Lucas Di Grassi leva a primeira vitória da História da Formula E

A primeira etapa histórica da Formula E a primeira categoria com carros elétricos
teve uma corrida disputada e de conhecimento dos novos carros em corrida e eu
particularmente esperava mais confusão do que teve e acabou com a Vitória do piloto
Brasileiro Lucas di Grassi que estava com a terceira posição e foi beneficiado por um
acidente espetacular Entre Nicolas Prost que liderou a corrida inteira e Nick Heidfeld
que foi para a luta e tentou passar o Filho de Alain Prost na curva final do Circuito.
Na largada Heidfeld foi o piloto se deu melhor ganhando a posição do Indiano Karun
Chandhok assumindo a 4ªposição, Os três primeiros colocados no grid de largada
manteram suas posições, Nicolas Prost em 1º, Lucas di Grassi em 2º e Daniel Abt em
3º, Um pouco mais atrás acabou a Dupla da Andretti quase se estranhando, Montagny
foi agressivo contra o seu companheiro de equipe Charles Pic que por pouco não foi
para o muro. Quem não teve sorte foi o Brasileiro Bruno Senna que acabou tendo uma
suspensão quebrada nas primeiras curvas e acabou por deixar a corrida e o Safety car
entrou na pista para a retirada do carro do piloto da Mahindra.

Na relargada Prost manteve a ponta com Di Grassi, Abt e Heidfeld logo atrás formando
primeiro grupo. Franck Montagny se mostrou um piloto muito arrojado e conseguiu a
ultrapassagem sobre Karun Chandhok e assumiu a 5ªposição. Outras brigas no Grupo
Intermediário envolvendo Nelsinho Piquet lutando com Oriol Servia e Takuma Sato,
Enquanto isso Ho-Pin Tung acabou tendo que largar 2 voltas atrás, Sebastian Buemi que
acabou largando atrás por trocar o Câmbio acabou tendo problemas na corrida e
acabou fora da briga e depois de algumas voltas deixou a corrida.

E na metade da corrida veio a tão aguardada troca de Carros que acabou sendo
tranquila para todos os pilotos, Nick Heidfeld passou Di Grassi e assumiu a segunda
posição enquanto que Nicolas Prost manteve a ponta da corrida, Franck Montagny já
estava na Quarta posição com o carro da Andretti, Daniel Abt perdeu duas posições e
ficou em 5ºlugar com Chandhok e Bird logo atrás.

Troca de carros foi dentro do esperado e não teve problemas em nenhuma das equipes

A luta pela vitória aconteceu nas voltas finais ficou entre Nicolas Prost e Nick Heidfeld, Com um carro mais rápido Heidfeld foi para o ataque nas voltas finais para cima de Nicolas Prost, Nos metros finais Heidfeld acabou indo para cima e quando tentou passar Prost o francês acabou tocando roda com roda numa tentativa muito atrasada para defender a vitória no que acabou fazendo Heidfeld capotar fazendo desse acidente uma imagem até assustadora, Mas o alemão da Venturi acabou saindo sem problemas do carro e saiu para Reclamar do Nicolas Prost, Com isso o Brasileiro Di Grassi que estava já administrando a 3ªposição acabou o Brasileiro herdando a vitória com Franck Montagny e Daniel Abt logo atrás.

Só que Abt tomou 1 minuto de punição e acabou Caindo para o 10ºlugar fazendo com que Sam Bird que é o Vice-campeão de 2013 da GP2 Series herdou esse pódio. Charles Pic que quase bateu na primeira volta acabou em 4ºlugar a ajudou a Andretti a sair de Beijing na liderança do campeonato da Formula E.

Karun Chandhok, Jerome d’Ambrosio, Oriol Servia, Nelson Ângelo Piquet, Stephane Sarrazin que largou das últimas posições terminou a corrida em 9º e Abt ficou em 10ºlugar. Mas os dois pilotos da Volta mais rápida ficou com Takuma Sato que apesar dos problemas na corrida conseguiu fazer a volta mais rápida da corrida com 1:45.101 antes de deixar a prova.

Lucas di Grassi vence na abertura do campeonato da Formula E

A próxima corrida acontece na Malásia no dia 22 de Novembro, Mas para uma primeira experiência eu diria que a Formula E tem tudo para ser uma nova categoria que dure muitos anos e que se estabeleça pois foi um absoluto sucesso.

Resultado Final do Beijing Eprix

01 11     Lucas di Grassi     (Audi Sport ABT)         52:23.413
02 27     Franck Montagny     (Andretti Autosport)     a 2.867
03 2     Sam Bird     (Virgin Racing)         a 6.559
04 28     Charles Pic     (Andretti Autosport)     a 19.301
05 5     Karun Chandhok     (Mahindra Racing)          a 23.952
06 7     Jerome d’Ambrosio (Dragon Racing)         a 31.664
07 6     Oriol Servia     (Dragon Racing)          a 41.968
08 99     Nelson Piquet     (China Racing)          a 43.896
09 30     Stephane Sarrazin     (Venturi)              a 43.975
10 66     Daniel Abt     (Audi Sport ABT)         a 1:02.507
11 3     Jaime Alguersuari (Virgin Racing)         a 2:00.613
12 8     Nicolas Prost     (e.dams-Renault)         a 1 Volta
13 23     Nick Heidfeld     (Venturi)             a 1 Volta
14 18     Michela Cerruti     (Trulli)             a 1 Volta
15 77     Katherine Legge     (Amlin Aguri)         a 1 Volta
16 88     Ho-Pin Tung     (China Racing)         a 2 Voltas
17 55     Takuma Sato     (Amlin Aguri)         a 4 Voltas
18 9     Sébastien Buemi     (e.dams-Renault)         a 11 Voltas
19 10     Jarno Trulli     (Trulli)             a 23 Voltas
20 21     Bruno Senna     (Mahindra Racing)         a 25 Voltas
Melhor Volta da corrida: Takuma Sato 1:45.101

Vídeo da corrida:

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Formula E
Vídeo da corrida: Burning Whee1s

Sem categoria

Deixe uma resposta