GP de Portugal: Corrida que pode entrar para a história tem sexta-feira bem complicada na organização

Circuito de Alvarge em Portimão é palco do GP de Portugal, que estava de volta, depois de 24 anos, quando foi realizada a última corrida no velho circuito de Estoril. Palco da 12ªEtapa do Mundial de Formula 1, pode ser mais do que uma prova que marque a volta do país a categoria. Essa prova pode marcar a quebra do recorde de vitórias a favor de Lewis Hamilton. O inglês empatou no número de vitorias de Michael Schumacher na etapa passada em Nurburgring e pode nesse domingo conquistar a 92ªvitória da sua carreira, e se tornando de forma definitiva como o maior vencedor de corridas da história da Formula 1.

Sobre o circuito, ele é um dos circuitos mais bonitos do mundial, com várias subidas e descidas, tornando a pista muito interessante Apenas Lewis Hamilton já tinha andado de formula 1 nesse traçado, em, num longuiguo ano de 2009 com a Mclaren, andando por 81 voltas. A corrida vai ter 15 voltas a menos do que Lewis testou a 11 anos atrás, mas isso não representa uma vantagem, já que os carros são totalmente diferentes daquela época.

O carro de 2009 era um carro projetado para andar rápido o tempo todo, com reabastecimento, motores V8, pneus que durava no máximo metade de uma corrida.

O carro desse ano é um carro hibrido, não é um carro que o piloto possa andar rápido, exite um limite de motores por temporada, limite de combustível, pneus que precisam ser administrados, Motores híbridos e a imprevisibilidade maior das corridas.

A vantagem de Hamilton em 2020 em relação ao ano de 2009 é que o carro da Mercedes é o melhor do Grid, Já o carro da Mclaren de 2009 era um carro problemático.

Nos treinos livres de hoje, o finlandês Valtteri Bottas foi o mais rápido nas duas sessões. O piloto finlandês é um dos principais adversários de Hamilton nesse final de semana, disposto a esquecer o abandono da corrida passada, Bottas afirmou que precisa de um milagre para disputar o título. Com 69 pontos atrás do seu companheiro de equipe, restando 156 pontos em jogo, esta na hora mesmo de contar com essa sorte, ainda por cima, se afastar de Max Verstappen que esta a 14 pontos do piloto finlandês.

O piloto Holandês não teve um dia muito bom, no final da sessão da tarde, Max pegou o vácuo para abrir uma volta rápida, mas acabou não conseguindo isso e acabou tocando em Lance Stroll, um acidente totalmente evitável. O piloto canadense acabou ficando de fora da reta final do FP2 e Verstappen voltou aos boxes com o carro danificado. O motor Honda tem problemas na recuperação de energia, no que deve impedir a Red Bull de sonhar com a vitória. Caso esses problemas não sejam resolvidos até a corrida.

Pior para os propulsores japoneses (Honda) foi o motor de Pierre Gasly pegar fogo na metade da sessão da tarde, isso provocou uma das interrupções da segunda sessão. Se não foi problemas na equipe principal, essa quebra preocupa os pilotos da Red Bull com certeza.

De resto, a primeira sessão ocorreu normalmente, com os pilotos aprendendo o traçado. Tirando as rodadas normais dos pilotos, tudo ocorreu sem grandes problemas, mas na segunda sessão, tanto na retirada do carro de Gasly como na retirada do carro de Stroll, os comissários demoraram demais. No total, foram 32 minutos perdidos. É Muito comprometedor perder esse tempo todo para o acerto dos carros para a classificação e para a prova de domingo. Além da falta de organização, falta de fibra ótica para ligar monitores para a telemetria, problemas de comunicação e de internet não ajudam em nada a imagem de Portugal para a Formula 1. Só esperamos que amanhã as coisas melhoram em termos de organização em Alvarge.

De resto, Charles Leclerc teve um ótimo dia, dando esperanças da Ferrari de ser uma corrida melhor em Alvarge. Das equipes que disputam o 3ºlugar dos construtores, a Mclaren se saiu melhor na sexta, com Norris ganhando a 3ªposição no último momento da segunda sessão e Sainz jr. nas primeiras posições das suas sessões. Racing Point e Renault tiveram um dia mais instável.

Destacar que os pilotos testaram uma nova composição de pneus da Pirelli nos primeiros 30 minutos da sessão da Tarde. Esses pneus podem ser aprovados os vetados para ano que vem, essa decisão vai ficar por conta das equipes.

Amanhã, as 7 da manhã teremos a 3ªsessão de treinos livres. As 10 da manhã, teremos a classificação para a definição do grid de largada da 12ªEtapa do Mundial de Formula 1, uma corrida que pode ficar para a história da maior categoria do esporte a motor.

Fotos:

Resultado dos treinos livres de Sexta-feira

1ºTreino Livre

posPilotoEquipeChassiMotorTemponºvoltas
177Valtteri Bottas Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M111:18.41035
244Lewis Hamilton Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M111:18.74935
333Max Verstappen Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620H1:19.19132
416Charles Leclerc Scuderia FerrariSF1000Ferrari 0651:19.30933
523Alexander Albon Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620H1:19.36534
655Carlos Sainz McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 201:19.44142
711Sergio Perez BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedes1:19.90731
87Kimi RäikkönenAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 0651:19.95435
93Daniel Ricciardo Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 201:20.05827
1010Pierre Gasly Scuderia AlphaTauriAT01Honda RA620H1:20.12429
115Sebastian Vettel Scuderia FerrariSF1000Ferrari 0651:20.20037
124Lando Norris McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 201:20.20729
1326Daniil Kvyat Scuderia AlphaTauriAT01Honda RA620H1:20.27832
1420Kevin Magnussen Haas F1 TeamVF-20Ferrari 0651:20.84628
1518Lance Stroll BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedes1:20.95432
1699Antonio GiovinazziAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 0651:21.00935
178Romain Grosjean Haas F1 TeamVF-20Ferrari 0651:21.16931
1863George Russell Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M111:21.37431
1931Esteban Ocon Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 201:21.67331
206Nicholas Latifi Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M111:22.05434

2ºTreino Livre

posPilotoEquipeChassiMotorTemponºvoltas
177Valtteri Bottas Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M111:17.94032
233Max Verstappen Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620H1:18.53534
34Lando Norris McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 201:18.74335
416Charles Leclerc Scuderia FerrariSF1000Ferrari 0651:18.83834
555Carlos Sainz McLaren F1 TeamMCL35Renault E-Tech 201:19.11332
65Sebastian Vettel Scuderia FerrariSF1000Ferrari 0651:19.17534
710Pierre Gasly Scuderia AlphaTauriAT01Honda RA620H1:19.17826
844Lewis Hamilton Mercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W11Mercedes-AMG F1 M111:19.30827
931Esteban Ocon Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 201:19.49632
1023Alexander Albon Aston Martin Red Bull RacingRB16Honda RA620H1:19.64337
1163George Russell Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M111:19.82133
1211Sergio Perez BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedes1:19.90134
133Daniel Ricciardo Renault DP World F1 TeamR.S.20Renault E-Tech 201:19.98728
146Nicholas Latifi Williams RacingFW43Mercedes-AMG F1 M111:20.46533
157Kimi RäikkönenAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 0651:20.49034
1620Kevin Magnussen Haas F1 TeamVF-20Ferrari 0651:20.68029
1726Daniil Kvyat Scuderia AlphaTauriAT01Honda RA620H1:20.72933
188Romain Grosjean Haas F1 TeamVF-20Ferrari 0651:20.86732
1918Lance Stroll BWT Racing Point F1 TeamRP20BWT Mercedes1:20.98326
2099Antonio GiovinazziAlfa Romeo Racing ORLENC39Ferrari 0651:21.39634

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Mclaren/Renault/Alpha Tauri/Racing Point/Alfa Romeo/Haas/Williams/essentiallysports.com

Deixe uma resposta