Hamilton conquista vitória no Bahrein, Grosjean escapa após acidente terrível

Lewis Hamilton conquistou ontem sua 95ªVitória na carreira, com uma corrida tranquila, mas em um prova que marca pelo terrível acidente de Romain Grosjean nas primeiras curvas da prova. Foi um milagre que o piloto francês não sofreu ferimentos mais graves.

Uma largada confusa, Enquanto Hamilton largou bem, Bottas acabou largando mal e caindo da 2ª para a 6ªposição. Alguns pilotos também largaram mal como Russell e Kvyat. Depois da segunda curva ocorreu o que poderia ser um desastre, Romain Grosjean acaba acertando a parte dianteira de Danill Kvyat (Diga-se de passagem, não teve culpa no acidente) e acabou batendo no muro de maneira violentíssima. O carro da Haas se parte ao meio e pega fogo, Grosjean saiu do carro em 27 segundos.

O carro do piloto francês foi totalmente consumido pelo fogo, bandeira vermelha para a retirada dos destroços e a reconstrução do muro de proteção da curva 3. Foram mais de 1 hora e meia para os pilotos voltarem a pista.

O Grid de largada após a volta dos pilotos da pista era: Hamilton, Verstappen, Perez, Bottas, Albon, Ricciardo, Norris, Ocon, Gasly, Vettel, Stroll, Leclerc, Sainz jr., Giovinazzi, Kvyat, Raikkonen, Magnussen, Russell e Latifi. Apenas Sainz jr. e Kvyat estavam com os pneus macios. a maioria usava os pneus médios.

Na 2ªlargada, Hamilton larga bem, Perez chega a largar bem e quase toma a segunda posição de Verstappen que fica na 2ªposição, assim como Bottas e Albon manteveram a 4ª e 5ªposições. Norris ganhou posições e Ricciardo perdeu posições. Na curva 8, mais confusão, numa manobra muito otimista, Danill Kvyat tocou em Lance Stroll que capota, sorte do canadense é que isso foi em curva de baixa velocidade. Esse acidente provoca um novo safety car.

A Equipe Mercedes chamou Bottas para os boxes, um furo no pneu fez o finlandês colocar os pneus duros caindo para a 16ªposição.

Foram longas 5 voltas de Safety Car até a relargada na 9ªVolta, Hamilton largou muito bem e manteve a ponta, nas primeiras posições não mudou nada. Leclerc tentou passar Ocon, que se defendeu bem e manteve 6ªposição. Sainz jr. largou muito bem e pulou para a 9ªposição. O piloto espanhol da Mclaren foi para o ataque, passou com facilidade Daniel Ricciardo no fim da reta oposta, passando a ocupar a 8ªposição.

Bottas lá atrás tem dificuldades para passar Vettel que se defendia o quanto podia. Na 12ªVolta, Sainz jr. supera Leclerc que tentou voltar a 7ªposição, mas acabou tomando ultrapassagem sobre Ricciardo, ficando mais para os ataques de Gasly e Kvyat. Lá na frente, Hamilton abre 1.7 segundos do Verstappen e 5.6 segundos sobre Perez. Danill Kvyat toma 10 segundos de punição por ter provocado a capotada de Lance Stroll. Momentos antes, Gasly supera Leclerc e assume a 9ªposição.

Na 14ªVolta, Bottas superou Latifi e subiu para a 14ªposição, um pouco a frente, Russell e Raikkonen disputam a 12ªposição. Vettel ficou bem pra trás, na 18ª e última posição.

O primeiro a fazer a parada foi Daniel Ricciardo na 17ªVolta, começava as paradas normais, os pneus se desgastavam demais mesmo a noite nessa parte do mundo. Ocon, Kvyat e Raikkonen pararam na 18ªVolta. Lando Norris para na 19ªVolta.

Lewis Hamilton parou na 20ªVolta, colocando os pneus médios. Albon parou na mesma volta. Verstappen passou para a ponta seguido de Perez, esses dois pararam na volta seguinte, fazendo Hamilton voltar a liderança. Alguns pilotos não tinham parado ainda estavam bem colocados, o Francês Pierre Gasly vinha em 3º e Leclerc em 6ºlugar.

No final da volta 22, Perez chega em Gasly e passa facilmente pelo piloto da Racing Point na reta, recuperando a terceira posição. Na volta seguinte, Albon passou Gasly e levou a 4ªposição. Leclerc fez a parada na 24ªvolta. Bottas com os pneus duros vinha em 6ºlugar, mas já vinha com os pneus mais desgastados que os pneus de Lando Norris. Na reta, o piloto da Mclaren passou o piloto da Mercedes que não teve reação, para preservar esses pneus de 25 voltas de uso; percebendo que os pneus não iriam render, Bottas foi para a segunda parada, colocando pneus médios. Gasly fez sua primeira parada. Enquanto isso, Sainz jr. vinha tocando o terror em cima dos pilotos da Renault, em 2 voltas, passou Ricciardo e Ocon subindo para a 6ªposição.

Bottas começou a voar na pista, finalmente seu carro rendia o esperado, em uma volta passou Russell e Magnussen e vinha fazendo uma das melhores voltas da corrida naquele momento.

Hamilton estava 4.8 segundos a frente de Verstappen. O holandês vinha 16 segundos de frente para Perez e quase 20 segundos a frente de Alexander Albon. Os dois pilotos da Mclaren vinham em 5ª e 6º, fazendo uma corrida segura. Já Ricciardo reclamava da briga entre ele e Ocon, que vinha com pneus muito mais desgastados. O francês recebeu a ordem de deixar o companheiro de equipe passar na metade da 30ªvolta.

Bottas chegou em Leclerc na 32ªVolta, o piloto da Mercedes esperou o momento certo para realizar a ultrapassagem, na reta dos boxes na volta seguinte para entrar na zona de pontuação.

Verstappen e Albon fizeram uma nova parada na 35ªVolta, Perez assume a segunda posição, Verstappen vai para 3º, Norris e Sainz jr. ocupam 4º e 5ºlugares e Albon cai para 6º. Hamilton vai para a parada na volta seguinte e volta exatamente a frente de Perez. Sainz jr. ganhou 10 posições desde da largada. Perez vai para a parada na 37ªvolta, voltando na 5ªposição, a frente de Albon. Norris estava no pódio.

Ricciardo fez a parada e voltou logo atrás de Ocon, os dois pilotos travam um duelo pela 10ªposição. O francês não facilitou a ultrapassagem do companheiro de equipe, que teve de passar Ocon por fora para levar a posição. Perez passou Sainz jr. e assume a 4ªposição na 38ªVolta.

Norris foi para os boxes na volta 39, Ao mesmo tempo que Albon superou Carlos Sainz jr. voltando a 4ªcolocação. Bottas parou pela terceira vez, colocando os pneus médios, voltando na 11ªposição. Sainz jr. para na volta 40, a Mclaren não fez um trabalho tão bom assim, o espanhol reclamou desse trabalho que levou a Sainz jr. voltar atrás do Leclerc, que parou na 41ªvolta.

Com as paradas dos dois pilotos da Mclaren, Gasly com uma parada vinha na 5ªposição. Bela corrida do piloto da Alpha Tauri, mas Norris e Sainz jr. vinham tirando diferença e sem dúvida iriam buscar a recuperação. Enquanto isso, Bottas chegava em Esteban Ocon, a ultrapassagem foi no começo da volta 43, o finlandês sobe para a 9ªposição.  Na volta seguinte, Norris ultrapassa com facilidade a Gasly e recupera a 5ªposição. Lá atrás, Vettel e Kvyat vinham tentando recuperar alguma coisa na reta final de corrida. Vettel vinha com muita dificuldade para passar George Russell.

Lá na frente, Verstappen faz uma nova parada e coloca pneus macios para buscar a melhor volta da corrida. Perez consolidava o pódio na terceira posição e Albon acusava que os pneus estavam acabados em seu carro. Verstappen consegue a melhor volta da prova a 9 voltas do final.

Sainz jr. vai para cima de Gasly, com pneus muito melhores que os pneus do piloto francês.  Na 51ªVolta, Sainz jr. consegue a ultrapassagem sobre o piloto da Alpha Tauri e passa a ser o 6ºcolocado. Ricciardo vai pra cima de Gasly, virando até 2 segundos mais rápido por volta.

A 3 voltas e meia do final, Perez tem problemas de motor e abandona a corrida, Safety Car na pista. Não havia tempo para mais nada Lewis Hamilton conquista 95ªvitória da carreira. Max Verstappen fica na segunda posição com a Red Bull que tem um belo dia, colocando Alexander Albon na terceira posição. A Mclaren termina o dia com Lando Norris com a 4ªposição e Carlos Sainz jr. com a 5ªposição. Melhor que isso, a quebra de Perez no final proporciona a equipe de Woking a 3ªposição no Mundial de construtores.

Pierre Gasly teve sorte de ter tido o safety car, com os pneus desgastados acabou terminando a corrida na 6ªposição, a frente de Daniel Ricciardo da Renault. Outro dia ruim para Valtteri Bottas que teve seu dia comprometido não pela largada ruim na primeira volta, mas um furo de pneu e a tática errada da Mercedes sepultaram as suas chances de um bom resultado, ficando apenas na 8ªposição, Bottas ver sua vantagem na vice-liderança cair para 12 pontos sobre Max Verstappen. Completam a zona de pontuação: Esteban Ocon da Renault e Charles Leclerc da Ferrari.

Danill Kvyat não conseguiu pontuar, ficando em 11ºlugar, muito pela punição de 10 segundos tomada pelo capote de Stroll. George Russell fez uma corrida muito boa, levando a Williams a 12ªposição.

Antes de encerrar a matéria, Devo dizer que a enorme vantagem de Lewis Hamilton não se deve só a competência do piloto, mas também a problemas com seus adversários. Tanto Valtteri Bottas como Max Verstappen perderam mais de 70 pontos, muito parcela de problemas em seus carros e alguma parcela de erros dos dois. Acaba sendo uma disputa pelo vice-campeonato bem nivelada por baixo, qualquer um que ganhe esse vice-campeonato terá uma pontuação muito abaixo do campeão. Semana que vem teremos a etapa de Sahkir, dessa vez no anel externo do autódromo do Bahrein.

Fotos:

Resultado final da 15ªEtapa do Mundial de Formula 1
GP do Bahrein – 57 Voltas

posPilotoEquipeChassiMotorTempo
144Lewis Hamilton Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M112:59:47.515
233Max Verstappen Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620Ha 1.254s
323Alexander Albon Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620Ha 8.005s
44Lando Norris McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 20a 11.337s
555Carlos Sainz McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 20a 11.787s
610Pierre Gasly Scuderia AlphaTauriAT01Honda RA620Ha 11.942s
73Daniel Ricciardo Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 20a 19.368s
877Valtteri Bottas Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M11a 19.680s
931Esteban Ocon Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 20a 22.803s
1016Charles Leclerc Scuderia FerrariSF1000Ferrari 065a 1 volta
1126Daniil Kvyat Scuderia AlphaTauriAT01Honda RA620Ha 1 volta
1263George Russell Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M11a 1 volta
135Sebastian Vettel Scuderia FerrariSF1000Ferrari 065a 1 volta
146Nicholas Latifi Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M11a 1 volta
157Kimi RäikkönenAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 065a 1 volta
1699Antonio GiovinazziAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 065a 1 volta
1720Kevin Magnussen Haas F1 TeamVF-20Ferrari 065a 1 volta
1811Sergio Perez BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedesa 4 voltas
18Lance Stroll BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedesa 55 voltas
8Romain Grosjean Haas F1 TeamVF-20Ferrari 065a 58 voltas

Melhor volta de cada piloto : Max Verstappen ganha um ponto pela melhor volta da corrida

posPilotoEquipeChassiMotorTemponº da volta
133Max Verstappen Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620H1:32.01448
23Daniel Ricciardo Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 201:32.82738
344Lewis Hamilton Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M111:32.86438
477Valtteri Bottas Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M111:33.35228
555Carlos Sainz McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 201:33.41146
67Kimi RäikkönenAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 0651:33.57343
74Lando Norris McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 201:33.58853
816Charles Leclerc Scuderia FerrariSF1000Ferrari 0651:33.62544
911Sergio Perez BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedes1:33.62940
1023Alexander Albon Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620H1:33.68441
115Sebastian Vettel Scuderia FerrariSF1000Ferrari 0651:33.86141
1226Daniil Kvyat Scuderia AlphaTauriAT01Honda RA620H1:34.14135
1331Esteban Ocon Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 201:34.35437
1499Antonio GiovinazziAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 0651:34.53622
156Nicholas Latifi Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M111:34.59139
1610Pierre Gasly Scuderia AlphaTauriAT01Honda RA620H1:34.81748
1763George Russell Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M111:35.04247
1820Kevin Magnussen Haas F1 TeamVF-20Ferrari 0651:35.24129

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Red Bull/Mclaren/Racing Point/Renault/Ferrari/Alpha Tauri/Alfa Romeo/Haas/Williams

Deixe uma resposta