a melhor Ducati do Grid, Aleix Espargaró levando a Aprilla ao melhor grid da temporada e de Valentino Rossi da equipe oficial da Yamaha. Na terceira fila, Largam Cal Crutchlow da LCR, Franco Morbidelli da Petronas (Muito abaixo do Quartararo) e do Espanhol Joan Mir, Colocando a Suzuki na 9ªposição. Completando os 12 primeiros colocados: Andrea Dovizioso (Que iria largar bem longe de Marc Marquez), Andrea Iannone da Aprilla completando os 11 primeiros colocados. Pol Espargaró que largaria em 12ºlugar, não tinha condições de disputar a corrida.
Fotos:
Grid de Largada:
pos | nº | piloto | equipe | moto | Tempo |
1 | 93 | Marc Márquez | Repsol Honda Team | Honda | 1’47.009 |
2 | 20 | Fabio Quartararo | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 1’47.336 |
3 | 12 | Maverick Viñales | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | 1’47.472 |
4 | 43 | Jack Miller | Pramac Racing | Ducati | 1’47.658 |
5 | 41 | Aleix Espargaró | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’47.733 |
6 | 46 | Valentino Rossi | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | 1’48.015 |
7 | 35 | Cal Crutchlow | LCR Honda CASTROL | Honda | 1’48.322 |
8 | 21 | Franco Morbidelli | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | 1’48.372 |
9 | 36 | Joan Mir | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 1’48.458 |
10 | 4 | Andrea Dovizioso | Ducati Team | Ducati | 1’48.608 |
11 | 29 | Andrea Iannone | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’49.240 |
12 | 44 | Pol Espargaró | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | Sem tempo |
13 | 42 | Álex Rins | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 1’48.449 |
14 | 30 | Takaaki Nakagami | LCR Honda IDEMITSU | Honda | 1’48.477 |
15 | 9 | Danilo Petrucci | Ducati Team | Ducati | 1’48.682 |
16 | 63 | Francesco Bagnaia | Pramac Racing | Ducati | 1’48.748 |
17 | 88 | Miguel Oliveira | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’48.827 |
18 | 53 | Tito Rabat | Reale Avintia Racing | Ducati | 1’48.916 |
19 | 82 | Mika Kallio | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’49.085 |
20 | 99 | Jorge Lorenzo | Repsol Honda Team | Honda | 1’49.282 |
21 | 55 | Hafizh Syahrin | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’49.315 |
22 | 17 | Karel Abraham | Reale Avintia Racing | Ducati | 1’49.517 |
23 | 38 | Bradley Smith | Aprilia Racing Team | Aprilia | 1’49.756 |
A 14ªProva do Mundial de MotoGP foi realizada na hora que normalmente seria da Moto 2. Para que não batesse com a prova do GP de Cingapura.
Marquez na sua corrida de número 200, largou bem e manteve a liderança, com Quartararo, Miller, Viñales e Espargaró nas 5 primeiras posições. Na 12ªCurva da primeira volta, Alex Rins acabou provocando a queda de Franco Morbidelli, Em uma manobra bem infeliz do piloto da Suzuki. Que acabou tocando e levando o piloto da Petronas para o Chão. Isso rendeu a Rins uma punição da Volta longa (E eu achei barata essa punição, Poderiam muito bem terem dado um Drive thru para ele) e ajudou a comprometer o já frágil final de semana que Rins tinha.
Marquez já estava abrindo vantagem para os demais pilotos, enquanto que Jack Miller vinha tentando abrir do Quartararo e de Viñales. Quem começou bem foi Jorge Lorenzo, que ganhou 6 posições na primeira volta, Subindo do 19º para o 13ºlugar. Mais atrás, Aleix Espargaró segurava o 5ºlugar dos ataques de Valentino Rossi, Que fez algumas tentativas, Mas não conseguiu supera o piloto da Aprilla. Depois disso, Dovizioso superou Rossi e no final da 5ªVolta, Foi a vez do Espargaró ser superado pelo piloto oficial da Ducati, que fez um grande começo de corrida, Passando da 10ª para a 5ªposição.
Marevick Viñales passou Fabio Quartararo na volta seguinte, Logo ele chegou em Jack Miller para tentar ainda chegar no Marquez para disputar a vitória. Após 3 voltas, Miller acabou vencido pelo Viñales que passou para a 2ªposição, Com uma bela ultrapassagem por fora, para cima do piloto da Pramac. Já Quartararo ficou para Andrea Dovizioso, Que não tomou conhecimento da revelação da temporada de 2019 e passou para o 4ºlugar. Já Aleix Espargaró vinha com dificuldades para segurar posição dos ataques de Cal Crutchlow. Valentino Rossi acabou ficando para trás. Enquanto isso, Alex Rins vinha tentando tirar o 9ºlugar das mãos de Danilo Petrucci, Com Miguel Oliveira e Andrea Iannone logo atrás. Na volta seguinte, Os dois entraram em confronto pelo 11ºlugar, Com o piloto da Aprilla ganhando a posição do piloto da Tech 3 a 11 voltas do final.
Na 14ªVolta, Dovi vai para cima de Jack Miller, Buscando o seu lugar no pódio. Os dois vinham 1 segundo atrás de Viñales, que via Marc Marquez aumentar cada vez mais sua vantagem para seus adversários. A 9 voltas do final, Andrea Dovizioso superou Miller e assumiu a terceira posição. Ao mesmo tempo, Cal Crutchlow passou Espargaró e assumiu o 6ºlugar. Já para Jorge Lorenzo era mais uma corrida sofrível, ele estava brigando pelo 17º, 18º e 19ºlugar, Juntamente com Karel Abraham, Hafizh Syarhin e Bradley Smith. Que triste fim de carreira para um tri-campeão como Jorge Lorenzo.
Dovizioso tirou toda a diferença para Marevick Viñales e partiu para cima do piloto da Yamaha. Nas 5 voltas finais. Miller vinha também no embalo, Perto da briga pelo 2ºlugar. Danilo Petrucci em 9ºlugar, Takaagi Nakagami em 13º e Joan Mir em 14º estavam fazendo corridas decepcionantes.
A poucas voltas do final, Dovizioso foi com tudo pra cima de Viñales e acabou levando a 2ªposição, Numa ótima corrida de recuperação. O piloto da Yamaha tentou dar o troco, Mas o desempenho da moto da Ducati estava bem melhor. Tanto é que Jack Miller acabou também superando Viñales na entrada da volta final e pega a 3ªposição e um lugar no pódio.
Marc Marquez sobrando chegou a 8ªVitória na temporada. Com 98 pontos a frente de Andrea Dovizioso. (que chegou em 2ºlugar) Uma brilhante corrida de recuperação do piloto da Ducati após largar da 10ªposição, Mas o Formiga Atômica acabou fazendo um final de semana impecável. Marc Marquez pode sacramentar o seu 6ºtítulo Mundial da categoria principal na Tailândia, Basta que o epsanhol chegue à frente de Dovizioso para que isso ocorra.
Jack Miller teve um belo final de semana e completou o pódio. Chegando a frente do Espanhol Marevick Viñales, O melhor piloto da Yamaha da prova, Seguido de Fábio Quartararo, que frustrou as expectativas de que poderia ser mais uma corrida o rival de Marquez. (Assim como aconteceu em Misano) Cal Crutchlow da LCR Honda completou as 6 primeiras posições.
Aleix Espargaró teve o seu grande final de semana na temporada, Com um ótimo grid e uma corrida dentro do que poderia tirar de sua frágil moto da Aprilla, O Espanhol ficou na 7ªposição, Mas foi um dos melhores pilotos do final de semana. Valentino Rossi acabou em uma apagada 8ªposição.
Alex Rins acabou ficando com o 9ºlugar, após a manobra infeliz em cima de Franco Morbidelli. O Top 10 foi completado pelo Japonês Takaagi Nakagami que se recuperou nas voltas finais.
Danilo Petrucci fez mais uma corrida lamentável, Ficando em 12ºlugar o segundo piloto da Ducati perdeu o 3ºlugar para o Alex Rins e na corrida, acabou chegando atrás de Andrea Iannone com a Outra Aprilla. (A equipe italiana teve seu melhor final de semana da temporada) Miguel Oliveira da Tech 3, Joan Mir da Suzuki e Esteve Rabat da Avintia completaram a zona de pontuação em Aragón. Jorge Lorenzo terminou mais uma corrida nas últimas posições. Em 20ºlugar, só a frente de Hafizh Syarhin.
Fotos:
Resultado Final da 14ªEtapa do Mundial de Motovelocidade
GP de Aragón
pos | nº | piloto | equipe | moto | Tempo |
1 | 93 | Marc Márquez | Repsol Honda Team | Honda | 41’57.221 |
2 | 4 | Andrea Dovizioso | Ducati Team | Ducati | a 4.836 |
3 | 43 | Jack Miller | Pramac Racing | Ducati | a 5.430 |
4 | 12 | Maverick Viñales | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | a 5.811 |
5 | 20 | Fabio Quartararo | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | a 8.924 |
6 | 35 | Cal Crutchlow | LCR Honda CASTROL | Honda | a 10.390 |
7 | 41 | Aleix Espargaró | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | a 10.441 |
8 | 46 | Valentino Rossi | Monster Energy Yamaha MotoGP | Yamaha | a 23.623 |
9 | 42 | Álex Rins | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | a 27.998 |
10 | 30 | Takaaki Nakagami | LCR Honda IDEMITSU | Honda | a 31.242 |
11 | 29 | Andrea Iannone | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | a 32.624 |
12 | 9 | Danilo Petrucci | Ducati Team | Ducati | a 33.043 |
13 | 88 | Miguel Oliveira | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | a 33.063 |
14 | 36 | Joan Mir | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | a 33.363 |
15 | 53 | Tito Rabat | Reale Avintia Racing | Ducati | a 36.358 |
16 | 63 | Francesco Bagnaia | Pramac Racing | Ducati | a 41.295 |
17 | 82 | Mika Kallio | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | a 42.983 |
18 | 17 | Karel Abraham | Reale Avintia Racing | Ducati | a 43.880 |
19 | 38 | Bradley Smith | Aprilia Racing Team | Aprilia | a 44.279 |
20 | 99 | Jorge Lorenzo | Repsol Honda Team | Honda | a 46.087 |
21 | 55 | Hafizh Syahrin | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | a 47.308 |
x | 21 | Franco Morbidelli | Petronas Yamaha SRT | Yamaha | a 23 voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP