Hamilton larga melhor, domina a corrida e conquista vitória na Catalunha

O inglês Lewis Hamilton se recuperou do duro dia de Classificação (Aonde levou 6 décimos de Valtteri Bottas) E conseguiu aproveitar a largada para ultrapassar Bottas e depois liderar a prova até o final, E mesmo com um Safety Car entrando na parte final da prova ele manteve a liderança e conquistou não só a vitória como a melhor volta da prova. Agora ele vem a 7 pontos a frente de Bottas que completou a 5ªdobradinha da Mercedes em 5 corridas.

O Momento decisivo foi mesmo na largada, Bottas patinou e Hamilton e Vettel foram para o ataque para cima do piloto Finlandês. Lewis conseguiu a ultrapassagem, Vettel acabou perdendo a curva e indo para a parte de fora, isso permitiu que Bottas ficasse na segunda posição, Mas o pior de tudo para o piloto da Ferrari foi ter perdido a 3ªposição para Max Verstappen. Leclerc manteve o 5ºlugar e Gasly teve um trabalho para manter o 6ºlugar dos ataques de Romain Grosjean. Magnussen, Kvyat e Albon completavam os 10 primeiros colocados. Nas primeiras curvas, Kimi Raikkonen foi para a brita e caiu para o último lugar.

Nas primeiras voltas, Hamilton estabeleceu vantagem sobre Bottas que buscava tirar essa vantagem. O que impressionava era o desempenho do Max Verstappen, Ele tava muito na frente do Vettel e do Leclerc. O Desempenho do piloto de Mônaco era melhor que o desempenho do piloto Alemão. Por duas vezes Leclerc chegou perto de Vettel com a asa móvel. Nisso ficou bem claro que a Ferrari teria que dar a ordem para Vettel deixar passar Leclerc, Isso aconteceu na 12ªVolta Para o monegasco tentar tirar os 5 segundos que Verstappen tinha sobre os dois pilotos.

Logo se viu que essa tática não daria certo, Mas que também se viu o desempenho ruim de Vettel que perdia a sua diferença para o Francês Pierre Gasly. A Corrida não teria mudanças até a hora da parada de Sebastian Vettel na 20ªVolta, Colocando os pneus mais Médios partindo para 2 paradas. Na volta seguinte, Verstappen foi para os Boxes e colocou de novo os pneus mais macios para tentar se aproximar dos dois pilotos da Mercedes.

Hamilton, Bottas e Leclerc foram um pouco mais a diante com seus pneus mais macios (Deve-se dizer que a grande maioria dos pilotos largaram com os pneus macios) Hamilton a partir que pegou os primeiros retardatários ele subiu e muito a diferença para Bottas (De 3 segundos e meio para 7 segundos) Sem dúvida o penta-campeão do Mundo se deu melhor na negociação dessas ultrapassagens. Na Volta 26, Leclerc foi para a sua parada e colocou os pneus mais duros na tentativa de levar o carro até o final com esse pneu. O Monegasco voltou a frente de Vettel. Nas duas paradas da Ferrari eles tiveram problemas no Pneu traseiro. Na Volta 27 parou Bottas e na volta 28 parou Hamilton.

Depois das paradas Hamilton vinha na frente de Bottas, Com Verstappen no calcanhar dele. Leclerc e Vettel vinham bem mais atrás. Gasly, Grosjean, Hulkenberg (Que não tinha feito a parada), Magnussen e Kvyat eram os 10 primeiros.

Bottas começou a abrir do Verstappen, Apesar dos pneus mais macios o desempenho do carro da Mercedes era bem melhor do que o Desempenho da Red Bull, 10 segundos atrás, Vettel tentava ultrapassar Leclerc para tentar buscar Verstappen. Até aqui era uma corrida desastrada para a equipe italiana. Na volta 36 a ordem é dada a Leclerc para deixar Vettel passar e ela foi cumprida. Agora o Alemão tinha a possibilidade de tentar a aproximação em cima de Verstappen.

No segundo pelotão, Daniil Kvyat ultrapassou a Kevin Magnussen assumindo a 8ªposição. Não teve muita coisa acontecendo na prova. Na Volta 41, Vettel foi para a segunda parada e colocou de novo os pneus médios para buscar o pódio. Na sua volta a pista o piloto da Ferrari ultrapassou a Pierre Gasly para ganhar o 5ºlugar.

Verstappen na volta 44 fez sua segunda parada e colocou os pneus médios e voltou a frente do Vettel. Na Frente deles vinha Charles Leclerc com os pneus duros, Mas com 20 voltas pela frente seria alvo fácil para Verstappen e Vettel.

Na volta 46, parou Bottas e colocou os pneus macios usados para tentar alguma coisa diante de Lewis Hamilton. Na mesma volta, Lando Norris ao tentar passar Lance Stroll acabou acertando o pneu traseiro do piloto Canadense que bateu no muro. Norris foi para o outro lado e abandonou a corrida. Com toda a brita e detritos que estavam na pista, Foi acionado o Safety Car. Todos os pilotos foram para os boxes realizarem a segunda parada de cada um, Inclusive o Líder Lewis Hamilton. A Toro Rosso quase coloca a prova dos seus pilotos a perder. Eles tinham esquecido de levar os pneus pontos para os seus pilotos Kvyat e Albon.

Foram 6 voltas para tirar os dois carros e varrer toda a sujeira da pista. Durante esse tempo, Os pilotos que tomaram volta foram autorizados a ultrapassar o safety car e voltar à volta do líder.

A Corrida recomeçou na volta 53, Hamilton abriu sobre Bottas e Verstappen. Gasly tentou passar Leclerc, Não se deu bem e Magnussen que tomou a posição do Grosjean foi para cima do Francês, que teve muito trabalho para manter a 6ªposição. Sainz jr. foi para cima de Kvyat e assumiu o 9ºlugar para a alegria dos Espanhóis que estavam no circuito da Catalunha. Nas voltas seguintes, Hamilton marcou a melhor volta da prova e se livrou de qualquer ameaça de Bottas que abriu o suficiente para Verstappen, Com 2 segundos a frente de Vettel. Era a briga que poderia ter na frente.

No 2ºbloco da Formula 1, Grosjean foi para cima de Magnussen por duas vezes por fora e ambas as vezes o francês levou a pior e os seus pneus acabaram. Nas voltas finais ele foi superado com facilidade pelo Carlos Sainz jr. e pelo Daniil Kvyat e ainda teve de segurar Albon nas voltas finais para segurar o último lugar na zona de pontuação.

Lewis Hamilton fez uma bela corrida, Ganhando a 3ªcorrida da temporada e a sua 76ªVitória na Formula 1. Esta a 15 vitórias das 91 vitórias do Alemão Michael Schumacher. E de quebra conquistou o ponto da melhor volta da prova. Uma corrida perfeita para a Mercedes, Valtteri Bottas completou a dobradinha com o 2ºlugar, Claro que depois de um sábado devastador para seus adversários o domingo foi um balde de Água fria para o Finlandês.

O pódio foi completado pelo Holandês Max Verstappen, Que em nenhum momento ficou em posição de risco para perder o lugar do pódio, Parte pelo seu grande desempenho e parte pela completa incompetência estratégia da Ferrari, que acabou ficando fora do pódio. Vettel ficou em 4º e Leclerc em 5º. O Alemão não foi bem na largada e não conseguiu fazer um bom começo de prova e Leclerc teve mais uma vez uma tática equivocada que a equipe e ele fez e acabou ficando longe de um bom resultado. Pierre Gasly ainda esta longe de ter um bom desempenho. Acabou fazendo o seu papel ficando em um apático 6ºlugar.

Kevin Magnussen acabou ficando como o melhor do segundo pelotão, Segurou a posição dos ataques do louco do seu companheiro de equipe e terminou em 7ºlugar, A Haas mostrou um grande desempenho depois de corridas como do Bahrein, China e Azerbaijão que deixaram muito a Desejar.

Carlos Sainz jr. manteve sua escrita: 5 Corridas na Espanha, 5 corridas entre os 10 primeiros. Levou a Mclaren para o 8ºlugar. Daniil Kvyat teve seu melhor final de semana do ano. Em uma corrida combativa ele levou a Toro Rosso ao 9ºlugar e Romain Grosjean conseguiu segurar Albon e marcou seu primeiro ponto na Temporada. O Tailandês acabou ficando em 11ºlugar ficando perto da zona de pontuação.

Daniel Ricciardo acabou em 12ºlugar seguido do Alemão Nico Hulkenberg, que teve de largar da última posição e ficou em 13º. Por incrível que pareça, Foi o piloto que mais recuperou posições na prova inteira, Mas longe de ter sido uma atuação brilhante.

Kimi Raikkonen acabou muito mal na corrida, A Alfa Romeo também não deu um carro competitivo ao homem de Gelo que amargou o 14ºlugar a frente de Sergio Perez que se quer conseguiu lembrar o Grande desempenho de Baku. Apesar do grande resultado no GP passado a Racing Point não tem um carro dos melhores nesse ano. Antonio Giovinazzi ficou em 16º e só não foi pior do que os dois pilotos da Williams que ficaram com os últimos lugares da prova.

Daqui a duas semanas teremos o GP de Mônaco nas ruas de Monte Carlo. Com a Mercedes tendo 5 Vitórias, 5 dobradinhas e cada vez mais e mais a disputa pelo título ficando com os dois pilotos das Flechas Prateadas e Pretas.

Fotos:

Resultado final do GP da Espanha

posPilotosEquipeChassiMotorVoltasTempo
144Lewis HamiltonMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+661:35:50.443
277Valtteri BottasMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+66a 4.074s
333Max VerstappenAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H66a 7.679s
45Sebastian VettelScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 06466a 9.167s
516Charles LeclercScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 06466a 13.361s
610Pierre GaslyAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H66a 19.576s
720Kevin MagnussenRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 06466a 28.159s
855Carlos SainzMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 1966a 32.342s
926Daniil KvyatRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H66a 33.056s
108Romain GrosjeanRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 06466a 34.641s
1123Alexander AlbonRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H66a 35.445s
123Daniel RicciardoRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 1966a 36.758s
1327Nico HulkenbergRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 1966a 39.241s
147Kimi RäikkönenAlfa Romeo RacingC38Ferrari 06466a 41.803s
1511Sergio PerezSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes66a 46.877s
1699Antonio GiovinazziAlfa Romeo RacingC38Ferrari 06466a 47.691s
1763George RussellROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+65a 1 Volta
1888Robert KubicaROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+65a 1 Volta
x18Lance StrollSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes44Acidente
x4Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 1944Acidente


Melhor Volta de Cada Piloto na Prova

posPilotosEquipeChassiMotorTempoNa Volta
144Lewis HamiltonMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+1:18.49254
277Valtteri BottasMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+1:18.73755
333Max VerstappenAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H1:19.76957
45Sebastian VettelScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 0641:19.82064
516Charles LeclercScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 0641:20.00257
610Pierre GaslyAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H1:20.53657
73Daniel RicciardoRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 191:20.61556
826Daniil KvyatRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H1:20.72664
920Kevin MagnussenRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 0641:20.77066
1055Carlos SainzMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 191:20.85959
1123Alexander AlbonRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H1:21.02865
128Romain GrosjeanRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 0641:21.05764
1327Nico HulkenbergRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 191:21.28265
147Kimi RäikkönenAlfa Romeo RacingC38Ferrari 0641:21.38266
1599Antonio GiovinazziAlfa Romeo RacingC38Ferrari 0641:21.83364
1611Sergio PerezSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes1:21.85965
1763George RussellROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+1:22.38264
184Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 191:22.56128
1988Robert KubicaROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+1:23.20265
2018Lance StrollSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes1:23.22628

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Haas/Mclaren/Toro Rosso/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *