Hamilton sobra na França e Conquista a 6ªVitória na Temporada

Lewis Hamilton sobrou hoje em Paul Ricard, O inglês conquistou uma vitória muito fácil no GP da França e abriu mais vantagem na liderança do campeonato. Corrida sem mudanças praticamente nas primeiras posições. Emoções ficaram por conta da parte intermediária e a parte do fundo do pelotão.

Na Largada, Não teve mudanças, Hamilton e Bottas ficaram nas primeiras posições, Leclerc teve de batalhar para manter o 3ºlugar, Depois vinham Verstappen que por pouco não tomou a posição do piloto da Ferrari, Sainz jr. em 5º ganhando posição de Lando Norris e Sebastian Vettel que manteve a 7ªposição. Ainda na primeira volta, Sainz tentou passar Verstappen, Não obteve sucesso.

Os 4 primeiros lugares trataram de se afastar de Sainz, Norris e Vettel. O Alemão não conseguiu passar os pilotos da Mclaren de cara. Apenas na 5ªVolta, O primeiro piloto da Ferrari conseguiu superar Norris com ajuda da asa móvel. 2 Voltas depois, Vettel passou Sainz jr. e assumiu a 5ªposição. Sergio Perez, Por ter levado vantagem na 3ªcurva da primeira volta tomou punição de 5 segundos que seriam cumpridos na sua parada nos boxes.

Nas primeiras voltas, Antonio Giovinazzi com os pneus macios começava a perder posições para Ricciardo, Raikkonen e Hulkenberg. Com a temperatura de 56 graus na pista, O italiano foi obrigado a fazer a parada nos boxes para colocar os pneus duros. Hamilton abria vantagem de 2.6 segundos a frente de Bottas que vinha com tranquila vantagem para Leclerc.

Vettel vinha tentando tirar a desvantagem que ele tinha sobre Verstappen. Na 14ªVolta ele marcou a volta mais rápida. Na mesma volta, Daniel Ricciardo foi para cima de Pierre Gasly. Mais atrás os pilotos da Haas e da Toro Rosso disputavam posições, Com vantagem para os pilotos da Filial da Red Bull. A se destacar Daniil Kvyat que largou do último lugar e já estava em 15ºlugar fazendo uma boa corrida de recuperação.

Na 17ªVolta pararam Daniel Ricciardo e Kevin Magnussen. Com uma parada de boxes lenta devida a Velocidade máxima nos boxes ser de 60 km/h. Na Volta seguinte, Gasly parou e conseguiu voltar à frente de Ricciardo, Mas na primeira parte da Mistral o Australiano passou sem dificuldades pelo piloto da Red Bull. A Dupla da Mclaren parou logo a seguir: Norris na 19ªVolta e Sainz jr. na 20ªVolta.

O primeiro dos líderes a fazer a parada foi Verstappen na 21ªVolta, Na volta seguinte parou o Monegasco Charles Leclerc. Enquanto isso, Sebastian Vettel ficava na pista para tentar ficar o maior tempo possível na pista. Raikkonen segurava o 6ºlugar do ataque de Nico Hulkenberg. (Ambos não pararam nos boxes, estavam com os pneus duros)

Valtteri Bottas parou na 24ªVolta, voltando em 3ºlugar. Na volta seguinte parou Lewis Hamilton e ainda voltou na liderança, Na frente de Sebastian Vettel. Visto que a tática de ficar na pista não estava dando certo o Alemão foi para os boxes na 26ªVolta. Após a sua parada voltou para o 5ºlugar. Apenas Raikkonen, Hulkenberg, Stroll e Kvyat não pararam nos boxes.

Hamilton abriu 11 segundos em cima de Bottas. Já o Finlandês estava a 3 segundos a frente de Leclerc e nas voltas posteriores tentou recuperar a diferença para Hamilton. Apesar de não ter conseguido, Ele conseguiu fazer a volta mais rápida da prova após um duelo em particular com seu companheiro de equipe, Sua vantagem para Leclerc aumentou para 7 segundos em poucas voltas o que tranquilizou o piloto da Mercedes.

Quem vinha muito mal era Antonio Giovinazzi que estava em 16ºlugar após perder posição para Alexander Albon mesmo que o piloto da Alfa Romeo tenha fechado a porta de todo o jeito.

Na volta 32, Raikkonen foi para os boxes realizar sua parada, Hulkenberg foi para os boxes na volta seguinte e voltou atrás do homem de gelo. Kvyat fez a parada na volta 34. O último a fazer a parada foi Lance Stroll na 40ªVolta.

Leclerc começou a aparecer marcando a melhor volta da prova na 40ªvolta, Na volta seguinte Hamilton deu o troco e marcou a volta mais rápida da prova.

Vettel e a equipe discutem estratégia para ir aos boxes para colocar pneus macios e voltar a pista para fazer a volta mais rápida, Com 48 segundos para Sainz jr. isso seria tranquilo ele fazer a troca e voltar em 5ºlugar. Norris começava a ter problemas hidráulicos o que poderia fazer do final da prova do inglês muito dramática.

Nas voltas finais, Alexander Albon acabou atropelando um cone que ficou na pista. Isso fez com que o Safety Car Virtual fosse acionado por 30 segundos para a retirada do cone. Depois disso a corrida voltou a sua velocidade normal.

Lewis Hamilton foi tranquilamente para a sua vitória de número 79 da sua carreira, De ponta a ponta liderando todas as voltas da prova. Só não fez os 26 pontos porque Vettel parou na penúltima volta e fez a volta mais rápida na última volta. O piloto da Mercedes se distancia um pouco mais na liderança do campeonato.

Valtteri Bottas viveu um drama no final a ver Charles Leclerc se aproximar do piloto Finlandês. Apesar disso o piloto da Mercedes garantiu a 2ªposição e a 6ªDobradinha da Mercedes, Com Leclerc levando a Ferrari ao pódio. Foi o terceiro pódio do Monegasco na sua temporada de estreia na Ferrari.

Sem muito destaque, O Holandês Max Verstappen com a Red Bull ficou em 4ºlugar marcando os únicos 12 pontos para a equipe Austríaca. A prova de Pierre Gasly foi um fracasso completo, Uma Classificação ruim e uma corrida pior ainda terminando fora da zona de pontuação.

Sebastian Vettel fez a parada a 2 voltas do final e acabou conseguindo na volta final tirar a melhor volta da prova, A corrida do piloto foi apagada tirando as ultrapassagens dos pilotos da Mclaren e da Volta mais rápida chegando ao 5ºlugar.

Por falar em Mclaren, Foi um belo final de semana para o time inglês. Carlos Sainz jr. levou seu carro para um 6ºlugar merecidíssmo. Pena que no final, Norris perdeu 3 posições o que deixou ele apenas em 10ºlugar. Indiscutivelmente a Mclaren foi a melhor equipe do final de semana no Grupo intermediário. Daniel Ricciardo fez mais uma bela corrida ficando em 7ºlugar, Um resultado bem digno para a Renault que ainda teve Nico Hulkenberg chegando em 9ºlugar. Entre os dois pilotos da equipe Francesa ficou o Finlandês Kimi Raikkonen, que após 3 corridas sem marcar pontos acabou chegando em uma boa 8ºposição.

Norris foi escolhido o piloto do dia pelos internautas, Conseguiu levar o carro para o 10ºlugar. Uma pena que o novato acabou fazendo um belo final de semana.

Depois de Pierre Gasly, vieram os dois pilotos da Racing Point que fizeram o que eram possível, Mas acabou ambos ficando longe da zona de pontuação em 12º e 13ºlugares. Logo a seguir os pilotos da Toro Rosso com Daniil Kvyat em 14º e Alexander Albon em 15ºlugar.

Antonio Giovinazzi que teve um ótimo sábado acabou tendo um péssimo domingo, Não conseguiu extrair velocidade do seu carro da Alfa Romeo e acabou ficando apenas em 16ºlugar. A situação do piloto Italiano vai ficando cada vez pior em relação ao seu futuro na Formula 1. Só não foi pior que Kevin Magnussen que teve uma péssima corrida com um péssimo carro da Haas. A Equipe Norte-americana não consegue mais resultados. O Dinamarquês ficou em 17ºlugar. Só terminou na frente dos dois carros da Williams, George Russell e Robert Kubica foi a única equipe a ficar 2 voltas atrás do vencedor da prova.

A Próxima prova da temporada será no próximo domingo, No Circuito de Spielberg na Áustria. Lá a Mercedes terá a possibilidade de conquistar a 9ªvitória da temporada ou a Ferrari ou Verstappen com a Red Bull vai impedir essa marca? Descobriremos na semana que vem!

Última Informação: Daniel Ricciardo foi punido 2 vezes por ter se esfregado com Lando Norris e com Kimi Raikkonen e acabou punido em 10 segundos no tempo final da prova. Isso tirou o piloto Australiano da 7ªposição para a 11ªposição. Isso beneficiou Kimi Raikkonen, Nico Hulkenberg, Lando Norris e Pierre Gasly que subiram uma posição na Classificação final da prova.

Fotos:

Resultado final do GP da França
Formula 1 – Temporada 2019

posPilotosEquipeChassiMotorVoltasTempo
144Lewis HamiltonMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+531:24:31.198
277Valtteri BottasMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+53a 18.056s
316Charles LeclercScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 06453a 18.985s
433Max VerstappenAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H53a 34.905s
55Sebastian VettelScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 06453a 62.796s
655Carlos SainzMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 1953a 95.462s
77Kimi RäikkönenAlfa Romeo RacingC38Ferrari 06452a 1 volta
827Nico HulkenbergRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 1952a 1 volta
94Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 1952a 1 volta
1010Pierre GaslyAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H52a 1 volta
113Daniel RicciardoRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 1952a 1 volta
1211Sergio PerezSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes52a 1 volta
1318Lance StrollSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes52a 1 volta
1426Daniil KvyatRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H52a 1 volta
1523Alexander AlbonRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H52a 1 volta
1699Antonio GiovinazziAlfa Romeo RacingC38Ferrari 06452a 1 volta
1720Kevin MagnussenRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 06452a 1 volta
1888Robert KubicaROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+51a 2 voltas
1963George RussellROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+51a 2 voltas
x8Romain GrosjeanRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 06444Abandono

Melhor Volta de Cada piloto (O Autor da Volta mais rápida ganha um ponto na classificação do campeonato)

posPilotosEquipeChassiMotorTempoNa Volta
15Sebastian VettelScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 0641:32.74053
244Lewis HamiltonMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+1:32.76453
377Valtteri BottasMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+1:33.58643
416Charles LeclercScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 0641:33.82840
533Max VerstappenAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H1:34.16238
655Carlos SainzMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 191:34.56152
727Nico HulkenbergRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 191:34.75445
83Daniel RicciardoRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 191:34.87347
918Lance StrollSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes1:34.92444
107Kimi RäikkönenAlfa Romeo RacingC38Ferrari 0641:34.95046
1111Sergio PerezSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes1:35.01442
1223Alexander AlbonRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H1:35.02951
1399Antonio GiovinazziAlfa Romeo RacingC38Ferrari 0641:35.11550
1410Pierre GaslyAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H1:35.15042
154Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 191:35.19747
1626Daniil KvyatRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H1:35.22543
178Romain GrosjeanRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 0641:35.69142
1820Kevin MagnussenRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 0641:35.69250
1963George RussellROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+1:35.83051
2088Robert KubicaROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+1:36.60850

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Mclaren/Alfa Romeo/Renault/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *