Lewis Hamilton sobra na Hungria e conquista 86ªVitória da carreira

Um final de semana perfeito de Lewis Hamilton, depois da pole position no sábado acabou completando o seu impecável final de semana com a vitória. Ainda por cima marcou a melhor volta da prova e passou a liderar o Mundial de Pilotos, Valtteri Bottas acabou em 3ºlugar, custou muito a ele a péssima largada que acabou fazendo.

Max Verstappen acabou ficando na 2ªposição. Antes da largada, ainda indo para o grid, Verstappen acabou indo para o muro, danificando o aerofólio dianteiro e a suspensão. A Equipe Red Bull trabalhou bastante para colocar o carro do piloto Holandês em ordem.

Com a pista molhada ainda, a prova começou. Hamilton largou muito bem, ao contraio de Bottas que acabou com o receio de ter queimado a largada ficando lento, caindo da 2ª para a 6ªposição. Perez também não largou muito bem, caiu da 4ª para a 7ªposição. Lance Stroll foi para a segunda posição e Max Verstappen pulou da 7ªpara a terceira posição. Vettel, Leclerc, Bottas, Perez, Sainz jr., Ricciardo e Lafiti (que largou da 15ªposição) completavam as 10 primeiras posições.

Com a pista secando, logo todo mundo teria que colocar os pneus de pista seca. Bottas e Leclerc foram os primeiros a pararem após 2 voltas completadas, Depois vieram Hamilton, Stroll, Vettel e os outros pilotos colocarem os pneus de pista seca. Verstappen, Riccardo, Ocon, Norris e Russell ficaram na pista por mais uma volta e depois foram colocar os pneus de pista seca. Durante essas paradas, ocorreu um incidente entre Carlos Sainz jr. e Nicholas Lafiti, O piloto da Williams foi mandado para a pista de maneira perigosa  e isso fez com que Sainz furasse o pneu do piloto Canadense.

Por incrível que pareça, Kevin Magnussen e Romain Grosjean foram os dois pilotos que se deram bem, A Haas fez a parada com os dois pilotos depois da volta de apresentação. com essa tática, Magnussen subiu para a 3ªposção e Grosjean subiu para a 4ªposição. Hamilton continuava em primeiro e Verstappen subiu para a segunda posição.

Lance Stroll foi para cima de Grosjean e acabou superando o piloto francês na 7ªVolta passando para a quarta posição. Bottas atacava Leclerc, na 8ªVolta o finlandês chegou a passar o Monegasco, mas acabou no traçado molhado e acabou perdendo essa ultrapassagem.

Porém, essa ultrapassagem não iria demorar muito para acontecer e ela aconteceu na 10ªvolta passando para a 6ªposição.

Valtteri Bottas passou facilmente Romain Grosjean e passou para a 5ªposição. Leclerc começava a conviver com os problemas de pneus, Passando a ser o pressionado pelo Alexander Albon que superou Vettel, após o piloto alemão ter errado uma curva.

Pior ficou para Pierre Gasly, os problemas de motor acabaram por impedi-lo de continuar na prova, abandonando na 16ªvolta.

Stroll e Bottas superaram Kevin Magnussen passando para o 3º e 4ºlugares respectivamente. Na 18ªVolta, Alexander Albon superou Charles Leclerc passando para a 7ªposição. A corrida de recuperação do Tailandês vem sendo muito boa. Já para o Monegasco, a situação era muito difícil, Pressionado por Vettel e ainda por cima sendo tão lento a ponto de Perez, Ricciardo e Sainz jr. chegarem neles. O piloto Alemão superou Leclerc sem resistência.

Depois de 17 voltas de uso de pneus, Leclerc foi para a segunda parada após 20 voltas. Enquanto isso, Hamilton abre 11.6 segundos a frente de Max Verstappen, 27 segundos de Lance Stroll e 30 segundos de Valtteri Bottas. Com um terço de prova completada, apenas os dois pilotos da Haas não tinham ido para os boxes.

Vettel voltou a prova na 15ªposição e seu desempenho melhorou, Em poucas voltas, o piloto da Ferrari chegou em Lando Norris e foi um dos melhores duelos da prova. A briga valeu a 14ªposição.

Na 29ªVolta, Albon superou Grosjean passando para a 6ªposição. Duas voltas depois, Vettel foi para a sua segunda parada, a grande maioria colocava pneus duros. Na 32ªvolta, foi a vez de Sergio Perez superar Romain Grosjean e ganhar a 8ªposição. Os pilotos da Haas não tinham carro e nem ritmo para se manterem nas primeiras posições.

Leclerc tentou passar Norris que segurou a posição após ficar lado a lado com o piloto da Ferrari, na volta seguinte, Leclerc fez mesma manobra, mas dessa vez, conseguiu a ultrapassagem subindo para a 13ªposição. Na mesma 33ªVolta, Ricciardo superou Grosjean e ganha a 9ªposição.

Valtteri Bottas sem conseguir a ultrapassagem em cima de Stroll foi para os boxes na 35ªvolta, justamente quando a chuva começava a cair de leve no circuito de Hungaroring. Na volta seguinte Stroll parou e acabou perdendo a posição para Bottas que passava a ser o 3ºcolocado e de quebra com a volta mais rápida da corrida.

Verstappen parou na 37ªVolta, voltando 10.5 segundos a frente do piloto finlandês. Hamilton parou na volta 38. Enquanto os pilotos da Mercedes e Lance Stroll colocaram pneus médios, Verstappen colocou os pneus duros. A partir dai a vantagem do piloto da Red Bull foi diminuído rapidamente, até que Bottas chega em Verstappen a 23 voltas do final da prova, mas não conseguia a ultrapassagem. Max era mais feliz nas ultrapassagens sobre os retardatários.

Na volta 50, Bottas vai para a 3ªparada e coloca pneus duros, tentando buscar Verstappen (Seria melhor colocar um novo médio ou um macio na reta final de corrida) para ganhar a segunda posição. 2 voltas depois, Stroll fez a terceira parada e voltou ainda a frente de Sebastian Vettel.

Bottas começou tirando bem rápido a vantagem para Verstappen, entre 1 a 2 segundos por volta. Tudo indicava que o piloto da Mercedes chegaria no piloto da Red Bull. Porém, Bottas teve 2 ou 3 voltas onde ele não conseguiu baixar a vantagem. Isso foi fundamental para o resultado final da prova.

Na volta 60, Sainz jr. superou Leclerc e passou a ser o 10ºcolocado. A Ferrari tinha mais um dia duro na temporada, tanto é que Vettel e Leclerc já estava uma volta atrás do Líder. Vettel foi pressionado por Albon, Na reta final de corrida, o alemão errou e o piloto Tailandês conquistou a 5ªposição.

Hamilton foi para os boxes nas voltas finais para colocar os pneus macios para marcar a melhor volta da prova. E foi isso que ele conseguiu, Fazer por 2 vezes a melhor volta da prova para conquistar a 86ªvitória da carreira. A 8ªVitória na Hungria e a liderança do campeonato, Com 63 pontos contra 58 pontos de Valtteri Bottas.

O piloto finlandês não conseguiu fazer uma tentativa de ultrapassagem e acabou ficando atrás de Max Verstappen, que do possível fracasso previsto para a corrida e da batida na vinda ao grid de largada acabou ficando na 2ªposição. Um grande resultado para Max e para a Red Bull.

Lance Stroll conquista o melhor resultado da Racing Point em 2020, em uma corrida consistente o canadense acabou fazendo o seu melhor e mostrando que a equipe do seu pai pode fazer um grande campeonato.

Alexander Albon após um sábado horrível acabou o dia em um respeitável 5ºlugar, ficando na frente de Sebastian Vettel da Ferrari. Foi mais um final de semana ruim para a Ferrari que só viu Vettel na zona de pontuação, Já que Charles Leclerc acabou ficando em 11ºlugar, depois do pódio improvável na Áustria, o monegasco vem a ficar em branco nas 2 últimas provas.

Sergio Perez ficou bem ofuscado pelo desempenho de Stroll, o 7ºlugar de hoje não ajuda em nada na tentativa dele permanecer na Racing Point para a temporada de 2021. Daniel Ricciardo fez uma boa corrida dentro das condições que a Renault oferece (A equipe Francesa entrou novamente com um protesto contra o carro da Racing Point após a corrida) chegando em 8ºlugar.

Kevin Magnussen perdeu rendimento, mas conseguiu levar a Haas para os primeiros pontos na temporada. Um 9ºlugar conquistando muito pela estratégia da equipe norte-americana, mas que teve também a competência do piloto dinamarquês . Já Grosjean acabou ficando em 15ºlugar, bem longe da zona de pontuação.

Quem ficou bem longe dos bons desempenhos da Áustria foi a Mclaren. Em uma corrida muito discreta, Carlos Sainz jr. ainda conseguiu salvar um único ponto ao terminar na 10ªposição.

Depois de Charles Leclerc, sem nenhum brilho ficou Danill Kyvat na 12ªposição resistindo a pressão de Lando Norris da Mclaren e de Esteban Ocon da Renault.

Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi da Alfa Romeo terminaram na frente de George Russell da Williams, a equipe de Grover ainda não parece ter um carro de corrida a altura de desafiar o fundo do pelotão da Formula 1. Já Nicholas Latifi teve inúmeros problemas até terminar a corrida na 19ª e última posição, pelo menos o Canadense teve uma bela largada no circuito Húngaro.

Depois de 3 finais de semana seguidos, os motores voltam a roncar daqui a 2 semanas, quando vai ser realizado o GP da Inglaterra de Formula 1. Hamilton na liderança do campeonato e em sua casa vai continuar brilhando ou Bottas vai reagir após o insucesso de hoje e retornar a liderança do campeonato? Só saberemos a resposta depois da linha de chegada daqui a 2 semanas.

De última hora, Magnussen e Grosjean violaram o Artigo 27.1 do Regulamento Esportivo da F1: “O motorista deve dirigir o carro sozinho e sem ajuda na volta de formação do grid” com isso, Magnussen caiu para o 10ºlugar e Grosjean caiu para o 16ºlugar.

Fotos:

Resultado final do GP da Hungria:

posPilotoEquipeChassiMotorTempo
144Lewis Hamilton Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M111:36:12.473
233Max Verstappen Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620Ha 8.702s
377Valtteri Bottas Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M11a 9.452s
418Lance Stroll BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedesa 57.579s
523Alexander Albon Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620Ha 1:18.316s
65Sebastian Vettel Scuderia FerrariSF1000Ferrari 065a 1 Volta
711Sergio Perez BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedesa 1 Volta
83Daniel Ricciardo Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 20a 1 Volta
955Carlos Sainz jr. McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 20a 1 Volta
1020Kevin Magnussen Haas F1 TeamVF-20Ferrari 065a 1 Volta
1116Charles Leclerc Scuderia FerrariSF1000Ferrari 065a 1 Volta
1226Daniil Kvyat Scuderia AlphaTauri HondaAT01Honda RA620Ha 1 Volta
134Lando Norris McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 20a 1 Volta
1431Esteban Ocon Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 20a 1 Volta
157Kimi RäikkönenAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 065a 1 Volta
168Romain Grosjean Haas F1 TeamVF-20Ferrari 065a 1 Volta
1799Antonio GiovinazziAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 065a 1 Volta
1863George Russell Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M11a 1 Volta
196Nicholas Latifi Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M11a 5 Voltas
2010Pierre Gasly Scuderia AlphaTauri HondaAT01Honda RA620Ha 11 Voltas

Melhor volta de cada piloto: Lewis Hamilton ficou com 1 ponto da melhor volta da prova.

posPilotoEquipeChassiMotorMelhor VoltaNº volta
144Lewis Hamilton Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M111:16.62770
277Valtteri Bottas Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M111:17.66566
318Lance Stroll BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedes1:18.97368
433Max Verstappen Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620H1:19.18460
523Alexander Albon Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620H1:19.44068
655Carlos Sainz McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 201:19.45767
73Daniel Ricciardo Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 201:19.53246
84Lando Norris McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 201:19.94542
963George Russell Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M111:19.98467
1011Sergio Perez BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedes1:20.09039
1199Antonio GiovinazziAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 0651:20.09644
127Kimi RäikkönenAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 0651:20.23261
1331Esteban Ocon Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 201:20.26140
145Sebastian Vettel Scuderia FerrariSF1000Ferrari 0651:20.36349
1520Kevin Magnussen Haas F1 TeamVF-20Ferrari 0651:20.47768
1616Charles Leclerc Scuderia FerrariSF1000Ferrari 0651:20.82164
178Romain Grosjean Haas F1 TeamVF-20Ferrari 0651:20.88967
1826Daniil Kvyat Scuderia AlphaTauri HondaAT01Honda RA620H1:20.94651
196Nicholas Latifi Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M111:21.19864
2010Pierre Gasly Scuderia AlphaTauri HondaAT01Honda RA620H1:23.93910

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Mclaren/Renault/Alpha Tauri/Racing Point/Alfa Romeo/Haas/Williams

Deixe uma resposta