Leclerc domina corrida, segura Hamilton no final e conquista a primeira vitória da Carreira em Spa

Depois de 12 corridas pela Ferrari, Finalmente saiu a tão esperava primeira vitória para Charles Leclerc. Foi uma vitória muito merecia do piloto Monegasco, que dominou a corrida e só teve sua vitória ameaçada com a aproximação de Lewis Hamilton.

A largada de Leclerc foi ótima, Ele manteve a liderança, Já Hamilton acabou superando Sebastian Vettel na primeira curva e depois da Eau Rouge, na reta oposta, Vettel usou a melhor potência do seu carro e recuperou a segunda posição.

Verstappen se precipitou ao tentar passar Kimi Raikkonen e acabou quebrando a suspensão, Depois disso, tentou virar a Eau Rouge e acabou indo para o muro, O Safety Car entrou na pista. Esse foi o primeiro abandono de Verstappen na temporada de 2019.

Raikkonen teve danos no seu carro, Assim como Ricciardo, que foi tocado por trás depois da primeira curva. Carlos Sainz jr. acabou trocando os pneus, Mas continuou com problemas e abandonou a prova, O que fez a relargada ser adiada por 1 volta. Se para o Aniversariante do dia a corrida acabou cedo, para seu companheiro de equipe Lando Norris a situação era bem diferente, Ele subiu 6 posições e pulou para o 5ºlugar após a largada.

Na 5ªVolta, Os pilotos relargaram e Leclerc disparou na liderança, Em uma volta, colocando 1.7 segundos em Vettel, que teve de segurar o 2ºlugar de um possível ataque de Hamilton. Bottas avinha em 4º e Norris chegou a acompanhar no começo da volta a acompanhar o finlandês.

Se a corrida na parte da frente estava estabilizada, Na parte intermediária começava a ficar movimentada. Perez foi para cima de Kevin Magnussen e na 7ªVolta, Conseguiu a ultrapassagem sobre o piloto da Haas, Aliás o piloto da Haas iria levar um monte de ultrapassagens durante as 44 voltas da prova.

O primeiro a fazer a parada normal foi Nico Hulkenberg na 12ªVolta. Magnussen foi perdendo posições para Stroll, Kvyat, Gasly… E isso seria a prova inteira.

A Mercedes blefou uma parada e a Ferrari chamou Vettel para a parada na 16ªVolta, Esse foi o grande erro da Ferrari na corrida. A Mercedes recolheu os pneus e iria adiar a parada para as voltas posteriores.

Na volta 19, O público presente fez uma homenagem para Anthoine Hubert que faleceu na prova do Sábado da Formula 2.

Hamilton ainda vinha bons pneus, Mas Vettel estava voando na pista nas primeiras voltas do segundo jogo de pneus do piloto Alemão. Lá na parte intermediária, Magnussen e Gasly disputavam posição pelo 12ºlugar, Os dois se tocam no final da reta oposta e acabou o piloto da Haas levando a pior. Era só mais uma na cabeça do Magnussen.

Charles Leclerc vai para os boxes na 22ªVolta e voltou atrás do Vettel. Os dois pilotos da Mercedes pararam na volta 23, com Lewis Hamilton e na volta 24 com Valtteri Bottas. Vettel assumia a liderança da prova, Com Leclerc em 2º, Hamilton em 3º e Bottas completando os 4 primeiros colocados.

A Partir dai a corrida de Vettel despencou o desempenho e Leclerc estava voando baixo nas voltas seguintes. Percebendo isso, A Ferrari ordenou a inversão de ultrapassagem e ela aconteceu na 26ªVolta.

Enquanto o Monegasco disparou na ponta, Vettel estava ficando cada vez mais e mais para Lewis Hamilton, Que tinha mais pneus e mais carro naquele momento da prova, Na 30ªVolta, Hamilton chega de vez no Vettel, Mas passar o Alemão, que tinha mais velocidade de guerra que o piloto inglês não era tão fácil. Nisso, Vettel segurou por 2 voltas preciosas voltas Hamilton.

Porém, não iria segurar para sempre. Na volta 32, Hamilton colocou por dentro na reta oposta e passou Vettel e tomou o segundo lugar. Vettel iria perder a posição para Bottas, Ele estava com os pneus mais deteriorados, Dai ele foi para os boxes a 10 voltas do final, Colocar os pneus macios e tentar a cartada para voar para cima do Bottas e tentar a melhor volta da prova.

O último piloto a fazer a parada obrigatória foi Antonio Giovinazzi na volta 30. O piloto da Alfa Romeo estava buscando pontuar pela segunda vez no ano. Fora os primeiros colocados, O inglês Lando Norris em uma ótima corrida, Com uma Mclaren andando muito bem em 5ºlugar, Sergio Perez vinha em uma sólida 6ªposição e Daniel Ricciardo estava em 7ºlugar, Mas ele teria problemas com o desgaste dos pneus.

Na parte final da corrida, Daniil Kvyat e Alexander Albon superaram fácil pelo Daniel Ricciardo, Logo depois, Os dois pilotos batalharam pelo 7ºlugar e acabou com vantagem para o piloto Tailandês eu vinha subindo o seu rendimento na reta final.

Nas últimas voltas, Hamilton foi baixando volta após volta sobre Leclerc, Parecia que a corrida estava sob controle, Mas nas voltas finais, O Inglês Lewis Hamilton passou a tirar praticamente 1 segundo de diferença para Leclerc, O final foi dramático, Mas diferente do GP da Áustria (Onde Verstappen tomou a vitória do Leclerc no final) Leclerc segurou a liderança até a linha de chegada e conquistou sua primeira vitória da carreira, Com 33 corridas no seu currículo e a  12ªcorrida pela Ferrari. Para o piloto de 21 anos, Uma vitória que ameniza um pouco a perda terrível de Anthoine Hubert no dia anterior.

Lewis Hamilton acabou ficando com o 2ºlugar, Faltou algumas voltas para ele ter conseguindo pegar Leclerc, A vitória de número 82 da carreira vai ficar para a próxima. Completando o pódio, O Finlandês Valterri Bottas, que renovou o contrato e fez uma corrida correta, sem aparecer muito na prova, mas levando o carro sem erros para completar o pódio.

A Corrida de Sebastian Vettel foi lamentável, No final não conseguiu nem se quer fazer cocegas em Bottas. Ficou em uma melancólica 4ªposição. Vive um momento bem ruim da carreira do piloto de 32 anos.

O quinto lugar estava nas mãos de Lando Norris, Mas na volta final, o carro do inglês teve problemas e acabou parando na última volta. Com isso, por incrível que pareça, Alexander Albon conquistou esse 5ºlugar, Com uma ultrapassagem arriscada sobre Sergio Perez. O Mexicano fez uma manobra de certa forma perigosa para defender a posição, Mas o Tailandês não se intimidou e acabou na frente do piloto da Racing Point, Que acabou em 6ºlugar, em uma das suas melhores atuações da temporada. A não se esquecer, Albon foi responsável por uma das melhores, se não a melhor ultrapassagem da prova, Foi sobre Ricciardo, Colocando por fora do piloto da Renault na curva 10 e 11 para realizar a ultrapassagem. Um belo momento do estreante na Red Bull.

Daniil Kvyat em mais uma corrida muito boa, Levou a Toro Rosso para a 7ªposição, largando das últimas posições. A Atuação do piloto Russo foi uma das melhores da corrida. Nico Hulkenberg acabou salvando um 8ºlugar no final da prova para a Renault. Nada mal para quem foi chutado da equipe.

Antônio Giovinazzi que vinha em uma bela corrida, chegando a um possível 9º acabou indo para o muro na penúltima volta na Pouhon, Jogando dois pilotos no lixo e piorando sua situação para a temporada de 2020. Pierre Gasly ficou em 9ºlugar, Ele teve uma prova muito boa, Em sua volta pela Toro Roso acabou sendo boa para o piloto Francês. Completando a zona de pontuação o Canadense Lance Stroll com a outra Racing Point.

Lando Norris ainda conseguiu ficar com o 11ºlugar, Uma judiação para o novato. Depois vieram com uma volta e levando mais de 777.666.444 ultrapassagens (kkk = Risos) Os pilotos da Haas, Kevin Magnussen e Romain Grosjean.

Daniel Ricciardo também foi outro piloto que ficou para trás no final, O Australiano ficou em 14ºlugar. Completaram a classificação sem muito destaque: George Russell, Kimi Raikkonen, Robert Kubica e Antonio Giovinazzi que ainda ficou classificado em 18ºlugar.

Semana que vem teremos a 13ªEtapa do Mundial de Formula 1, No circuito de Monza na Italia, Corrida de casa da equipe de Mananello. Enquanto que Charles Leclerc vai ter toda a tranquilidade de ter finalmente tirado um peso nas costas após a vitória de hoje, Vettel vai carregando mais e mais esse peso nas costas, pressionado a vencer a prova do próximo domingo. Provavelmente sua última chance clara de vitória na Formula 1.

Fotos:

Resultado do GP da Bélgica de Formula 1

posPilotosEquipeChassiMotorTemponºVoltas
116Charles LeclercScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 064441:23:45.710
244Lewis HamiltonMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+44a 0.981s
377Valtteri BottasMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+44a 12.585s
45Sebastian VettelScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 06444a 26.422s
523Alexander AlbonAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H44a 1:21.325s
611Sergio PerezSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes44a 1:24.448s
726Daniil KvyatRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H44a 1:29.657s
827Nico HulkenbergRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 1944a 1:46.639s
910Pierre GaslyRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H44a 1:49.168s
1018Lance StrollSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes44a 1:49.838s
114Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 1943Abandonou
1220Kevin MagnussenRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 06443a 1 volta
138Romain GrosjeanRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 06443a 1 volta
143Daniel RicciardoRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 1943a 1 volta
1563George RussellROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+43a 1 volta
167Kimi RäikkönenAlfa Romeo RacingC38Ferrari 06443a 1 volta
1788Robert KubicaROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+43a 1 volta
1899Antonio GiovinazziAlfa Romeo RacingC38Ferrari 06442Acidente
NC55Carlos SainzMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 191Mecânico
NC33Max VerstappenAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H0Acidente

Melhor volta de cada piloto no GP da Bélgica (Sebastian Vettel marcou 1 ponto com a melhor volta da prova)

posPilotosEquipeChassiMotorTempoNºda Volta
15Sebastian VettelScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 0641:46.40936
277Valtteri BottasMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+1:46.46527
344Lewis HamiltonMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+1:46.58024
416Charles LeclercScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 0641:46.66423
523Alexander AlbonAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H1:47.50741
699Antonio GiovinazziAlfa Romeo RacingC38Ferrari 0641:47.56031
726Daniil KvyatRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H1:48.14326
84Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 191:48.32121
927Nico HulkenbergRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 191:48.34934
1018Lance StrollSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes1:48.35734
1120Kevin MagnussenRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 0641:48.67733
127Kimi RäikkönenAlfa Romeo RacingC38Ferrari 0641:48.75337
1311Sergio PerezSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes1:48.78129
1463George RussellROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+1:48.86034
1588Robert KubicaROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+1:49.22033
168Romain GrosjeanRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 0641:49.27418
1710Pierre GaslyRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H1:49.70021
183Daniel RicciardoRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 191:50.45121

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Ferrari/Mercedes/Red Bull/Racing Point/Toro Rosso/Renault/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *