GP de Waltins Glen
Grid de Largada
Pos | Piloto | Equipe | Chassi/Motor | Tempo |
1 | Alexander Rossi | Andretti Herta Autosport | Dallara/Honda | 1’22.4639 |
2 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 1’22.5168 |
3 | Josef Newgarden | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 1’22.5169 |
4 | Takuma Sato | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 1’22.5660 |
5 | Charlie Kimball | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 1’22.8081 |
6 | Helio Castroneves | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 1’23.3350 |
7 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 1’22.9854 |
8 | Will Power | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 1’23.0987 |
9 | Sebastien Bourdais | Dale Coyne Racing | Dallara/Honda | 1’23.1459 |
10 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | Dallara/Honda | 1’23.2240 |
11 | Carlos Munoz | A. J. Foyt Enterprises | Dallara/Chevrolet | 1’23.2959 |
12 | Simon Pagenaud | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 1’23.2981 |
13 | Spencer Pigot | Ed Carpenter Racing | Dallara/Chevrolet | 1’23.4917 |
14 | Conor Daly | A. J. Foyt Enterprises | Dallara/Chevrolet | 1’23.5089 |
15 | Ed Jones | Dale Coyne Racing | Dallara/Honda | 1’23.9851 |
16 | James Hinchcliffe | Schmidt Peterson Motorsports | Dallara/Honda | 1’23.6854 |
17 | Tony Kanaan | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 1’23.9982 |
18 | Jack Harvey | Schmidt Peterson Motorsports | Dallara/Honda | 1’24.1390 |
19 | Max Chilton | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 1’24.2012 |
20 | Marco Andretti | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 1’24.1779 |
21 | J.R. Hildebrand | Ed Carpenter Racing | Dallara/Chevrolet | 1’24.4543 |
Penúltima etapa da Formula Indy – Temporada de 2017 em Watkins Glen reservava emoções com a chuva que tinha caído na manhã do dia da corrida. Mesmo com a pista secando era previsível que a pista estivesse em determinados pontos um verdadeiro sabão.
Nesse final de semana o Inglês Jack Harvey correria pela Schmidt Peterson pela primeira vez das 2 últimas corridas dessa temporada. Era a penúltima prova do DW12. Carro que foi utilizado das temporadas de 2012 até essa temporada.
A Pole position ficou com o Norte-Americano Alexander Rossi com o carro da Andretti-Herta que vem fazendo uma bela temporada de 2017. Scott Dixon que praticamente se encaixa com esse circuito, Tanto é que ele venceu com facilidade no ano passado largado em 2º. Na segunda fila largavam o líder do campeonato Josef Newgarden e o Vencedor das 500 milhas de Indianapolis o Japonês Takuma Sato. Na terceira fila largavam Charlie Kimball com o segundo carro da Ganassi e Hélio Castroneves que ainda estava confiando que iria brigar pelo título da temporada 2017. Ryan Hunter-Reay, Will Power, Sebastien Bourdais e Graham Rahal completavam os 10 primeiro lugares do Grid de Largada. Simon Pagenaud largaria em 12º.
Com corrida declarada como corrida de chuva os pilotos tiveram que ir com os pneus de pista molhada. Na largada Rossi manteve bem na liderança, Só que Newgarden veio com tudo para tomar a liderança na curva 1. Infelizmente para o piloto da Penske ele passa do ponto e perde a posição para Rossi que definitivamente garante a liderança deixando os outros disputarem do 2º para Baixo. Castroneves acabou indo para além do ponto da pista, Mas não perdeu posição não ficou na 6ªposição.
Takuma Sato começou a perder posição após posição de forma estranha, Não teve erro do piloto da Andretti. Após 1 volta todos os pilotos com Exceção de Chilton e de Hildebrand foram para os boxes fazerem a parada no que foi uma decisão acertada já que os que ficaram na pista estavam em um ritmo bem lento devido aos pneus de chuva já não serem os mais adequados com a pista já praticamente seca nos trilhos.
Hélio Castroneves teve impressionante começo. Após ganhar posições nos boxes ele foi para cima de Newgarden e passou e no final da segunda volta se aproveitando de uma pequena bobeada de Rossi o Brasileiro passou para a liderança da corrida, Rossi atacou na reta oposta da 3 volta com Castroneves se defendendo bem. A Partir dai o Brasileiro abriu diferença para Rossi e os demais. Spencer Pigot acabou rodando e por muito pouco não acabou parando na pista provocando uma bandeira amarela.
A bandeira amarela surgiu na 5ª para a 6ªvolta com o problema mecânico no carro do Canadense James Hinchliffe. O Carro dele voltou para os boxes ajudado pelo carro de serviço, Mas de nada adiantou os mecânicos mexerem. O Dano foi muito grande para consertar e era melhor deixar a prova mesmo.
Enquanto as equipes viam que a chuva vinha se afastando do circuito de Walkins Glen.
Relargada na 9ªVolta e Castroneves continuou na liderança com Rossi e Dixon que passou Newgarden passando ao 3ºlugar. Pagenaud em 8º vinha pressionado por Conor Daly e Will Power vinha em 14ºlugar. Kimball tentou passar Ryan Hunter-Reay na 10ªVolta, Essa ultrapassagem ficou para a próxima volta o piloto da Ganassi assumindo a liderança.
Castroneves sustentava a liderança com Rossi e Dixon tentando se aproximar do piloto da Penske. Newgarden em 4º já ficava mais para trás. Depois vinham Kimball e Ryan Hunter-Reay. Na 14ªVolta O japonês Takuma Sato lento pela pista acabou parando na grama, Mas acabou acionando a bandeira amarela. Essa era a hora ideal para a primeira parada de troca de pneus e reabastecimento. Nessa parada Castroneves voltou a frente por um bico de diferença para Rossi. Depois vinham Ryan Hunter-Reay, Josef Newgarden e Scott Dixon. Dos que não pararam nos boxes o líder era Spencer Pigot que volta em definitivo para terminar o Campeonato de 2017 pela Carpenter Racing. Max Chilton em 2º, Hildebrand em 3º, Marco Andretti em 4ºlugar e Jack Harvey com o carro que era de Aleshin e de Saavedra estava em 5ºlugar.
Castroneves vinha sendo o primeiro atrás desses 5 primeiros colocados. Volta 18 ocorreu a relargada Castroneves foi muito mal na largada, permitiu a ultrapassagem de Rossi e também de Hunter-Reay num espaço de meia volta e caiu para o 7ºlugar. Enquanto isso era Rossi que impressionava com o seu ritmo de corrida. Em 3 voltas Rossi passou Harvey, Hildebrand, Chilton e só tinha na sua frente o Norte-americano Spencor Pigot para retornar a liderança. Esse desempenho impressionante do piloto da Andretti-Herta pode-se explicar com uma falha no reabastecimento do carro dele, A Mangueira que faz essa operação estava com problemas. Isso acaba sendo desastrosos para Rossi que poderia ter de fazer uma parada a mais do que os outros pilotos.
Por isso Rossi voava em Watkins Glen. Já Jack Harvey perdia muitas posições. O piloto Inglês que fez as 500 milhas de Indianapolis estava demonstrando sua total inexperiência nesse momento. A ultrapassagem de Rossi em Pigot era questão de tempo. Antes disso acontecer o piloto da Carpenter foi para a sua parada deixando Rossi como líder por uma volta inteira até que o norte-americano foi para a parada deixando Hunter-Reay como líder seguido de Castroneves a mais de 3 segundos do líder. Dixon vinha por perto em 3º seguido de Andretti, Newgarden, Rahal, Kimball, Bourdais, Kannan e Pagenaud nas 10 primeiras posições.
Takuma Sato roda e provoca uma nova bandeira amarela em todo o circuito. O que era muito bom para os pilotos que tinham parado voltas antes. Para quem seguia a tática normal iria fazer a parada nessa bandeira amarela (Que para mim se foi por causa de uma rodada ela não se justifica) Nas paradas Hunter-Reay, Castroneves, Dixon, Andretti e Newgarden mantiveram as 5 primeiras posições. O filho de Michael Andretti entrou na disputa pela corrida diretamente. Newgarden danificou sua asa dianteira batendo de leve ao piloto da Andretti Autosport Marco Andretti.
Rossi voltou a liderança com Pigot, Chilton e Hildebrand nas 4 primeiras posições. E depois vinham Hunter-Reay e sua turma. Na metade da corrida na 30ªVolta tivemos uma nova relargada. Rahal tomou a posição em cima do Newgarden que vinha aos poucos descendo a ladeira na classificação da corrida.
Castroneves na volta 33 foi para cima de Hunter-Reay para buscar passar a frente do piloto da Andretti, Mas foi Dixon que tomou a posição do piloto da Penske na volta seguinte. Uma importante ultrapassagem para o campeonato que dava vantagem para o piloto da Ganassi.
Dixon foi mais além. Também tomou a posição para Ryan Hunter-Reay. Antes disso Ryan passou o Hildebrand que também foi superado pelo Dixon, Helinho e Rahal. Rossi já colocava naquela altura da prova a 9 segundos de Chilton que começava a perder rendimento e começava a segurar a turma que vinha atrás dele sendo Dixon o líder desse pelotão. A vitória estava nas mãos do Rossi, Só uma coisa impedia que isso acontecesse que era se ele iria conseguir fazer apenas mais uma parada nos boxes.
Rossi conseguiu com êxito economizar o bastante para realizar a parada na volta 43. Como o tanque poderia resistir por 18 voltas ainda de corrida em Walkins Glen com 18 Voltas para o termino da prova. Logo todos os outros pilotos iriam para os boxes para fazer a última parada nos boxes.
A liderança estava nas mãos do Dixon com Ryan Hunter-Reay, Castroneves e Rahal nas 4 primeiras posições. Newgarden e Power disputavam o 8ºlugar com o piloto Australiano praticamente sem chances de título caso a prova terminasse dessa Forma. Rossi voltou em 12º a 20 segundos dos lideres o que dava a ele uma boa chance de vitória a ele.
Na volta 44 os quatro primeiros foram para a parada final na prova. Depois da parada aonde os 4 pilotos ficaram nas 4 primeiras posições o Brasileiro Castroneves passou da linha de limite dos boxes e acabou voltando, A simples passada de limite da linha de demarcação dos boxes poderia dar uma punição ao Brasileiro (Ou não já que um piloto da Penske fez isso em 2015 ou 2016 e acabou não punido) Com as paradas de Vários pilotos a liderança passou para o Norte-americano Josef Newgarden com Will Power em segundo. Ambos foram para a parada nos boxes.
Depois das paradas Will Power voltou a frente de Josef Newgarden que cometeu um erro infantil ao bater no muro da saída dos boxes e acabou levando por trás do Francês Sebastien Bourdais. Bandeira amarela em todo o circuito. Ninguém percebeu que o Tony Kannan também bateu da mesma forma do que o líder do campeonato Josef Newgarden. Uma bagunça total.
Newgarden teve de fazer 2 paradas para reparar o seu carro que ficou detonado, Bourdais continuou na prova tranquilamente e Kannan abandonou a prova, Uma caricatura do que foi o campeonato do veterano de 42 anos que cada vez mais e mais se torna um ex-piloto em atividade.
Pilotos que tinham que fazer 1 parada ainda foram para a última parada nos boxes. A 11 voltas do final tivemos a relargada. Dixon buscava a vitória, Mas tinha um inspirado Alexander Rossi que abria 1 segundo de diferença. Enquanto que Hunter-Reay da Andretti Autosport vinha segurando o 3ºlugar com Castroneves e Rahal. Já Max Chilton que estava em 6ºlugar acabou perdendo posição para Power e Newgarden e na parte final da prova o piloto da Ganassi foi pressionado pelo Simon Pagenaud que buscava o 9ºlugar e mais 2 pontos para aumentar um pouco as suas chances de um bicampeonato.
Alexander Rossi resistiu ao fortíssimo ataque de Dixon e com uma atuação impecável o piloto da Andretti-Herta venceu a prova. Sua segunda vitória na carreira provando ser um grande piloto para o futuro e mostrou um pouco do porque Rossi é o melhor piloto da Andretti na temporada de 2017.
Scott Dixon que dominou a prova de 2016 acabou ficando em 2ºlugar. Com os resultados Dion tinha apenas 3 pontos do Newgarden. Ryan Hunter- Reay completou o pódio deixando o Brasileiro Hélio Castroneves com o 4ºlugar. Os resultados fizeram o piloto da Penske ficar a 22 pontos de Newgarden. Vencendo em Sonoma com Newgarden em 3º dá o 1ºtítulo da Indy Car para o Helinho.
Graham Rahal termina em 5ºlugar e continua em ascensão nesse final de campeonato. Will Power em 6ºlugar fica bem longe do sonho do bicampeonato com os resultados da prova, Kimball em 7ºlugar com o segundo carro da Ganassi. Max Chilton segurou Simon Pagenaud que poderia ter ficado mais perto da briga do campeonato, Mas ainda tem chances de título. Completando os 10 primeiros colocados Carlos Muñoz da A.J.Foyt.
Dia 17 de Setembro teremos a decisão do Mundial de Formula Indy no circuito de Sonoma que terá a sua pontuação dobrada. 4 pilotos chegam a essa decisão com chances reais de título. Power e Rossi tem chances apenas matemáticas. Semana que vem teremos matérias relacionadas a decisão do Campeonato.
Resultado final do GP de Walkins Glen
16ªEtapa do Mundial de Formula Indy
Pos | Piloto | Equipe | Chassi/Motor | Voltas | Tempo |
1 | Alexander Rossi | Andretti Herta Autosport | Dallara/Honda | 60 | 1h 42:03.9024 |
2 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 60 | a 0.9514 |
3 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 60 | a 7.1592 |
4 | Helio Castroneves | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 60 | a 8.8938 |
5 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | Dallara/Honda | 60 | a 11.8863 |
6 | Will Power | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 60 | a 15.3787 |
7 | Charlie Kimball | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 60 | a 16.1639 |
8 | Max Chilton | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 60 | a 28.0410 |
9 | Simon Pagenaud | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 60 | a 28.2941 |
10 | Carlos Munoz | A. J. Foyt Enterprises | Dallara/Chevrolet | 60 | a 29.4972 |
11 | Conor Daly | A. J. Foyt Enterprises | Dallara/Chevrolet | 60 | a 30.2436 |
12 | Spencer Pigot | Ed Carpenter Racing | Dallara/Chevrolet | 60 | a 32.3478 |
13 | Ed Jones | Dale Coyne Racing | Dallara/Honda | 60 | a 33.1533 |
14 | Jack Harvey | Schmidt Peterson Motorsports | Dallara/Honda | 60 | a 35.6826 |
15 | J.R. Hildebrand | Ed Carpenter Racing | Dallara/Chevrolet | 60 | a 41.5905 |
16 | Marco Andretti | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 60 | a 52.7948 |
17 | Sebastien Bourdais | Dale Coyne Racing | Dallara/Honda | 60 | a 54.0444 |
18 | Josef Newgarden | Team Penske | Dallara/Chevrolet | 58 | 2 Voltas |
19 | Takuma Sato | Andretti Autosport | Dallara/Honda | 56 | 4 Voltas |
20 | Tony Kanaan | Chip Ganassi Racing | Dallara/Honda | 46 | Acidente |
21 | James Hinchcliffe | Schmidt Peterson Motorsports | Dallara/Honda | 5 | Mecânico |
Fotos da Corrida:
Vídeo da Corrida:
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos e Vídeo: IndyCar