Marc Marquez Brinca com Viñales e conquista 11ªVitória na temporada em Phillip Island

O Sábado de classificação não aconteceu, Isso não quer dizer que não teve história. Na hora certa, (dentro das condições de que tivemos algum atraso em relação dos 30 minutos de paralização da Moto 3) O 4ªTreino Livre estava rolando, Até que um acidente gravíssimo com o português Miguel Oliveira (Que não pode participar da corrida) e as peças da placa de comunicação de Jack Miller fizeram o treino livre parar.

Depois disso todos os pilotos foram para uma sala de reunião. Lá, Se discutiu se a classificação iria acontecer. Foi uma reunião de quase 20 minutos, Até que todos os pilotos saíram de lá, Ainda não tinha uma resposta certa do que iria se fazer, Mas ela não demorou muito, Decidiu-se pelo cancelamento da Classificação, Que foi realizada no dia da corrida pela manhã.

Grid de Largada da MotoGP:

pospilotoEquipeMotoTempo
112Maverick ViñalesMonster Energy Yamaha MotoGPYamaha1’28.492
220Fabio QuartararoPetronas Yamaha SRTYamaha1’29.043
393Marc MárquezRepsol Honda TeamHonda1’29.216
446Valentino RossiMonster Energy Yamaha MotoGPYamaha1’29.243
59Danilo PetrucciDucati TeamDucati1’29.339
635Cal CrutchlowLCR Honda CASTROLHonda1’29.535
741Aleix EspargaróAprilia Racing Team GresiniAprilia1’29.558
829Andrea IannoneAprilia Racing Team GresiniAprilia1’29.581
943Jack MillerPramac RacingDucati1’29.615
104Andrea DoviziosoDucati TeamDucati1’29.667
1121Franco MorbidelliPetronas Yamaha SRTYamaha1’29.716
1242Álex RinsTeam SUZUKI ECSTARSuzuki1’29.947
1336Joan MirTeam SUZUKI ECSTARSuzuki1’29.712
145Johann ZarcoLCR Honda IDEMITSUHonda1’30.008
1563Francesco BagnaiaPramac RacingDucati1’30.075
1617Karel AbrahamReale Avintia RacingDucati1’30.165
1744Pol EspargaróRed Bull KTM Factory RacingKTM1’30.180
1882Mika KallioRed Bull KTM Factory RacingKTM1’30.495
1999Jorge LorenzoRepsol Honda TeamHonda1’31.179
2055Hafizh SyahrinRed Bull KTM Tech 3KTM1’31.285
2153Tito RabatReale Avintia RacingDucati1’31.941

A prova aconteceu normalmente e foi muito disputada no começo, até que Marc Marquez teve um grande duelo com o Espanhol e favorito a vitória Marevick Viñales da Yamaha.

O Sol chegou a sair para essa corrida. Na largada, Uma incrível largada de Valentino Rossi, que saiu do 6ºlugar para a liderança da prova, com Cal Crutchlow em 2º e Andrea Iannone passando do 8º para o 3ºlugar com sua moto da Aprilla. Na curva 2, Danilo Petrucci acabou caindo e levando com ele o Francês Fábio Quartararo, Todo arrebentado pelo fortíssimo acidente que sofreu na sexta-feira acabou com o seu final de semana de volta para o chão.

Nas primeiras 2 voltas, Rossi tentou disparar na frente, Mas Crutchlow foi para cima do piloto da Yamaha, Enquanto que Iannone com sua Aprilla era fortemente ameaçado pelo Formiga Atômica, chegando a passar o italiano. Porém, Andrea Iannone estava num dia inspirado e voltou a 3ªposição.

Cal Crutchlow no começo da 4ªvolta superou Rossi e assumiu a liderança, Na curva 2, Iannone superou Valentino Rossi e passou para o segundo lugar. Não satisfeito, Na curva 10 o piloto da Aprilla passou a liderar a corrida, Com uma moto ágil nas curvas. Porém, Na Reta, Crutchlow conseguiu recuperar a liderança sem grandes problemas, Com a potência muito maior da Honda sobre a Aprilla.

Já Marc Marquez ganhou a 3ªposição de Rossi e depois foi para cima de Iannone, Arrancando o segundo lugar do piloto Italiano. Outro que vinha muito bem era Marevick Viñaes, Após fazer uma largada ruim o piloto da Yamaha se recuperava e subia na tabela de classificação. Ao contraio de Rossi que ira ladeira abaixo na classificação. O veterano que completava 400 corridas na MotoGP estava em 6ºlugar, A frente de Aleix Espargaró. (Que começou muito bem a corrida, Chegando a estar até em 5ºlugar).

Por falar na Aprilla, Seus pilotos estavam levando as duas motos para os 5 primeiros colocados: Iannone em 2º e Aleix Espargaró em 5ºlugar. Bem diferente do ano todo, onde quase nunca vimos um dos dois bem colocado na parte intermediária da tabela.

Porém, a festa da Iannone e Espargaró logo acabaria. Marquez passou Iannone e assumiu o segundo lugar. Na 8ªVolta, Viñales superou Iannone e assumiu o 3ºlugar e foi a caça de Marquez.  Os dois estavam atrás de Cal Crutchlow da LCR Honda, Numa brilhante atuação do piloto britânico. Porém, Era a Yamaha que tinha a moto mais rápida do final de semana.

Viñales chegou em Marquez e executou a ultrapassagem no final da 9ªvolta. O piloto da Yamaha assumiu o segundo lugar e acabou indo para cima de Crutchlow. Iannone e Aleix Espargaró seguravam o 4º e 5ºlugares heroicamente.

Crutchlow ainda tentava resistir bravamente Viñales, Mas não foi páreo para o espanhol, que na curva 4 da 10ªVolta passou para a liderança. Depois disso, Marquez não decidiu esperar e foi pra cima com tudo, Trombando com Crutchlow e ganhando a posição do britânico, (Que perderia a posição para Iannone) Que se recuperou e voltou a 3ªposição.

Os dois primeiros colocados abriram, Viñales tinha uma moto muito mais ágil e equilibrada que a moto da Honda de Marquez. Crutchlow estava ficando mais para trás em 3º. Mais atrás ainda, Vinham Rins e Rossi disputando o 4ºlugar, Já Iannone caiu para o 7ªlugar após perder posição para Andrea Dovizioso. Miller, Aleix Espargaró e Francesco Bagnaia completavam os 10 primeiros colocados na metade da prova.

Enquanto Viñales tentava abrir diferença na liderança, Seu oponente Marc Marquez vinha estudando seus movimentos para tentar um bote certeiro na parte final de prova. (Assim como foi em Mizano com Quartararo) A disputa da prova estava na liderança, Mas o ponto de ebulição da prova estava na disputa pela 4ªposição sem dúvida nenhuma. Valentino Rossi que chegou a cair para a 7ªposição acabou melhorando seu rendimento e voltou para o 4ºlugar, Superando Alex Rins. O 1ºpiloto da Suzuki começaria a perder drasticamente rendimento e acabou sendo superado pelo Italiano Andrea Dovizioso, Que depois disso foi para o ataque para cima de Valentino Rossi.

Na 18ªVolta, Dovizioso usa a potência de sua Ducati para superar o piloto da Yamaha. Rossi insistiu e recuperou a posição na curva 4. A 9 voltas do final, Dovizioso deu um fim nessa disputa e tomou de vez o 4ºlugar de Rossi, que acabou sendo superado pelo Jack Miller e pelo Italiano Francesco Bagnaia, Ambos da Pramac. O Doutor despencou de desempenho de vez. Quando parecia que Dovizioso iria disparar na 4ªposição, Mas por incrível que pareça, Bagnaia passou pelo Jack Miller e pelo provável vice-campeão do Mundo Dovizioso passando para um excelente 4ºlugar. A 4 voltas do final, Andrea Iannone acabou superando Dovi e ganhou o 6ºlugar, Mesmo assim o piloto da Ducati estava tentando reagir. Rossi e Rins já foram para trás, Os dois não aguentaram o Ritmo de Prova.

A Chuva parecia que começava a cair, Mas não o bastante para atrapalhar a disputa pela vitória entre Viñales e Marquez. Parecia que o piloto da Yamaha iria repetir a vitória de 2018. A não ser por um detalhe: “O Adversário era Marc Marquez” O Formiga Atômica em uma tentativa certeira acabou passando para a liderança da prova.

Viñales tentou tudo para tirar a vitória das mãos de Marquez, Até que na curva 10, O Piloto da Yamaha acabou perdendo o controle da moto e indo para o chão. A prova acabou e a Honda faz uma dobradinha nessa temporada. Vitória de Marc Marquez da Honda Repsol, A 11ªVitória na temporada de 2019 do já Campeão da Temporada. Cal Crutchlow fez uma bela corrida, Chegando em uma belíssima 2ªPosição. Com sua LCR Honda, em seu melhor resultado do ano.

O pódio foi completado pelo Australiano Jack Miller, Em uma bela corrida do piloto da Pramac, superando por muito pouco seu companheiro de equipe, Francesco Bagnaia obteve sua melhor corrida da carreira e seu melhor resultado do ano, Disparadamente com o 4ºlugar, Chegando a frente de muitos favoritos ao pódio.

Outro que fez seu melhor desempenho no ano de estreia foi Joan Mir, O piloto da Suzuki não chamou atenção de ninguém e foi ganhando posições queto e acabou a prova em uma ótima 5ªposição. Andrea Iannone finalmente conseguiu mostrar seu potencial dos seus melhores dias na MotoGP, Levando a Aprilla a liderar uma corrida e de brigar pela parte da frente e terminar a prova em 6ºlugar.

Andrea Dovizioso teve uma corrida fraca, Mas o 7ºlugar foi o suficiente para garantir o 3ºvice-campeonato da sua carreira na MotoGP. O veterano Valentino Rossi ficou em 8ºlugar, em sua 400ªcorrida da sua carreira. A Largada fez seus fãs sonharem com uma possível vitória, Mas esse desejo se acabou ainda nas primeiras voltas. Alex Rins teve também queda de rendimento na segunda metade de corrida e acabou em 9ºlugar. Aleix Espargaró também teve destaque no começo, Mas ele acabou sendo ofuscado pelo brilho de Iannone. O Italiano acabou a prova em 10ºlugar.

Franco Morbidelli teve mais um dia bem ruim. Eu não se até quando vai a paciência da Petronas com um desempenho tão abaixo do desempenho de Fabio Quartararo. (Chegando em 11ºLugar) Pol Espargaró ficou em 12ºlugar, levando a KTM para mais alguns pontos, Superando a Johann Zarco. A Estreia do piloto Francês na LCR Honda não foi nada decepcionante, Com a Honda 2018, fez o que era possível e de forma bem Digna.

Karel Abraham e Hafizh Syarhin completaram a zona de pontuação. Depois de 22 segundos, chegava Jorge Lorenzo em 16ºlugar. Em um final de temporada e de carreira bem decepcionante. Esta muito na cara que o momento do Gladiador do Asfalto é de despedida da equipe, Da pior maneira possível. Nesse domingo teremos a penúltima etapa do Mundial de Motovelocidade. O GP da Malásia, Em Sepang. Com ainda a Moto 2 em disputa de título. A MotoGP e a Moto 3 já tem seus campeões conhecidos.

Fotos:

Resultado final do GP da Austrália
MotoGP

pospilotoEquipeMotoTempo
193Marc MárquezRepsol Honda TeamHonda40’43.729
235Cal CrutchlowLCR Honda CASTROLHondaa 11.413
343Jack MillerPramac RacingDucatia 14.499
463Francesco BagnaiaPramac RacingDucatia 14.554
536Joan MirTeam SUZUKI ECSTARSuzukia 14.817
629Andrea IannoneAprilia Racing Team GresiniApriliaa 15.280
74Andrea DoviziosoDucati TeamDucatia 15.294
846Valentino RossiMonster Energy Yamaha MotoGPYamahaa 15.841
942Álex RinsTeam SUZUKI ECSTARSuzukia 16.032
1041Aleix EspargaróAprilia Racing Team GresiniApriliaa 16.590
1121Franco MorbidelliPetronas Yamaha SRTYamahaa 24.145
1244Pol EspargaróRed Bull KTM Factory RacingKTMa 26.654
135Johann ZarcoLCR Honda IDEMITSUHondaa 26.758
1417Karel AbrahamReale Avintia RacingDucatia 44.912
1555Hafizh SyahrinRed Bull KTM Tech 3KTMa 44.968
1699Jorge LorenzoRepsol Honda TeamHondaa 1’06.045
x12Maverick ViñalesMonster Energy Yamaha MotoGPYamahaa 1 Volta
x82Mika KallioRed Bull KTM Factory RacingKTMa 3 Voltas
x53Tito RabatReale Avintia RacingDucatia 24 Voltas
x20Fabio QuartararoPetronas Yamaha SRTYamahaa 27 Voltas
x9Danilo PetrucciDucati TeamDucatia 27 Voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *