GP do Bahrein – 1ªEtapa do Mundial de Formula 1 – 2021

Um começo de campeonato disputado na abertura do Mundial de Formula 1. Em Sahkir, Max Verstappen era o favorito, mas Lewis Hamilton acabou levando a vitória em um grande duelo realizado na noite de Sahkir. Valtteri Bottas completou o pódio com a melhor volta da prova.

Confira a analise da corrida:

Tudo certo para o começo do campeonato, mas a 1ªtentativa de largada foi anulada, O Carro Sergio Perez apagou e ele parou na reta final do circuito, a largada foi abortada e os 19 outros pilotos tiveram que fazer uma nova volta de apresentação. Para a sorte do mexicano o carro pode ser religado e Perez acabou indo para os boxes, largar por lá mesmo.

A segunda tentativa de largada foi bem sucedida, Hamilton foi para o ataque em cima de Verstappen e Leclerc foi para o ataque em cima de Bottas. Enquanto Verstappen fica na frente de Hamilton, Leclerc acabou superando Bottas e passou a 3ªposição. Os dois pilotos da Mclaren disputavam a 6ªposição, mas a corrida teve que ter a intervenção do Safety Car devido à batida do russo Nikita Mazepin, logo nas primeiras curvas.

Após 3 voltas de duração de Satefy Car, com a retirada do carro acidentado da Haas, a relargada aconteceu na 4ªVolta, Gasly e Norris disputavam posição e acabou o piloto da Mclaren levando a melhor, já o piloto da Alpha Tauri acabou com o aerofólio dianteiro quebrado, no que provocou no comprometimento da prova do piloto francês e no acionamento de um Safety Car Virtual para retirada de destroços da pista.

Após o rápido Safety Car Virtual a prova recomeça na 5ªvolta. Bottas foi para o ataque em cima de Leclerc, a ultrapassagem aconteceu na 6ªvolta, na reta dos boxes o piloto da Mercedes recupera a terceira posição. Bem que Leclerc tentou ainda retomar a frente, mas Bottas se segurou bem do ataque do piloto da Ferrari.

Norris passou a atacar Leclerc. Ocorreram ataques em duas voltas. O Monegasco segura o primeiro ataque, mas no segundo ataque (Que acontece na 9ªVolta), Norris supera Leclerc e passa para a 4ªposição. Ao mesmo tempo, Lance Stroll passa Fernando Alonso e sobe para 7ªposição. Lá na frente, Verstappen abre 1.8 segundos de Hamilton e 6.2 segundos Bottas na terceira posição.

Fernando Alonso foi o primeiro a fazer a primeira parada nos boxes na 12ªVolta. Na volta seguinte, Norris, Leclerc, Stroll e Giovinazzi fizeram sua primeira parada.

Dos líderes, Hamilton parou na 14ªVolta, juntamente com Ricciardo, Ocon, Raikkonen e Russell. Nas voltas seguintes, o piloto da Mercedes passou a andar mais rápido que Verstappen e Bottas, ambos com os pneus desgastados fizeram as suas paradas nas voltas 17 e 18. Com isso, Hamilton passou para a liderança da prova, com Verstappen, Perez, Bottas nas 4 primeiras posições.

Sergio Perez vinha em grande recuperação, mas com pneus desgastados não pode resistir ao ataque de Valtteri Bottas que voltou a terceira posição. Chevo parou na 20ªvolta. Na parte intermediária, Vettel e Alonso proporcionam um grande pega pela 8ªposição. Mesmo sem pneus, Vettel se mostrou um adversário à altura de Fernando Alonso. Se aproveitando dessa briga, Sainz jr. superou os dois campeões mundiais ganhando a 8ªposição.

Esse grande pega acabou 2 voltas depois, o piloto da Aston Martin já tinha um desgaste excessivo e continuou caindo de posição, travando pneu como aconteceu na volta 23 até ir para a sua primeira parada na volta 25. Já Sergio Perez vinha em grande corrida de recuperação, fazendo belas ultrapassagens e com uma tática diferente já vinha na 8ªposição após superar Carlos Sainz jr.

Na entrada da 27ªVolta, Perez supera Stroll e assume a 7ªposição, mostrando uma promissora prova de recuperação para a sua estreia pela Red Bull.

Verstappen vinha tirando diferença para Hamilton. Quando os dois estavam bem próximos e prestes a começarem uma briga acabou Lewis indo para os boxes na 28ªvolta e colocando pneus duros. Na mesma volta parou o canadense Lance Stroll.

Verstappen liderava a corrida de novo. Na 31ªVolta, Bottas foi para a segunda parada, mas a parada foi desastrosa, atraso de mais de 10 segundos para trocar os pneus levou o finlandês a cair para a 5ªposição, atrás de Leclerc e Norris. A sorte do finlandês é que ambos fizeram a parada o que fez retomar a terceira posição, mas suas chances de disputar a vitória foram por água abaixo. Já para Fernando Alonso a prova acabou na volta 32, os freios deram problemas, no que obrigou o Príncipe das Astúrias a parar.

Verstappen tentava levar seus pneus o mais longe possível para usar pneus mais macios na parte final da corrida. Enquanto isso, Raikkonen passou Russell por fora na curva 5, uma bela disputa entre os dois. Apesar de toda a luta do piloto da Williams, Kimi acabou passando a 10ªposição, mas depois acabou superado por Yuki Tsunoda da Alpha Tauri.

Sainz jr. parou na 38ªVolta, Verstappen e Vettel eram os únicos com apenas 1 parada nos boxes. Perez vai para a terceira parada na 39ªVolta, voltando para a 7ªposição. Stroll chega a se aproveitar dos pneus frios do Mexicano e supera o piloto da Red Bull, mas logo Perez conseguiria recuperar a posição sobre o piloto da Aston Martin.

Verstappen foi para a sua derradeira parada e acabou colocando pneus duros, a 16 voltas do final da corrida. Não era o pneu ideal, mas só tinha esse pneu de novo a disposição de Verstappen. Hamilton voltou à liderança, com 8.2 segundos sobre Verstappen. A partir daquele momento Max teria que tirar essa margem de tempo para lutar pela vitória.

A cada volta o piloto da Red Bull vinha tirando diferença sobre o piloto da Mercedes, era o pega da corrida. A mais ou menos 10 voltas do final, Ocon é tocado por Sebastian Vettel e ambos rodaram. O tetracampeão do mundo teve total responsabilidade nessa manobra. Os dois voltam para a pista e a bandeira amarela dura pouco. Naquela altura, Verstappen já tinha reduzido a diferença de Hamilton para 4.4 segundos.

Enquanto isso, Carlos Sainz jr. superou Lance Stroll e ganhou a 8ªposição. Um pouco mais a frente, Perez passou Ricciardo e subiu para a 6ªposição.

As atenções da corrida estavam voltados para a disputa entre Hamilton e Verstappen pela vitória. Era certo que o Holandês iria chegar nessa disputa e essa disputa começou na volta 52, mas foi na volta seguinte que a corrida acabou se definindo.

Verstappen foi com tudo para superar Hamilton, por fora na curva 5 e acabou realizando a ultrapassagem, porém, essa ultrapassagem foi feita fora da pista e Verstappen teve de devolver a liderança para Hamilton. Nas voltas finais, Lewis manteve a ponta até cruzar a linha de chegada. É a sua 96ªvitória da carreira, conquistada com muito suor e provando que a Mercedes tem um carro competitivo para disputar o título, contrariando todos os prognósticos negativos na pré-temporada.

Max Verstappen acabou sem a vitória e com um frustrante 2ºlugar após dominar praticamente o final de semana inteiro. A Red Bull que tem o melhor carro nesse começo de temporada acabou não concretizando seu domínio em vitória.

Sem chances de vitória na reta final, Valtteri Bottas fez uma parada extra para ganhar o ponto da volta mais rápida na última volta, a missão foi cumprida com êxito com a volta de 1:32.090. O 3ºlugar já estava mais que garantido, apesar dos problemas que ocorreu em uma das suas paradas. Os 37 segundos atrás do vencedor é uma desvantagem irreal pelo que aconteceu na corrida.

Os três primeiros estiveram bem a frente de Lando Norris que fez uma excelente participação com seu Mclaren-Mercedes, ainda que tenha ficado longe de disputar na parte da frente acabou ficando na 4ªposição e na frente de um dos pilotos da Red Bull. Por falar nele, Sergio Perez teve uma excelente prova de recuperação, da largada nos boxes para a 5ªposição no final da prova, superando a Charles Leclerc na última voltas. O piloto da Ferrari tem um carro bem melhor do que tinha em 2020, mas ainda esta patamares abaixo das equipes favoritas e o 6ºlugar foi o máximo que se podia obter hoje.

Daniel Ricciardo em sua estreia pela Mclaren não foi tão brilhante como Norris, mas levou com competência a 7ªposição para casa e ajudou a sua nova equipe no Mundial de Construtores. Carlos Sainz jr. deixou boa impressão na sua estreia pela Ferrari, apesar de uma posição não tão brilhante como a de Leclerc. É um 8ºlugar com cara de posição promissora para esse começo de ano.

Yuki Tsunoda batalhou muito na sua estreia e sai do Bahrein com a 9ªposição que foi ganha na última volta em cima de Lance Stroll da Aston Martin, um bom começo para o filho de lawrence stroll. Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi ficaram a um pé da zona de pontuação, uma pena, mas pelo menos é um alivio para ambos que tem a possibilidade de brigarem por pontos de forma decente em 2021. Giovinazzi acabou atrapalhado por uma parada desastrosa na sua primeira troca de pneus.

Esteban Ocon foi o único piloto da Alpine a terminar a prova, mas longe dos pontos e mostra que o carro não é tudo isso e o francês não disse ao que veio nesse final de semana, mas dá um desconto a atuação apagada pelo toque que ele levou do Vettel.

A corrida de Sebastian Vettel foi bem ruim, tirando o destaque na briga com Alonso, ignorou bandeira amarela na classificação, punido no grid e mal na corrida. Além do 15ºlugar, dá mostras de que vai precisar de muito mais se quiser voltar a ser o velho e bom Vettel de anos anteriores, acabou punido em 10 segundos de acréscimo no tempo final de corrida por causa do toque em Ocon. George Russell fica logo a frente de Vettel.

Mick Schumacher não teve muito o que fazer, só levou seu carro até o final e ganhou experiência na sua estreia. Pierre Gasly e Nicholas Latifi foram para os boxes e não cruzaram a linha de chegada, mas foram classificados por terem completado mais de 90% da prova.

Daqui a 3 semanas, a Formula 1 volta a se encontrar no GP de Emilia Romagna, segunda etapa do Mundial, no Circuito Enzo e Dino Ferrari em Ímola.

Resultado Final da primeira Etapa do Mundial de Formula 1
GP do Bahrein – Sahkir

pospilotoEquipeChassisMotorVoltasTempo
144Lewis HamiltonMercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M12561:32:03.897
233Max VerstappenRed Bull Racing HondaRB16BHonda RA621H56a 0.745s
377Valtteri BottasMercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M1256a 37.383s
44Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M1256a 46.466s
511Sergio PerezRed Bull Racing HondaRB16BHonda RA621H56a 52.047s
616Charles LeclercScuderia Mission Winnow FerrariSF21Ferrari 065/656a 59.090s
73Daniel RicciardoMcLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M1256a 1:06.004s
855Carlos SainzScuderia Mission Winnow FerrariSF21Ferrari 065/656a 1:07.100s
922Yuki TsunodaScuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621H56a 1:25.692s
1018Lance StrollAston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M1256a 1:26.713s
117Kimi RäikkönenAlfa Romeo Racing OrlenC41Ferrari 065/656a 1:28.864s
1299Antonio GiovinazziAlfa Romeo Racing OrlenC41Ferrari 065/655a 1 Volta
1331Esteban OconAlpine F1 TeamA521Renault E-Tech 20B55a 1 Volta
1463George RussellWilliams RacingFW43BMercedes-AMG F1 M1255a 1 Volta
155Sebastian VettelAston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M1255a 1 Volta
1647Mick SchumacherUralkali Haas F1 TeamVF-21Ferrari 065/655a 1 Volta
1710Pierre GaslyScuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621H52Abandonou
186Nicholas LatifiWilliams RacingFW43BMercedes-AMG F1 M1251Abandonou
1914Fernando AlonsoAlpine F1 TeamA521Renault E-Tech 20B32Freios
209Nikita MazepinUralkali Haas F1 TeamVF-21Ferrari 065/60Acidente

Melhor volta de cada piloto – Valtteri Bottas ganhou o ponto da volta mais rápida da prova

pospilotoEquipeChassisMotorMelhor VoltaNa Volta
177Valtteri BottasMercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M121:32.09056
233Max VerstappenRed Bull Racing HondaRB16BHonda RA621H1:33.22841
311Sergio PerezRed Bull Racing HondaRB16BHonda RA621H1:33.97044
444Lewis HamiltonMercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M121:34.01544
510Pierre GaslyScuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621H1:34.09048
64Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M121:34.39638
755Carlos SainzScuderia Mission Winnow FerrariSF21Ferrari 065/61:34.50948
822Yuki TsunodaScuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621H1:34.76138
918Lance StrollAston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M121:34.86531
103Daniel RicciardoMcLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M121:34.93236
1116Charles LeclercScuderia Mission Winnow FerrariSF21Ferrari 065/61:34.98839
1263George RussellWilliams RacingFW43BMercedes-AMG F1 M121:35.03640
1399Antonio GiovinazziAlfa Romeo Racing OrlenC41Ferrari 065/61:35.12232
147Kimi RäikkönenAlfa Romeo Racing OrlenC41Ferrari 065/61:35.19245
1531Esteban OconAlpine F1 TeamA521Renault E-Tech 20B1:35.25033
165Sebastian VettelAston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M121:35.56626
1714Fernando AlonsoAlpine F1 TeamA521Renault E-Tech 20B1:36.06331
1847Mick SchumacherUralkali Haas F1 TeamVF-21Ferrari 065/61:36.13438
196Nicholas LatifiWilliams RacingFW43BMercedes-AMG F1 M121:36.60216

Fotos:

image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Red Bull/Mclaren/Aston Martin/Alpine/Ferrari/Alpha Tauri/Alfa Romeo/Haas/Williams

Deixe uma resposta