GP de Portugal – 17ªEtapa – Mundial da Motovelocidade 2021 – Moto 3

Em Algarve, aconteceu a penúltima corrida do Mundial de Motovelocidade, ainda com disputa de título na Moto 2 e Moto 3. Na categoria inferior que começou as atividades com a Moto 3.

Ninguém foi para a pista no Q1 de imediato. Os primeiros a entrarem foram os dois pilotos da Avintia (Antonelli e Tatay). Com 2 minutos completados, somente Stefano Nepa não estava na pista.

Jeremy Alcoba foi para a liderança após sua primeira volta de 1:48.675, seguindo de Kelso da CIP Green, Lorenzo Ferron da SIC 58 e Daniel Holgado da Tech 3 completavam os 4 primeiros colocados. O Japonês Yuki Kunii fez duas voltas muito boas e passou a se colocar na segunda posição, sendo que a segunda volta foi menos de 1 décimos mais lento que Alcoba que continuava na frente.

Alberto Surra sobe para terceiro a menos de 7 minutos do final. Antonelli, Tataey, Nepa e Rossi foram para a pista para tentarem entrar na briga pelas vagas ao Q2. Nos minutos finais, Antonelli fez o 4ºtempo e entrou na zona de classificação, mas isso depois de ver Jeremy Alcoba melhorar seu tempo e colocar meio segundo a frente de Kunii e Surra. Ricardo Rossi pulou da 12ª para a 6ªposição, foi insuficiente para o piloto da Owlride passar para o Q2.

Alcoba que sobrou, Kunii, Surra e Antonelli passaram para a fase final de classificação.

Resultado do Q1:

pospilotoEquipeMotoTempo
152Jeremy AlcobaIndonesian Racing Gresini Moto3Honda1’48.127
292Yuki KuniiHonda Team AsiaHonda1’48.679
367Alberto SurraRivacold Snipers TeamHonda1’48.786
423Niccolò AntonelliAvintia VR46KTM1’48.851
566Joel KelsoCIP Green PowerKTM1’48.990
654Riccardo RossiBOE OwlrideKTM1’49.042
796Daniel HolgadoRed Bull KTM Tech 3KTM1’49.074
882Stefano NepaBOE OwlrideKTM1’49.085
920Lorenzo FellonSIC58 Squadra CorseHonda1’49.127
106Ryusei YamanakaCarXpert PruestelGPKTM1’49.179
1119Andi Farid IzdiharHonda Team AsiaHonda1’49.192
1299Carlos TatayAvintia Esponsorama Moto3KTM1’49.213
1327Kaito TobaCIP Green PowerKTM1’50.196

Os primeiros a entrarem na pista foram Pedro Acosta, Jaume Masia, Ayumi Sasaki e Adrian Fernández. Os outros 14 pilotos entraram quase 1 minuto depois para começaram a decidir quem será o pole position.

A 11 minutos do final, O Japonês Ayumi Sasaki faz a marca de 1:47.895, ficando na frente de Acosta e dos demais. Na tentativa de volta, Tatsuki Suzuki vai ao chão e abandona o Q2 prematuramente. Sasaki é superado pelo tcheco Filip Salac da PruestelGP, a 10 minutos do final da sessão.

Sasaki e Acosta melhoraram suas marcas, mas não conseguiram superar Salac a 9 minutos e 10 segundos do final. 40 segundos depois, John McPhee pula para 3ªposição superando Pedro Acosta. Enquanto isso, Dennis Foggia estava na 9ªposição.

A 6 minutos do final, a classificação dos 12 primeiros era essa: Salac, Sasaki, McPhee, Acosta, Alcoba, Guevara, Artigas, Binder, Foggia, Migno, Garcia e Surra.

Os 2 pilotos da KTM e Ayumi Sasaki da Tech 3 voltaram juntos a 5:10 do final, o pelotão saiu 1 minuto depois para a rodada final da classificação.

A 1:45 do final, Jaume Masia faz uma bela volta e pula da 15ª para a 4ªposição, Acosta teria uma última chance de melhorar sua volta, mas ele perde a volta assim que vai para fora da pista.

A 20 segundos do final, Sergio Garcia vai para a liderança após fazer 1:47.274, Masia consegue subir para a segunda posição. Dennis Foggia em sua volta final superou Masia e tomou a segunda posição, mas logo em seguida McPhee da Petronas e o surpreendente Adrián Fernández da Husqvarna jogaram o vice-líder do campeonato para fora da primeira fila.

De volta após uma lesão, Sergio Garcia conquistou a pole position, com direito ao recorde oficial do circuito de Alvarge. O piloto da Gas Gas vai ter a companhia de John McPhee da Petronas em excelente classificação e Adrian Fernández, o irmão de Raúl Fernández obteve sua melhor classificação da sua curta carreira na Moto 3.

Dennis Foggia não pode reclamar da vida, ele larga bem a frente de Pedro Acosta. O piloto da Leopard Racing abre a segunda fila, na 4ªposição. Já o líder do campeonato, vai largar na 14ªposição. Foi muito grande o prejuízo de Acosta em relação a Foggia, que poderia até mesmo assumir a liderança do Mundial ao final da prova. Jaume Masia da KTM Ajo e Xavier Artigas da Leopard Racing.

Grid de Largada:

pospilotoEquipeMotoTempo
111Sergio GarciaMuchoNeumatico GASGAS Aspar TeamGASGAS1’47.274
217John MCPheePetronas Sprinta RacingHonda1’47.291
331Adrian FernandezSterilgarda Max Racing TeamHusqvarna1’47.404
47Dennis FoggiaLeopard RacingHonda1’47.517
55Jaume MasiaRed Bull KTM AjoKTM1’47.570
643Xavier ArtigasLeopard RacingHonda1’47.586
740Darryn BinderPetronas Sprinta RacingHonda1’47.712
823Niccolò AntonelliAvintia VR46KTM1’47.774
912Filip SalacCarXpert PruestelGPKTM1’47.811
1071Ayumu SasakiRed Bull KTM Tech 3KTM1’47.817
1152Jeremy AlcobaIndonesian Racing Gresini Moto3Honda1’47.829
1228Izan GuevaraMuchoNeumatico GASGAS Aspar TeamGASGAS1’47.835
1355Romano FenatiSterilgarda Max Racing TeamHusqvarna1’47.900
1437Pedro AcostaRed Bull KTM AjoKTM1’47.986
1567Alberto SurraRivacold Snipers TeamHonda1’48.096
1616Andrea MignoRivacold Snipers TeamHonda1’48.270
1792Yuki KuniiHonda Team AsiaHonda1’48.682
1824Tatsuki SuzukiSIC58 Squadra CorseHondaSem Tempo
1966Joel KelsoCIP Green PowerKTM1’48.990
2054Riccardo RossiBOE OwlrideKTM1’49.042
2196Daniel HolgadoRed Bull KTM Tech 3KTM1’49.074
2282Stefano NepaBOE OwlrideKTM1’49.085
2320Lorenzo FellonSIC58 Squadra CorseHonda1’49.127
246Ryusei YamanakaCarXpert PruestelGPKTM1’49.179
2519Andi Farid IzdiharHonda Team AsiaHonda1’49.192
2699Carlos TatayAvintia Esponsorama Moto3KTM1’49.213
2727Kaito TobaCIP Green PowerKTM1’50.196

Domingo foi o dia em que se definiu o Mundial da Moto 3. Em um belo dia de sol, com uma bela vantagem de Foggia no grid de largada.

Na largada, Sergio Garcia se manteve na liderança seguido de Adrian Fernández e John McPhee. O piloto da Husqvarna passou o escocês nas primeiras curvas. Dennis Foggia estava na 5ªposição e Pedro Acosta na 12ªposição no final da primeira volta.

No começo da 2ªVolta, Dennis Foggia pega o vácuo dos pilotos da frente e passa para a liderança, em um lance genial, Pedro Acosta  acaba subindo da 12ª para a 7ªposição.

Foggia tentou quebrar o vácuo e fugir dos demais pilotos, essa fuga durou por 2 voltas, depois disso, o pelotão anulou a sua fuga. Nessa altura da corrida, Pedro Acosta já tinha subido para a 4ªposição após ter superado Adrian Fernández que começaria a ficar mais para trás.

No começo da 5ªVolta, Xavier Artigas supera Darryn Binder e conquista a segunda posição. Foggia, Artigas, Binder e Acosta conseguem fugir do segundo pelotão. John McPhee vai para o chão ao final da volta. Na volta seguinte, Acosta disputa posição com Artigas e após ficarem lado a lado por 2 curvas, o piloto da KTM Ajo assume a 3ªposição e consegue sustentar a posição ganha.

Na 7ªVolta, Binder é pressionado por Acosta e acaba por apertar Foggia na liderança, com Artigas em 4º. Com as brigas, o pelotão colou nos 4 primeiros colocados e acabou com a fuga deles. Na 9ªVolta, Acosta supera Darryn Binder e passa a ser o 2ºcolocado. Os postulantes ao título brigariam pela liderança a partir daquele momento.

Na 10ªVolta, Acosta passou Foggia, mas levou o troco do piloto da Leopard Racing. Binder se aproveitou e passou Acosta, mas no final da volta foi superado pelo líder do campeonato. Na volta seguinte, Masia e Antonelli superaram Darryn Binder que caiu para a 5ªposição.

Foggia, Acosta, Masia, Binder, Garcia, Antonelli, Alcoba, Migno, Sasaki e Artigas eram os 10 primeiros na metade do GP de Portugal.

Na 13ªVolta, Masia e Acosta superaram Foggia na curva 3 e 4, na curva seguinte, Pedro Acosta assume a liderança. Nesse momento, Acosta seria o campeão, mas ainda tinha uma boa parte da corrida pela frente. Na volta seguinte, Masia superou Acosta. Curvas depois, o próprio Acosta olha para trás e perde tempo e posições. Quem se dá bem era Sergio Garcia que foi para 2º, Foggia caiu para 3º, Migno e Binder completavam os 5 primeiros e Pedro Acosta teria que começar de novo sua recuperação.

A 7 voltas do final, Dennis Foggia consegue voltar a liderança, Sergio Garcia superou Darryn Binder e foi para segunda posição, mas o sul-africano da Petronas recuperou a posição. Masia, Migno e Acosta completavam os 6 primeiros colocados.

No começo da volta 16, Garcia é superado por Masia e Acosta. Na curva 5, Garcia na ânsia de recuperar posições tenta passar os dois pilotos da equipe Ajo e acaba errando a trajetória e levando Masia a errar também e foi nessa brecha que Acosta recuperou a posição no pódio.

Empolgado, Acosta passou Binder e tentou passar Foggia, mas o fracasso nessa tentativa fez com que Binder recuperasse a 2ªposição. Na volta 17, Acosta brigou quase o tempo inteiro com o sul-africano e acabou voltando a 2ªposição e a pressionar Foggia. Enquanto isso, Migno vinha em 4º, seguindo de Garcia, Masia e Antonelli.

A 3 voltas do final, Acosta passa Masia e volta a liderança. Na curva 5, Masia vai ao chão e deixa a briga pela vitória. A luta de Foggia nas voltas finais era passar Acosta ou ver o estreante de 17 anos conquistar o título. O piloto da Leopard Racing fez de tudo para passar Acosta, esse esforço deu resultado e no final da penúltima volta, Foggia conseguiu voltar a liderança.

Dennis Foggia abre a volta final na frente, mas na curva 2, Acosta passou Foggia e instantes depois, como um maluco, o sul-africano Darryn Binder acabou derrubando Foggia e Sergio Garcia. Um piloto que vai pular da Moto 3 para a MotoGP faz essa manobra desastrosa e patética como essa… que acabou por definir o campeonato.

Pedro Acosta levou sua moto até a vitória mais importante da carreira. Uma vitória que leva o jovem de 17 anos ao título do Mundial de Motovelocidade. Ninguém apostava no começo do ano que iriamos ver o piloto espanhol conquistando o campeonato.

Os italianos Andrea Migno da Snipers e Niccolò Antonelli da Avintia aproveitaram muito bem do incidente na volta final e completaram o pódio.  Sem chamar muito a atenção, Jeremy  Alcoba levou a moto da Gresini a um bom resultado, que foi a 4ªposição. Izan Guevara da Gas Gas e Ayumu Sasaki completaram os 6 primeiros colocados.

Romano Fenati fez uma corrida decente e acabou o dia na 7ªposição. Xavier Artigas da Leopard Racing, Tatsuki Suzuki da SIC58 e Filip Salac da PruestelGP completaram as 10 primeiras posições.

O Portal Sportszone parabeniza a Pedro Acosta por um campeonato tão surpreendente e por um talento tão meteórico que aparece logo no primeiro ano já conquista um campeonato tão importante como a Moto 3.

Resultado final do GP de Portugal
Algarve – 21 Voltas – Moto 3

pospilotoEquipeMotoTempo
137Pedro AcostaRed Bull KTM AjoKTM38’04.339
216Andrea MignoRivacold Snipers TeamHondaa 0.354
323Niccolò AntonelliAvintia VR46KTMa 0.880
452Jeremy AlcobaIndonesian Racing Gresini Moto3Hondaa 1.768
528Izan GuevaraMuchoNeumatico GASGAS Aspar TeamGASGASa 1.839
671Ayumu SasakiRed Bull KTM Tech 3KTMa 1.874
755Romano FenatiSterilgarda Max Racing TeamHusqvarnaa 1.972
843Xavier ArtigasLeopard RacingHondaa 2.333
924Tatsuki SuzukiSIC58 Squadra CorseHondaa 3.423
1012Filip SalacCarXpert PruestelGPKTMa 6.591
1131Adrian FernandezSterilgarda Max Racing TeamHusqvarnaa 6.940
1299Carlos TatayAvintia Esponsorama Moto3KTMa 9.392
1396Daniel HolgadoRed Bull KTM Tech 3KTMa 9.930
1466Joel KelsoCIP Green PowerKTMa 9.996
1567Alberto SurraRivacold Snipers TeamHondaa 10.416
1682Stefano NepaBOE OwlrideKTMa 11.650
1720Lorenzo FellonSIC58 Squadra CorseHondaa 11.695
1854Riccardo RossiBOE OwlrideKTMa 11.736
195Jaume MasiaRed Bull KTM AjoKTMa 13.616
2092Yuki KuniiHonda Team AsiaHondaa 30.001
216Ryusei YamanakaCarXpert PruestelGPKTMa 30.183
2219Andi Farid IzdiharHonda Team AsiaHondaa 30.249
27Kaito TobaCIP Green PowerKTMa 8 Voltas
7Dennis FoggiaLeopard RacingHondaa 1 Volta
11Sergio GargiaMuchoNeumatico GASGAS Aspar TeamGASGASa 1 Volta
17John McPheePetronas Sprinta RacingHondaa 17 Voltas
40Darryn BinderPetronas Sprinta RacingHondaDesclassificado

Fotos:

image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe um comentário