Max Verstappen conquistou uma importante vitória em Austin. Numa pista em que a Mercedes era considerava favorita a vitória. O holandês teve como aliado a ótima tática de paradas que acabou neutralizando a reação de Lewis Hamilton na parte final da prova.
Hamilton foi agressivo na largada e foi para a liderança, superando Verstappen. Perez vinha em 3º com Leclerc, Ricciardo, Sainz jr., Norris, Tsunoda, Bottas e Gasly. Na primeira curva, Latifi toca em Stroll que roda e o próprio piloto da Williams acaba também se prejudicando. Esteban Ocon toca em Antonio Giovinazzi e quebrou parte do bico do seu carro. Os três tiveram que antecipar suas paradas.
Bottas foi para cima de Tsunoda na segunda volta, mas o japonês resistiu ao ataque. Na volta seguinte, Gasly passou Bottas e tomou a 9ªposição. Nas primeiras voltas, Hamilton e Verstappen se distanciam dos demais pilotos, em um duelo entre os dois, pela vitória e pelo título.
A distância entre Lewis e Max ficava em 1 segundo. Na 11ªVolta, Verstappen vai para os boxes e volta em 5ºlugar, logo atrás de Ricciardo que era superado na reta oposta. Na volta seguinte, o piloto da Mclaren vai para os boxes assim com Carlos Sainz jr. Na volta 13 pararam Perez e Norris.
Lewis Hamilton demorou 3 voltas para fazer a sua primeira parada. Resultado foi que Verstappen assumiu a liderança, com mais de 5 segundos a frente de Hamilton. Os últimos a fazerem a parada foram Bottas na 16ªvolta, Vettel na 17ªVolta e Stroll na 19ªVolta.
Enquanto isso rolou um pega pra capar entre os veteranos Kimi Raikkonen e Fernando Alonso. Apesar do piloto da Alpine ter jogado duro, o homem de gelo acabou superando Alonso e levando a 13ªposição. Alonso reclamou que Raikkonen tinha passado ele por fora, mas os comissários não investigaram o caso, pelo simples motivo de que Alonso não teria deixado espaço para seu adversário na curva 1.
Na 19ªVolta, Bottas passou Tsunoda e passou a ser o 8ºcolocado. A partir dai o finlandês começou a entrar na corrida. Pouco depois, Alonso brigava com Giovinazzi que tinha passado o espanhol. O piloto da Alpine passou do ponto da curva ao tentar a ultrapassagem e mesmo levando vantagem ao usar a parte de fora da pista, Alonso não recuou e foi para frente do piloto da Alfa Romeo. Porém, Alonso teve que devolver a posição para Giovinazzi ou iria ser punido.
Lá na frente, Verstappen abria 5 segundos de frente para Hamilton, 13 segundos a frente de Perez e mais de 25 segundos de frente para Leclerc que vinha fazendo uma grande corrida, com ótima vantagem para Ricciardo, Sainz jr. e Norris. Em 8º, Bottas tinha 13 segundos para tirar de Norris. Tsunoda vinha em 9º, era o único piloto da Alpha Tauri da prova. Alonso voltou a disputar posição com Giovinazzi e acabou superando o piloto italiano, dessa vez a ultrapassagem foi dentro da regra, ganhando a 11ªposição. Logo atrás, Vettel passou Russell por fora, ganhando a 13ªposição.
Na 26ªVolta, Hamilton se aproxima de Verstappen, a diferença caiu para 2.9 segundos. Isso fez com que o líder da prova acabou reagindo e a vantagem subiu para 3.3 segundos. Nessa mesma volta, tivemos um rápido Safety Car Virtual para retirarem detritos da pista.
Giovinazzi e Alonso fazem a segunda parada na 29ªvolta, já passada a metade da corrida. Verstappen partiu para a segunda parada na 30ªVolta, Hamilton passa a liderança novamente. Sainz jr. parou na mesma volta, mas a Ferrari trabalha mal de novo com o espanhol, já esta ficando chato o trabalho dos boxes atrapalhar de novo a corrida de Sainz jr.
Perez, Ricciardo e Norris pararam na 31ªvolta. Hamilton vinha 16.6 segundos a frente de Verstappen. Leclerc era o 3º, mas teria que fazer a parada, assim como Bottas em 5º também precisava fazer uma nova parada.
Verstappen estava virando 1 segundo mais rápido que Lewis que tentava prolongar a vida dos pneus, buscando uma tática diferente para dar o bote a Verstappen, mas Lewis vai para a parada na 38ªvolta e coloca os mesmos pneus duros. Bottas parou 2 voltas antes e voltou na 7ªposição, superando Lando Norris.
A partir da 39ªVolta, Lewis Hamilton começou sua caçada para buscar Max Verstappen, mas teria que tirar 8 segundos sobre o piloto da Red Bull. Na 41ªVolta, Hamilton faz a melhor volta da prova com 1:38.485, tirando mais de 1 segundo da Vantagem que Verstappen tinha nessa volta. Enquanto isso, Esteban Ocon foi para os boxes, problemas de motor retiraram o francês da Alpine da prova.
Na 43ªVolta, Ricciardo e Sainz jr. tocam roda em no terço final do circuito. Ricciardo leva vantagem e manteve a 5ªposição. Bottas chegava cada vez mais nos dois pilotos, buscando essa posição.
Hamilton continuava a tirar vantagem para Verstappen, na 48ªVolta a vantagem era de 2.3 segundos e essa vantagem caiu para 1.8 segundos. Bottas passou a pressionar Sainz jr. em um belo duelo pela 6ªposição. Mais atrás, Kimi Raikkonen quando estava em 10º acabou saindo fora da pista e jogando fora a chance de marcar um ponto que seria importante para a Alfa Romeo. Vettel assumiu a 10ªposição, diga-se de passagem em uma bela recuperação.
Hamilton tentou chegar a menos de 1 segundo do Verstappen, mas nas voltas finais, o piloto da Red Bull usou a asa móvel e abriu o bastante para conquistar a 8ªvitória na temporada, uma importante vitória em uma pista que era favorável para uma vitória da Mercedes. Max Verstappen abre 12 pontos de vantagem para Lewis Hamilton que ficou em 2ºlugar e com a volta mais rápida. Os dois postulantes ao título proporcionaram uma disputa de alto nível durante as 56 voltas no Circuito das Américas.
Sergio Perez teve um dia bem difícil, sem beber Água durante todas as 56 voltas e ainda assim resistiu até o fim e conquistou seu segundo pódio seguido. Pouco tempo depois, Charles Leclerc em excelente corrida chegou na 4ªposição, sendo dominador da corrida entre os carros da Ferrari e Mclaren o tempo todo, sem dar chance nenhum para ninguém desse pelotão.
Daniel Ricciardo em uma bela corrida acabou sendo o destaque da Mclaren. Principalmente ao se defender bem do ataque fortíssimo do Carlos Sainz jr. para obter a 5ªposição. Já o piloto espanhol acabou prejudicado pela parada ruim da Ferrari e acabou sendo vencido por Bottas na penúltima volta, ficando na 7ªposição. Já o piloto finlandês teve dificuldades para passar Gasly e Tsunoda no primeiro terço, a partir que se livrou do japonês, passou a andar mais rápido e conseguiu passar Norris e Sainz jr. e ficou em uma razoável 6ªposição.
Lando Norris acabou em 8ºlugar, numa atuação discreta. Os pilotos que completaram a zona de pontuação: Yuki Tsunoda da Alpha Tauri e Sebastian Vettel da Aston Martin, esses dois fizeram excelentes corridas, o japonês andou bem o final de semana inteiro, já o tetracampeão do mundo fez uma incrível prova de recuperação, largando das últimas posições para a zona de pontuação.
Antonio Giovinazzi bateu de novo na trave na tentativa de marcar pontos, o italiano ficou na 11ªposição, se aproveitando do erro de Raikkonen no final. O homem de Gelo perdeu a chance de conquistar a pontuação na 10ªposição, com a rodada, acabou o dia na 13ªposição, atrás de Lance Stroll da Aston Martin.
George Russell e Nicholas Latifi da Williams ficaram na 14ª e 15ªposições, com destaque maior para o piloto inglês. Mick Schumacher e Nikita Mazepin foram os últimos colocados, Com um detalhe, Schumacher colocou mais de 80 segundos de frente para o piloto russo.
No dia 7 de Novembro, teremos a etapa mexicana, a 18ªetapa do Mundial de Formula 1.
Resultado final do GP dos Estados Unidos
17ªEtapa do Mundial de Formula 1
Circuito das Américas – 56 Voltas
pos | nº | piloto | equipe | chassis | motor | nºVoltas | Tempo |
1 | 33 | Max Verstappen | Red Bull Racing Honda | RB16B | Honda RA621H | 56 | 1:34:36.552 |
2 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W12 | Mercedes-AMG F1 M12 | 56 | a 1.333s |
3 | 11 | Sergio Perez | Red Bull Racing Honda | RB16B | Honda RA621H | 56 | a 42.223s |
4 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF21 | Ferrari 065/6 | 56 | a 52.246s |
5 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren F1 Team | MCL35M | Mercedes-AMG F1 M12 | 56 | a 1:16.854s |
6 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W12 | Mercedes-AMG F1 M12 | 56 | a 1:20.128s |
7 | 55 | Carlos Sainz | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF21 | Ferrari 065/6 | 56 | a 1:23.545s |
8 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL35M | Mercedes-AMG F1 M12 | 56 | a 1:24.395s |
9 | 22 | Yuki Tsunoda | Scuderia AlphaTauri Honda | AT02 | Honda RA621H | 55 | a 1 volta |
10 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin Cognizant F1 Team | AMR21 | Mercedes-AMG F1 M12 | 55 | a 1 volta |
11 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing Orlen | C41 | Ferrari 065/6 | 55 | a 1 volta |
12 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin Cognizant F1 Team | AMR21 | Mercedes-AMG F1 M12 | 55 | a 1 volta |
13 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing Orlen | C41 | Ferrari 065/6 | 55 | a 1 volta |
14 | 63 | George Russell | Williams Racing | FW43B | Mercedes-AMG F1 M12 | 55 | a 1 volta |
15 | 6 | Nicholas Latifi | Williams Racing | FW43B | Mercedes-AMG F1 M12 | 55 | a 1 volta |
16 | 47 | Mick Schumacher | Uralkali Haas F1 Team | VF-21 | Ferrari 065/6 | 54 | a 2 voltas |
17 | 9 | Nikita Mazepin | Uralkali Haas F1 Team | VF-21 | Ferrari 065/6 | 54 | a 2 voltas |
14 | Fernando Alonso | Alpine F1 Team | A521 | Renault E-Tech 20B | 49 | Asa Traseira | |
31 | Esteban Ocon | Alpine F1 Team | A521 | Renault E-Tech 20B | 40 | Mecânico | |
10 | Pierre Gasly | Scuderia AlphaTauri Honda | AT02 | Honda RA621H | 14 | Suspensão |
Melhor volta de cada piloto – Lewis Hamilton ganhou um ponto por ter feito a melhor volta da prova
pos | nº | piloto | equipe | chassis | motor | Tempo | nº da Volta |
1 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W12 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:38.485 | 41 |
2 | 33 | Max Verstappen | Red Bull Racing Honda | RB16B | Honda RA621H | 1:39.096 | 52 |
3 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF21 | Ferrari 065/6 | 1:39.303 | 41 |
4 | 11 | Sergio Perez | Red Bull Racing Honda | RB16B | Honda RA621H | 1:39.566 | 32 |
5 | 14 | Fernando Alonso | Alpine F1 Team | A521 | Renault E-Tech 20B | 1:40.067 | 46 |
6 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W12 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:40.147 | 41 |
7 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL35M | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:40.228 | 41 |
8 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren F1 Team | MCL35M | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:40.345 | 43 |
9 | 55 | Carlos Sainz | Scuderia Ferrari Mission Winnow | SF21 | Ferrari 065/6 | 1:40.377 | 40 |
10 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin Cognizant F1 Team | AMR21 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:40.481 | 40 |
11 | 63 | George Russell | Williams Racing | FW43B | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:41.120 | 36 |
12 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing Orlen | C41 | Ferrari 065/6 | 1:41.145 | 44 |
13 | 22 | Yuki Tsunoda | Scuderia AlphaTauri Honda | AT02 | Honda RA621H | 1:41.151 | 47 |
14 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin Cognizant F1 Team | AMR21 | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:41.189 | 36 |
15 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing Orlen | C41 | Ferrari 065/6 | 1:41.340 | 43 |
16 | 47 | Mick Schumacher | Uralkali Haas F1 Team | VF-21 | Ferrari 065/6 | 1:41.395 | 36 |
17 | 6 | Nicholas Latifi | Williams Racing | FW43B | Mercedes-AMG F1 M12 | 1:41.818 | 46 |
18 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia AlphaTauri Honda | AT02 | Honda RA621H | 1:42.015 | 12 |
19 | 31 | Esteban Ocon | Alpine F1 Team | A521 | Renault E-Tech 20B | 1:42.194 | 28 |
20 | 9 | Nikita Mazepin | Uralkali Haas F1 Team | VF-21 | Ferrari 065/6 | 1:42.886 | 42 |
Fotos:
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Red Bull/Mclaren/Aston Martn/Alpine/Ferrari/Alpha Tauri/Alfa Romeo/Haas/Williams