Luca Marini tem desempenho avassalador e conquista vitória. Marquez dá mais um passo para o Título

O meio irmão de Valentino Rossi vem tendo o ano de 2019 apenas de regular para bom. Só que hoje, Luca Marini teve um desempenho impecável, Sem tomar conhecimento dos favoritos e dos postulantes ao título, O piloto da VR46 conquistou na madrugada de hoje sua 2ªVitória na Moto 2. (Primeira foi na Malásia no ano passado) Largando da 4ªposição, Fez ótima largada, e a partir da ultrapassagem sobre Alex Marquez nas primeiras voltas, O Italiano abriu vantagem e não foi ameaçado por mais ninguém.

Na largada, Tetsura Nagashima chega a tomar a ponta de Alex Marquez, Mas ele acaba perdendo um pouco a trajetória da curva 1 e dessa forma o piloto da Marc VDS voltou a ponta logo, Na reta oposta, Marini passou o piloto da SAG e passou a ser o segundo colocado. Com os dois pilotos da SAG logo atrás.

Logo, Os pilotos da SAG começariam a ficar para trás, Nagashima em poucas voltas iria cair para o 8ºlugar, Remy Gardner iria resistir mais tempo, mas teria uma linha dessedente na classificação. Jorge Martin não largou bem e acabou não tendo um bom começo de corrida, Ao contraio disso, O Espanhol Iker Lecuona teve um belo começo de prova, Em poucas voltas se colocando na 3ªposição.

Marquez e Marini se distanciaram do restante da turma, Parecia que a briga pela vitória ficaria entre os dois. Porém, Marini começou a pressionar Alex Marquez e tinha um melhor desempenho o piloto da equipe de Valentino Rossi. Na volta 5, Aconteceu a ultrapassagem e Marini assumiu a liderança. Mais atrás, Brad Binder teve muito arrojo para superar Remy Gardner, passando para o 4ºlugar. Já Nagashima acabou caindo mais ainda, o 2ºlugar no Grid de largada tinha caído para a 11ªposição.

Marini começou a abrir vantagem para Marquez, Mais grave foi que Iker Lecuona da American Racing chegou ao líder do campeonato. Era nítido que o espanhol não tinha um bom rendimento na sua Kalex. Por sorte, os adversários do Little Marquez não estavam muito bem, Apenas Binder em 4º e Fernandez em 5º estavam tendo desempenhos aceitáveis. Thomas Luthi acabou tendo problemas e caiu do 8º para o 13ºlugar. (Possivelmente por conta de um erro que o Suíço cometeu) Mas nada superava a ruindade da corrida de Jorge Navarro, que vinha fora da zona de pontuação.

Marquez vinha resistindo a pressão de Lecuona, Se arriscando até mesmo a cair, Assim que aconteceu com o companheiro de equipe Xavi Vierge, na 12ªVolta.

Na metade da corrida, Lecuona na primeira tentativa de passar na curva 12, Quase bate em Alex Marquez, na Volta seguinte, O piloto da American Racing chega a superar Marquez, que partiu para cima de seu adversário e chega a tocar lado a lado com um piloto que se quer disputava o título. Ao chegar a curva 1, Marquez conseguiu segurar o segundo lugar. Porém, O Irmão de Marc Marquez não resistiu para sempre, Ele foi superado pelo Lecuona e começou a ser fortemente pressionado por Brad Binder, O Espanhol Augusto Fernandez já vinha acompanhando o Sul-Africano.

Luthi que tinha caído para o 13ºlugar, Se recuperou brilhantemente, Em poucas voltas conseguiu recuperar as posições perdidas e ainda por cima, Chegar ao 7ºlugar, depois de passar Remy Gardner, que vinha com desempenho cada vez pior.

A 7 Voltas do final, Binder supera Marquez, que teria de segurar Augusto Fernandez de qualquer jeito. O mais prudente era o piloto da Marc VDS tirar um pouco o pé e deixar o piloto da Pons passar, para levar a moto de maneira segura até a 5ªposição, Mas O irmão de Marc Marquez não quis saber de cautela, Mas sim de se segurar na posição até o final da prova. Ele chegou a dar uma fechada ao errar a trajetória na curva 2, Mas isso durou poucas curvas, Fernandez conseguiu superar novamente Marquez.

Enquanto isso, Binder foi para cima de Lecuona, Disputando a segunda posição. Apesar do ótimo momento do Guepardo Sul-africano, O Espanhol da American Racing vinha em uma grande corrida (A melhor corrida de Lecuona na temporada) Essa disputa foi até as voltas finais. Quando parecia que Lecuona conseguiria manter o segundo lugar, Binder na curva final, conseguiu a ultrapassagem e acabou levando a posição e mais 4 pontos para a casa.

Luca Marini acabou não tendo o menor trabalho para se preocupar com as brigas de trás. O piloto trouxe sua moto com cuidado após uma dominante prova e venceu pela primeira vez na temporada. Foi a 2ªVitória da sua carreira na Moto 2. Brad Binder acabou a prova em 2ºlugar e aumenta suas chances de título e subiu para o 3ºlugar no campeonato mundial, Apesar de ainda remotas. O pódio foi completado pelo Iker Lecuona  na sua melhor corrida da temporada.

Augusto Fernandez acabou se esforçando bastante para tirar 2 pontos da vantagem que Marquez tinha na liderança do mundial. O piloto da Pons fechou a prova em 4ºlugar, Enquanto que seu companheiro de equipe, Lorenzo Baldassarri acabou caindo nas primeiras voltas e terminou a prova numa lamentável 25ªposição.

Alex Marquez acabou não conseguindo um grande resultado, Mas diante do que aconteceu, Até que o piloto da Marc VDS conseguiu diminuir os prejuízos do 5ºlugar. Principalmente pelo pífio desempenho de Jorge Navarro da Speed UP, Que ficou em uma patética 17ªposição, Logo a frente de Fabio di Giannantonio. Provavelmente a moto Speed UP não se adaptou a pista tailandesa.

Jorge Martin fechou a prova em 6ºlugar, seu melhor final de semana de 2019 e o melhor resultado na moto 2. Thomas Luthi acabou em uma corrida de recuperação, terminando a prova em 7ºlugar. Porém, esta com uma moto muito longe de estar competitiva para ainda tentar o título. Uma pena, Pois desde da metade do ano parece que a Dynavolt deu uma perdida no acerto do equipamento. O Suíço ficou na frente de Nicolò Bulega da VR46.

O Tailandês Somkiat Chantra fez um belo final de semana, Conquistando o 9ºlugar. Foi o melhor resultado do piloto, que faz uma digna temporada de estreia na Moto 2, Na curva final, Chantra acabou superando Marco Bezzecchi. O piloto da Tech 3 obteve seu melhor resultado em 2019, Ficando com o 10ºlugar.

Completando a zona de Pontuação: Enea Bastianini da Italtrans, Remy Gardner da SAG, Andrea Locatelli da Italtrans, Marcel Schrotter da Dynavolt e Tetsura Nagashima da SAG. O Desempenho da equipe de Eduardo Pelarez piorou durante a corrida e seus pilotos tiveram que lutar muito para manter na zona de pontuação.

Daqui a duas semanas teremos a 16ªEtapa, Em Motegi para a prova Japonesa do Mundial de Motovelocidade. Na Moto 2, Alex Marquez dá mais um passo rumo ao campeonato, Mas é preciso abrir o olho para Fernandez e Binder que vivem em alta nessas ultimas corridas da temporada.

Fotos:

Resultado final do GP da Tailândia
Moto 2

pospilotoequipemotoTempo
110Luca MariniSKY Racing Team VR46Kalex38’40.882
241Brad BinderRed Bull KTM AjoKTMa 2.296
327Iker LecuonaAmerican Racing KTMKTMa 2.544
440Augusto FernándezFLEXBOX HP 40Kalexa 2.585
573Álex MárquezEG 0,0 Marc VDSKalexa 2.919
688Jorge MartínRed Bull KTM AjoKTMa 6.839
712Thomas LuthiDynavolt Intact GPKalexa 12.500
811Nicolò BulegaSKY Racing Team VR46Kalexa 13.669
935Somkiat ChantraIDEMITSU Honda Team AsiaKalexa 14.622
1072Marco BezzecchiRed Bull KTM Tech 3KTMa 14.726
1133Enea BastianiniItaltrans Racing TeamKalexa 14.873
1287Remy GardnerONEXOX TKKR SAG TeamKalexa 15.952
135Andrea LocatelliItaltrans Racing TeamKalexa 16.095
1423Marcel SchrötterDynavolt Intact GPKalexa 16.603
1545Tetsuta NagashimaONEXOX TKKR SAG TeamKalexa 17.147
1677Dominique AegerterMV Agusta Temporary ForwardMV Agustaa 18.707
179Jorge NavarroBeta Tools Speed UpSpeed Upa 20.985
1821Fabio Di GiannantonioBeta Tools Speed UpSpeed Upa 23.103
1996Jake DixonGaviota Angel Nieto TeamKTMa 25.393
2064Bo BendsneyderNTS RW Racing GPNTSa 27.715
212Jesko RaffinNTS RW Racing GPNTSa 34.863
2265Philipp ÖttlRed Bull KTM Tech 3KTMa 35.014
2347Adam NorrodinPetronas Sprinta RacingKalexa 58.666
2420Dimas Ekky PratamaIDEMITSU Honda Team AsiaKalexa 1’18.435
257Lorenzo BaldassarriFLEXBOX HP 40Kalex1 Volta
x18Xavier CardelúsGaviota Angel Nieto TeamKTM1 Volta
x22Sam LowesFederal Oil Gresini Moto2Kalex7 Voltas
x54Mattia PasiniTasca Racing Scuderia Moto2Kalex11 Voltas
x3Lukas TulovicKiefer RacingKTM12 Voltas
x97Xavi ViergeEG 0,0 Marc VDSKalex14 Voltas
x62Stefano ManziMV Agusta Temporary ForwardMV Agusta19 Voltas
x16Joe RobertsAmerican Racing KTMKTM22 Voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *