Indy Car, A prova que durou 2 meses teve domínio de Hinchcliffe e um final sensacional e Rahal vencendo nos últimos Metros

Grid de Largada dos 600 km do Texas

1 Carlos Munoz (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 48.2460
2 Scott Dixon (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 48.2986
3 Helio Castroneves (Team Penske Dallara/Chevrolet) 48.3343
4 Takuma Sato (AJ Foyt Enterprises Dallara/Honda) 48.3344
5 Josef Newgarden (Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet) 48.3470
6 Simon Pagenaud (Team Penske Dallara/Chevrolet) 48.3516
7 Will Power (Team Penske Dallara/Chevrolet) 48.3551
8 Tony Kanaan (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 48.4339
9 Alexander Rossi (Andretti Herta Dallara/Honda) 48.4412
10 James Hinchcliffe (Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda) 48.4413
11 Ryan Hunter-Reay (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 48.4418
12 Marco Andretti (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 48.4637
13 Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan Dallara/Honda) 48.5164
14 Ed Carpenter (Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet) 48.5560
15 Charlie Kimball (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 48.6051
16 Mikhail Aleshin (Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda) 48.6578
17 Juan Pablo Montoya (Team Penske Dallara/Chevrolet) 48.6624
18 Sebastien Bourdais (KVSH Racing Dallara/Chevrolet) 48.7187
19 Max Chilton (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) 48.7565
20 Jack Hawksworth (AJ Foyt Enterprises Dallara/Honda) 48.8236
21 Conor Daly (Dale Coyne Racing Dallara/Honda) 48.9931
22 Gabby Chaves (Dale Coyne Racing Dallara/Honda) Sem Tempo

Texas no final de Junho começou a ser realizada a 9ªEtapa do Mundial de Formula Indy que durou 2 meses até o seu término, Você vai saber como aconteceu essas duas partes de corrida agora.

A prova era para ter sido para ser disputada mesmo no Sábado, Só que choveu e como não se conseguiu secar a pista de noite a prova foi adiada para domingo de tarde, Na mesma noite de Sábado os pilotos foram para a parte da arquibancada prestigiar o público que veio e certamente ficou desapontado pela corrida que não houve mas compensados pela presença dos pilotos o que na Formula Indy é bem mais possível de acontecer o contato do torcedor com os artistas do espetáculo.

texas600_indycar2016-2

E daí chegamos ao Domingo onde a pista estava seca, Completamente seca. No entanto o céu estava nublado e com algumas nuvens preocupava a todos, Mas a corrida começou com Muñoz como pole position pulando bem na liderança com Castroneves ganhando 2 posições assumindo a 2ªPosição. Depois deles vinham Alexander Rossi se colocando em 3ºlugar e se juntando a disputa pela liderança com Newgarden e Kannan que disputavam o 4ºlugar.

Na 6ªVolta Newgarden retornou a 3ºposição passando a Alexander Rossi e ficou durante 6 voltas até ser ultrapassado por Ryan Hunter-Reay que saiu do 11ºlugar no grid de largada e logo depois disso Newgarden perdeu o 4ºlugar para Kannan, Voltas depois o Norte-Americano voltou a se colocar na frente do piloto da Chip Ganassi.

texas600_indycar2016-5

Hunter-Reay foi para cima de Castroneves e Muñoz pela liderança com 20 voltas completadas enquanto que Will Power fazia uma patética corrida estando em 21ºlugar a frente somente pelo Fraquíssimo Jack Hawksworth que não sei o porque esta ainda na Formula Indy pois não diz ao que veio faz 2 temporadas, Com dificuldades de condução Alexander Rossi acabou caindo para o 9ºlugar tentando se segurar para não bater.

Após 30 voltas Muñoz, Castroneves e Hunter-Reay começavam a ultrapassar os retardatários, Os primeiros a pararem nos boxes para a primeira parada foram Hélio Castroneves e Alexander Rossi algumas voltas depois, Dixon parou na 38ªVolta. O líder da etapa do Texas Carlos Muñoz parou na volta seguinte e o líder do campeonato Simon Pagenaud parou na 40ªVolta. Na 42ªVolta tivemos um acidente fortíssimo, Conor Daly acabou perdendo o controle do carro e acertou a Josef Newgarden que acabou batendo forte e capotando seu carro que ficou totalmente destruindo deixando vários destroços no circuito provocando a primeira bandeira amarela da prova e ela seria uma bandeira amarela longa. Uma dessas peças caiu na suspensão do Neozelandês Scott Dixon. Newgarden precisou sair de marca devido ao tamanho da pancada, Ele teve uma vértebra quebrada o que poderia acabar com a temporada belíssima com a equipe de Ed Carpenter que também faz um belo trabalho na temporada.

Vários pilotos aproveitaram para irem aos boxes fazerem a primeira parada nos boxes ou para mudarem a tática de paradas, Mas depois que se limpou a pista retirando os carros de Daly e Newgarden os fiscais de pista tiveram que arrumar o muro da curva 4 que foi afetado com o fortíssimo acidente que acabou ocorrendo. Pilotos continuaram a ir aos boxes, Na volta 71 a chuva chegou de vez no circuito oval do Texas provocando a bandeira Vermelha de novo, Apesar de tudo que fizeram para a corrida continuar tiveram que adiar para o dia 27 de Agosto o que fez a todos estanharem esse adiamento para uma data 2 meses depois do dia original da prova e a corrida seguinte foi em Road America seria 14 dias depois. A justificativa é que nos dias seguintes seriam com chuva e os pilotos teriam que ir para Elkhart Lake para treinarem.

texas600_indycar2016-6

Depois de 71 voltas o líder era James Hinchcliffe com Ryan Hunter-Reay em 2ºlugar e Mikhall Aleshin em 3ºlugar todos eles com motores Honda.

Vídeo da 1ªParte dos 600 km do Texas

2ªParte da prova aconteceu ao anoitecer para a conclusão das 248 Voltas dos 600 Km do Texas com a pista seca e sem possibilidades de chuva.

A corrida recomeçou com os pilotos exatamente nas posições de onde eles pararam a 2 meses atrás, O Safety Car saiu na volta 75 recomeçando a corrida com Hunter-Reay pulando na frente com Power e Hinchcliffe a seguir com um pulo enorme de Tony Kannan que partiu do 16ºlugar para ocupar em poucas voltas a 8ªposição.

texas600_indycar2016-9

Hinchcliffe foi a briga para disputar a liderança com o Hunter-Reay e na volta 87 o Canadense ultrapassou o piloto da Andretti assumindo a liderança, Já Hunter-Reay começou a disputar o 2ºlugar com o Brasileiro Hélio Castroneves conseguindo a ultrapassagem na volta 93 passando a 2ªposição e partindo para cima do piloto da Schmidt-Peterson disputando a liderança. Após 100 voltas a liderança estava nas mãos de Hinchcliffe com Castroneves, Rahal, Ed Carpenter, Power, Kannan, Chaves e Power. Hunter-Reay acabou indo para os boxes fazer a segunda parada nos boxes visto que o rendimento do seu carro caiu.
Hinchcliffe e Castroneves abriram mais de 3 segundos de vantagem sobre Rahal que estava em 3ºlugar conquistado após ultrapassagem em cima de Ed Carpenter, Mikhall Aleshin na volta 111 foi para os boxes começando a segunda rodada de paradas nos boxes, O brasileiro Castroneves parou na volta seguinte. Já Hinchcliffe ficou 9 voltas a mais na pista até ir para a troca de pneus e reabastecimento (Seria a primeira da corrida já que quando recomeçaram a corrida com o pneu trocado e com o carro reabastecendo e na primeira corrida o Canadense não fez a parada nos boxes) Após as paradas o piloto da Penske tomou a liderança deixando Hinchcliffe em 2ºlugar e Hunter-Reay em 3ºlugar e em 4ºtivemos uma briga envolvendo 5 pilotos e enquanto isso Hinchcliffe não toma conhecimento de Helinho retornando a ponta da corrida na 127ªVolta abrindo diferença para Castroneves que estava com 7 segundos na frente de Rahal, Já Ryan Hunter-Reay começava a dispencar na prova ocupando a 11ªposição na volta 133.

Após 141 voltas o líder do campeonato Simon Pagenaud disputava a 7ªposição com o Neozelandês Scott Dixon que jogava suas últimas chances de título e conseguindo a posição do piloto da Chip Ganassi. Na volta 146 o Brasileiro Hélio Castroneves foi para a sua 3ªparada nos boxes começando essa rodada enquanto que o Canadense da Schmidt colocava 10 segundos de diferença para Ed Carpenter.

Tony Kannan parou na volta 150, Muñoz que liderou as primeiras voltas da prova parou na volta 152, Pagenaud parando na volta 154 e seu rival na disputa do título parou na volta seguinte, Rahal parou na volta 157. Os dois últimos a pararem foram Ed Carpenter na volta 160 e Hinchcliffe na volta 164 e ambos tinham possibilidades de fazerem apenas mais uma parada nos boxes enquanto que todos os pilotos teriam que provavelmente fazer 2 paradas. E ambos para melhorarem sua situação estavam em primeiro e segundo lugares respectivamente o que deixava a corrida muito na mão de Ambos, A Seguir vinham Castroneves, Kannan, Power e Pagenaud.

Logo Graham Rahal deu uma bela reagida e foi para cima de Tony Kannan após superar Pagenaud e Power e conquistou a ultrapassagem assumindo o 4ºlugar após ficar em 7ºlugar depois das paradas, Na volta 182 o piloto da Rahal-Letterman tomou o terceiro lugar de Castroneves enquanto que o Canadense da Schmidt-Peterson colocava 8 segundos na frente de Carpenter que ocupava o segundo lugar.

texas600_indycar2016-10

Na 184ªVolta Castroneves começa a penúltima rodada de paradas nos boxes o que deixava certo dele fazer 2 paradas nos boxes, A 50 voltas do final Pagenaud já tinha uma volta atrás de Hinchcliffe deixando apenas 4 pilotos na volta do líder (Hinchcliffe, Ed Carpenter, Rahal e Kannan) Na Volta 199 o Brasileiro da Chip Ganassi foi para a parada nos boxes e tinha uma possibilidade de completar a prova com o tanque existente com seu companheiro Scott Dixon parando 2 voltas depois. Power na volta 203 e Rahal na 204 foram os próximos a pararem e ambos já teriam condições claras de completarem a prova com esse tanque. Já Os dois líderes da prova foram os últimos a pararem nos boxes Carpenter na volta 205 e Hinchcliffe na volta 207.

Na volta 213 Carpenter toca em Dixon que acabou batendo no duro e jogando praticamente fora as últimas chances de conquistar o campeonato e por muito pouco Helinho foi atingido, Bandeira amarela a 34 Voltas do final. Com isso os pilotos teriam as possibilidades de terminar a corrida com esse tanque de combustível, Mas varios pilotos foram para uma nova parada para terem a certeza de completarem a prova. Com Hinchcliffe e Carpenter na frente a relargada aconteceu na volta 221 com o piloto patrão indo para cima do Hinchcliffe enquanto que todo mundo tava embolado na 3ªposição.

A 24 Voltas acabou Carpenter tocando em Castroneves encerrando a temporada (Ele só corre em ovais) com mais uma batida no muro e com danos nos carro do piloto da Penske que teve de ir aos boxes para trocar a asa traseira e Dianteira que foi danificada e a Penske fez um belíssimo trabalho não permitindo que ele perdesse uma volta dos líderes. A 18 Voltas do final a corrida recomeçou com Kannan indo para cima de Hinchcliffe e na cola deles vinha Graham Rahal em 3ºlugar e quando a corrida estava em seu ápice da Emoção a 14 voltas do final Aleshin e Hawksworth bateram no muro acionando mais uma bandeira amarela que precisava ser rápido para a prova terminar com a bandeira Verde. Kannan foi para os boxes colocar os pneus novos, O que parecia uma tática arriscada acabou se mostrando correta já que a direção de prova mandou todos os retardatários saírem de frente para os pilotos lutarem pela vitória.

texas600_indycar2016-33

A 8 Voltas do final tivemos um dos finais mais disputados pela vitória entre Hinchcliffe, Kannan e Rahal. O Brasileiro chegou a liderar a prova em alguns momentos estando de lado a lado pela vitória, Mas acabou sendo Rahal que disputou nas últimas voltas com Hinchcliffe a vitória no Texas e nos metros finais o norte-americano cruzou na frente de Hinchcliffe que dominou a maior parte da prova conquistando a vitória em uma das corridas mais longas da história da Formula Indy com 2 meses de duração. Um frustradissimo Hinchcliffe e um Arrojado Tony Kannan completaram o pódio com Simon Pagenaud levando a melhor na disputa pelo título contra Will Power conquistando o 4ºlugar a 4 posições na frente do Australiano, Hélio Castroneves ficou em 5ºlugar longe da disputa pela vitória o que faz acreditar que ele acabou perdendo rendimento do carro depois do incidente com Carpenter.

texas600_indycar2016-35

Kimball, Muñoz, Power, Montoya e Bourdais completando os 10 primeiros colocados no Texas. A duas provas do Final a Briga ficava mesmo entre Pagenaud e Power pela disputa do título e em 3ºlugar no campeonato Tony Kannan tinha chances pequenas de campeonato a 2 corridas do final.

Vídeo da segunda parte dos 600 km do Texas

Resultado final da 9ªEtapa da Formula Indy
600 km do Texas – 248 Voltas

1 Graham Rahal (Rahal Letterman Lanigan Dallara/Honda) 2h29m24.8886s
2 James Hinchcliffe (Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda) a 0.0080s
3 Tony Kanaan (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) a 0.0903s
4 Simon Pagenaud (Team Penske Dallara/Chevrolet) a 0.4773s
5 Helio Castroneves (Team Penske Dallara/Chevrolet) a 9.3424s
6 Charlie Kimball (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) a 1 Volta
7 Carlos Muñoz (Andretti Autosport Dallara/Honda) a 1 Volta
8 Will Power (Team Penske Dallara/Chevrolet) a 1 Volta
9 Juan Pablo Montoya (Team Penske Dallara/Chevrolet) a 2 Voltas
10 Sebastien Bourdais (KVSH Racing Dallara/Chevrolet) a 2 Voltas
11 Alexander Rossi (Andretti Herta Dallara/Honda) a 2 Voltas
12 Marco Andretti (Andretti Autosport Dallara/Honda) a 3 Voltas
13 Ryan Hunter-Reay (Andretti Autosport Dallara/Honda) a 3 Voltas
14 Gabby Chaves (Dale Coyne Racing Dallara/Honda) a 3 Voltas
15 Max Chilton (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) a 5 Voltas
16 Mikhail Aleshin (Schmidt Peterson Motorsports Dallara/Honda) a 17 Voltas – Acidente
17 Jack Hawksworth (AJ Foyt Enterprises Dallara/Honda) a 21 Voltas – Acidente
18 Ed Carpenter (Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet) a 25 Voltas – Acidente
19 Scott Dixon (Chip Ganassi Racing Dallara/Chevrolet) a 37 Voltas – Acidente
20 Takuma Sato (AJ Foyt Enterprises Dallara/Honda) a 88 Voltas – Mecânico
21 Conor Daly (Dale Coyne Racing Dallara/Honda) a 206 Voltas – Acidente
22 Josef Newgarden (Ed Carpenter Racing Dallara/Chevrolet) a 207 Voltas – Acidente

Fotos:

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos e Vídeo: Indy Car

Sem categoria

Deixe um comentário