Hamilton conquista 91ªVitória da carreira, se iguala a Schumacher em Nurburgring

Em Nurburgring, Lewis Hamilton reverteu o dia de sábado onde Valtteri Bottas conquistou a pole position. O finlandês fez uma boa largada e segurou a ponta, mas acabou errando na curva 14 ao passar do ponto da curva 1 e permitiu ao Hamilton a ultrapassagem sobre o pole position. A partir dai, Lewis passou a controlar a corrida para vencer o GP de Eifel, A histórica 91ªvitória da carreira, igualando ao recorde de vitórias de Michael Schumacher.

Na largada, um dos grandes momentos da corrida, Hamilton foi para cima de Bottas, chegou a se colocar na frente, mas lá foi Bottas por fora segurar a ponta, uma belíssima manobra do finlandês que manteve a primeira posição. Verstappen, Leclerc, Ricciardo e Albon completavam os 6 primeiros lugares. Kimi Raikkonen por muito pouco não bateu nas primeiras curvas da corrida.

Nas primeiras voltas, as atenções estavam voltados para a briga entre Leclerc e Ricciardo pela 4ªposição. O piloto da Ferrari estava visivelmente segurando o piloto da Renault, enquanto que os 3 primeiros colocados iram se distanciando e muito dos demais. Por mais que o carro da Ferrari fosse um carro ruim, abaixo da média, a ultrapassagem não foi fácil. Nem mesmo na 5ªvolta, quando Leclerc cometeu um erro ocorreu a ultrapassagem.

Albon, que vinha perto de Ricciardo acabou indo para a sua parada na 8ªvolta, tentando ganhar as 2 posições na base da tática. Na volta seguinte, Ricciardo finalmente conseguiu a ultrapassagem sobre Leclerc e passou a ser o 4ºcolocado. Uma ultrapassagem que o piloto Australiano desenhou a ultrapassagem na curva e 1 e depois a executou na curva seguinte.

Enquanto isso, Bottas vinha na frente com Hamilton em 2º a 2 segundos a frente e Verstappen conseguindo acompanhar em 3º.

Leclerc acabou indo para os boxes na 10ªvolta. Os seus pneus acabaram. Enquanto isso, Vettel ao tentar passar Giovinazzi (que vinha muito bem na 10ªposição) acabou quase batendo na traseira do piloto italiano e acabou rodando para quase ir para a brita, Vettel volta e acaba indo para os boxes na volta seguinte (Colocando pneus duros). Naquela altura da prova, começava a chover em partes do circuito.

Bottas liderava a prova, sendo bem rápido e respondendo aos ataques, mas isso mudou na volta 14. O piloto finlandês no fim da vida útil dos seus pneus acabou fritando os pneus e perdendo a curva 1, permitindo a Hamilton a supera-lo e assumir a primeira posição. Bottas teve de antecipar sua primeira parada para colocar pneus médios e voltar em 4º, logo atrás de Daniel Ricciardo. Hamilton era o líder com Verstappen perto do piloto da Mercedes.

Na volta seguinte, Kimi Raikkonen ao tentar passar Vettel acaba tocando em George Russell e acabou levantando o carro da equipe Williams, Russell tentou levar o carro para os boxes. Porém não deu. Seu carro parou na brita e isso fez com que o Safety Car Virtual fosse acionado. Nesse meio tempo, Hamilton e Verstappen foram para os boxes e voltaram bem a frente de Bottas.

Ricciardo parou também na volta 17. Segundos depois, o Safety Car Virtual foi desativado e a corrida recomeça. Hamilton vinha 2 segundos a frente do Verstappen e a 13 segundos a frente de Bottas, que acabou sendo o mais prejudicado vinha em 3º.

A partir dai, Bottas começou a perder potência do seu motor Mercedes, Na 18ªvolta, o piloto da Mercedes acaba abandonando a corrida. Isso deixa Hamilton somente com Verstappen como adversário na corrida. Antes, tivemos a disputa entre Kvyat e Albon pela 10ªposição. Na chicane, o piloto russo acabou passando reto e voltando a pista, Albon pegou a posição dele, mas de forma totalmente inadequada. Resultado foi que ele passa a roda sobre a asa dianteira do piloto da Alpha Tauri. Kvyat teve de dar uma volta inteira sem a asa dianteira, comprometendo completamente sua corrida.

Voltas depois, Albon foi para cima de Gasly, na tentativa do piloto Tailandês, o piloto da Alpha Tauri em bela manobra acabou ficando na frente. Enquanto isso, Charles Leclerc superou Nico Hulkenberg passando para a 10ªposição. Hamilton tinha 2.4 segundos a frente de Verstappen, Norris em 3º, já estava a 24.5 segundos atrás do líder.

Raikkonen foi punido em 10 segundos por ter feito aquele estrago em cima de George Russell, Albon foi punido em 5 segundos pelo incidente vitimando Kvyat na prova. Ocon na volta 23 e Albon na volta 24 acabaram indo aos boxes e abandonaram. 4 pilotos já estavam de fora da corrida.

Lando Norris começa a perder potência, ele faz de tudo para ficar na frente, mas Sergio Perez vinha chegando volta após volta. Sainz jr. e Ricciardo vinham em 5º e 6ºlugares, mas somente Ricciardo já tinha feito a parada nos boxes.

Na volta 28, Leclerc superou Gasly, passando a ser o 7ºcolocado. Na volta seguinte, Perez e Sainz jr. vão para a parada nos boxes. Norris parou na  volta seguinte e voltou a corrida a frente de Perez e de Sainz jr. na 5ªposição. Ricciardo assumiu a 3ªposição, bem a frente de Leclerc e com real chance de conquistar o primeiro pódio da temporada.

Sergio Perez foi para cima de Lando Norris, se aproveitando da perda de potência do piloto da Mclaren para ganhar a 5ªposição. Gasly parou na 32ªVolta. Hamilton vinha 5.3 segundos a frente de Verstappen. Ricciardo já vinha 1 minuto atrás do líder, Leclerc a 1 minuto e 14 segundos, com Perez muito perto do piloto da Ferrari. Norris, Sainz jr., Giovinazzi fazendo uma boa corrida com sua Alfa Romeo em 8º, Vettel, Raikkonen, Magnussen, Gasly, Hulkenberg, Latifi, Grosjean e Kvyat.

Perez foi para cima de Leclerc, depois da chicane no final da 33ªvolta, o Mexicano retorna a velocidade melhor e passa o piloto Monegasco. Porém, Leclerc aproveita o relaxamento de Perez e retorna a posição na reta. Uma super bobeada do piloto da Racing Point. Na volta seguinte, acontece a mesma coisa, Perez passa Leclerc depois da Chicane, mas dessa vez, o piloto mexicano não deu bobeira e ficou em definitivo com a 4ªposição. Ao mesmo tempo, Sainz jr. supera Norris (Que estava querendo levar o carro até o final da prova), ganhando a 6ªposição.

Leclerc foi para a segunda parada, seus pneus desgastaram muito e ele acabou indo para essa parada, voltando na 10ªposição na frente de Pierre Gasly. Giovinazzi parou na 38ªvolta. Enquanto isso, Hamilton estava colocando 1 volta nos dois pilotos da Mclaren. Enquanto que Leclerc e Gasly superaram Raikkonen e passaram para 8ª e 9ªposições. Na volta seguinte, Leclerc passou Vettel e subiu para a 7ªposição.

Vettel perderia posições para Gasly na 41ªvolta e Hulkenberg na volta 42. Aliás, um ótimo trabalho do substituto de Lance Stroll, da última posição no grid para entrar na zona de pontuação na 9ªposição. Vettel teve de ir para a segunda parada na volta seguinte.

Lando Norris acabou abandonando na 44ªvolta, mesmo encostando seu carro bem perto do guindaste na curva 5, a direção acionou a entrada do safety car (Eu teria colocado mais uma vez o Safety Car Virtual). A partir dai, quase todos os pilotos foram para uma nova parada nos boxes, com exceção de Charles Leclerc e Romain Grosjean que ficaram com os mesmos pneus.

Foram 5 voltas para retirar o carro do piloto da Mclaren da pista e para os pilotos se organizarem, passarem pelos líderes e se colocarem logo atrás dos líderes. É como se a corrida recomeçasse do zero.

Relargada na 50ªVolta, Hamilton foi muito bem no processo de relargada e disparou na frente. Já Verstappen teve se segurar a 2ªposição do ataque de Daniel Ricciardo. Sergio Perez é que foi para cima do piloto Australiano. Essa é a briga pelo pódio. Na 51ªVolta, Gasly passou Leclerc e assumiu a 6ªposição (Na volta anterior passou Grosjean). Hulkenberg passou a pressionar Leclerc.

Enquanto isso, Vettel e Raikkonen tentam entrar na zona de pontuação. O piloto da Ferrari se aproveita de um erro de Magnussen na chicane para levar a 11ªposição, com Raikkonen passando o piloto dinamarquês curvas depois.

Hamilton levou com tranquilidade seu carro até o final para levar a 7ªvitória da temporada e a 91ªvitória da carreira. Lewis Hamilton se igualou ao recorde de vitórias pertencentes a Michael Schumacher. Num domingo que começou desfavorável e terminou com a vitória em uma tarde bem fria em Nurburgring.

Max Verstappen chega na segunda posição e acabou ganhando o ponto da melhor volta da corrida. Com o abandono de Bottas, o piloto Holandês volta a ter chances de brigar pelo vice-campeonato. Já Hamilton abriu 69 pontos sobre Bottas e 83 pontos sobre Verstappen.

Daniel Ricciardo quebrou o jejum de pódios e terminou a corrida em 3ºlugar. Desde do GP de Mônaco de 2018 que o piloto australiano não subia ao pódio. A Renault não conquistava um pódio desde da temporada de 2011 com Nick Heidfeld no GP da Malásia. Sergio Perez que tentou superar o piloto da Renault terminou a prova em 4ºlugar. Carlos Sainz jr. acabou levando a Mclaren para a 5ªposição. Porém, perdeu a 3ªposição do Mundial de Construtores para a Racing Point.

Pierre Gasly fez uma bela corrida levando a Alpha Tauri na 6ªposição, na frente de Charles Leclerc. No caso do piloto da Ferrari ficou provado que em 1 volta ele neutralizou as deficiências da Ferrari, mas na corrida, ficou evidente que o SF1000 e o motor Ferrari não permitem o monegasco a lutar por resultados decentes na parte da Frente. O esforço do Leclerc foi ter ficado em 7ºlugar, logo a frente de Nico Hulkenberg…

… Substituto de Lance Stroll fez uma excelente corrida, sem adaptação ao carro, largando na última posição, pegando um carro para fazer a classificação e a corrida para ganhar 12 posições e chegar ao final em 8ºlugar, ajudando a Racing Point a passar para a terceira posição no Mundial de Construtores.

Romain Grosjean conseguiu pontuar, fechou a corrida em 9ºlugar e levou a Haas pela segunda vez no ano na zona de pontuação na temporada. Completando a zona de pontuação o italiano Antonio Giovinazzi. Foi a da sua carreira, andando de maneira constante nos 10 primeiros colocados após uma boa classificação no sábado, o piloto da Alfa Romeo merecia bem mais do que apenas 1 pontinho.

Sebastian Vettel lutou muito, mas não conseguiu chegar aos pontos ao ficar na 11ªposição, logo a frente de Kimi Raikkonen, novo recordista de corridas na Formula 1. O homem de gelo tem 323 largadas contra 322 largada de Rubens Barrichello.

Kevin Magnussen acabou ficando de fora dos pontos na 13ªposição. Nicholas Latifi chegou a sonhar com os pontos, mas tudo que conseguiu foi ficar a frente de Daniil Kvyat. O piloto russo teve sua corrida comprometida pelo toque que Albon deu na sua asa dianteira.

Daqui a 2 semanas, em Portugal, Hamilton pode chegar a sua 92ªvitória da carreira no novo circuito de Portimão, que pela primeira vez vai receber uma corrida de Formula 1. Portugal vai receber a categoria desde de 1996, foi quando aconteceu a última corrida em Estoril e pode ser o palco de um evento histórico. De uma coisa é certa, Hamilton esta muito perto do 7ºtítulo da carreira.

Fotos:

Resultado final do GP de Eifel
11ªEtapa do Mundial de Formula 1

posPilotoEquipeChassiMotorTempo
144Lewis Hamilton Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M111:35:49.641
233Max Verstappen Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620Ha 4.470s
33Daniel Ricciardo Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 20a 14.613s
411Sergio Perez BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedesa 16.070s
555Carlos Sainz McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 20a 21.905s
610Pierre Gasly Scuderia AlphaTauriAT01Honda RA620Ha 22.766s
716Charles Leclerc Scuderia FerrariSF1000Ferrari 065a 30.814s
827Nico Hulkenberg BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedesa 32.596s
98Romain Grosjean Haas F1 TeamVF-20Ferrari 065a 39.081s
1099Antonio GiovinazziAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 065a 40.035s
115Sebastian Vettel Scuderia FerrariSF1000Ferrari 065a 40.810s
127Kimi RäikkönenAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 065a 41.476s
1320Kevin Magnussen Haas F1 TeamVF-20Ferrari 065a 49.585s
146Nicholas Latifi Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M11a 54.449s
1526Daniil Kvyat Scuderia AlphaTauriAT01Honda RA620Ha 55.588s
4Lando Norris McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 20a 18 Voltas
23Alexander Albon Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620Ha 37 Voltas
31Esteban Ocon Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 20a 38 Voltas
77Valtteri Bottas Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M11a 42 Voltas
63George Russell Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M11a 48 Voltas

Melhor Volta de cada piloto: Max Verstappen ganha 1 ponto pela melhor volta da prova

posPilotoEquipeChassiMotorTemponº da volta
133Max Verstappen Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620H1:28.13960
244Lewis Hamilton Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M111:28.14558
33Daniel Ricciardo Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 201:29.58453
411Sergio Perez BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedes1:29.70058
510Pierre Gasly Scuderia AlphaTauriAT01Honda RA620H1:30.11053
655Carlos Sainz McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 201:30.12953
75Sebastian Vettel Scuderia FerrariSF1000Ferrari 0651:30.40843
820Kevin Magnussen Haas F1 TeamVF-20Ferrari 0651:30.45637
97Kimi RäikkönenAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 0651:30.51254
1016Charles Leclerc Scuderia FerrariSF1000Ferrari 0651:30.71254
1127Nico Hulkenberg BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedes1:30.73358
1299Antonio GiovinazziAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 0651:30.90938
136Nicholas Latifi Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M111:31.37739
148Romain Grosjean Haas F1 TeamVF-20Ferrari 0651:31.56254
1577Valtteri Bottas Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M111:31.8848
1626Daniil Kvyat Scuderia AlphaTauriAT01Honda RA620H1:32.21441
174Lando Norris McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 201:32.32840
1823Alexander Albon Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620H1:32.3309
1931Esteban Ocon Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 201:33.18921
2063George Russell Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M111:34.5266

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Mclaren/Renault/Alpha Tauri/Racing Point/Alfa Romeo/Haas/Williams

Deixe uma resposta