Hamilton conquista vitória em Sensacional disputa em Silverstone

Lewis Hamilton acabou fazendo a festa da torcida mais uma vez, Mesmo com uma missão mais difícil, O Inglês se aproveitou de um Safety Car na 20ªVolta, provocado pelo Italiano Antonio Giovinazzi para vencer pela 80ªVez na Formula 1. Além da sorte, Ele mostrou a sua total capacidade, Fazendo 32 voltas com um mesmo pneu e conseguir a volta mais rápida da prova.

Apesar disso, Valtteri Bottas ofereceu resistência para o piloto Inglês. O Safety Car acabou ajudando Hamilton acabou prejudicando o Finlandês e alguns outros pilotos.

Bottas largou bem e fechou a porta de Hamilton, que foi agressivo desde do primeiro metro de prova. Leclerc, Verstappen, Vettel e Gasly vinham logo a seguir. Norris superou Ricciardo e assumiu o 7ºlugar. Vettel na largada ganhou posição sobre Gasly, O Francês não largou bem. Os dois pilotos da Haas Kevin Magnussen e Romain Grosjean acabaram se tocando e prejudicando seus carros, Eles foram para os boxes e depois voltaram para boxes para ambos deixarem a corrida. Foi o pior final de semana da Haas na Formula 1.

Hamilton foi para cima de Bottas, E quando ativaram o DRS para ser usado é que os ataques do dono da casa ficaram mais fortes pra cima do vice-líder do campeonato. Na volta 4, Hamilton pega o vácuo na reta, Contorna muito bem a Brooklands e consegue assumir a liderança ao fazer a Luffield. Bottas acabou reagindo na Woodcote, usou o vácuo e conseguiu retornar a liderança na Copse. Essa foi uma das cenas mais bonitas dessa temporada de 2019.

Hamilton continuou na cola de Bottas, O Finlandês conseguiu abrir uma pequena vantagem para o piloto Inglês; Enquanto que Leclerc que começou a ser pressionado por Verstappen. O Monegasco prometeu endurecer o jogo após o que aconteceu no GP da Áustria com o próprio Verstappen. Vettel e Gasly estavam perto deles em 5º e 6ºlugares. No segundo pelotão, Lando Norris e Daniel Ricciardo vinham se destacando em 7º e 8ºlugar e abriram 2 segundos sobre Hulkenberg e Albon que completaram os 10 primeiros lugares.

Na 11ªVolta, Verstappen foi para cima Leclerc, Na Brooklands e o Monegasco resistiu, Isso deu a chance a Vettel para tentar passar o piloto da Red Bull, Que se defendeu bem. Na 12ªVolta, Pierre Gasly acabou passando Vettel, perto da Arena para ganhar o 5ºlugar. O Alemão vive um fase bem ruim. Na volta seguinte, Gasly foi para os boxes, Ricciardo e Kvyat também fizeram as paradas nessa volta.

Na volta seguinte pararam Leclerc e Verstappen. A Red Bull trabalhou melhor que a Ferrari e o Holandês voltou a frente do Monegasco. Porém, Verstappen perdeu a trajetória correta da Curva e perto da Arena acabou que Leclerc recuperou a posição sobre Max. Ainda mais, Leclerc colocou os pneus duros e iria levar o carro até o final enquanto que Verstappen colocou outro pneu médio e teria de fazer uma segunda parada para colocar outro tipo de pneus.

Bottas e Hamilton tinham 12 segundos de frente para Vettel. Os três primeiros ainda não tinham feito à parada obrigatória. Na 17ªVolta, O líder Valtteri Bottas foi para os boxes colocar novamente os pneus médios. Ele teria que também fazer mais uma parada. Hamilton passou para a liderança com Vettel em 2ºlugar. Norris e Albon ficaram sobre investigação por um incidente nos boxes. Essa investigação acabou não dando em punição para nenhum dos dois pilotos.

Verstappen mais uma vez foi para cima de Leclerc na reta da Chapel, Ele usou a asa móvel e quando parceria que conseguiria passar, Leclerc jogo duro e acabou fechando a porta e contornou a Stowe com a 4ªposição.

Na 19ªVolta, Antonio Giovinazzi que vinha em prova razoável acabou rodando na vale e indo parar na caixa de brita. O Safety Car foi acionado e entrou na pista para a retirada do carro da Alfa Romeo. Esse acabou sendo que precisava para Hamilton, Vettel e outros pilotos que não tinham parado irem para a parada. Verstappen foi para os boxes colocar os duros e mudar a tática de paradas. Na volta seguinte, Leclerc parou nos boxes e depois da parada ele disse para a Ferrari o seguinte: “O que vocês fizeram para eu estar aqui?”

Dentre esses todos, Valtteri Bottas foi o mais prejudicado. A Mercedes não chamou o finlandês para os boxes. Com isso ele teria de abrir 20 segundos em 27 voltas ou ficaria sem a segunda posição. A Classificação depois dessas paradas eram: Hamilton, Bottas, Vettel, Gasly, Verstappen, Leclerc, Sainz jr. , Norris, Albon, Hulkenberg e Ricciardo eram os 11 primeiros colocados.

Na volta 25 tivemos a relargada, Albon foi para cima de Norris valendo o 8ºlugar. Curvas depois na Brooklands. Perez tocou em Hulkenberg e ambos foram para fora do traçado. Curvas antes, Daniel Ricciardo superou seu companheiro de equipe. Dentre esses todos que brigavam no bloco intermediário, Foi Carlos Sainz jr. que se deu bem e estava em 7ºlugar.

Em poucas voltas, Hamilton e Bottas já tinham mais de 5 segundos de frente para Vettel que vinha em 3º. Depois vinham Verstappen que superou Gasly e Leclerc completando os 6 primeiros colocados.

Leclerc foi para cima de Gasly, Se quisesse recuperar o pódio ele teria de superar o piloto Francês. Verstappen foi atrás de Vettel. O Desempenho do piloto da Red Bull era semelhante com o piloto da Ferrari. Atrás dos grandes, Vinha a Mclaren de Carlos Sainz e de Lando Norris em 7º e 8ºlugares. O Inglês foi um dos prejudicados e perdia terreno para Ricciardo e Albon, E um pouco mais longe, mas muito perto vinham Raikkonen, Hulkenberg, Stroll e Kvyat.

Leclerc tentava superar Gasly. O Francês estava fazendo um belo trabalho de defesa de posição. Isso até a volta de número 36. Foi quando Leclerc passou Gasly por fora, Perto da Arena, tomando o 5ºlugar do piloto da Ferrari.

Já Verstappen chegou em Hamilton, No final da 37ªvolta, Verstappen foi para cima de Vettel no final da reta final chegando na Stowe acabou passando para a terceira posição. O Alemão tentou voltar para cima do Holandês. Dai Sebastian faz uma manobra totalmente desastrosa e bate na traseira de Max Verstappen. Por um milagre, Os dois voltaram para a pista. Enquanto Verstappen estava com o carro em Ordem, Vettel tinha problemas e estava muito lento pela pista. O Alemão foi para os boxes na 38ªvolta e voltou em último lugar.

Bottas agradeceu, Com 18 segundos sobre Charles Leclerc (Que assumiu a 3ªposição) o finlandês poderia ir para os boxes e voltar ainda na segunda posição.  Leclerc vinha em 3º, Com Gasly perto do pódio em 4º e Verstappen ainda em 5ºlugar tentando recuperar o enorme prejuízo.

As brigas por posições se esfriaram na parte da Frente, Mas atrás, Sainz jr. segurava o 6ºlugar dos ataques de Daniel Ricciardo. Já na parte de trás, Kimi Raikkonen vinha superando Albon ganhando o 8ºlugar e Daniil Kvyat superou Nico Hulkenberg e entrando na zona de pontuação.

Valtteri Bottas a 6 voltas do final foi para os Boxes, Colocar os pneus mais macios para fazer a volta mais rápida da prova. Essa volta rápida foi conquistava  na volta 48, Na Reta final, Kvyat superou Albon e ganhou o 9ºlugar após ter largado da 17ªposição. Sainz jr. segura Ricciardo nas voltas finais.

Lewis Hamilton cumpriu a cartilha do piloto da Casa, Conseguiu recuperar a liderança da prova por causa de um Safety Car e dai não perdeu mais a prova. Fez várias voltas mais rápidas durante a corrida e acabou completando a última volta como a mais rápida da prova. Hamilton acabou conquistando sua 80ºVitória da sua carreira, Ficando a 11 vitórias do Recorde de Michael Schumacher. Após sua vitória, Hamilton comemorou andando bem lentamente pelo circuito e acabou na reta da Chapel acabou pegando a bandeira Inglesa.

Uma Sensacional vitória para uma sensacional corrida. Valtteri Bottas que levou as primeiras 17 voltas e prejudicado pelo Safety Car conseguiu a 2ªposição, Se não tivesse o Safety Car o Finlandês poderia ter vencido a prova ou na pior das hipóteses, Acabar tendo uma bela disputa com seu companheiro de equipe. Charles Leclerc completou o pódio e salvou o final de semana da equipe Ferrari. Em uma apresentação corajosa e arrojada do Monegasco.

Pierre Gasly teve um final de semana muito bom e terminou a prova em 4ºlugar, Igualando o 4ºlugar do GP do Barhein de 2018. Dessa vez, disputando posição com Verstappen, Leclerc e com Vettel. Max Verstappen levou heroicamente o carro até o final da prova, Salvando o 5ºlugar e mantendo a terceira posição do Campeonato com 136 pontos, Contra 123 de Vettel e 120 de Leclerc.

Carlos Sainz jr. suportou a pressão de Daniel Ricciardo e acabou a prova com o 6ºlugar e garantiu mais 8 pontos para a Mclaren. O piloto Australiano marca mais 6 pontos num bom final de semana da Renault, Voltando a ficar na frente de Nico Hulkenberg na Classificação do Mundial.

Kimi Raikkonen largando do 12ºlugar acabou chegando em 8ºlugar, com uma boa corrida do piloto da Alfa Romeo. Daniil Kvyat foi um dos melhores pilotos do dia. Largando do 17ºlugar o Russo acabou fazendo uma estupenda prova e conseguiu no final da prova ficar em 9ºlugar. (Opinião: Calando a boca de uma certa comentarista do Grande Prêmio que disse que Kvyat é um piloto desequilibrado e que ele não merecia continuar na Formula 1) Nico Hulkenberg fez uma corrida fraca, Mas conseguiu superar na última volta Alexander Albon e salvou um ponto para ele e para a Renault.

Lando Norris acabou ficando em 11ºlugar, Fora da zona de pontuação. Assim como Alexander Albon. Os dois pilotos mereciam pontuar após bons finais de semana de ambos, Mas devem ter sido bem prejudicados pelo Safety Car.

Lance Stroll fez o que podia com a Racing Point e tudo que a equipe pode agora é chegar no 13ºlugar. E os dois pilotos da equipe Williams tiveram um desempenho melhor do que nas outras corridas. George Russell ficou em 14º e Robert Kubica em 15º, Ambos conseguindo seus melhores resultados na temporada. Pelo menos em corrida a Williams esta com um desempenho um pouco melhor do que no começo de temporada. Sebastian Vettel acabou a prova em 16ºlugar, Punido com 10 segundos no seu tempo final de corrida e um combalido Sergio Perez. Depois de se tocar em Hulkenberg ele acabou fazendo uma parada e acabou não recuperando terreno e chegou na último lugar.

Daqui a 15 dias teremos o GP da Alemanha, Em Hockenheim. Será que Hamilton vai ser batido ou ele vai continuar sua caminhada rumo ao Recorde de vitórias na Formula 1.

Fotos:

Resultado final do GP da Inglaterra
Formula 1 – Temporada 2019

posPilotosEquipeChassiMotorTempoVoltas
144Lewis HamiltonMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+521:21:08.452
277Valtteri BottasMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+52+24.928s
316Charles LeclercScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 06452+30.117s
410Pierre GaslyAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H52+34.692s
533Max VerstappenAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H52+39.458s
655Carlos SainzMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 1952+53.639s
73Daniel RicciardoRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 1952+54.401s
87Kimi RäikkönenAlfa Romeo RacingC38Ferrari 06452a 1:05.540s
926Daniil KvyatRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H52a 1:06.720s
1027Nico HulkenbergRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 1952a 1:12.733s
114Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 1952a 1:14.281s
1223Alexander AlbonRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H52a 1:15.617s
1318Lance StrollSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes52a 1:21.086s
1463George RussellROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+51a 1 Volta
1588Robert KubicaROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+51a 1 Volta
165Sebastian VettelScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 06451a 1 Volta
1711Sergio PerezSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes51a 1 Volta
NC99Antonio GiovinazziAlfa Romeo RacingC38Ferrari 06418Rodada
NC8Romain GrosjeanRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 0649Abandono
NC20Kevin MagnussenRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 0646Abandono

Melhor volta de Cada piloto (Lewis Hamilton ganhou um ponto pela melhor volta da prova)

posPilotosEquipeChassiMotorTempona Volta
144Lewis HamiltonMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+1:27.36952
277Valtteri BottasMercedes AMG Petronas MotorsportF1 W10 EQ Power+Mercedes M10 EQ Power+1:27.40647
35Sebastian VettelScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 0641:28.73346
433Max VerstappenAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H1:29.27245
516Charles LeclercScuderia Ferrari Mission WinnowSF90Ferrari 0641:29.31347
618Lance StrollSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes1:29.39049
711Sergio PerezSportPesa Racing Point F1 TeamRP19BWT Mercedes1:29.45650
810Pierre GaslyAston Martin Red Bull RacingRB15Honda RA619H1:29.54448
93Daniel RicciardoRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 191:29.62450
104Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 191:29.63650
1155Carlos SainzMcLaren F1 TeamMCL34Renault E-Tech 191:29.75750
1226Daniil KvyatRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H1:29.91051
1327Nico HulkenbergRenault F1 TeamR.S.19Renault E-Tech 191:29.94951
147Kimi RäikkönenAlfa Romeo RacingC38Ferrari 0641:30.03451
1523Alexander AlbonRed Bull Toro RossoSTR14Honda RA619H1:30.87246
1663George RussellROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+1:31.01350
1788Robert KubicaROKiT Williams RacingFW42Mercedes M10 EQ Power+1:31.50950
1899Antonio GiovinazziAlfa Romeo RacingC38Ferrari 0641:32.46417
1920Kevin MagnussenRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 0641:33.4255
208Romain GrosjeanRich Energy Haas F1 TeamVF-19Ferrari 0641:34.3504

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Mclaren/Renault/Alfa Romeo/Toro Rosso

Deixe um comentário