Hamilton supera dificuldades, vence em Istambul e conquista 7ºtítulo mundial

O dia de hoje vai ser o dia marcado não só por uma corrida confusa, fruto de uma organização totalmente amadora, mas como mais uma corrida histórica de Lewis Hamilton, que mesmo com as dificuldades da Mercedes no final de semana inteiro acabou vencendo e conquistando o heptacampeonato, seu 7ºtítulo na Formula 1, se igualando a Michael Schumacher.

A Largada foi super confusa, Stroll manteve a ponta, Perez pulou para sendo e Hamilton passou da 6ª para a 3ªposição. Na primeira curva, Riccardo toca em Ocon e o francês roda, Bottas roda para evitar a batida. Quem largou muito bem foi Vettel que saiu da 11ª para a 4ªposição. Os pilotos da Red Bull foram mal na largada e caíram para 5º e 6ºlugares.

Ainda na primeira volta, Hamilton acaba saindo da pista e perde 3 posições, para Vettel, Verstappen e Albon caindo para a 6ªposição. Stroll e Perez abriram muito na liderança, Já Vettel estava segurando a 3ªposição de maneira exemplar nas primeiras voltas. Após 7 voltas, os pilotos a partir do Leclerc começam a colocar pneus intermediários, eles começaram a se revelar melhores do que os pneus de chuva pesada. Bottas parou na 8ªVolta, Leclerc, Hamilton, Kvyat e Grosjean pararam na volta 9.

Na 10ªVolta, Stroll para e Perez assume a liderança, o mexicano foi para a parada na volta seguinte. Verstappen passou para a liderança e Albon foi para 2ªposição. Visto que a Red Bull não se comportava bem com os pneus intermediários, os dois decidiram ficar mais tempo na pista. Stroll e Perez voltam em 3º e 4º, Já Vettel e Hamilton brigam pela 5ªposição.

Verstappen e Albon pararam nas voltas 12 e 13. Stroll continua líder, com 10 segundos a frente de Perez, Verstappen voltou em 3º e Albon voltou em 6º, atrás de Vettel e de Hamilton. Ricciardo, Sainz jr., Leclerc e Magnussen completava os 10 primeiros colocados.

Antonio Giovinazzi acabou parando fora da pista, perto de uma saída da área de escape. O Safety Car Virtual foi acionado, sem que se precisasse juntar todo mundo. Dessa forma, Stroll pode manter a vantagem que ele tinha na liderança. Na 15ªVolta a prova recomeçou e Hamilton foi para cima do Vettel, mas ele acabou espalhando na curva 12 e permitindo que Alexander Albon superasse e ganhasse a 5ªposição.

A partir dai, Albon foi pra cima de Vettel e não perdeu tempo, superou o piloto da Ferrari na curva 7 e passou para 4ªposição. Hamilton foi para cima de Vettel. Lá na frente, Verstappen tenta passar Perez, mas acabou saindo da pista e roda, perde muito tempo e cai para a 6ªposição. Logo depois da rodada, o holandês vai para a parada e volta em 8ºlugar. Enquanto isso, Albon crescia demais, Já vinha tirando a vantagem para Perez. A Medida que a pista começava a secar, os carros da Red Bull começaram a ser mais rápidos que os pilotos da Racing Point.

Após 20 voltas, Albon e Leclerc eram os mais rápidos da pista enquanto que Bottas acabou rodando, não era o dia do piloto finlandês, mas também não era o dia para Verstappen que estava sendo investigado por ter passado a roda na linha de saída dos boxes, podendo ser punido.

O trilho estava se formando, mas longe de se colocar pneus de pista seca. Lá atrás, Norris se recuperava, Ele foi com tudo para cima de George Russell e na marra ganhou a 11ºposição com 26 voltas de corrida. Duas voltas depois, Norris superou Magnussen. A Mclaren que tinha largado lá atrás, já estava com Sainz jr. em 7º e Norris em 10º.

Albon que pressionou Perez começou a ficar para trás e o mexicano pode sossegar na 2ªposição, enquanto que Vettel e Hamilton se aproximava do Tailandês. Após 30 voltas de prova, o DRS passou a ser acionado. George Russell era o único a não parar nos boxes vinha na 12ªposição.

Leclerc parou na 31ªVolta colocando novos pneus intermediários. Enquanto que Sainz jr. foi para cima de Ricciardo e acabou superando o piloto da Renault, ganhando a 6ªposição na 32ªVolta. O piloto australiano foi para os boxes na volta seguinte. Com os pneus novos, Leclerc marcou a melhor volta da prova.

Na volta 34, Vettel fez a 2ªparada nos boxes. Alexander Albon que vinha em uma corrida muito boa acabou rodando e perdendo a 3ªposição para Lewis Hamilton, a partir dai, Lewis foi chegando em Perez que vinha chegando em Stroll. Era a disputa pela liderança da prova. Já Kevin Magnussen é vitima de um péssimo trabalho da Haas e acabou tendo de encostar seu carro metros depois dos seus boxes, A equipe teve de levar o carro de volta aos boxes.

Na volta 36, Stroll vai para os boxes. Seria um golpe de mestre, mas se revelou uma furada, o desempenho do piloto da Racing Point piorou demais. Enquanto isso, Hamilton foi para cima de Perez e sem dificuldade passa para a liderança da prova. A partir dai, Lewis começou a abrir vantagem cada vez mais sobre o mexicano.

Enquanto isso, Vettel e depois Leclerc superam Stroll que vinha 4 segundos mais lento que os pilotos mais rápidos. A troca de pneus foi fatal para a prova dele que vinha sendo brilhante. Na 41ªVolta, Leclerc supera Vettel e assume a 4ªposição.

A 15 voltas do final, Leclerc foi para cima de Verstappen e acabou passando para a 3ªposição, O piloto holandês foi para os boxes pela terceira vez, colocando novos pneus intermediários, caindo para a 7ªposição. Sainz jr. foi para cima de Albon e ganha a 5ªposição. Grande corrida do piloto espanhol da Mclaren.

Hamilton já vinha a 18 segundos de vantagem sobre Perez, tentando segurar a 2ªposição sobre os dois pilotos da Ferrari que vinham bem mais rápidos que o piloto da Racing Point. Na 49ªVolta, Norris pressiona Ricciardo e acaba vendo o australiano rodando na curva 12. Melhor para o piloto da Mclaren que estava na 9ªposição.

No final da prova, Verstappen dá mais uma rodada na curva 5. Um dia para se esquecer para o Holandês também. Na volta anterior, Leclerc perdeu tempo, mas não rodou e pode continuar a disputar a alcançar Perez.

A 3 voltas do final, Norris se aproveita da saída de pista de Stroll e ganha a 8ªposição, de quebra, faz a volta mais rápida da prova e ganha mais um ponto no campeonato.

Lewis Hamilton foi tranquilo até o final da corrida, com pneus de 40 voltas de uso para a 94ªVitória da carreira. Vitória que dava o título de campeão mundial pela 7ªVez na carreira, se tornando ao lado de Michael Schumacher como o maior campeão da história da Formula 1.

Ao mesmo tempo, Leclerc chegou em Perez, chegou a ganhar a segunda posição do piloto mexicano, mas acabou espalhando na curva 12 e permitiu não só Perez a voltar a segunda posição como Sebastian Vettel a ganhar a 3ªposição. Foi merecidíssimo o resultado do piloto da Racing Point, que fez um grande sábado e uma grande corrida hoje sob pista molhada. Vettel conquista seu primeiro pódio da temporada, numa temporada muito ruim dele, mas esse resultado pode ser a luz no fim do túnel que o tetracampeão do mundo precisava.

Charles Leclerc deixou o 3ºpódio na temporada escapar diante dos dedos no final, ficando em 4ºlugar. Perto do monegasco, ficou o espanhol Carlos Sainz jr. da Mclaren, uma excelente corrida após uma classificação tão ruim como foi à classificação de ontem. Max Verstappen teve um dia bem ruim, sua corrida foi um desastre, o 6ºlugar acabou sendo muito para o Holandês, 2 segundos depois chegou Alexander Albon que fez um belo final de semana, mas cometeu erros cruciais que o deixaram longe de ter um bom resultado.

Lando Norris fez uma bela prova de recuperação e acabou ficando em 8ºlugar e com a volta mais rápida da corrida, que deu mais um ponto no campeonato. Lance Stroll acabou fazendo uma brilhante corrida, mas a parada na 36ªvolta destruiu sua corrida e só o fez cair cada vez mais e mais para ficar na 9ªposição. Daniel Ricciardo completou a zona de pontuação com o 10ºlugar. Esteban Ocon teve um dia acidentado foi tocado por duas vezes e não conseguiu chegar na zona de pontuação.

Danill Kvyat em 12º e Pierre Gasly em 13º não puderam fazer muita coisa com a Alpha Tauri que não funcionou em nenhum momento na pista molhada. Já Valtteri Bottas deu tudo errado, 6 rodadas começando pela largada e não conseguindo se recuperar, ficando em 14ºlugar, por sorte do finlandês que o Verstappen foi mal, pois ele ainda mantem uma vantagem boa na disputa pelo vice-campeonato mundial.

Depois, pouco a se acrescentar de Kimi Raikkonen, Romain Grosjean e George Russell que ficaram nas últimas posições dos pilotos que terminaram a prova.

Daqui a 2 semanas, teremos a 1ªcorrida no Bahrein, agora com a disputa pelo vice-campeonato entre Bottas e Verstappen.

Fotos:

Resultado final:
GP da Turquia – 14ªEtapa do Mundial de Formula 1

posPilotoEquipeChassiMotorTempo
144Lewis Hamilton Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M111:42:19.313
211Sergio Perez BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedesa 31.633s
35Sebastian Vettel Scuderia FerrariSF1000Ferrari 065a 31.960s
416Charles Leclerc Scuderia FerrariSF1000Ferrari 065a 33.858s
555Carlos Sainz McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 20a 34.363s
633Max Verstappen Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620Ha 44.873s
723Alexander Albon Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620Ha 46.484s
84Lando Norris McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 20a 61.259s
918Lance Stroll BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedesa 72.353s
103Daniel Ricciardo Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 20a 95.460s
1131Esteban Ocon Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 20a 1 volta
1226Daniil Kvyat Scuderia AlphaTauriAT01Honda RA620Ha 1 volta
1310Pierre Gasly Scuderia AlphaTauriAT01Honda RA620Ha 1 volta
1477Valtteri Bottas Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M11a 1 volta
157Kimi RäikkönenAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 065a 1 volta
1663George Russell Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M11a 1 volta
1720Kevin Magnussen Haas F1 TeamVF-20Ferrari 065a 3 voltas
8Romain Grosjean Haas F1 TeamVF-20Ferrari 065a 9 voltas
6Nicholas Latifi Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M11a 19 voltas
99Antonio GiovinazziAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 065a 47 voltas

Melhor volta de cada piloto: Lando Norris ganha um ponto pela melhor volta da prova

posPilotoEquipeChassiMotorTemponº da volta
14Lando Norris McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 201:36.80658
277Valtteri Bottas Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M111:38.19357
333Max Verstappen Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620H1:38.43153
455Carlos Sainz McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 201:38.75456
523Alexander Albon Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620H1:39.09954
644Lewis Hamilton Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M111:39.41356
710Pierre Gasly Scuderia AlphaTauriAT01Honda RA620H1:39.58653
85Sebastian Vettel Scuderia FerrariSF1000Ferrari 0651:39.66253
97Kimi RäikkönenAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 0651:39.74357
1018Lance Stroll BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedes1:39.92155
1116Charles Leclerc Scuderia FerrariSF1000Ferrari 0651:39.96147
1211Sergio Perez BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedes1:40.39250
133Daniel Ricciardo Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 201:40.67754
1463George Russell Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M111:40.81451
1520Kevin Magnussen Haas F1 TeamVF-20Ferrari 0651:40.94845
1631Esteban Ocon Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 201:41.00655
1726Daniil Kvyat Scuderia AlphaTauriAT01Honda RA620H1:41.01953
188Romain Grosjean Haas F1 TeamVF-20Ferrari 0651:43.28138
196Nicholas Latifi Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M111:43.49532
2099Antonio GiovinazziAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 0651:51.12211

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Mclaren/Renault/Alpha Tauri/Racing Point/Alfa Romeo/Haas/Williams

Deixe uma resposta