Marc Marquez domina em Le Mans e conquista vitória de número 300 da Honda do Mundial

No frio e com pista em situação difícil, Só que o vencedor não mudou. Marc Marquez chega a 3ªVitória da temporada. O Pole position teve algum trabalho com o Australiano Jack Miller por algumas voltas, Mas depois da 8ªVolta a formiga Atômica passou a liderança para disparar e conquistar a vitória em Le Mans abrindo 8 pontos de vantagem para Andrea Dovizioso, 2ºColocado na prova e no campeonato.

A Pista em condições complicadas proporcionou que Karel Abraram e Joan Mir acabassem caindo no chão na volta de apresentação. Os dois tiveram que ir aos boxes para pegarem uma moto reserva de Ambos.

Na Largada, Marquez passa sufoco de Petrucci, Mas consegue a manutenção da Liderança, Miller vinha em 2º, Seguido  Morbidelli e Rossi completavam os 4 primeiros colocados. No final da primeira volta, Rossi supera Morbidelli e assume o 4ºlugar.

Na Curva 8 da 3 Volta,  Petrucci perde o segundo lugar para Jack Miller que foi para cima da Formiga Atômica. Andrea Dovizioso que acabou prejudicado na largada e caiu para o 7ºlugar, Se recuperou rapidamente superando Pol Espargaró, Franco Morbidelli e depois o Italiano Valentino Rossi (Que vinha sendo 10 km mais lento de reta do que seu adversário) subindo para o 4ºlugar.

Na 6ªVolta, Miller com muita audácia e valentia passou Marquez e assumiu a liderança. Essa liderança durou por 2 voltas apenas. O ímpeto do piloto da Pramac durou até o começo da 8ªvolta, Foi quando Marc Marquez, Na Mesma curva 3 ultrapassou o Australiano  e Voltar a liderança da prova. Na Mesma volta, Francesco Bagnaia acabou derrubando a Marevick Viñales (Que largou mal e vinha fazendo uma péssima corrida) E ambos abandonaram a prova.

Karel Abraham foi desclassificado por ter largado depois que o líder tinha completado a primeira volta (Punição besta e sem noção de existir) Para a Avintia a corrida foi um fiasco, Esteve Rabat acabou também de fora da prova na 4ªVolta.

Marquez vinha na frente com Miller e Dovizioso acompanhando de perto em 2º e 3º, Rossi vinha em 4º um pouco mais atrás e Danilo Petrucci em 5º. Pol Espargaró em grande corrida segurava o 6ºlugar dos ataques de Franco Morbidelli. Crutchlow e Lorenzo vinham em 8º e 9ºlugares. O Espanhol Alex rins vinha em 11º na sua Saga para recuperar posições.

Na 14ªVolta, Petrucci foi para cima de Rossi e superou o piloto da Yamaha, recuperando o 4ºlugar. Enquanto que Marquez abria 1.3 segundos. Enquanto que Miller e Dovizioso disputavam o 2ºlugar, Até que um erro do piloto da Pramac na curva 8 fez com que o Italiano assumisse o segundo lugar, Mas com toda a briga entre os dois pilotos a vantagem de Marquez para Dovizioso subiu para 2.8 segundos.

Enquanto Marquez vinha encaminhando a vitória, Lorenzo vinha ficando cada vez mais para trás, Sendo superado pelo Francês Fabio Quartararo. Era mais uma corrida para o Gladiador do Asfalto (Se é que deveríamos chamar ele disso) esquecer.

Danilo Petrucci começou a render muito bem, Passando Jack Miller assumindo o 3ºlugar a 9 voltas do final. Nas voltas finais, Dovizioso sofreu a pressão de Petrucci, o novato na equipe Ducati queria o 2ºlugar, Fez por duas vezes a ultrapassagem, mas acabou alongando a curva demais e permitindo que Dovi voltasse. Por causa dessa briga, Miller e Rossi chegaram nos pilotos da Ducati nesse final de prova.

Marc Marquez acabou levando a Honda para a 3ªvitória no ano e levou a marca a 300 vitórias no Mundial de Motovelocidade. Uma marca histórica para a marca japonesa. O Espanhol mostra que esta muito na frente da concorrência.

Andrea Dovizioso segurou o pelotão inteiro e conseguiu o segundo lugar e sai da França a apenas 8 pontos atrás de Marquez. Porém, Se Marquez continuar tendo um desempenho como tem hoje, Vai ser muito difícil que o piloto da Ducati possa duelar com a Formiga Atômica. O pódio foi completado pelo Danilo Petrucci com a outra Ducati oficial. Foi o primeiro pódio dele na equipe de Fábrica, Calando um pouco os seus críticos e superando ao Australiano Jack Miller da Pramac.

Valentino Rossi não conseguiu fazer uma corrida capaz de lhe dar um pódio. O 5ºlugar é até frustrante para ele, agora ele fica longe demais de Marquez ao final da 5ªprova da temporada. Assim como foi Frustrante a prova para Alex Rins que ficou em 10ºlugar e agora esta a 20 pontos da Liderança do Mundial. O Final de Semana da Suzuki deu tudo erradíssimo já que Joan Mir largou muito atrasado e ficou em 16ºlugar.

Quem fez uma brilhante corrida foi Pol Espargaró, Levar a KTM para o 6ºlugar e chegar perto do pelotão da frente é uma mostra de força tanto do piloto Espanhol como da Moto que parece ter evoluído mais do que a Aprilla. A corrida de Pol foi espetacular, Segurou ao Ítalo-Brasileiro Franco Morbidelli que depois de um começo promissor acabou a prova em um honroso 7ºlugar.

Fabio Quartararo teve um ótimo final de corrida, Apesar da decepcionante Classificação do Sábado ele reagiu e levou o 8ºlugar. Superando no final a Cal Crutchlow que se arrastou no final para ficar em 9ºlugar. Rins fechou os Top 10.

E continua o inferno astral de Jorge Lorenzo! Em mais uma exibição patética o Espanhol acaba a prova em 11ºlugar e o resultado dá força aos boatos de demissão ao final da temporada para o Tricampeão do Mundo. Aleix Espargaró com a Aprilla fez o que era possível em 12ºlugar, Johann Zarco em mais uma corrida decepcionante ficou em 13º e a Tech 3 conseguiu levar seus dois pilotos a Zona de Pontuação. Pela Primeira vez no ano que Hafizh Syarhin terminou nos pontos, Ao chegar em 14ºlugar e Miguel Oliveira fechou a zona de pontos.

Daqui a duas semanas teremos a prova na casa da Ducati, Em Mugello. Até lá, engenheiros, Mecânicos, Estrategistas, Pais de Santos, Feiticeiros, Entre todos os meios possíveis terão de achar um meio de parar Marc Marquez, O Grande Favorito ao Título da Temporada de 2019.

Fotos:

Resultado final do GP da França
Mundial de Motovelocidade

PosPilotoEquipeMotoTempo
193Marc MarquezRepsol Honda TeamHonda41’53.647
24Andrea DoviziosoDucati TeamDucatia 1.984
39Danilo PetrucciDucati TeamDucatia 2.142
443Jack MillerPramac RacingDucatia 2.940
546Valentino RossiMonster Energy Yamaha MotoGPYamahaa 3.053
644Pol EspargaróRed Bull KTM Factory RacingKTMa 5.935
721Franco MorbidelliPetronas Yamaha SRTYamahaa 7.187
820Fabio QuartararoPetronas Yamaha SRTYamahaa 8.439
935Cal CrutchlowLCR Honda CASTROLHondaa 9.853
1042Alex RinsTeam SUZUKI ECSTARSuzukia 13.709
1199Jorge LorenzoRepsol Honda TeamHondaa 15.003
1241Aleix EspargaróAprilia Racing Team GresiniApriliaa 29.512
135Johann ZarcoRed Bull KTM Factory RacingKTMa 33.061
1455Hafizh SyarhinRed Bull KTM Tech 3KTMa 35.481
1588Miguel OliveiraRed Bull KTM Tech 3KTMa 36.044
1636Joan MirTeam SUZUKI ECSTARSuzukia 1 Volta
x30Takaaki NakagamiLCR Honda IDEMITSUHondaa 9 Voltas
x29Andrea IannoneAprilia Racing Team GresiniApriliaa 19 Voltas
x12Maverick ViñalesMonster Energy Yamaha MotoGPYamahaa 21 Voltas
x63Francesco BagnaiaPramac RacingDucatia 21 Voltas
x53Tito RabatReale Avintia RacingDucatia 25 Voltas
x17Karel AbrahamReale Avintia RacingDucatiDesclassificado

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *