Mark Webber, Hartley e Bernhard levam a Porsche a um heroico título do WEC no Bahrein

Em 6 Horas de disputa no Bahrein a Porsche comemorou o campeonato de pilotos de maneira dramática com os pilotos Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley conquistaram o título do WEC na categoria LMP1, A prova no circuito de Sahkir no Bahrein mostrou que a Porsche tem o melhor carro do Campeonato desse ano, No começo da corrida o Carro de número de 17 de Bernhard, Webber e Hartley liderava a corrida com Dumas,Jani e Lieb em segundo lugar. Mas o Audi número 8 de Lucas di Grassi, Löic Duval e Oliver Jarvis chegou ao segundo lugar na corrida ao passar o Trio da Porsche e depois disso estava tão rápido e competitivo com o Porsche de Bernhard, Webber e Hartley tanto é que chegaram a estarem na liderança da corrida. Mas problemas acabaram jogando o Audi nº8 para lá atrás.

Vencedores_Sahkir

O Porsche nº17 no decorrer da corrida acabou tendo problemas perdendo muitas voltas para os líderes e dessa forma o campeonato ficava aberto para um possível campeonato para o Trio Fässler/Lotterer/Tréluyer conquistar o título, Bastava o Audi nº7 vencer o Porsche número 18. Apesar da eficiência da Audi o carro da Porsche foi superior e a cada volta a distância entre os dois trios aumentava mais e mais, Os dois trios da Toyota estavam em 3º e 4ºlugares mas sem possibilidades de disputarem a vitória. O Porsche de Bernhard, Webber e Hartley volta e outra dava problemas. Em uma de suas últimas paradas o carro foi para mais um concerto emergencial o que custou mais algumas voltas, Mas foi o bastante para ficar em 5ºlugar na frente do Audi de Di Grassi/Duval/Jarvis que teve problemas ainda maiores do que o Porsche 17 que praticamente tinha problemas que normalmente poderiam levar os pilotos a encostarem e deixarem a prova. Mas acabaram levando o carro até o final da prova em 5ºlugar.

Audi_Bahrein_2015

A Vitória de Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb com o Porsche de número 18 garantiu o campeonato para Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley que ficou em 5ºlugar e garantiu o campeonato com 166 pontos contra os 161 pontos de Marcel Fässler, André Lotterer e Benoit Tréluyer que ficou em 2ºlugar na corrida e no campeonato. O pódio foi completado pelo Trio da Toyota Formado por Alexander Wurz que encerra a carreira nessa corrida, Stéphane Sarrazin e Mike Conway com a Toyota que fez um ano bem ruim ponto de sequer conseguir defender de maneira minimamente decente.

Davidson/Buemi/Nakajima ficou em 4ºlugar com a Toyota. A festa ficou mesmo com Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley com a Porsche que em seu segundo ano na volta da equipe no WEC já conquista o título das 24 Horas de LeMans e do Campeonato Mundial de Endurance.

podio_sahkir6h_2015

Na LMP2 a vitória ficou com Roman Rusinov, Julien Canal, Sam Bird que também ficaram com o título da categoria com o Ligier JS P2-Nissan com Matthew Howson, Richard Bradley, Nick Tandy com o Oreca 05 – Nissan em segundo lugar e Gustavo Yacaman, Luis Felipe Derani, Ricardo Gonzalez com o Ligier JS P2 com Nissan em 3ºlugar.

Patrick Pilet, Frédéric Makowiecki com Porsche 911 RSR venceu na LMGTE Pro com Gianmaria Bruni, Toni Vilander em 2ºlugar com a Ferrari F458 Itália. O Título ficou com Richard Lietz que correu com o Porsche 911 RSR com seu parceiro Michael Christensen. Na LMGTE am a vitória ficou com o Paul Dalla Lana, Pedro Lamy, Mathias Lauda com o carro da Aston Martin Vantage V8 o pódio foi completado pelos trios da Porsche Marco Mapelli, Khaled al Qubaisi, Klaus Bachler em 2º e Christian Ried, Patrick Long, Marco Seefried em 3ºlugar. Mas o Campeonato ficou com o trio Victor Shaytar, Andrea Bertolini, Aleksey Basov  com a Ferrari F458 Italia.

campeoesLMP2

O WEC sai fortalecido nesse ano tendo em seu grid cada vez mais cheio de grandes pilotos e com seu nível técnico cada vez mais alto nos seus pilotos e nas montadoras, Esperar para 2016 que a Nissan se recupere e traga seu protótipo na LMP1 e que a Ford venha também Forte e que a Toyota possa estar em pé de igualdade com a Porsche e com a Audi.

Resultado Final das 6 Horas do Bahrein

1 18 LMP1 Romain Dumas, Neel Jani, Marc Lieb (Porsche 919 Hybrid M) 6:00’52.843 em 199 Voltas
2 7 LMP1 Marcel Fässler, André Lotterer, Benoît Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro M) 1’25.310
3 2 LMP1 Alexander Wurz, Stéphane Sarrazin, Mike Conway (Toyota TS 040 – Hybrid M) 3 Voltas
4 1 LMP1 Anthony Davidson, Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima (Toyota TS 040 – Hybrid M) 3 Voltas
5 17 LMP1 Timo Bernhard, Mark Webber, Brendon Hartley (Porsche 919 Hybrid M) 9 Voltas
6 8 LMP1 Lucas di Grassi, Loïc Duval, Oliver Jarvis (Audi R18 e-tron quattro M) 11 Voltas
7 26 LMP2 Roman Rusinov, Julien Canal, Sam Bird (Ligier JS P2 – Nissan D) 16 Voltas
8 47 LMP2 Matthew Howson, Richard Bradley, Nick Tandy (Oreca 05 – Nissan D) 16 Voltas
9 28 LMP2 Gustavo Yacaman, Luis Felipe Derani, Ricardo Gonzalez (Ligier JS P2 – Nissan D) 17 Voltas
10 36 LMP2 Nelson Panciatici, Paul Loup Chatin, Tom Dillmann (Alpine A450b – Nissan D) 17 Voltas
11 13 LMP1 Alexandre Imperatori, Dominik Kraihamer, Mathéo Tuscher (Rebellion R-One – AER M) 18 Voltas
12 4 LMP1 Simon Trummer, Pierre Kaffer, (CLM P1/01 – AER M) 19 Voltas
13 44 LMP2 Mikhail Aleshin, Nicolas Minassian, David Markozov (BR01 – Nissan D) 20 Voltas
14 12 LMP1 Nicolas Prost, Mathias Beche (Rebellion R-One – AER M) 20 Voltas
15 42 LMP2 Nick Leventis, Danny Watts, Jonny Kane (Gibson 015S – Nissan D) 21 Voltas
16 43 LMP2 Pierre Ragues, Oliver Webb, Christopher Cumming (Morgan Evo – SARD D) 22 Voltas
17 30 LMP2 Scott Sharp, Ryan Dalziel, David Heinemeir Hansson (Ligier JS P2 – HPD D) 23 Voltas
18 92 LMGTE Pro Patrick Pilet, Frédéric Makowiecki (Porsche 911 RSR M) 26 Voltas
19 51 LMGTE Pro Gianmaria Bruni, Toni Vilander (Ferrari F458 Italia M) 26 Voltas
20 31 LMP2 Ed Brown , Johannes van Overbeek, Jonathon FOGARTY (Ligier JS P2 – HPD D) 26 Voltas
21 97 LMGTE Pro Darren Turner, Jonathan Adam, (Aston Martin Vantage V8 M) 26 Voltas
22 95 LMGTE Pro Christoffer Nygaard, Marco Sorensen, Nicki Thiim (Aston Martin Vantage V8 M) 26 Voltas
23 91 LMGTE Pro Richard Lietz, Michael Christensen (Porsche 911 RSR M) 27 Voltas
24 71 LMGTE Pro Davide Rigon, James Calado (Ferrari F458 Italia M) 27 Voltas
25 99 LMGTE Pro Alex Macdowall, Fernando Rees, Richie Stanaway (Aston Martin Vantage V8 M) 28 Voltas
26 98 LMGTE Am Paul Dalla Lana, Pedro Lamy, Mathias Lauda (Aston Martin Vantage V8 M) 29 Voltas
27 88 LMGTE Am Marco Mapelli, Khaled al Qubaisi, Klaus Bachler (Porsche 911 RSR M) 29 Voltas
28 77 LMGTE Am Christian Ried, Patrick Long, Marco Seefried (Porsche 911 RSR M) 29 Voltas
29 83 LMGTE Am François Perrodo, Emmanuel Collard, Matteo Cressoni (Ferrari F458 Italia M) 30 Voltas
30 72 LMGTE Am Victor Shaytar, Andrea Bertolini, Aleksey Basov (Ferrari F458 Italia M) 30 Voltas
31 50 LMGTE Am Gianluca Roda, Paolo Ruberti, Kristian Poulsen (Chevrolet Corvette C7 M) 30 Voltas
32 96 LMGTE Am Francesco Castellacci, Roald Goethe, Stuart Hall (Aston Martin Vantage V8 M) 31 Voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: WEC

Sem categoria

Deixe uma resposta