MotoGP
16 pilotos disputando 2 vagas para o Q2. Entre eles estava o líder do Campeonato. O Espanhol Marc Marquez que ficou fora dos 10 primeiros colocados na soma dos 3 treinos livre. A Formiga Atômica era o franco favorito para o Q2 e os outros 15 que disputem a segunda vaga.
Rins e Bradley Smith largaram na frente, Essa realidade não durou muito tempo. Marc Marquez a 9 minutos e meio do final faz 1:39.439 e abriu 4 décimos a frente de Jack Miller que fez 1:39.876 e de Sharyin com 1:40.042.
A primeira vaga na repescagem já estava nas mãos de Marquez. A segunda vaga estava ainda em disputa. A Formiga Atômica melhorou ainda mais sua marca, para 1:39.374. A 4 minutos do final, começa a surgir o Japonês Takaaki Nakagami no treino. A sua primeira volta já o levou o piloto da LCR Honda para o quarto lugar. Alex Rins segundos depois passou para o terceiro lugar. O piloto da Suzuki visava a posição de Jack Miller.
Porém, Foi Nakagami que superou Miller com 1:39.663 e garantiu a segunda vaga. Pela primeira vez o Japonês iria para o Q2 nesse ano de estreia. Marquez consolidou o primeiro lugar, Com 1:39.213.
Classificação do Q1:
Pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 93 | Marc Marquez | Repsol Honda Team | Honda | 1’39.217 |
2 | 30 | Takaaki Nakagami | LCR Honda IDEMITSU | Honda | 1’39.663 |
3 | 43 | Jack Miller | Alma Pramac Racing | Ducati | 1’39.732 |
4 | 55 | Hafizh Syahrin | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | 1’39.879 |
5 | 42 | Alex Rins | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 1’39.918 |
6 | 41 | Bradley Smith | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’40.010 |
7 | 38 | Franco Morbidelli | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’40.019 |
8 | 21 | Pol Espargaro | EG 0,0 Marc VDS | Honda | 1’40.058 |
9 | 44 | Aleix Espargaro | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’40.178 |
10 | 45 | Scott Redding | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’40.300 |
11 | 17 | Karel Abraham | Angel Nieto Team | Ducati | 1’40.449 |
12 | 19 | Alvaro Bautista | Angel Nieto Team | Ducati | 1’40.524 |
13 | 36 | Mika Kallio | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’40.572 |
14 | 12 | Thomas Luthi | EG 0,0 Marc VDS | Honda | 1’40.590 |
15 | 50 | Sylvain Guintoli | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 1’40.834 |
16 | 10 | Xavier Simeon | Reale Avintia Racing | Ducati | 1’41.369 |
Parte final do treino, Quase todos os pilotos foram para a pista imediatamente para a pista. Valentino Rossi e Jorge Lorenzo foram para a pista fora do grupo de pilotos. Na primeira tentativa, Lorenzo marcou 1:39.331 assumindo a liderança. Porém vários pilotos não fizeram a primeira volta rápida. Entre eles vindo do Q2, Marc Marquez foi para a sua volta rápida assim como vários outros pilotos fizeram suas voltas rápidas.
Ninguém superou Lorenzo, com exceção de Marquez, Que quebrou os cronômetros fazendo 1:38.886 e com Valentino Rossi marcando o segundo tempo com 1:39.278. Na metade do treinamento a primeira fila seria formada pelos maiores Rivais de Marquez. Com Andrea Iannone, Marevick Viñales e Cal Crutchlow fazendo a segunda fila. Na metade da classificação.
A 5 minutos do final, todos vão para a pista. Lorenzo repete o ritual de sair em posição diferente dos outros pilotos. O Espanhol embalado pela vitória em Mugello queria marcar uma nova pole position. Seu companheiro de equipe Andrea Dovizioso a 2 minutos e 40 do final apareceu marcando o segundo melhor tempo com 1:38.923.
Marquez melhorou sua marca para 1:38.746. O que não foi suficiente para deter Jorge Lorenzo, O Espanhol tomou a pole de Marquez com 1:38.680. Marc Marquez com a Honda e Andrea Dovizioso com a Ducati. Na Segunda fila largam Maverick Vinales com a melhor moto da Yamaha, Andrea Iannone de Suzuki e Danilo Petrucci com a Pramac Ducati.
Valentino Rossi com a Yamaha larga em 7ºlugar e abre a terceira fila. Johann Zarco com a Moto de 2016 larga em 8 e em mais um treino muito bom, Esteve Rabat iria largar em 9ºlugar. Completando os 12 primeiros colocados: Cal Crutchlow, Dani Pedrosa e Takaaki Nakagami.
Grid de Largada do GP da Catalunha
Moto GP – 7ªEtapa
Pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 99 | Jorge Lorenzo | Ducati Team | Ducati | 1’38.680 |
2 | 93 | Marc Marquez | Repsol Honda Team | Honda | 1’38.746 |
3 | 4 | Andrea Dovizioso | Ducati Team | Ducati | 1’38.923 |
4 | 25 | Maverick Vinales | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha | 1’39.145 |
5 | 29 | Andrea Iannone | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 1’39.148 |
6 | 9 | Danilo Petrucci | Alma Pramac Racing | Ducati | 1’39.178 |
7 | 46 | Valentino Rossi | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha | 1’39.266 |
8 | 5 | Johann Zarco | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | 1’39.331 |
9 | 53 | Tito Rabat | Reale Avintia Racing | Ducati | 1’39.504 |
10 | 35 | Cal Crutchlow | LCR Honda CASTROL | Honda | 1’39.556 |
11 | 26 | Dani Pedrosa | Repsol Honda Team | Honda | 1’39.695 |
12 | 30 | Takaaki Nakagami | LCR Honda IDEMITSU | Honda | 1’39.888 |
13 | 43 | Jack Miller | Alma Pramac Racing | Ducati | 1’39.732 |
14 | 55 | Hafizh Syahrin | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | 1’39.879 |
15 | 42 | Alex Rins | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 1’39.918 |
16 | 41 | Bradley Smith | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’40.010 |
17 | 38 | Franco Morbidelli | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’40.019 |
18 | 21 | Pol Espargaro | EG 0,0 Marc VDS | Honda | 1’40.058 |
19 | 44 | Aleix Espargaro | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’40.178 |
20 | 45 | Scott Redding | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | 1’40.300 |
21 | 17 | Karel Abraham | Angel Nieto Team | Ducati | 1’40.449 |
22 | 19 | Alvaro Bautista | Angel Nieto Team | Ducati | 1’40.524 |
23 | 36 | Mika Kallio | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | 1’40.572 |
24 | 12 | Thomas Luthi | EG 0,0 Marc VDS | Honda | 1’40.590 |
25 | 50 | Sylvain Guintoli | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | 1’40.834 |
26 | 10 | Xavier Simeon | Reale Avintia Racing | Ducati | 1’41.369 |
Domingo, Lorenzo queria confirmar o seu final de semana maravilhoso que ele estava tendo, Marquez queria a 4ªvitória e Dovizioso buscava repetir a vitória no ano anterior.
Na largada, Marquez assumiu a liderança, Com uma bela largada de Andrea Iannone que partiu do 5ºlugar no Grid para a 2ªposição. Lorenzo tinha caído para o 3ºlugar. Dovizioso, Rossi e Pedrosa completavam os 6 primeiros colocados.
O piloto da Suzuki foi com tudo para cima de Marquez. Iannone passou o piloto da Honda, Mas logo depois tomou o X do Marquez e perdeu posição para Lorenzo Para Dovizioso e no começo da volta 2 para Valentino Rossi que ganhou a 4ªposição. No final da primeira volta Lorenzo acabou ultrapassando Marquez e assumiu a liderança.
A partir dai começou o duelo entre os dois pilotos, Dovizioso vinha perto deles e um pouco mais atrás vinha Valentino Rossi. Mais atrás, Andrea Iannone perdeu mais duas posições. Para Dani Pedrosa e para Danilo Petrucci e caiu para o 7ºlugar. Já o piloto da Reysol e da Pramac disputando o 5ºlugar.
Na volta 5, Lorenzo fez a melhor volta da prova, Com Marquez na sua cola e Dovizioso se afastando um pouco mais da briga em 3ºlugar, Sem ser pressionado por Rossi. Mas atrás Petrucci estava com vontade de lutar com Pedrosa pela 5ªposição. Crutchlow e Viñales pressionavam Iannone pelo 7ºlugar. Johann Zarco da Tech 3 e Jack Miller com a segunda Pramac vinham em 10º e 11º respectivamente.
Lorenzo continuava vento Marquez na sua cola, Fazendo a melhor volta da prova, Com 1:40.023 na 10ªvolta. Na Volta seguinte, Andrea Dovizioso acabou caindo pela terceira vez em 4 corridas. O que complica demais as possibilidades de título para o Italiano. A corrida ficaria definitivamente entre Lorenzo e Marquez. Rossi em 3º estava longe dos dois primeiros e não sendo ameaçado pelos demais.
Aos poucos Lorenzo foi mantendo o ritmo e deixando Marc Marquez para trás. Cal Crutchlow passou Petrucci e assumiu a 5ªposição. Zarco, Viñales, Jack Miller e Iannone que chegou a disputar a liderança com o Marquez completavam os 10 primeiros colocados. A Briga daquele momento era mesmo pela 4ªposição.
Até a metade da prova, Eram 7 pilotos que tinham deixado a prova dos 26 pilotos que largaram para a corrida.
A 11 voltas do final Crutchlow partiu para cima de Pedrosa em busca do 4ºlugar. Johann Zarco subiu muito e aparecia em 6ºlugar com sua Yamaha 2016 da Tech 3. Viñales ganhou a 7ªposição do Danilo Petrucci. Um pouco mais atrás, ao tentar ultrapassar Bradley Smith, O Japonês Takaaki Nakagami acaba caindo e levando com ele o piloto da KTM. Ambos fizeram coisa positivas nesse final de semana. O piloto da LCR Honda passou para o Q2 pela primeira vez no ano e Bradley Smith fez uma brilhante largada. (Do 16ºlugar para o 7º em 3 curvas) Depois pela limitações da KTM ele ficou mais para trás.
Viñales partiu para cima de Zarco, Briga valendo o 6ºlugar. Enquanto que continuava a briga de Crutchlow para passar Pedrosa pelo 4ºlugar. A 7 Voltas do final após boa disputa, O piloto da LCR Honda passou o piloto da Repsol ganhando o 4ºlugar. Enquanto isso, O Espanhol Jorge Lorenzo estava com 2 segundos a frente de Marc Marquez e se encaminhando para a segunda vitória seguida.
A 6 Voltas do final, Um azar lamentável com Esteve Rabat que fez um belo final de semana e estava bem colocado. O motor da Ducati de 2017 da Avintia acabou estourando, Ele teve de deixar a prova com a moto pegando fogo.
A 5 Voltas do final, Jack Miller cai e deixa a prova, Franco Morbidelli também tem o chão como destino. Porém ele acaba continuando na prova se arrastando praticamente. A 4 Voltas do final Hafish Sharyin acabou caindo e sua moto ficou em ponto perigoso na minha opinião. O piloto Malaio vinha em uma boa posição.
Jorge Lorenzo levou tranquilo sua Ducati para a segunda vitória seguida, O gladiador do Asfalto que esta contratado para correr na Honda Repsol em 2019 ao lado de Marc Marquez que terminou a prova na segunda posição.
O Pódio foi completado pelo Italiano Valentino Rossi que esta na vice-liderança no campeonato. 27 pontos atrás de Marc Marquez.
Cal Crutchlow tem um bom dia, Em uma corrida sólida o Inglês ficou em 4ºlugar. A frente do piloto da equipe oficial da Honda. Daniel Pedrosa, que esta com os dias contados na equipe Honda Repsol e quem sabe também da MotoGP. Ele conseguiu segurar a Marevick Viñales que fez mais uma largada ruim e teve de reagir na parte final da prova e ficou em 6ºlugar a frente de Johann Zarco com sua Tech 3.
Danilo Petrucci começou bem, Mas não manteve o ritmo e acabou perdendo posições. Terminando a prova em 8ºlugar. Andrea Iannone foi um autêntico fogo de palha. Chegou a passar Marquez na disputa pela liderança acabou depois caindo e caindo volta após volta. O Final foi um com chave de ouro (Só que não) Foi ultrapassado pelo Alvaro Bautista que deixou Iannone apenas em 10ºlugar.
Pol Espargaró com a KTM, Scott Redding com a Aprilla, Karel Abraham da Aspar Martinez e Franco Morbidelli a 2 voltas do Vencedor com a Marc VDS completaram a zona de pontuação.
Dia primeiro de Julho teremos o GP da Holanda. No circuito de Assen, Catedral da Motovelocidade.
Pos | nº | Piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 99 | Jorge Lorenzo | Ducati Team | Ducati | 40’13.566 |
2 | 93 | Marc Marquez | Repsol Honda Team | Honda | a 4.479 |
3 | 46 | Valentino Rossi | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha | a 6.098 |
4 | 35 | Cal Crutchlow | LCR Honda CASTROL | Honda | a 9.805 |
5 | 26 | Dani Pedrosa | Repsol Honda Team | Honda | a 10.640 |
6 | 25 | Maverick Vinales | Movistar Yamaha MotoGP | Yamaha | a 10.798 |
7 | 5 | Johann Zarco | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | a 13.432 |
8 | 9 | Danilo Petrucci | Alma Pramac Racing | Ducati | a 15.055 |
9 | 19 | Alvaro Bautista | Angel Nieto Team | Ducati | a 22.057 |
10 | 29 | Andrea Iannone | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | a 24.141 |
11 | 44 | Pol Espargaro | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | a 36.560 |
12 | 45 | Scott Redding | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | a 38.229 |
13 | 17 | Karel Abraham | Angel Nieto Team | Ducati | a 1’21.526 |
14 | 21 | Franco Morbidelli | EG 0,0 Marc VDS | Honda | a 3 Voltas |
55 | Hafizh Syahrin | Monster Yamaha Tech 3 | Yamaha | a 4 Voltas | |
53 | Tito Rabat | Reale Avintia Racing | Ducati | a 6 Voltas | |
43 | Jack Miller | Alma Pramac Racing | Ducati | a 7 Voltas | |
38 | Bradley Smith | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | a 11 Voltas | |
30 | Takaaki Nakagami | LCR Honda IDEMITSU | Honda | a 11 Voltas | |
42 | Alex Rins | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | a 13 Voltas | |
4 | Andrea Dovizioso | Ducati Team | Ducati | a 16 Voltas | |
10 | Xavier Simeon | Reale Avintia Racing | Ducati | a 17 Voltas | |
41 | Aleix Espargaro | Aprilia Racing Team Gresini | Aprilia | a 20 Voltas | |
12 | Thomas Luthi | EG 0,0 Marc VDS | Honda | a 21 Voltas | |
50 | Sylvain Guintoli | Team SUZUKI ECSTAR | Suzuki | a 22 Voltas | |
36 | Mika Kallio | Red Bull KTM Factory Racing | KTM | a 24 Voltas |
Resultado final do GP da Catalunha
Moto GP – 7ªEtapa – 24 Voltas
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP