Corridas Históricas: GP do México de 1991

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Grid de Largada:

1. Riccardo Patrese (Williams/Renault) 1’16.696
2. Nigel Mansell (Williams/Renault) 1’16.978
3. Ayrton Senna (McLaren/Honda) 1’17.264
4. Jean Alesi (Ferrari) 1’18.129
5. Gerhard Berger (McLaren/Honda) 1’18.156
6. Nelson Piquet (Benetton/Ford) 1’18.168
7. Alain Prost (Ferrari) 1’18.183
8. Stefano Modena (Tyrrell/Honda) 1’18.216
9. Roberto Moreno (Benetton/Ford) 1’18.375
10. Olivier Grouillard (Fondmetal/Ford) 1’18.453
11. Andrea de Cesaris (Jordan/Ford) 1’18.935
12. Mark Blundell (Brabham/Yamaha) 1’19.064
13. Satoru Nakajima (Tyrrell/Honda) 1’19.092
14. Thierry Boutsen (Ligier/Lamborghini) 1’19.211
15. Pierluigi Martini (Minardi/Ferrari) 1’19.215
16. J J Lehto (Dallara/Judd) 1’19.291
17. Martin Brundle (Brabham/Yamaha) 1’19.647
18. Eric Bernard (Lola/Ford) 1’19.785
19. Aguri Suzuki (Lola/Ford) 1’20.049
20. Bertrand Gachot (Jordan/Ford) 1’20.050
21. Mauricio Gugelmin (Leyton House/Ilmor) 1’20.200
22. Ivan Capelli (Leyton House/Ilmor) 1’20.252
23. Gianni Morbidelli (Minardi/Ferrari) 1’20.322
24. Mika Häkkinen (Lotus/Judd) 1’20.823
25. Johnny Herbert (Lotus/Judd) 1’20.830
26. Michele Alboreto (Footwork/Porsche) 1’21.178

Não Largaram :

27. Erik Comas (Ligier/Lamborghini) 1’21.225
28. Gabriele Tarquini (AGS/Ford) 1’22.258
29. Stefan Johansson (Footwork/Porsche) 1’22.598
30. Fabrizio Barbazza (AGS/Ford) 1’22.899
31. Nicola Larini (Lambo/Lamborghini) 1’29.688
32. Eric van de Poele (Lambo/Lamborghini) 1’30.655
33. Pedro Chaves (Coloni/Ford) 1’37.144
34. Emanuele Pirro (Dallara/Judd) 1’40.164

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Patrese Acaba com sequencia de 7 Vitórias do Brasil em Sequencia no México e conquista primeira vitória da Williams em 91

Depois de 5 etapas da Temporada de 1991 vivíamos uma situação inédita na História da Formula 1, o Brasil tinha as 5 primeiras vitórias da temporada que se juntando as 2 vitórias da temporada passada, se tornava uma invencibilidade de 7 corridas a favor o Brasil, no Campeonato estava 40 para Senna e o seu mais próximo perseguido tinha 16 pontos, o seu mais próximo perseguido era Nelson Piquet, depois com 10 pontos estava o piloto Italiano Ricardo Patrese e o Austríaco Gerhard Berger.

Mas no Grande Prêmio do México a Primeira fila era das Williams, com Patrese em 1º e Mansell em 2º. Senna largava em 3ºlugar, com Alesi em Quatro., a primeira largada foi abortada, Jyrki Jarvi Lehto teve problemas com sua Dallara-Judd, na partida para a Segunda volta de apresentação. O carro de Alboreto morreu deixando ele na mão e tendo que ser empurrado pelos comissários para tentar partir para a Volta de apresentação.

Finalmente deu-se a largada, as Williams largaram bem, Senna e Berger tentaram tirar as Williams da ponta, mas isso não foi possível, quem largou bem foi Mansell que assumiu a ponta, com Alesi em 2º e Senna em 3º, Patrese acabou perdendo 3 posições depois da primeira curva. Depois vinham Berger, Piquet e Modena. logo depois da 1ªVolta completada Senna assumiu a 2ªPosição e mostrando que queria levar a Quinta Vitória na Temporada, Modena passou Piquet e assumiu a 6ºPosição com o Potentíssimo motor Honda V10, De Cesaris e Moreno disputavam a 8ºPosição.

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Na Volta 4 Patrese assumia a 3ªPosição Mostrando que a Briga era entre Mansell, Senna e Patrese pela vitória. E Cadê Alain Prost, ah, sim, ele estava no momento em 10ºlugar. Com 4 Voltas a Classificação era essa daqui: 1. Mansell 5:44.769, 2.Senna (0.922), 3. Patrese (1.303), 4. Alesi (2.844), 5. Berger (5.479), 6. Modena (5.718), Patrese partia para o Ataque em cima de Senna. Berger na volta 5 tinha problemas e terminaria por abandonar a corrida, juntamente com Martini que abandonou com uma rodada.

Após isso tudo Modena assumiu a 5ºPosição e Piquet voltava a ser o Sexto. Senna conseguia se aproximar de Mansell e se afastou um pouco de Patrese, Alesi ficava ai no 4ºLugar, Andrea de Cesaris conseguia ultrapassar Piquet e assumia a 6ªPosição, além de ter feito a melhor volta da corrida naquele momento, 1:21.737, Classificação Após 7 Voltas: Mansell, Senna, Patrese, Alesi, Modena, De Cesaris, Piquet, Moreno, Prost e Lehto, os 10 primeiros colocados.

Algumas Voltas depois Patrese voltava com tudo para tirar o 2ºlugar de Senna, Mas Senna impediu essa Ultrapassagem, Mas o Fato é de que as duas Williams eram fortes demais nessa Pista. e Senna já estava fazendo milagre em acompanhar mais ou menos o Ritmo de Mansell. Alesi já não conseguia isso, e Finalmente Patrese assumia a 2ªPosição na Volta 11. Na volta seguinte Patrese foi pra cima de Mansell e passou de passagem e ainda fez a melhor volta da corrida na Volta 11, a partir dai a Briga entre os dois começava a se tornar cruel, e Senna e Alesi se aproximavam para a Festa, um pouco mais longe vinha Modena, De Cesaris e Piquet brigando pelo 5ºlugar. e pelo 8ºlugar Moreno segurava Prost que fazia uma prova muito ruim em relação ao Alesi que estava em 4º.

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Aos poucos as Williams de Patrese e Mansell fugiam e Modena vinha se aproximando de Senna e Alesi, e que se via a capacidade do Motor Honda v10, Alesi passava Senna e enquanto isso a Briga entre os dois era muito feia, Patrese voltava a ponta, depois que Mansell tomou dele a liderança, depois disso Mansell ficou longe de Patrese e ficou na Alça de mira do Senna, Piquet passa Modena e assumia a 4ªPosição e se aproximava perigosamente de Senna. De Cesaris era o Sexto colocado, Mas no final da Reta dos Boxes, na volta 16 iniciando a volta 17 De Cesaris assumia a 5ªposição de Modena, que parecia aparentar problemas em seu Tyrrell-Honda. Piquet tentava ultrapassar Senna. Mas era difícil para o limitado motor Ford HB v8 contra o poderoso Honda V12 das Mclarens. Prost ira para os boxes, Mas era para abandonar a corrida, com problemas no alternador da sua Ferrari ele que vinha na 9ªcolocação brigando com o Moreno pelo 8ºlugar.

Classificação após 18 Voltas era essa: Patrese, Mansell, Senna, Piquet e Modena que voltou a 5ªposição. Até nesse momento abandonaram Martini, Berger, Grouillard, Gugelmin e Prost.

Na Volta 20 a Briga prosseguia muito forte, as Williams estavam cada vez mais escapulindo na Frente, Senna se segurava e Piquet tentava uma improvável ultrapassagem, De Cesaris, Moreno e Alesi acompanhavam atrás, o Francês Alesi teve de ir aos boxes fazer uma parada. a Classificação após 21 voltas: Patrese, Mansell (7.245), Senna (10.348), Piquet (10.905), De Cesaris (12.623), Moreno (13.915), Brundle abandonava a corrida após escapar da pista com sua Brabham-Yamaha, devido a Roda ter se soltado do seu carro. Acidente com nenhuma culpa do Piloto inglês que foi vitima da Fragilidade da Brabham.

Alesi já assumia a 6ªposição de Moreno. Até aqui uma corrida belíssima da Williams, e mais Bela ainda de Patrese que se mostrava superior a Mansell. E fazia a volta mais rápida da corrida, 1:19.112 na volta 24. Era um Dominio do Piloto italiano na corrida.

E já na Volta 25 estava a 13 segundos na Frente de Mansell, e Mansell não conseguia abrir de Senna, e da Turma que brigava pelo 3ºlugar, Senna, Piquet, De Cesaris e Alesi estavam por perto de Mansell e continuava Piquet a tentar passar a poderosa Mclaren que não tinha uma grande corrida mas se garantia na potência do Motor, De Cesaris se aproveitando disso passa Piquet e assumia a 4ªPosição. Colocando a Jordan num lugar de Grande destaque na Corrida, Mas uma Vez. Piquet ficava para Alesi que com certeza tinha mais carro que a Benetton-Ford.

Com 29 Voltas a Classificação era: Patrese, Mansell, Senna, De Cesaris, Piquet, Alesi, Moreno, Gachot, Lehto e Blundell, os 10 primeiros colocados. Exaltar a Excelente Corrida de Gachot que estava largando de 21º e já estava em 8ºlugar.

Piquet foi o primeiro piloto a parar nos pits, com 30 Voltas, Alesi assumia a 5ºPosição com Moreno em 6ºlugar. Patrese Sobrava em relação aos outros pilotos. Mansell não conseguia abrir de Senna que via em seu retrovisor a presença da Jordan de De Cesaris.

Lehto que tinha a 9ªposição abandonou a corrida com problemas no fraco motor Judd. Senna na volta 33 tentava passar Mansell, Mas Mansell saiu com a vantagem na Curva. a Tática do Brasileiro era correta, ele tinha que aproveitar os momentos em que Mansell deixasse uma brecha pra Senna passar. já que o Mclaren nessa corrida não era páreo aos Williams-Renault V10. Na Volta Seguinte Senna tentou no mesmo ponto, mas Mansell deixou de novo a parte de fora da pista pra Senna, e Mansell seguia em 2º. Alesi já era o 4º, com De Cesaris em 5º e Moreno em 6º. Já passamos da Metade da Corrida.

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Volta 35 a classificação era essa: Patrese em 1º, Mansell 2º, Senna em 3º, Alesi 4º, De Cesaris 5º, Moreno 6º, Gachot em 7º, Piquet em 8º, Blundell 9º, Morbidelli 10º, Bernard 11º. Patrese na Volta 38 estava perto de dar uma volta no 11ºlugar. Mostrando a inteira superioridade de seu equipamento e de seu acerto para essa corrida. Bernard passava Morbidelli e assumia a 10ªPosição. Mansell, Senna, Alesi e De Cesaris estavam colados e brigando ferozmente pelo 2ºlugar da Corrida enquanto assavam pelos retardatários.

O tempo estava sem o Sol, e derepente tinha uma chance de Chuva, nessa hora era que Senna torcia para uma Chuva acontecer, isso poderia minimizar a sua desvantagem em cima das Williams na pior das hipóteses, pois todos sabiam da quase infinita categoria de Dirigir na Chuva que Senna tinha. Alesi e De Cesaris ficaram muito e Mansell só tinha como adversário pelo 2ºlugar o Senna, na Verdade o mais temível dos adversários. Na Volta 42 Senna voltava aos ataques pra cima de Mansell, A classificação era depois de 42 voltas: Patrese em 1º, Mansell 2º (24.898), Senna 3º (25.277), De Cesaris 4º (33.122), Moreno 5º (33.448) e Piquet em 6º com 47.539 atrás de Patrese, Alesi já não figurava entre os seis primeiros com Problemas na Embreagem de sua Ferrari tiraram o Francês da Corrida.

Na Volta 45 Piquet teve problemas na Roda de seu carro e Abandonava a Corrida depois de ir aos Boxes da Benetton, mas era só pra levar o carro para a Garagem, Deixando a Benetton só com Moreno na Corrida.

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A Corrida chegava ao seu terço final e a Classificação após 46 Voltas era essa: Patrese, Mansell, Senna, De Cesaris, Moreno que eram os 5 primeiros. Restando 20 Voltas Patrese agora administrava sua vantagem para Mansell que por sua vez já não tinha o incomodo de Senna. a Única Briga entre os Cinco primeiros colocados naquele Momento Seria uma possível Briga de de Cesaris com o Moreno pelo 4ºlugar. Ainda tinha 15 carros na Corrida. Moreno foi para os pits trocar os Pneus, talvez para tentar nas últimas voltas tomar a 4ªposição de De Cesaris. Com 49 Voltas completadas a Classificação era: Patrese, Mansell, Senna, De Cesaris, Gachot Numa linda corrida em 5º e Moreno em 6º. Suzuki tinha Abandonado na Volta 49. Com 20 segundos de vantagem para Mansell Patrese poupava seu carro para terminar a corrida sem precisar de uma parada para Troca de Pneus.

Gachot que fazia linda corrida em 5ºlugar rodou e abandonou a corrida, jogando fora 2 pontos certos na Classificação do Campeonato. Eric Bernard com isso quietinho sem querer nada estava numa boa 6ªposição com seu Modesto Lola-Ford DFR. Moreno tomava 1 Volta de Patrese na Volta 54, restando 13 Voltas Patrese não tinha perigo de Perder essa corrida, Mansell estava muito longe e do jeito que ele andou (Que ele não andou) era impossível em condições normais vencer Patrese do jeito que estava. Restando 10 Voltas para Terminar a corrida apenas 12 carros continuavam na pista. Senna em 3º administrava seu resultado, De Cesaris estava longe de Senna e Mansell já não estava no Alcance de Senna e Moreno permaneceria em 5º e Bernard estava completando a zona de pontuação em 6º.

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Após bela corrida, Mansell na Volta 60 Fazia a volta mais rápida da corrida. e a Diferença de Patrese para Mansell era de 7.2, O Italiano da Williams estava administrando o Resultado, com a Corrida sob Controle, Restando 5 Voltas para o Final Patrese tinha 5 segundos na Frente e as 2 Lotus na frente de Mansell para o Inglês se virar. Os Retardatários que vieram no final acabam amenizando os ataques do leão no final da corrida embora a 2 voltas para o Final Mansell Ficou perigosamente perto de Patrese que teve a calma necessária nas 2 Voltas Finais.

Resultado o Leão não conseguiu amedrontar o recordista de corridas naquela época, Patrese Venceu sua Vitória na Formula 1, e quebrava assim a sequencia de 7 vitórias seguidas do Brasil na Formula 1 e Conquistava a sua primeira vitória na Temporada, com isso Patrese assumia a Vice-liderança do Campeonato junto de Piquet com 16 pontos, ainda bem longe de Senna que com o 3ºlugar e estava com 44 pontos.

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De Cesaris em 4º no final acabou empurrando seu carro até a linha de chegada em uma imagem bem cômica de se ver na Formula 1 (Mas,nessa época acontecia de vez em quando) , Moreno em 5º e Bernard em 6º completaram a Zona de Pontos.

Resultado Final do GP do México de 1991

Fotos:


Vídeo:

Fonte das Fotos: Bestlap, Formel1mic

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Vídeo: Youtube – Vinicius Mendes de Freitas

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