Leclerc segura Hamilton e Bottas e conquista vitória consagradora em Monza

Após vencer sua primeira corrida na Formula 1, Semana passada na Bélgica, O Monegasco Charles Leclerc fez uma corrida de gente grande. No templo sagrado no Automobilismo Mundial acabou o piloto da Ferrari segurando a pressão de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas para levar a vitória, Fazendo a festa dos fanáticos torcedores da Ferrari, Que não viam uma vitória em Monza desde de 2010 com Fernando Alonso.

Na Largada, Hamilton quase conseguiu superar Leclerc, Mas acabou sendo surpreendido por Bottas, que chegou a fazer a primeira perna da chicane na frente, O inglês conseguiu recuperar o segundo lugar. Vettel acabou perdendo o 4ºlugar para Nico Hulkenberg, Mas essa posição seria recuperada no começo da segunda volta.

Mas a situação de Verstappen, que já estava complicada passaria a ficar pior. Ele acabou evitando uma batida no Perez, Mas danificou sua asa e acabou indo para os boxes. Seria mais um dia duro para o Holandês da Red Bull.

Nas primeiras voltas, Alexander Albon foi para cima de Carlos Sainz jr. Numa manobra bem audaciosa e bem sucedida, O Tailandês em sua segunda corrida na Formula 1 superou o piloto da Mclaren, Mas não esperava que o espanhol pudesse voltar na curva seguinte, Superar o piloto da Red Bull, que acabou indo para a brita e perdendo mais duas posições, Além do ter sido vencido pelo piloto espanhol.

Os quatro primeiros vinham bem à frente de Ricciardo, que superou Hulkenberg. Até que na 7ªVolta, Vettel ao tentar chegar em Bottas, acabou rodando na Variante Ascari. Pior que isso não foi perder posições, Mas ter voltas da forma que ele voltou, De forma perigosa, o que fez ele tocar em Lance Stroll que rodou também, O Canadense sairia ileso dessa história, Se não tivesse também voltado de forma irresponsável e obrigado o francês Pierre Gasly a ir para a Grama para evitar uma batida.

Essa situação não ficaria dessa forma, Vettel foi para os boxes com o bico Danificado, Pior de tudo, Ele foi punido com um Stop Go de 10 segundos, A corrida do Alemão estava completamente acabada. Stroll tomou punição menor, com uma passagem pelos boxes, Mas isso acabou comprometendo seu bom final de semana.

Albon seria punido por levar vantagem, com 5 segundos por levar vantagem indevida em disputa de posição. Já Kimi Raikkonen foi punido por 10 segundos nos boxes, A Alfa Romeo colocou pneus errados para ele, Um erro que o piloto deve fica bem irritado, Porque ele fez a parte dele, Mas a equipe deu essa vacilada com o Homem de Gelo.

Leclerc liderava, Mas com Hamilton há um pouco mais de 1 segundo de frente, A Mercedes tentou blefar ao colocar os mecânicos em posição para fazer Leclerc parar. Dessa vez, A Ferrari não caiu no truque da Mercedes. A prova seguia com os três primeiros bem próximos.  Enquanto que Verstappen supera Raikkonen, passado ao 15ºlugar.

Hamilton para na volta 20, Colocando os pneus médios, Leclerc fica na pista por 1 volta e vai para os boxes. A Ferrari arrisca e coloca os pneus mais duros. Sim, os Pneus que a Ferrari tem desempenho pior nesse ano. O Monegasco voltou a frente de Hamilton, Em 4ºlugar. Bottas era o líder, Com Ricciardo em 2º e Hulkenberg em 3º.

Hamilton foi para o ataque em cima de Leclerc, Os dois chegaram em Hulkenberg na 23ªVolta, Leclerc passa no final da volta, Hamilton na Reta passo o piloto Alemã, Dai Lewis voltou a atacar Leclerc, Na segunda Variante, Hamilton coloca por dentro e Leclerc, de forma agressiva não dá espaço para o líder do campeonato, Que teve de passar por fora da chicane e voltar a corrida atrás de Leclerc.

Bottas passou a liderança, com 15 segundos a frente de Leclerc e Hamilton, quer tinham já superado Daniel Ricciardo. Os pilotos da Renault e Valtteri Bottas ainda não tinham feito suas paradas.

Na 28ªVolta, Bottas vai para os boxes, Coloca os pneus médios e volta em 4ºlugar, Atrás de Ricciardo, Por pouco tempo, Já que Bottas superou Ricciardo e voltou ao 3ºlugar, A 7 segundos de Leclerc e Hamilton. Sainz jr. parou na mesma volta que o piloto da Mercedes, A equipe erra nos boxes e deixa ele sair com um dos pneus sem a porca apertada, O Espanhol deixava uma bela corrida que vinha fazendo. O Safety Car Virtual foi acionado para a retirada do carro. Da Área de Escape, A corrida logo recomeçou e a pressão de Hamilton em Leclerc continuava.

Mas depois, O Russo Daniil Kvyat acabou parando logo depois da primeira variante e abandonou a prova, Novamente foi acionado o Safety Car Virtual. Foi mais um Safety Car Virtual curto, A Corrida voltou a normalidade na 33ªVolta. Leclerc tinha Vettel e Russell como retardatários, Mas nenhum deles complicou sua vida na disputa da liderança na disputa, Hamilton continuava na sua cola.

Enquanto isso, Max Verstappen vinha ganhando posições, Superou Pierre Gasly na 34ªVolta, passando ao 11ºlugar e já chegaria em Lando Norris e Romain Grosjean.

Voltando a disputa pela vitória, Hamilton continuava a pressionar Leclerc. Na 36ªVolta, O Jovem Monegasco acaba vazando  e é advertido. Qualquer outra escapada de pista e Leclerc seria provavelmente punido. Com o decorrer das voltas, Valtteri Bottas que vinha em 3º, estava chegando cada vez mais e mais perto dos dois primeiros. Com 8 voltas de pneus mais novos.

Sempre que Hamilton tenta encostar em Leclerc antes da Parabólica, O piloto da Ferrari conseguia fugir, fazendo essa curva de maneira sensacional, Aliado a potência do motor e a velocidade de Reta, não permite a Hamilton uma chance clara de ultrapassagem. Bottas vinha chegando cada vez mais e mais nos dois.

Na Volta 42, Hamilton acaba errando, Passa reto pela Chicane e acaba perdendo a chance de vencer a prova, Valtteri Bottas passa para a segunda posição. Com mais pneus, O Finlandês poderia acabar com a Festa da Ferrari. Leclerc com os pneus detonados, Teria que segurar a vitória a poucas voltas do final, Bottas vinha tirando 2 a 3 décimos por volta, Mas seus pneus também começaram a ficarem detonados e ele acabou cometendo dois pequenos erros, Mas que decidiram a prova a favor do piloto da Ferrari.

Enquanto que Lewis Hamilton, acabou tendo de fazer uma parada na parte final da prova, para levar o ponto da melhor volta da prova.

Depois de 9 anos, Charles Leclerc leva a Ferrari para a vitória em Monza. Sua segunda vitória na Formula 1 e a consagração para ele. A Torcida da Ferrari festejou essa importante conquista, Leclerc é o novo ídolo da Ferrari e certamente é o primeiro piloto da equipe. Uma posição conquistada por ele e pelo seu desempenho.

Sebastian Vettel teve uma corrida lamentável, O 14ºlugar mostra o momento decadente que vive o tetracampeão do Mundo, A mais de um ano sem vitória e visivelmente nervoso e abatido. Será que Vettel volta a ser o mesmo ou esse quadro é uma situação sem volta.

Valttei Bottas assim como Lewis Hamilton não conseguiu superar Leclerc, Mas o 2ºlugar fez ele tirar importantes 2 pontos da Diferença que Hamilton tem na liderança do campeonato. Ainda assim, esta longe de Hamilton. O líder do campeonato acabou conseguindo salvar o 3ºlugar, Mais um ponto da melhor volta da prova. E continua líder do campeonato.

O mais importante disso, E que agora, Hamilton não precisa mais vencer corridas para ser o campeão. Basta ficar em 2º em todas as provas para levar o 6ºcampeonato Mundial de pilotos.

Se a Ferrari fez a festa e a Mercedes completou o pódio, A Renault teve seu melhor final de semana. Daniel Ricciardo com uma belíssima atuação chegou em 4ºlugar, Nico Hulkenberg teve menos destaque, Mas acabou em 5ºlugar, A Frente de Alexander Albon que fez um boa corrida, Mas a Red Bull não teve um dos seus melhores dias. Max Verstappen não foi além do 8ºlugar.

Se falava que a Red Bull poderia até mesmo brigar pelo título com o Verstappen, Mas essas duas corridas foram um balde de Água fria para a equipe Austríaca. Agora, Max tem 99 pontos atrás de Hamilton e 36 pontos atrás de Valtteri Bottas. (O Finlandês deu uma bela respirada na Classificação após as provas da Bélgica e da Itália) E se encontra a apenas 3 pontos a frente de Leclerc. É hora do Verstappen recolocar a cabeça no lugar.

Sergio Perez ficou entre Albon e Verstappen. Fazendo uma bela corrida, após um sábado frustante, Ele largou lá de trás e levou o carro da Racing Point a bons 6 pontos no Mundial de Construtores.

Antonio Giovinazzi se redimiu da Batida em Spa, (final do GP da Bélgica) Fez uma prova competente e levou a Alfa Romeo um 9ºlugar, Mas dois pontos para a antiga Sauber e que dá alguma esperança dele continuar na equipe para 2020. O Inglês Lando Norris completou a zona de pontuação, Salvando um ponto para a Mclaren.

Pierre Gasly até tentou, Mas acabou ficando de fora dos pontos, Em 11ºlugar, com a Toro Rosso que sobrou na corrida. Lance Stroll até vinha fazendo um bom final de semana, Mas a punição que ele sofreu (Justamente) comprometeu seu final de semana, Terminando a prova em 12ºlugar.

Para piorar a Situação de Vettel, Ele conseguiu  ficar atrás de George Russell, Com a Williams. O Inglês fez uma bela corrida, contando que o carro é bem ruim, Mas mostra uma certa evolução da equipe. Se comparar com o começo do ano, Ficar em 13º a frente de Alguns carros pode ser considerada sim uma evolução.

Depois de Vettel chegaram Kimi Raikkonen (Que esta sem sorte pelas duas ultimas corridas que ele teve de incidentes), Romain Grosjean (Com uma decadente Haas, Que não funciona mesmo em corrida) e Robert Kubica (Que não dá mais para correr na Formula 1).

Daqui a duas semanas, A Formula 1 vai correr na noite da Modernissima Cingapura, Para a corrida noturna da Marina Bay. Lá, A Mercedes volta a ter um carro competitivo, A Red Bull pode ser uma ameaça e a Ferrari terá mais problemas, Apesar desse circuito ter algumas retas longas. No dia 22 de Setembro teremos a 15ªEtapa do Mundial de Formula 1.

Fotos:

Resultado final do GP da Itália

posPilotosEquipeChassiMotorVoltasTempo
116Charles Leclerc FerrariSF90Ferrari 064531:15:26.665 
277Valtteri Bottas MercedesF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+53a 0.835s 
344Lewis Hamilton MercedesF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+53a 35.199s 
43Daniel Ricciardo RenaultR.S.19Renault E-Tech 1953a 45.515s 
527Nico Hulkenberg RenaultR.S.19Renault E-Tech 1953a 58.165s 
623Alexander Albon Red Bull RacingRB15Honda RA619H53a 59.315s 
711Sergio Perez Racing PointRP19Mercedes M10 EQ Power+53a 1:13.802s 
833Max Verstappen Red Bull RacingRB15Honda RA619H53a 1:14.492s 
999Antonio Giovinazzi Alfa Romeo RacingC38Ferrari 06452a 1 volta 
104Lando Norris McLarenMCL34Renault E-Tech 1952a 1 volta 
1110Pierre Gasly Scuderia Toro RossoSTR14Honda RA619H52a 1 volta 
1218Lance Stroll Racing PointRP19Mercedes M10 EQ Power+52a 1 volta 
135Sebastian Vettel FerrariSF90Ferrari 06452a 1 volta 
1463George Russell WilliamsFW42Mercedes M10 EQ Power+52a 1 volta 
157Kimi Räikkönen Alfa Romeo RacingC38Ferrari 06452a 1 volta 
168Romain Grosjean HaasVF-19Ferrari 06452a 1 volta 
1788Robert Kubica WilliamsFW42Mercedes M10 EQ Power+51a 2 voltas 
NC 20Kevin Magnussen HaasVF-19Ferrari 06443Abandonou
NC 26Daniil Kvyat Scuderia Toro RossoSTR14Honda RA619H29Mecânico
NC 55Carlos Sainz McLarenMCL34Renault E-Tech 1927Roda Solta

Melhor volta de Cada piloto – Lewis Hamilton ganha um ponto pela melhor volta da prova

posPilotosEquipeChassiMotorTemponº da Volta
144Lewis Hamilton MercedesF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+1:21.779 51
25Sebastian Vettel FerrariSF90Ferrari 0641:22.799 50
377Valtteri Bottas MercedesF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+1:22.859 47
416Charles Leclerc FerrariSF90Ferrari 0641:23.009 47
533Max Verstappen Red Bull RacingRB15Honda RA619H1:23.143 41
623Alexander Albon Red Bull RacingRB15Honda RA619H1:23.364 45
73Daniel Ricciardo RenaultR.S.19Renault E-Tech 191:23.466 53
827Nico Hulkenberg RenaultR.S.19Renault E-Tech 191:23.641 53
911Sergio Perez Racing PointRP19Mercedes M10 EQ Power+1:23.770 35
1010Pierre Gasly Scuderia Toro RossoSTR14Honda RA619H1:23.885 51
114Lando Norris McLarenMCL34Renault E-Tech 191:24.044 52
1218Lance Stroll Racing PointRP19Mercedes M10 EQ Power+1:24.165 31
137Kimi Räikkönen Alfa Romeo RacingC38Ferrari 0641:24.419 52
1420Kevin Magnussen HaasVF-19Ferrari 0641:24.443 38
1599Antonio Giovinazzi Alfa Romeo RacingC38Ferrari 0641:24.503 44
1663George Russell WilliamsFW42Mercedes M10 EQ Power+1:24.842 51
178Romain Grosjean HaasVF-19Ferrari 0641:24.985 31
1888Robert Kubica WilliamsFW42Mercedes M10 EQ Power+1:24.989 47
1955Carlos Sainz McLarenMCL34Renault E-Tech 191:25.637 10
2026Daniil Kvyat Scuderia Toro RossoSTR14Honda RA619H1:25.772 19

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Ferrari/Mercedes/Renault/Red Bull/Racing Point/Alfa Romeo/Mclaren

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *