Prova de Classificação
Q1:
Na primeira parte da classificação destaque para o belo desempenho de Alex Rins que mesmo ficando a 1 posição da vaga para o Q2 acabou colocando um temporal no seu companheiro de equipe. O Fraquíssimo Andrea Iannone que larga do 20ºlugar, 7 posições atrás de Rins.
As vagas para o Q2 ficaram com os pilotos Danilo Petrucci que em sua volta final não perdeu a calma e conseguiu pular do 5º para a 1ºposição e de Alvaro Bautista da Aspar Martinez comandando o Domínio da Ducati na primeira parte do treino. O piloto espanhol superou Rins por apenas 6 milésimos de segundo travando um duelo em particular com o piloto da Suzuki.
Jonas Folger com uma Moto que teoricamente teria de lutar pela classificação e que conseguiu ficar na liderança até o final do Q1 acabou não passando do 14ºlugar. A Nova canenagem da Ducati Desmosedici 17 acabou funcionando para a moto atualizada de Petrucci. Ao contraio do seu companheiro de equipe que acabou sendo o último colocado.
Q2:
No Q2 um treino aonde os pilotos da Honda Repsol deram as cartas literalmente no treino. No primeiro momento de Marquez um susto quando ele por pouco não perde o controle da sua moto e acaba por abortar sua primeira volta. A segunda volta do líder do campeonato não foi boa deixando Marquez em 12º enquanto que Dani Pedrosa faz o melhor tempo com Lorenzo em segundo. Apenas na terceira tentativa Marquez fez um belo tempo se colocando na segunda posição.
Mas a Formiga atômica estava com dificuldades em segurar a moto, Dava a impressão que ela não estava bem acertada. O que espantava é que os pilotos da Honda tinham meio segundo sobre o terceiro colocado que não era mais Lorenzo já que o seu tempo foi anulado deixando o tricampeão do mundo para o último lugar dos participantes do Q2.
Lorenzo partiu para a pista para recuperar a sua volta perdida. Outros pilotos a menos de 5 minutos para o final fizeram o mesmo já para buscarem a pole, Mas era bem difícil que a Honda perdesse as 2 primeiras posições. Lorenzo começava muito bem sua volta com uma parcial mais baixa do que a de Pedrosa, Mas a segunda parcial já não é muito boa e já não possibilitava do espanhol buscar a pole, Ao contraio de Marquez e Rossi que vinham baixando os seus respectivos tempos.
Marquez fez 1:54.981 e Rossi 1:55.073 e assumiram as duas primeiras posições, Rebaixando Pedrosa para o 3ºlugar. Dovizioso em um treino sem chamar muita atenção faz uma volta boa e fica com a quarta posição. Em sua tentativa final Pedrosa baixou seu tempo, Porém o 1:55.113 não foi o suficiente para fazer a dobradinha com o Marquez nas duas primeiras posições.
Marquez conquista mais uma pole position com Valentino Rossi conseguindo furar o domínio dos pilotos da Honda largando em 2ºlugar e Pedrosa largando em 3º. Dovizioso que é um dos postulantes ao título larga em 4º com Crutchlow que caiu no final deixando de melhorar sua posição no grid (Chegou a ficar em 3ºlugar) e Lorenzo que ainda buscou a 6ªposição após ter seu tempo anulado.
Marevick Viñales em um treino apagado larga em 7º com a Yamaha com Danilo Petrucci e Alvaro Bautista vindos do Q1 e fazendo um bom papel no Q2 largando respectivamente em 8º e 9ºlugar. Completando os 12 primeiros o Francês Johann Zarco com a Tech 3 Yamaha, Aleix Espargaró com a Aprilla e Loris Baz que levou supreendentemente a Avintia Ducati de 2015 para o Q2 de Maneira direta
Grid de largada do GP da República Tcheca
10ªEtapa do Mundial de Motovelocidade – Brno
pos. | nº | piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 93 | Marc Marquez | Repsol Honda Team | Honda RC213V | 1’54.981 |
2 | 46 | Valentino Rossi | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha YZR-M1 | 1’55.073 |
3 | 26 | Dani Pedrosa | Repsol Honda Team | Honda RC213V | 1’55.119 |
4 | 4 | Andrea Dovizioso | Ducati Team | Ducati Desmosedici GP17 | 1’55.441 |
5 | 35 | Cal Crutchlow | LCR Honda | Honda RC213V | 1’55.489 |
6 | 99 | Jorge Lorenzo | Ducati Team | Ducati Desmosedici GP17 | 1’55.552 |
7 | 25 | Maverick Vinales | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha YZR-M1 | 1’55.663 |
8 | 9 | Danilo Petrucci | OCTO Pramac Racing | Ducati Desmosedici GP17 | 1’55.738 |
9 | 19 | Alvaro Bautista | Pull&Bear Aspar Team | Ducati Desmosedici GP16 | 1’56.027 |
10 | 5 | Johann Zarco | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha YZR-M1 | 1’56.075 |
11 | 41 | Aleix Espargaro | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia RS-GP | 1’56.355 |
12 | 76 | Loris Baz | Reale Avintia Racing | Ducati Desmosedici GP15 | 1’56.624 |
13 | 42 | Alex Rins | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki GSX-RR | 1’56.460 |
14 | 94 | Jonas Folger | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha YZR-M1 | 1’56.540 |
15 | 43 | Jack Miller | EG 0,0 Marc VDS | Honda RC213V | 1’56.543 |
16 | 8 | Hector Barbera | Reale Avintia Racing | Ducati Desmosedici GP16 | 1’56.685 |
17 | 17 | Karel Abraham | Pull&Bear Aspar Team | Ducati Desmosedici GP15 | 1’56.786 |
18 | 44 | Pol Espargaro | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | 1’57.034 |
19 | 38 | Bradley Smith | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | 1’57.042 |
20 | 29 | Andrea Iannone | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki GSX-RR | 1’57.245 |
21 | 53 | Tito Rabat | EG 0,0 Marc VDS | Honda RC213V | 1’57.288 |
22 | 22 | Sam Lowes | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia RS-GP | 1’57.465 |
23 | 45 | Scott Redding | OCTO Pramac Racing | Ducati Desmosedici GP16 | 1’57.517 |
A prova da moto GP ela foi declarada sobre chuva e em uma pista muito complicada em Brno. 24 Horas antes tinha feito sol na classificação.
Na largada Marquez manteve a primeira posição com uma grande largada de Jorge Lorenzo que pulou do 6º para o 2ºlugar, Dovizioso estava em 3º seguido por Pedrosa, Rossi e Viñales nas 6 primeiras posições. O piloto da Ducati na primeira parte da primeira volta foi para cima de Marquez e conquistou a ultrapassagem assumindo a liderança. Algo impressionante para um piloto que não tem uma grande habilidade em correr com pista molhada.
Mesmo com uma chuva caindo durante a moto 2 a pista já dava sinais que ela estava seca. Enquanto Lorenzo disparava na liderança os pilotos da Honda Repsol despencavam com Pedrosa caindo para o 6ºlugar e Marquez caindo para o 9ºlugar. Visto a queda do seu desenho repentina Marquez vai para os boxes trocar de moto assim como fez Pol Espargaró.
Na 3ªVolta Um acidente pra lá de bizarro entre Aleix Espargaró e Andrea Iannone que acabou sendo como consequência a queda de Iannone nos boxes o que acabou fazendo o italiano perder muito tempo. Scott Redding e Jonas Folger foram para a parada nos boxes.
Logo se percebia que quem optou pela tática de parar o mais rápido possível tinha acertado na estratégia. Na 4ªVolta Rossi passa Lorenzo e vai para a ponta. Enquanto Lorenzo foi para os boxes e levou com ele vários pilotos como Danilo Petrucci, Marevick Viñales e Dani Pedrosa. Todos eles voltaram atrás de Marquez. Naquela altura da corrida apenas Rossi, Dovizioso e Zarco não tinham trocado de moto.
Na 6ªVolta Rossi e Dovi foram trocar suas motos enquanto Zarco permanecia na pista assumindo a liderança que durou meia volta já que Marquez passou como quis o piloto da Tech 3 e sem esperar parada de ninguém assumiu definitivamente a liderança da prova com Aleix Espargaró em segundo a mais de 15 segundos atrás da Formiga atômica com Scott Redding em 3º e Karel Abraham em 4º. Pedrosa estava em 5º, Viñales em 10ºlugar, Rossi e Dovizioso estavam em 13º e 14ºlugares respectivamente atrás de Pol Espargaró. Jorge Lorenzo caiu para o 19ºlugar.
A corrida estava absolutamente nas mãos de Marc Marquez e as emoções ficavam com as recuperações dos outros postulantes a disputa pelo título de 2017.
Dani Pedrosa se livrou com certa facilidade de Abraham (piloto da casa) de Redding e de Espargaró (Aprilla) e assumiu a segunda posição e foi embora enquanto os outros disputavam o 3ºlugar com exceção de Abraram que ficou pelo caminho, Em compensação Cal Crutculow e Danilo Petrucci entraram nessa disputa e travaram um interessante duelo pelo 3ºlugar. Aleix Espargaró resistiu até aonde deu, Mas acabou aos poucos sendo superado e sendo ultrapassado pelo pelotão.
Rossi e Dovizioso estavam em 9º e 10ºlugares a 9 voltas do final da corrida. Viñales já vinha em 5º logo atrás de Crutchlow buscando a 4ªposição enquanto que Redding tentou segurar Rossi que em um lance Genial deixou não só o piloto Inglês da Pramac como o piloto da Aspar Martinez que restou na corrida Karel Abraham subindo para o 6ºlugar. Dovizioso ficou um pouco mais atrás e se separou de Rossi na corrida. Bautista acabou caindo voltas antes lá atrás disputando posição com Jorge Lorenzo.
Mais a frente Viñales ao passar Crutchlow e depois ao passar Petrucci acabou por assumir o terceiro lugar. Depois disso o piloto da LCR Honda superou Petrucci assumindo o 4ºlugar.
A 5 voltas do final Rossi foi para o ataque em cima de Petrucci e ganhou o 5ºlugar do piloto da Pramac. Nas voltas finais tivemos duas disputas de posição: Rossi tentando ganhar o 4ºlugar de Crutchlow e Dovizioso buscando ganhar o 6ºlugar de Petrucci.
A 2 Voltas do final o piloto oficial da Ducati superou o piloto da Pramac. Na volta final apesar do esforço de Crutchlow acabou Rossi tomando o 4ºlugar. Lá na frente Marquez levou a sua Honda para a vitória mais tranquila que ele teve certamente nos últimos 2 anos e a mais tranquila na temporada. Vitória essa decidida também muito pelo momento certo de trocarem a Moto na hora certa.
Dani Pedrosa completou a dobradinha ficando em segundo lugar e em terceiro lugar numa bela prova de recuperação ficou com Marevick Viñales com a Yamaha. Mas a recuperação do Dia ficou com Valentino Rossi que chegou a ocupar o 13ºlugar depois da parada e foi recuperando brilhantemente para completar em 4ºlugar deixando um esforçado Cal Crutchlow com sua LCR Honda em 5ºlugar.
Andrea Dovizioso com o sexto lugar em uma bela prova de recuperação continua na disputa do campeonato representando bem a Ducati contrastando com a prova de Jorge Lorenzo que começou muito bem e acabou depois da parada fazendo uma corrida apagada ficando apenas em 15ºlugar fechando melancolicamente a zona de pontuação. O mesmo caso aconteceu na Pramac com Danilo Petrucci fazendo uma bela corrida ficando em 7ºlugar enquanto que Scott Redding que se aproveitou muito bem das paradas chegando a ficar em 3ºlugar, mas caiu muito e acabou ficando em 16ºlugar ficando de fora da zona de pontuação.
Aleix Espargaró ficou em 8ºlugar com a Aprilla em uma prova aonde ele fez o possível para ficar nas primeiras posições com as deficiências da sua moto italiana. Seu irmão Pol Espargaró acabou se destacando com a KTM colocando a Moto Austríaca em 9ºlugar e Jonas Folger com a tech 3 fechou os 10 primeiros colocados.
Alex Rins com a Suzuki fez uma corrida honesta ficando em 11ºlugar, Johann Zarco ficou em 12ºlugar em mais um dia ruim para o Francês que vem acumulando sequência de três provas ruins de resultados. Karem Abraham que chegou a ficar em 4ºlugar acabou caindo na classificação. Mesmo assim segurou o 13ºlugar a frente de Jack Miller e Jorge Lorenzo.
Nesse domingo teremos a 11ªEtapa do Mundial de Motovelocidade no Circuito de Spielberg na Áustria aonde as Ducati devem ser a favoritas a vencerem a prova.
Resultado Final do GP da República Tcheca
10ªEtapa do Mundial de Motovelocidade – Brno
Pos | Nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 93 | Marc Marquez | Repsol Honda Team | Honda RC213V | 44’15.974 |
2 | 26 | Dani Pedrosa | Repsol Honda Team | Honda RC213V | 12.438 |
3 | 25 | Maverick Vinales | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha YZR-M1 | 18.135 |
4 | 46 | Valentino Rossi | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha YZR-M1 | 20.466 |
5 | 35 | Cal Crutchlow | LCR Honda | Honda RC213V | 20.892 |
6 | 4 | Andrea Dovizioso | Ducati Team | Ducati Desmosedici GP17 | 23.259 |
7 | 9 | Danilo Petrucci | OCTO Pramac Racing | Ducati Desmosedici GP17 | 24.079 |
8 | 41 | Aleix Espargaro | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia RS-GP | 30.559 |
9 | 44 | Pol Espargaro | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | 30.754 |
10 | 94 | Jonas Folger | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha YZR-M1 | 33.236 |
11 | 42 | Alex Rins | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki GSX-RR | 33.290 |
12 | 5 | Johann Zarco | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha YZR-M1 | 34.595 |
13 | 17 | Karel Abraham | Pull&Bear Aspar Team | Ducati Desmosedici GP15 | 34.697 |
14 | 43 | Jack Miller | EG 0,0 Marc VDS | Honda RC213V | 38.062 |
15 | 99 | Jorge Lorenzo | Ducati Team | Ducati Desmosedici GP17 | 40.100 |
16 | 45 | Scott Redding | OCTO Pramac Racing | Ducati Desmosedici GP16 | 44.376 |
17 | 53 | Tito Rabat | EG 0,0 Marc VDS | Honda RC213V | 45.454 |
18 | 22 | Sam Lowes | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia RS-GP | 53.976 |
19 | 29 | Andrea Iannone | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki GSX-RR | 1’23.346 |
20 | 8 | Hector Barbera | Reale Avintia Racing | Ducati Desmosedici GP16 | a 1 Volta |
38 | Bradley Smith | Red Bull KTM Factory Racing | KTM RC16 | a 2 Voltas | |
76 | Loris Baz | Reale Avintia Racing | Ducati Desmosedici GP15 | a 7 Voltas | |
19 | Alvaro Bautista | Pull&Bear Aspar Team | Ducati Desmosedici GP16 | a 10 Voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Foto: MotoGP