Marquez chega a 10ªVitória na Temporada e Honda conquista título de construtores em Motegi

No Japão, O Espanhol Marc Marquez liderou praticamente de ponta a ponta e conquistou a sua 10ªvitória na temporada de 2019. assegurando a Honda o Mundial de Construtores no circuito de Motegi. Após partir da pole e de retornar a liderança, perdida após se superado pelo Francês Fábio Quartararo, O Formiga Atômica recuperou a posição curvas depois, ainda na primeira volta. Abriu uma pequena, Mas confortável vantagem sobre o piloto da Petronas e não perdeu mais a vitória.

Marquez largou muito bem e segurou a liderança da prova, Com Quartararo e Miller largando muito bem e deixando para trás Franco Morbidelli, que caiu do 2º para o 6ºlugar. Na 7ªCurva, Fábio Quartararo supera Marc Marquez e assume a liderança por 4 curvas. Na curva 11, Marc Marquez joga a moto para superar o Francês. Jack Miller acabou segundo depois tocando por trás da moto da Petronas, Nisso ele perdeu rendimento e perdeu posições para Franco Morbidelli.

Já nas primeiras 2 voltas, Marquez já tinha colocado 9 décimos de frente para Quartararo. Miller foi para cima de Morbidelli para recuperar o 3ºlugar. Foi uma briga ferrenha pela posição. Mas que acabou com vantagem ao piloto da Pramac. Já Morbidelli começava a ficar mais para Andrea Dovizioso. Viñales vinha logo atrás em 6º.

Quartararo começou a forçar para tentar se aproximar do Formiga Atômica, Porém, Sua moto é mais lenta que a moto do Marquez, Que se aproveitava disso para manter a vantagem de mais ou menos de um pouco mais de 1 segundo de frente.

Miller começava a ser pressionado por Morbidelli, Dovizioso e Viñales. A moto da Pramac começava a perder rendimento. Já Dovi passou pela brita e teve uma sorte danada por não ter ido para o chão. Andrea Iannone não teve essa sorte, ele se acidentou e acabou deixando a prova.

A 15 voltas do final, Morbidelli se aproveitou de um erro da Miller e ganhou a 3ªposição do piloto Australiano. No começo da 10ªVolta, Foi à vez de Dovizioso superar Miller. O Desempenho da moto da Pramac caiu de desempenho. Logo Miller perderia a posição para Marevick Viñales.

No Decorrer das voltas, Marquez começou a abrir a vantagem de Quartararo, Os Pneus médios nas duas rodas começavam a render mais que o conjunto de pneu médio/Macio do piloto da Petronas. Já um pouco mais atrás, Andrea Dovizioso ultrapassou Franco Morbidelli e subiu para o 3ºlugar e depois abriu do piloto Ítalo-Brasileiro, que começou a sofrer pressão de Marevick Viñales, Logo o Espanhol supera o piloto da Petronas e partiu para cima de Andrea Dovizioso na parte final de prova.

O piloto Oficial da Yamaha buscou o pódio pra cima do vice-líder do campeonato. A Poucas voltas do final, Marquez abriu 2.4 segundos sobre Quartararo e começou a administrar sua vantagem nas últimas voltas da prova.

A 5 voltas do final, Viñales chegou a passar Dovizioso, Mas o Italiano recuperou a posição na volta seguinte e a partir dai, Dovi segurou a posição e nas 2 voltas finais, começou a se aproximar de Quartararo. Com 15 km a mais de reta, A posição do Francês chegou a ficar ameaçado, Mas não deu tempo para o piloto da Ducati ganhar a 2ªPosição.

Marc Marquez conquistou a 10ªVitória na Temporada. Diga-se de passagem, uma vitória maiúscula do Formiga Atômica, que da a Honda o título do Mundial de Construtores. O Francês Fábio Quartararo acabou com o 2ºlugar conquistando o título de Rookie do ano, Um título merecidíssmo para o piloto da Petronas, Que esta já por merecer uma primeira vitória, Ainda nessa temporada e futuramente, Candidato a Rival de Marquez nos próximos anos.

O Pódio foi completado pelo Italiano Andrea Dovizioso. O piloto da Ducati praticamente tem o vice-campeonato assegurado, Com 55 pontos de frente para Alex Rins. (Que fez uma corrida bem discreta) repetindo os campeonatos de 2017 e de 2018. Maverick Viñales fez o que podia, Mas não conseguiu o pódio. Acabou ficando em 4ºlugar.

Franco Morbidelli tinha tudo para ficar em 5ºlugar, Mas bobeou no final, e Cal Crutchlow não perdeu a chance de superar o piloto da Petronas e acabou ficando com o 5ºlugar, Morbidelli continua sem pódio na MotoGP e amargurando o 6ºlugar, Chegando a Frente de Alex Rins.

A Suzuki teve um dia sem muito destaque, Apesar disso, Joan Mir conseguiu completar a prova em uma honrosa 8ªposição. Muito diferente de Danilo Petrucci, Que mais uma vez fica longe dos primeiros lugares, Terminando a prova em 9ºlugar. Jack Miller acabou caindo demais, Depois de ter ficado até em 3ºlugar no começo da prova. O 10ºlugar acabou sendo frustrante para o piloto principal da Pramac.

Pol Espargaró fez mais uma corrida aonde tirou tudo que poderia tirar da sua KTM, Mas só foi possível levar a sua moto até o 11ºlugar. Miguel Oliveira fez mais uma bela corrida e levou a Tech 3 a mais uma vez pontuar, Com o 12ºlugar. A frente de Francesco Bagnaia da Pramac.

Mika Kallio teve um desempenho decente e marcou os 2 primeiros pontos da temporada e Aleix Espargaró completou a zona de pontuação. Mesmo com todo o seu esforço, Tagaaki Nakagami acabou ficando de fora dos pontos. Com um ombro comprometido, O piloto da LCR Honda vai deixar seu lugar para Johann Zarco nas 3 últimas corridas do ano.

Já Jorge Lorenzo, Fez mais um final de semana lamentável ao terminar a prova em 17ºlugar. Cada vez mais o investimento no piloto Espanhol fica injustificável, É melhor a Honda pensar numa rescisão de contrato, Pois Lorenzo parece não ter mais condições de correr na MotoGP.

Semana que vem, Teremos o GP da Austrália, a 17ªEtapa do Mundial de Motovelocidade.

Fotos:

Resultado final do GP do Japão
Mundial de Motovelocidade – MotoGP

posPilotoEquipeMotoTempo
193Marc MárquezRepsol Honda TeamHonda42’41.492
220Fabio QuartararoPetronas Yamaha SRTYamahaa 0.870
34Andrea DoviziosoDucati TeamDucatia 1.325
412Maverick ViñalesMonster Energy Yamaha MotoGPYamahaa 2.608
535Cal CrutchlowLCR Honda CASTROLHondaa 9.140
621Franco MorbidelliPetronas Yamaha SRTYamahaa 9.187
742Álex RinsTeam SUZUKI ECSTARSuzukia 9.306
836Joan MirTeam SUZUKI ECSTARSuzukia 10.695
99Danilo PetrucciDucati TeamDucatia 14.216
1043Jack MillerPramac RacingDucatia 18.909
1144Pol EspargaróRed Bull KTM Factory RacingKTMa 25.554
1288Miguel OliveiraRed Bull KTM Tech 3KTMa 27.870
1363Francesco BagnaiaPramac RacingDucatia 29.983
1482Mika KallioRed Bull KTM Factory RacingKTMa 31.232
1541Aleix EspargaróAprilia Racing Team GresiniApriliaa 32.546
1630Takaaki NakagamiLCR Honda IDEMITSUHondaa 37.482
1799Jorge LorenzoRepsol Honda TeamHondaa 40.410
1817Karel AbrahamReale Avintia RacingDucatia 43.458
1955Hafizh SyahrinRed Bull KTM Tech 3KTMa 46.206
2050Sylvain GuintoliTeam SUZUKI ECSTARSuzukia 50.235
x46Valentino RossiMonster Energy Yamaha MotoGPYamahaa 4 Voltas
x29Andrea IannoneAprilia Racing Team GresiniApriliaa 17 Voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *