Lotterer conquista vitória em Sugo e ainda alimenta o sonho do título na Super Formula

Grid de Largada:

1    2    Andre Lotterer        (PETRONAS TOM’S SF14TOYOTA RI4A)            1’05.005
2    1    Kazuki Nakajima        (PETRONAS TOM’S SF14TOYOTA RI4A)            1’05.177
3    38    Hiroaki Ishiura        (P.MU/CERUMO · INGING SF14TOYOTA RI4A)            1’05.246
4    16    Naoki Yamamoto        (TEAM MUGEN SF14HONDA HR-414E)                1’05.314
5    40    Tomoki Nojiri        (DOCOMO DANDELION M40S SF14HONDA HR-414E)        1’05.324
6    19    J.P.L.de Oliveira    (LENOVO TEAM IMPUL SF14TOYOTA RI4A)            1’05.344
7    8    Kamui Kobayashi        (Team KYGNUS SUNOCO SF14TOYOTA RI4A)            1’05.377
8    34    Takashi Kogure        (DRAGO CORSE SF14HONDA HR-414E)                1’05.495
9    11    Takuya Izawa        (REAL SF14HONDA HR-414E)                1’05.794
10    20    Andrea Caldarelli    (LENOVO TEAM IMPUL SF14TOYOTA RI4A)            1’05.838
11    64    Daisuke Nakajima    (NAKAJIMA RACING SF14HONDA HR-414E)            1’05.963
12    10    Koudai Tsukakoshi    (REAL SF14HONDA HR-414E)                1’06.024
13    7    Ryo Hirakawa        (ACHIEVEMENT Team KYGNUS SUNOCO SF14TOYOTA RI4A)    1’06.060
14    18    Yuichi Nakayama        (KCMG Elyse SF14TOYOTA RI4A)                1’06.305
15    65    Bertrand Baguette    (NAKAJIMA RACING SF14HONDA HR-414E)            1’06.322
16    41    Narain Karthikeyan    (DOCOMO DANDELION M41Y SF14HONDA HR-414E)        1’06.438
17    39    Yuji Kunimoto        (P.MU/CERUMO · INGING SF14TOYOTA RI4A)            1’06.561
18    4    William Buller        (FUJI×D’station KONDO SF14TOYOTA RI4A)            1’07.912
19    3    James Rossiter        (FUJI×D’station KONDO SF14TOYOTA RI4A)            1’19.426

Em Sugo num circuito pequeno desconhecido para o publico que não conhece tão bem o automobilismo Japonês foi realizada a 6ªEtapa da Super Formula 2015 em um ano que tinha em grande fase o piloto da Cerumo Hiroaki Ishiura na liderança do campeonato com 41 pontos contra 34 de Kazuki Nakajima com a toda poderosa equipe Tom’s. Ainda na disputa do campeonato o Brasileiro João Paulo de Oliveira com 30 pontos e André Lotterer com remotíssimas possibilidades com apenas 20 pontos. Com 29 Pontos em Jogo, Matematicamente Kamui Kobayashi com 14 pontos tinha possibilidade de título bem remotas mesmo.

Mas se pensa que o Piloto Alemão de 33 estava morto, Engana-se ele conquistou a pole position com 1:05.005 muito próximo do 1:04 dividindo a primeira fila com seu companheiro de equipe Kazuki Nakajima que era o vice-líder e a caça de Hiroaki Ishiura que largaria logo atrás em terceiro lugar dividindo a fila com Naoki Yamamoto com o primeiro motor Honda do Grid. Completando os 10 primeiros vinham Tomoki Nojiri da Docomo, João Paulo de Oliveira da Impul, Kamui Kobayashi da Kygnus, A Surpresa Takashi Kogure da Drago Corse, Takura Izawa da Real e Andrea Caldarelli companheiro de JP na Impul.

Ishiura suou muito para manter uma distância razoável na liderança do campeonato.
Ishiura suou muito para manter uma distância razoável na liderança do campeonato.

Na Largada Kazuki Nakajima largou muito bem e assumiu a liderança com Lotterer em segundo, Ishiura perdeu o terceiro lugar para Naoki Yamamoto, Acabou o Ryo Hirakawa largando muito bem saindo de 13º para o 9ºlugar, Kogure da Drago Corse perdeu 4 posições caindo para o 12ºlugar. Já para Bertrand Baguette a largada só ocorreu 1 volta e meia depois já comprometendo a corrida dele inteira.

Logo os dois pilotos da Tom’s Petronas estavam abrindo distância da concorrência nas primeiras voltas. Kobayashi pressionou por uma volta a João Paulo de Oliveira que na volta seguinte tentou ultrapassagem sobre o piloto da Docomo usando o botão que dar mais potência para o carro por 20 segundos, Mas acabou Oliveira escapando da pista e indo para fora na primeira curva perdendo o 6ºlugar para Kobayashi.

Logo vieram os pilotos de trás para fazerem paradas, primeiro deles foi um dos piloto da Kondo que largaram das últimas posições no grid de largada que fez a parada obrigatória na 7ªVolta. Nesse meio tempo o piloto Yuichi Nakayama com a fraquíssima  KCMG passou o medíocre Andrea Caldarelli isso valendo o 14ºlugar. A Equipe Kygnus fez as paradas de Hirakawa e Kobayashi nas voltas 10 e 11.

Na 15ªVolta na reta dos boxes André Lotterer com mais rendimento que Kazuki Nakajima colocou por dentro e ultrapassou retornando a liderança da prova perdida na largada. Voltando a falar de Caldarelli ele foi fazer a parada e acabou depois fazendo zigue-zague na frente de um piloto, Para mim era para levar uma punição por esse ato irresponsável. Yuji Kunimoto foi aos boxes algumas voltas depois, Mas acabou tendo que ceder passagem para os líderes. Isso mostrava que uma tática nos boxes para pilotos lá de trás fazerem paradas cedo demais poderia dar muito errado mesmo, Quem estava nas primeiras posições poderia arriscar essa tática como Kobayashi e Hirakawa fizeram e eles estavam nessa tática podendo se dar muito bem.

Hirakawa foi vitima de uma pane seca no final da prova
Hirakawa foi vitima de uma pane seca no final da prova

Ishiura tentava buscar o 3º lugar perdido na largada para Naoki Yamamoto que esta resistindo aos ataques do piloto da Cerumo, Na 22ªVolta Kogure da Drago Corse foi para os boxes para a parada de reabastecimento nos boxes, na Volta seguinte foi o Indiano Narain Karthikeyan da Docomo.

O líder do campeonato Hiroaki Ishiura foi para os boxes e como a maior parte dos pilotos a parada era só para reabastecer mesmo. Após um trabalho cometente da Cerumo Ishiura volta ainda na frente do Kobayashi que tinha rápido para tentar tomar algumas posições na prova. Na Volta 29 Kazuki Nakajima foi para os boxes e nessa parada ele trocou dois pneus e reabasteceu, Mas essa tática custou caro demais pois Yamamoto fez uma parada mais rápida e voltou a frente do piloto da Tom’s que teve de segurar a posição em cima de Ishiura Com o aquecimento dos pneus o piloto da Tom’s conseguiu abrir uma distância minimamente segura.

Yamamoto levou a Team Mugen ao 2ºlugar
Yamamoto levou a Team Mugen ao 2ºlugar

Lotterer, Nojiri, Oliveira, Tsukakoshi, Daizuke Nakajima e Nakayama ainda não tinham feito paradas no boxes, eles iriam levar a parada o mais a frente possivel para tentarem ganhar posições menos Lotterer que nem precisava fazer esse tipo de tática já que ele estava a mais de 15 segundos sobre o Nojiri que era o segundo lugar na ocasião. Já para o Yamamoto a vantagem era de mais de 40 segundos de Lotterer, Já Nojiri e Oliveira poderiam pegar o pódio no Lugar de Yamamoto e de Kazuki Nakajima se as paradas todas acontecessem naquele momento dos que não pararam nos boxes para essa obrigação.

Kobayashi perdeu Rendimento e começava a ser pressionado por Ryo Hirakawa que tinha naquele momento mais carro que o seu companheiro de equipe que foi um dos mais arrojados da Formula 1 durante sua estadia na Categoria (Espero que Kobamito volte a Formula 1) disputa valendo o 8ºlugar. Nojiri fez a melhor volta da prova na volta 51 com 1:07.472, incrível a velocidade do piloto da Docomo com os motores Honda. Enquanto isso Takura Izawa deixava a prova na mesma volta 51.

Lotterer foi para boxes e voltou na liderança, Nojiri foi para os boxes, Fez tudo certo, Voltou para a pista mas Naoki Yamamoto mais embalado acabou pegando a posição de Nojiri que pelo menos conseguiu segurar a Kazuke Nakajima e manteve-se em 3ºlugar ainda que fosse um 4ºlugar temporário. Daizuke Nakajima tinha feito a parada um pouco antes.

Nakajima tirou apenas um ponto de distância para Ishiura na Classificação do Campeonato.
Nakajima tirou apenas um ponto de distância para Ishiura na Classificação do Campeonato.

Na Volta  55 João Paulo de Oliveira foi para os boxes, Mas na hora de voltar para a corrida com o carro reabastecido o carro dele morre e dai se perdeu 10 segundos para religar o carro e o resultado disso é que o Piloto Brasileiro da Impul caiu para o 9ºlugar fora dos pontos. Com a parada de Koudai Tsukakoshi Só restava o piloto Yuichi Nakayama da fraquíssima KCMG a parar nos boxes. Mas ele estava em segundo lugar e andando rápido para tentar marcar algum ponto. Na Volta 58 ele foi para os boxes. Mas a Demora na parada da sua Equipe o condena a ficar atrás do piloto da Real que restava que era o Tsukakoshi ou seja em 10ºlugar. Dai eles travaram um belo duelo por essa posição ainda tentando buscar Oliveira que estava bem perto deles na busca de algum ponto no campeonato e para eles seria o primeiro na temporada para ambos. Lotterer caminhava para a vitória tranquilamente enquanto que Yamamoto, Nojiri, Nakajima e Ishiura brigavam pelo 2º com uma distância de 5 segundos entre eles quatro. Kobayashi tinha que segurar o ataque de Hirakawa para manter o 6ºposto, Mas era Tsukakoshi e Nakayama que faziam a briga da corrida no final, Uma bela batalha. Mas acabou o piloto Nakayama que foi o destaque dessa prova não conseguindo passar o piloto da Real que se defendeu de forma brilhante.

Nojiri conquista segundo pódio na temporada.
Nojiri conquista segundo pódio na temporada.

Lotterer levou seu carro com segurança para a vitória colocando 23 segundos de vantagem sobre o piloto da Team Mugen Naoki Yamamoto em segundo lugar seguido de perto por Tomoki Nojiri que assim como Yamamoto tem motores Honda, Com isso é a primeira vez que a Honda conseguia levar dois pilotos ao pódio mesmo com a vitória da Toyota mais uma vez. Na disputa pelo título Kazuki Nakajima levou a melhor, Mas ficou em 4ºlugar e só conseguiu um ponto sobre Hiroaki Ishiura que acabou ficando em 5ºlugar, Ao final das contas não foi uma corrida muito boa para ambos, Mas o piloto da Cerumo fica mais próximo do título pois agora restam 18 pontos em jogo na rodada dupla de Suzuka nesse domingo dias 7 e 8 de Novembro com 6 pontos a frente de Kazuke Nakajima com 45 pontos contra 39. Kobayashi ficou em 6ºlugar e João Paulo de Oliveira contou com a Sorte para salvar o 7ºlugar porque Ryo Hirakawa acabou ficando com pane seca e só conseguiu ter forças para ficar em 8ºlugar com Koudai Tsukakoshi e Yuichi Nakayama que foi um dos grandes nomes da prova em 10ºlugar, No dia em que ele tiver um time razoável ele vai incomodar muito na Super Formula. Nesse final de semana tem a decisão da Super Formula com 2 corridas em Suzuka numa Rodada Dupla que vai definir o campeão de 2015 de um dos mais tradicionais campeonatos de Formula no cenário Internacional.

Nakayama_revelaçãodaprova
A grande revelação da prova em Sugo Yuichi Nakayama

Resultado final da 6ªEtapa da Super Formula – Sugo

1    2    Andre Lotterer        (PETRONAS TOM’S SF14TOYOTA RI4A)            1:17’52.551    em 68 Voltas 194.07km/h
2    16    Naoki Yamamoto        (TEAM MUGEN SF14HONDA HR-414E)                a 23.881
3    40    Tomoki Nojiri        (DOCOMO DANDELION M40S SF14HONDA HR-414E)        a 24.666
4    1    Kazuki Nakajima        (PETRONAS TOM’S SF14TOYOTA RI4A)            a 25.453
5    38    Hiroaki Ishiura        (P.MU/CERUMO · INGING SF14TOYOTA RI4A)            a 28.371
6    8    Kamui Kobayashi        (Team KYGNUS SUNOCO SF14TOYOTA RI4A)            a 47.546
7    19    J.P.L.de Oliveira    (LENOVO TEAM IMPUL SF14TOYOTA RI4A)            a 48.168
8    7    Ryo Hirakawa        (ACHIEVEMENT Team KYGNUS SUNOCO SF14TOYOTA RI4A)    a 49.787
9    10    Koudai Tsukakoshi    (REAL SF14HONDA HR-414E)                a 53.179
10    18    Yuichi Nakayama        (KCMG Elyse SF14TOYOTA RI4A)                a 53.636
11    34    Takashi Kogure        (DRAGO CORSE SF14HONDA HR-414E)                a 54.548
12    64    Daisuke Nakajima    (NAKAJIMA RACING SF14HONDA HR-414E)            a 55.803
13    41    Narain Karthikeyan    (DOCOMO DANDELION M41Y SF14HONDA HR-414E)        a 56.764
14    3    James Rossiter        (FUJI×D’station KONDO SF14TOYOTA RI4A)            a 1 Voltas
15    4    William Buller        (FUJI×D’station KONDO SF14TOYOTA RI4A)            a 1 Voltas
16    20    Andrea Caldarelli    (LENOVO TEAM IMPUL SF14TOYOTA RI4A)            a 1 Voltas
17    39    Yuji Kunimoto        (P.MU/CERUMO · INGING SF14TOYOTA RI4A)            a 1 Voltas
18    65    Bertrand Baguette    (NAKAJIMA RACING SF14HONDA HR-414E)            a 2 Voltas
Não Completou a prova:
11    Takuya Izawa        (REAL SF14HONDA HR-414E)    a 18 Voltas
Melhor Volta da Prova: 40    Tomoki Nojiri        (DOCOMO DANDELION M40S SF14HONDA HR-414E)         1’07.472

Vídeo da corrida:

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Twitter/Toyota
Vídeo: уам627

Sem categoria

Deixe um comentário