Você não ganha uma prova na primeira e sim você perde uma prova. Essa frase esta certa para Hamilton, Mas para Rosberg no dia de hoje ela vai ao contraio do que aconteceu, aproveitando-se de uma largada ruim do seu rival o Alemão venceu o 7ºGP na temporada e colocou fogo na disputa pelo titulo diante de uma corrida chata e sem muitas emoções no circuito italiano que deveria ter dado uma corrida melhor do que foi o que aconteceu hoje.
Lewis Hamilton que era o favorito a vitória em Monza jogou tudo fora em apenas um único lance que foi na largada quando ele largou muito mal caindo do 1º para o 6ºlugar deixando seu companheiro de equipe Nico Rosberg na liderança com Vettel em 2º, Raikkonen, Bottas e Ricciardo na sequência na frente do Tricampeão do mundo, Max Verstappen e Esteban Gutierrez também largaram muito mal e perderam várias posições.
Com uma situação reversa Hamilton foi logo partindo para cima de Bottas e passando no começar da 2ªVolta de prova, Na mesma 2ªvolta um incidente entre Jolyon Palmer e Felipe Nasr que acabaram se tocando com a quebra da asa dianteira para o inglês e o furo do pneu para o Brasileiro obrigando a ambos fazerem a parada nos boxes. Ambos iriam deixar a prova e os comissários de prova consideraram Nasr como culpado desse acidente e foi por isso que a Sauber recolocou na pista para cumprir a punição ainda na prova e depois deixasse de vez a corrida.
Rosberg já tinha boa vantagem para Vettel e Raikkonen que estavam tentando uma perseguição, Já Daniel Ricciardo estava tendo o incomodo de ter logo atrás Hamilton que mesmo com a Red Bull tendo um motor com menos potência do que o motor Mercedes de Hamilton que só conseguiu a ultrapassagem na 10ªVolta. Bottas foi o primeiro a fazer uma parada, Os pilotos da Ferrari, Williams, Red Bull, Force India entre outras equipes apostaram em 2 paradas enquanto que Rosberg, Hamilton com a Mercedes e Grosjean com a Haas estavam na tática de apenas 1 parada o que seria mais lógica em um circuito de poucas Retas.
Foi na volta 25 que Rosberg foi para a sua parada nos boxes colocar os pneus mais duros para levar o carro até o final da prova e Hamilton fez o mesmo na volta seguinte e voltou em 4ºlugar atrás de Sebastian Vettel e de Kimi Raikkonen que iriam fazer mais uma parada nos boxes, Tirando as diferenças de pneus tínhamos poucas disputas de posição. O piloto Pascal Wehrlein que vinha em uma boa corrida com o carro da Manor deixou a corrida na 27ªVolta na metade de prova.
A Ferrari apostava em 3 etapas de pneus mais macios contra 1 jogo macio e um duro dos pilotos da Mercedes no que na teoria poderia dar certo, Mas na prática acabou não dando resultado já que Na medida que nas primeiras voltas do Rosberg e Hamilton com esses pneus ambos tiveram desempenhos melhores que os dois pilotos da Ferrari que estava com os pneus mais macios, só que ambos estavam com os pneus mais desgastados e isso pode ter feito a diferença para a tática não funcionar como a Ferrari e sua torcida esperava.
Vettel parou na volta 34 e Raikkonen parou na volta 35. Após as segundas paradas os dois pilotos da Red Bull mostraram um rendimento melhor o que possibilitou a Ricciardo disputar o 5ºlugar com o finlandês Valtteri Bottas e mesmo com o piloto da Williams contando com o Motor Mercedes o piloto da Red Bull a poucas voltas do final da prova em uma arrojada tentativa conseguiu essa ultrapassagem sobre Bottas bem no final da reta bem perto da chicane sem dúvida esse é o lance mais bonito da corrida na minha opinião. Já Max Verstappen foi para cima de Sergio Perez no final da prova disputando o 7ºlugar, Nesse caso foi mais tranquilo a ultrapassagem que foi feita na Valiante inclusive Perez acabou passando reto na chicane, porém Verstappen já tinha colocado por dentro e a ultrapassagem iria acontecer de qualquer jeito mesmo.
Rosberg levou o carro até o final da prova levando a 7ªVitória na temporada superando seu companheiro de equipe em número de corridas vencidas sendo sua primeira vitória em Monza com Hamilton em segundo chegando a 15 segundos atrás de Rosberg. Com esses resultados a temporada europeia se encerra com Hamilton sustentando a liderança do campeonato a 2 pontos na frente de Nico Rosberg.
Sebastian Vettel voltou ao pódio com uma boa atuação levou a Ferrari ao 3ºlugar na frente de Kimi Raikkonen que chegou em 4º fazendo com que a Ferrari aproveitasse as retas de Monza para diminuir a diferença deles para a Red Bull que acabaram com o desempenho abaixo das últimas corridas por causa do motor Renault, Ricciardo completou a prova em 5ºlugar e Max Verstappen teve uma corrida comprometida pela ruim largada assim como Lewis Hamilton e ficou em 7ºlugar. Entre eles o finlandês Valtteri Bottas que levou a Williams a uma boa 6ªposição algo que não era muito esperado visto que o FW38 perde terreno até para a Force India, Foi um final de semana muito bom mesmo do piloto da equipe Williams.
Sergio Perez completou a prova em 8ºlugar o que acabou sendo a sua posição de largada, Felipe Massa que anunciou sua aposentadoria da Formula 1 fez uma boa largada subindo para o 9ºlugar mas ficou mesmo por ai marcando mais 2 pontos o que ajuda o time de Grove a superar a Force India no mundial de construtores. Nico Hulkenberg fechou a zona de pontuação em 10ºlugar.
Romain Grosjean que largou em 17º devido a uma troca de Câmbio ficou por muito pouco da zona de pontuação ficando em 11ºlugar e resistindo a Jenson Button que fez uma corrida dentro do possível em 12ºlugar. Esteban Gutierrez com a ruim largada comprometeu seu resultado ficando em 13º com Fernando Alonso reclamando no rádio em 14ºlugar com a Mclaren-Honda que precisa ainda melhorar em termos de motor já que em circuitos como Monza ainda não dá para conseguir grandes resultados.
E de resto completaram a prova Carlos Sainz com a Toro Rosso com um carro absolutamente superado e com um motor superado, Marcus Ericsson com a Sauber tentando melhorar desde da entrada dos novos investidores, Kevin Magnussen com a Renault que não evolui e Esteban Ocon que se analisar até agora mesmo tendo mais talento do que Haryanto ele até aqui não fez nada muito melhor que o Indonésio mas completou a segunda corrida na Formula 1 e ele esta pegando experiência para a temporada de 2017 aonde ele vai provavelmente correr pela Renault.
Daqui a 2 semanas teremos o GP de Cingapura no circuito de Yas Marina aonde veremos mais um confronto entre Hamilton e Rosberg na disputa pelo título da temporada de 2016.
Resultado final do GP da Itália de formula 1
Posição | Piloto | Nº | Equipe | Chassis | Motor | Voltas | Tempo | Abandono | Grid |
1 | Nico Rosberg | 6 | Mercedes | W07 | Mercedes PC106C Hybrid | 53 | 1:17:28.089 | 2 | |
2 | Lewis Hamilton | 44 | Mercedes | W07 | Mercedes PC106C Hybrid | 53 | a 15.070 | 1 | |
3 | Sebastian Vettel | 5 | Ferrari | SF16-H | Ferrari 059/5 | 53 | a 20.990 | 3 | |
4 | Kimi Raikkonen | 7 | Ferrari | SF16-H | Ferrari 059/5 | 53 | a 27.561 | 4 | |
5 | Daniel Ricciardo | 3 | Red Bull | RB12 | TAG Heuer | 53 | a 45.295 | 7 | |
6 | Valtteri Bottas | 77 | Williams | FW38 | Mercedes PC106C Hybrid | 53 | a 51.015 | 5 | |
7 | Max Verstappen | 33 | Red Bull | RB12 | TAG Heuer | 53 | a 54.236 | 6 | |
8 | Sergio Perez | 11 | Force India | VJM09 | Mercedes PC106C Hybrid | 53 | a 1:04.954 | 8 | |
9 | Felipe Massa | 19 | Williams | FW38 | Mercedes PC106C Hybrid | 53 | a 1:05.617 | 11 | |
10 | Nico Hulkenberg | 27 | Force India | VJM09 | Mercedes PC106C Hybrid | 53 | a 1:18.656 | 9 | |
11 | Romain Grosjean | 8 | Haas | VF-16 | Ferrari 059/5 | 52 | a 1 Volta | 17 | |
12 | Jenson Button | 22 | Mclaren | MP4-31 | Honda RA616H | 52 | a 1 Volta | 14 | |
13 | Esteban Gutierrez | 21 | Haas | VF-16 | Ferrari 059/5 | 52 | a 1 Volta | 10 | |
14 | Fernando Alonso | 14 | Mclaren | MP4-31 | Honda RA616H | 52 | a 1 Volta | 12 | |
15 | Carlos Sainz Jr. | 55 | Toro Rosso | STR11 | Ferrari 059/4 | 52 | a 1 Volta | 15 | |
16 | Marcus Ericsson | 9 | Sauber | C35 | Ferrari 059/5 | 52 | a 1 Volta | 19 | |
17 | Kevin Magnussen | 20 | Renault | RS16 | Renault RE16 | 52 | a 1 Volta | 21 | |
18 | Esteban Ocon | 31 | Manor | MRT05 | Mercedes PC106C Hybrid | 51 | a 2 Voltas | 22 | |
19 | Daniil Kvyat | 26 | Toro Rosso | STR11 | Ferrari 059/4 | 36 | a 16 Voltas | Abandono | 16 |
20 | Pascal Wehrlein | 94 | Manor | MRT05 | Mercedes PC106C Hybrid | 26 | a 26 Voltas | Abandono | 13 |
21 | Jolyon Palmer | 30 | Renault | RS16 | Renault RE16 | 7 | a 46 Voltas | Acidente | 20 |
22 | Felipe Nasr | 12 | Sauber | C35 | Ferrari 059/5 | 6 | a 47 Voltas | Acidente | 18 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Red Bull/Ferrari/Renault