GP do Brasil de 1978

Grid de Largada:

1. Ronnie Peterson (Lotus-Ford) 1:40.45
2. James Hunt (Mclaren-Ford) 1:40.53
3. Mario Andretti (Lotus-Ford) 1:40.62
4. Carlos Reutemann (Ferrari) 1:40.73
5. Patrick Tambay (Mclaren-Ford) 1:40.94
6. Gilles Villeneuve (Ferrari) 1:40.97
7. Emerson Fittipaldi (Copersucar-Ford) 1:41.50
8. Alan Jones (Williams-Ford) 1:41.88
9. Hans-Joachim Stuck (Shadow-Ford) 1:42.07
10. Niki Lauda (Brabham-Alfa Romeo) 1:42.08
11. Patrick Depailler (Tyrrell-Ford) 1:42.10
12. Jody Scheckter (Ferrari) 1:42.11
13. Brett Lunger (Mclaren-Ford) 1:42.65
14. Jacques Laffite (Ligier-Matra) 1:42.71
15. Clay Regazzoni (Shadow-Ford) 1:42.80
16. Jean-Pierre Jarier (ATS-Ford) 1:42.91
17. Lambreto Leoni (Ensign-Ford) 1:43.19
18. Ricardo Patrese (Arrows-Ford) 1:43.19
19. Didier Pironi (Tyrrell-Ford) 1:43.55
20. Jochen Mass (ATS-Ford) 1:43.74
21. John Watson (Brabham-Alfa Romeo) 1:43.75
22. Hector Rebaque (Lotus-Ford) 1:43.89
23. Danny Ongais (Ensign-Ford) 1:43.94
24. Rupert Keegan (Surtees-Ford) 1:44.20

Não Classificaram:

25. Arturo Merzario (Merzario-Ford) 1:44.20
26. Eddie Cheever (Theodore-Ford) 1:44.28
27. Vittorio Brambilla (Surtees-Ford) 1:44.66
28. Divina Galica (Hesketh-Ford) 1:46.79

Conquista História em Jacarepaguá, Emerson é 2º com carro nacional, Reutemann Vence GP do Brasil.

Num dia de muito calor de Jacarepaguá, todos os fanáticos por formula 1, e torcedores assumidos do Brasileiro Emerson Fittipaldi com sua Copersucar-Ford teriam uma tarde absolutamente inesquecível. a Pole foi do não menos espetacular Ronnie Peterson com a Lotus e com James Hunt da Mclaren ao lado dele, Mario Andretti com a outra Lotus em 3º com Carlos Reutemann de Ferrari em 4º. Fittipaldi largava da 7ªPosição.

E em um sol digno do verão carioca foi dada a largada e numa impressionante largada Reutemann assumia a ponta com Peterson em 2º, Hunt e Andretti que eram os 4 primeiros. Emerson Fittipaldi já estava em 5º após a largada. Reutemann já tinha uma vantagem muito grande depois de terem completado a primeira volta da Corrida.

no Grande Retão James Hunt assumia a segunda posição, em cima de Peterson, lá atrás a briga pelas posições intermediarias era forte, na frente Hunt tentava acompanhar o alucinante ritmo de Reutemann sem sucesso, depois vinham as duas Lotus, Fittipaldi e Gilles Villeneuve. No Mesmo retão, Andretti tentou passar Peterson e Villeneuve tentou passar Fittipaldi, mas ambos não tiveram sucesso. de 3º até o 6º já tinham boa distância para o pelotão do meio, mas Hunt estava já escapando em cima dele. Na volta seguinte, volta 6 Tanto Andretti, tanto Villeneuve no retão passaram Peterson e Fittipaldi. Depois das 5 primeiras Voltas: 1. Reutemann, 2. Hunt, 3. Peterson. Gilles, sim o Fantástico Gilles estava já na pressão de Peterson, brigando pelo 4ºLugar na corrida Fittipaldi estava por perto dos dois. no fundo estavam Tambay e Lauda brigando pelo 7ºLugar.

Na Volta 8 Hunt já não mostrava aquele desempenho todo ou as duas Lotus pretas começavam a correr sério problemas com o Fantástico Lotus 79, na Grande Reta Andretti já despachava Hunt e assumia o 2ºLugar, e logo logo Peterson também faria o mesmo, Gilles não estava mais na 5ªPosição, por um provável erro de condução dele, o quinto já era Emerson Fittipaldi para o delírio da Torcida, Na Volta seguinte depois do Retão Hunt sucumbiu a pressão e acabou perdendo posições para Peterson e para Emerson Fittipaldi. Agora na corrida Estavam Reutemann primeiro, Andretti em 2º com Peterson em 3º, 4º Emerson Fittipaldi e em 5ºGilles Villeneuve. isso tudo depois da 10ªVolta. Nesse Momento já tinham 5 pilotos que abandonavam a corrida: Jarier que nem conseguiu dar uma volta, Lamberto Leoni (Ensign), Rupert Keegan (Surtees), Partick Depailler (Tyrrell) e Brett Lunger (com a 3ªMclaren).

Na 11ªVolta Emerson Fittipaldi consegue passar Peterson e assumir uma ótima 3ªPosição com o Carro nacional da Copersucar, se desconsideramos o motor que era quase um padrão o Ford-Cosworth o carro tinha componentes, peças, piloto e patrocinadores nacionais. Mas havia uma longa distancia para chegar em Mario Andretti e uma ainda mais longa em cima de Reutemann. Enquanto isso Lauda começava a dar as caras na corrida, com po Brabham-Alfa Romeo já estava em 6ºlugar e chegando pra cima do Hunt. Na Volta 14 Gilles tentando passar Peterson se enroscou nele e ambos acabaram os dois na brita, ambos perdendo varias posições. Scheckter acabou indo para os boxes também, pode ser que ele tenha sido envolvido nessa história. Peterson acabou abandonando na volta seguinte, e Gilles continuou tentando se recuperar de todo o prejuízo que ele sofreu com a saída de pista. a corrida estava com Reutemann liderando de maneira tranquila e sem ser perturbado jamais por Andretti e depois Emerson Fittipaldi, os 4 primeiros.

a Vantagem que Reutermann tinha em cima de Andretti era de 28 segundos. isso depois de 16 pra 17 voltas. Reutemann poderia até começar a administrar, e era uma boa, pois o sol de 40º graus do Rio seria sufocante para os carros, tanto era que 8 carros já tinham abandonado a corrida. Reutemann estava perto de Villeneuve pronto para dar uma volta em cima do seu companheiro de equipe na Ferrari, a Vantagem de Reutemann era de 32.5 para Andretti e de 36.5 para Fittipaldi, a briga que começava a se desenhar era de Andretti versos Fittipaldi e os mais de 50 mil que estavam na arquibancada, na luta pelo segundo lugar.

em 24 Voltas para 25 Lauda brigava pelo 4ºlugar com um carro da Shadow, e Emerson continuava a caça do piloto italo-americano Mario Andretti. Essas eram as brigas que estavam rolando pelas posições nos pontos, além de muitas outras que rolavam lá atrás.
Em 25 voltas os três primeiros eram: Reutemann, Andretti e Fittipaldi. na volta 26 James Hunt rodava e assim terminava a boa corrida que ele tinha até aquele momento, Na Mesma volta o alemão Hans-Joachim Stuck com a ATS também abandonaria a corrida, deixando a competição com 14 carros apenas.

Na Volta 27 a Diferença entre Andretti para Emerson Fittipaldi começava a cair, de 4 segundos para 3.6, o carro amarelinho da Copersucar desafiava os grandes. Perfeitamente se via Andretti e Fittipaldi no mesmo retrovisor. Enquanto isso nos boxes, na volta 31, Alan Jones continuava a ter uma vida difícil, tentando resolver problemas no seu Williams. ao Mesmo Tempo a Outra Mclaren que estava na corrida abandonaria a corrida, com Patrick Tambay.

A Corrida se encaminhava para o terço final com Andretti e Fittipaldi ainda brigando pelo Segundo lugar. enquanto isso Hector Rebaque não aguentando o forte calor do Rio de Janeiro abandonaria a corrida por problemas físicos, enquanto isso Reutemann já tinha meia pista de distância para o 2ºcolocado. Fittipaldi tinha 14.8 em cima de Niki Lauda que assumia em definitivo o 4ºlugar após luta com a Shadow, Regazzoni e Pironi brigavam pelo 6ºlugar na corrida, com Mass em 7ºLugar.

a corrida chegava perto do seu termino mais nada de Emerson Conseguir se aproximar de Andretti que até aumentava a sua vantagem em cima de Fittipaldi. mas em uma volta Andretti fica lento na pista e Emerson Fittipaldi aproveita a sua chance de passar Andretti e assumia a 2ºPosição, e não parecia isso de Andretti não, pois o carro dele já vinha mesmo com Problemas e isso restando pouquíssimas voltas para o Termino da corrida. Os Mais otimistas estavam pensando, se o Reutemann quebrar, imagina, Emerson Vence com um carro nacional e vai ser uma loucura em Jacarepaguá e Nosso campeão se consagra de vez como um grande campeão. lauda assumia também a Terceira posição, Andretti estava lento demais na pista e se arrastava para completar a corrida apenas.

Restando duas voltas para o Final as posições estavam já definidas para pódio: Reutemann, Fittipaldi e Lauda, Andretti em 4º se arrastando, Regazzoni em 5º e Pironi em 6º

A Torcida só pedia uma coisa, para que a Ferrari de Reutemann quebrasse, mas isso será um grande pecado injusto acontecesse com o Argentino Reutemann que fez uma corrida tão impecável como essa, ele só administrou no final e com quase 50 segundos de diferença para Fittipaldi ele cruzou em primeiro lugar e comemorou a primeira vitória da Michelin na Formula 1, e sua primeira vitória desde de 1975, Mas a Torcida vibrou quando Emerson Fittipaldi chegava na segunda posição, uma festa aconteceu na chegada do brasileiro, todos invadiram a pista, e podermos dizer isso para encerrar, como esse esporte já encantava os brasileiros a mais de 30 anos. Reutemann venceu uma corrida, mas Fittipaldi fez a festa da Torcida.

Resultado Final do GP do Brasil de 1978

Fotos:

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Fonte das Fotos: Bestlap, Formel1mic

Texto: Deivison da Conceição da Silva

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