Depois de 1 mês praticamente de intervalo desde da etapa do Texas, tivemos a segunda etapa do Mundial de Formula Indy, corrida realizada no circuito de Indianapolis. Com 26 pilotos, o maior grid da temporada até agora as atividades aconteceram na sexta e no sábado. Como foi no Texas, não tivemos público. Pela primeira vez desde de 1984 não tivemos pilotos brasileiros no Grid da maior categoria de monopostos dos Estados Unidos.
Prova de Classificação
No Grupo 1, o treino começa com Sato na primeira posição, seguido de Santino Ferrucci da Dale Coyne e Patrício O’Ward da Mclaren. Askew, Andretti e Rosenquist vinham com as outras 3 vagas, Newgarden estava de fora da segunda fase e apesar dele ter melhorado o tempo e subido para a liderança, logo o campeão do ano passado foi escalado de novo pela maioria dos pilotos. Newgarden caiu para a 11ªposição do Grupo.
A menos de 5 minutos do final: O’Ward, Rosenquist, Palou, Sato, Ferrucci e Chilton eram os classificados para o Q2. A se destacar o bom desempenho de Alex Palou, o espanhol da Dale Coyne tinha feito um belo terceiro tempo.
A 2 minutos do final, todos foram para a pista, Newgarden precisava acertar uma volta com seu carro da Penske e foi isso que aconteceu, passou para a liderança com 1:10.6188. Só que os outros pilotos iriam completar suas voltas e por muito pouco acabou dando para Newgarden classificar para a próxima fase no limite.
Oliver Askew acabou sendo o mais rápido, Max Chilton em 2º é uma bela surpresa com o carro da Carlin. Os outros classificados foram Rosenquist, Daly, Hunter-Reay e Newgarden.
Resultado do Grupo 1
pos | nº | Piloto | Equipe | Motor | Tempo |
1 | 7 | Oliver Askew | Arrow McLaren SP | Chevrolet | 1:10.5306 |
2 | 59 | Max Chilton | Carlin | Chevrolet | 1:10.5465 |
3 | 10 | Felix Rosenqvist | Chip Ganassi Racing | Honda | 1:10.5558 |
4 | 20 | Conor Daly | Ed Carpenter Racing | Chevrolet | 1:10.5658 |
5 | 28 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | Honda | 1:10.588 |
6 | 1 | Josef Newgarden | Team Penske | Chevrolet | 1:10.6188 |
7 | 5 | Patricio O’Ward | Arrow McLaren SP | Chevrolet | 1:10.7333 |
8 | 18 | Santino Ferrucci | Dale Coyne Racing | Honda | 1:10.7902 |
9 | 30 | Takuma Sato | Rahal Letterman Lanigan Racing | Honda | 1:10.8853 |
10 | 29 | James Hinchcliffe | Andretti Autosport | Honda | 1:11.1478 |
11 | 55 | Alex Palou | Dale Coyne Racing | Honda | 1:11.1815 |
12 | 24 | Sage Karam | Dreyer & Reinbold Racing | Chevrolet | 1:11.7774 |
13 | 98 | Marco Andretti | Andretti Herta with Marco & Curb-Agajanian | Honda | 1:12.0513 |
O Grupo 2 foi um grupo um pouco mais forte que o primeiro Grupo. O estreante Rinus Veekay da equipe Carpenter começou na frente, com Colton Herta da Harding em 2º e Will Power da Penske em 3º, Pagenaud, Dixon e Rossi estavam com as outras 3 vagas do grid.
A 6 minutos e meio do final, Pagenaud e Power passaram para frente, mas o bom e velho Scott Dixon superou os dois pilotos da Penske e ficou na liderança, até ser surpreendido por Spencer Pigot que corre pela Rahal nas corridas de Indianapolis (Corrida do circuito e as 500 milhas de Indianápolis). Jack Harvey em grande volta assumiu a terceira posição, logo atrás de Dixon.
A 4 minutos e meio do final, Harvey assumiu a liderança, deixando Pigot para trás. Herta, Dixon, Pagenaud e Power vinham sendo os 6 classificados para o Q2. Todo mundo volta para a pista a menos de 3 minutos do final.
Nessa volta final, Will Power acabou sendo o mais rápido com 1:10.2548, os outros 5 classificados foram Colton Herta, Scott Dixon, Jack Harvey, Graham Rahal e Alexander Rossi. Simon Pagenaud acabou muito mal, ficou em 10ºlugar na classificação e iria larga em uma desonrosa 20ªposição.
Classificação do Grupo 2
pos | nº | Piloto | Equipe | Motor | Tempo |
1 | 12 | Will Power | Team Penske | Chevrolet | 1:10.2548 |
2 | 88 | Colton Herta | Andretti Harding Steinbrenner Autosport | Honda | 1:10.4114 |
3 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | Honda | 1:10.500 |
4 | 60 | Jack Harvey | Meyer Shank Racing | Honda | 1:10.5157 |
5 | 15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | Honda | 1:10.5647 |
6 | 27 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | Honda | 1:10.5947 |
7 | 8 | Marcus Ericsson | Chip Ganassi Racing | Honda | 1:10.6287 |
8 | 45 | Spencer Pigot | Citrone Buhl Autosport with RLL | Honda | 1:10.635 |
9 | 21 | Rinus Van Kalmthout | Ed Carpenter Racing | Chevrolet | 1:10.707 |
10 | 22 | Simon Pagenaud | Team Penske | Chevrolet | 1:10.7438 |
11 | 26 | Zach Veach | Andretti Autosport | Honda | 1:11.2762 |
12 | 4 | Charlie Kimball | A.J. Foyt Enterprises | Chevrolet | 1:11.4026 |
13 | 14 | Dalton Kellett | A.J. Foyt Enterprises | Chevrolet | 1:11.5876 |
Logo no começo do Q2, Ryan Hunter-Reay erra e vai para a grama. Quem acabou não errando na sua primeira tentativa foi Jack Harvey da Meyer Shank, com 1:11.2805. Power era o segundo, seguido de Herta, Rahal, Rossi e Newgarden.
A menos de 6 minutos do final, Will Power acerta a volta e passa a liderar a classificação. Se o Australiano estava muito bem colocado para passar a fase final a situação era preocupante para Dixon na 7ªposição, Newgarden em 9º e Rossi em 10º.
A 3 minutos do final, todos foram para a pista e todo mundo mandou ver no acelerador para buscar a classificação. Max Chilton, Felix Rosenquist, Scott Dixon e Colton Herta melhoraram em sequência um o tempo do outro e passaram para a liderança. A segundos do final, Jack Harvey consolidou a sua classificação para o Q3, ficando com o melhor tempo, até que o estreante Oliver Askew marcou o melhor tempo do treino, passado para a casa do 1 minuto e 9 segundos (1:09.8780).
Classificaram para a fase final além de Askew e Harvey: Graham Rahal, Colton Herta, Will Power e Josef Newgarden. Scott Dixon acabou ficando de fora na 7ªposição.
Resultado do Q2:
pos | nº | Piloto | Equipe | Motor | Tempo |
1 | 7 | Oliver Askew | Arrow McLaren SP | Chevrolet | 1:09.878 |
2 | 60 | Jack Harvey | Meyer Shank Racing | Honda | 1:10.0238 |
3 | 15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | Honda | 1:10.0707 |
4 | 88 | Colton Herta | Andretti Harding Steinbrenner Autosport | Honda | 1:10.0985 |
5 | 12 | Will Power | Team Penske | Chevrolet | 1:10.1313 |
6 | 1 | Josef Newgarden | Team Penske | Chevrolet | 1:10.142 |
7 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | Honda | 1:10.199 |
8 | 20 | Conor Daly | Ed Carpenter Racing | Chevrolet | 1:10.2169 |
9 | 10 | Felix Rosenqvist | Chip Ganassi Racing | Honda | 1:10.231 |
10 | 59 | Max Chilton | Carlin | Chevrolet | 1:10.3055 |
11 | 27 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | Honda | 1:10.3426 |
12 | 28 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | Honda | 1:10.5764 |
Na parte final da classificação, 4 dos 6 pilotos foram de imediato para a primeira tentativa. A 3 minutos e 40 segundo do final, Power fez uma bela volta, mas foi Jack Harvey que marcou a melhor marca, com 1:10.3653. Colton Herta vinha em 3º e Graham Rahal em 4º. Newgarden e Askew não tinham marcado tempos.
A 3 minutos do final, Newgarden e Askew foram para a pista realizarem suas voltas. Enquanto o piloto da Mclaren marcou o 5ºtempo, o piloto da Penske erra uma corrida, passa reto e perde a chance de marcar volta rápida.
Depois do cronometro zerado, Power faz uma grande volta e toma a pole que estava nas mãos de Jack Harvey. O piloto da Penske conquistou pela 58ªvez o direito de largar na frente de todos os outros adversários. Jack Harvey que ficou com o gostinho de ter a pole nas suas mãos acabou ficando com a segunda posição, Mesmo assim é um feito para a equipe Meyer Shank que mostrou um bom trabalho com o piloto inglês.
Na segunda fila, vão largar Colton Herta da Andretti Harding e Graham Rahal da Rahal Letterman. Completando os 6 primeiros colocados na 3ªFila, Oliver Askew da Mclaren e Josef Newgarden da Penske, esse não teve volta computada.
Grid de Largada:
pos | nº | Piloto | Equipe | Motor | Tempo |
1 | 12 | Will Power | Team Penske | Chevrolet | 1:10.1779 |
2 | 60 | Jack Harvey | Meyer Shank Racing | Honda | 1:10.3653 |
3 | 88 | Colton Herta | Andretti Harding Steinbrenner Autosport | Honda | 1:10.5197 |
4 | 15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | Honda | 1:10.5844 |
5 | 7 | Oliver Askew | Arrow McLaren SP | Chevrolet | 1:10.8404 |
6 | 1 | Josef Newgarden | Team Penske | Chevrolet | Sem Tempo |
7 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | Honda | 1:10.199 |
8 | 20 | Conor Daly | Ed Carpenter Racing | Chevrolet | 1:10.2169 |
9 | 10 | Felix Rosenqvist | Chip Ganassi Racing | Honda | 1:10.231 |
10 | 59 | Max Chilton | Carlin | Chevrolet | 1:10.3055 |
11 | 27 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | Honda | 1:10.3426 |
12 | 28 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | Honda | 1:10.5764 |
13 | 5 | Patricio O’Ward | Arrow McLaren SP | Chevrolet | 1:10.7333 |
14 | 8 | Marcus Ericsson | Chip Ganassi Racing | Honda | 1:10.6287 |
15 | 18 | Santino Ferrucci | Dale Coyne Racing | Honda | 1:10.7902 |
16 | 45 | Spencer Pigot | Citrone Buhl Autosport with RLL | Honda | 1:10.635 |
17 | 30 | Takuma Sato | Rahal Letterman Lanigan Racing | Honda | 1:10.8853 |
18 | 21 | Rinus Van Kalmthout | Ed Carpenter Racing | Chevrolet | 1:10.707 |
19 | 29 | James Hinchcliffe | Andretti Autosport | Honda | 1:11.1478 |
20 | 22 | Simon Pagenaud | Team Penske | Chevrolet | 1:10.7438 |
21 | 55 | Alex Palou | Dale Coyne Racing | Honda | 1:11.1815 |
22 | 26 | Zach Veach | Andretti Autosport | Honda | 1:11.2762 |
23 | 24 | Sage Karam | Dreyer & Reinbold Racing | Chevrolet | 1:11.7774 |
24 | 4 | Charlie Kimball | A.J. Foyt Enterprises | Chevrolet | 1:11.4026 |
25 | 98 | Marco Andretti | Andretti Herta with Marco & Curb-Agajanian | Honda | 1:12.0513 |
26 | 14 | Dalton Kellett | A.J. Foyt Enterprises | Chevrolet | 1:11.5876 |
Sábado de manhã aconteceu o GP de Indianapolis. Sem publico, mas tivemos uma corrida cheia de alternativas.
Na largada, Power largou bem, com Harvey em 2º. Graham Rahal acabou tocando na traseira do piloto da Meyer Shank e danificou sua asa dianteira, mas não o suficiente para prejudicar sua corrida. Mesmo assim, o filho de Bobby Rahal superou Herta e assumiu a terceira posição. Herta, Newgarden e Dixon completavam os 6 primeiros lugares, Oliver Askew perdeu posições e acabou se tocando com Conor Daly na disputa da 7ªposição. Hunter-Reay e Chilton completava os 10 primeiros colocados.
Na 4ªVolta, Chilton obteve êxito ao ultrapassar Ryan Hunter-Reay, subindo para a 9ªposição. Na volta seguinte, Spencer Pigot supera Alexander Rossi assumindo a 11ªposição. Na 6ªVolta, o holandês Rinus Van Kalmthout da Carpenter foi primeiro a trocar os pneus e colocar combustível. Era certo que muita gente iria para a tática de 3 paradas.
Lá na frente, Newgarden, Harvey, Rahal e Herta vinha na frente mandando ver. Newgarden vinha um pouco mais atrás em 5º adotando uma tática de cautela. Dixon em 6º já tinha adotado essa tática, certamente para tentar fazer 2 paradas apenas.
Simon Pagenaud estava lá atrás e muito mal, então o francês decidiu mudar a tática e ir para a primeira parada na 10ªVolta para tentar salvar a sua corrida. Na volta seguinte, Scott Dixon vai para os boxes, que era algo surpreendente já que parecia que o Neozelandês iria adotar a tática de 2 paradas. Alexander Rossi parou na volta 12.
Newgarden vinha 1.2 segundos a frente de Harvey que vinha mantendo a segunda posição, abrindo 8 décimos de Graham Rahal e 1.6 segundos de Colton Herta. Newgarden vinha 5º a 4.6 segundos da ponta. Já bem longe, Conor Daly vinha 10.1 segundos na 6ªposição.
Newgarden parou na 16ªvolta. Na volta seguinte parou Colton Herta, Hunter-Reay (Que teve problemas na parada) e Chilton. Na entrada da 18ªVolta, Will Power vai para a sua primeira parada. Jack Harvey passou a liderar a prova com Graham Rahal em 2º e Conor Daly em 3º, a 12 segundos da 1ªposição. Além deles apenas Pigot, Ferrucci e Sage Karam não foram para a primeira parada.
Harvey para na volta 19 deixando a liderança para Graham Rahal, O piloto britânico voltou na frente de Newgarden. O piloto da Penske se aproveitou dos pneus frios de Harvey e o superou, subindo para a 7ªposição. Ao sair dos boxes, Oliver Askew tentou ficar a frente de Patrício O’Ward, mas não obteve sucesso na tentativa e o mexicano superou o piloto Norte-Americano vindo da Indy Lights.
Rahal vinha virando um ritmo de prova muito bom e já estava claro que ele iria tentar fazer apenas 2 paradas. Porém, lá atrás estava Power virando mais rápido que o filho de Bobby Rahal. Na volta 26, Graham Rahal vai para a sua parada, assim como Pigot, Daly e Ferrucci. Infelizmente na saída dos boxes da Dale Coyne ocorreu um desastre, O motor de Santino Ferrucci morre e o piloto acaba perdendo muitíssimo tempo, caindo para as últimas posições.
Após as paradas, Power voltou a liderança, com Newgarden pulando para a segunda posição, 4.5 segundos de distância entre os dois pilotos da Penske. Jack Harvey Caiu para a terceira posição, Graham Rahal caiu para o 4º e Scott Dixon subiu para a 5ªposição. Com vantagem para Rahal que tinha a melhor situação de corrida, com chances reais de fazer 1 parada a menos que os seus principais adversários. Ainda por cima, Rahal tinha pneus 10 voltas mais novos que os pneus dos líderes.
Na volta 31, Power continuava tranquilo na liderança, colocando 5 segundos de diferença para Newgarden e 8.8 segundos de Jack Harvey da Meyer Shank.
Rinus Van Kalmthout para pela segunda vez na 32ªVolta. Os pilotos que pararam cedo começaram a ir para a 2ªparada. Rosenquist que vinha bem mal na corrida parou na 33ªVolta, na volta seguinte parou Dixon, Herta e Hunter-Reay. Rossi e Ericsson pararam na 35ªvolta.
Na volta 36, Oliver Askew acabou indo para o muro, provavelmente por causa de um problema mecânico. Bandeira Amarela em toda a pista. Ela mudaria o destino da corrida. Power, Newgarden, Harvey e Chilton além de outros pilotos foram para os boxes, deixando Graham Rahal na liderança.
Após retirarem o carro do piloto da Mclaren e de limparem o local da batida, a prova foi reiniciada na volta 41. Rahal manteve a liderança, Pigot teve de passar Sage Karam (Retardatário) para poder presseguir o companheiro de equipe. Daly, Dixon, Rinus Van Kalmthout e Herta vinham completando os 6 primeiros. Power, Newgarden e Harvey vinham apenas em 13º, 14º e 15ºlugares respectivamente.
No final da volta 41, Rossi foi para os boxes, com problemas mecânicos no seu carro, tentaram colocar combustível, mas o carro engazopava quando ele tentou sair dos boxes. Definitivamente não era um bom começo de ano para o vice-campeão da indy de 2019.
Daly perdeu terreno na corrida, foi superado pelo Dixon e Herta na 43ªVolta. Antes do final da volta, Van Kalmthout também superou seu companheiro de equipe. Na volta seguinte, O’Ward supera Ferrucci e sobe para a 8ªposição. Ao tenta dá uma volta em Sage Karam, Daly se atrapalha e além de ser ultrapassado por Simon Pagenaud passou a ser pressionado pelo mexicano Patrício O’Ward.
Dixon foi para cima de Rahal na 47ªVolta, superou o norte-americano para assumir a liderança, O piloto da Ganassi vinha andando muito naquela parte da prova. Spencer Pigot estava em uma ótima 3ªposição seguido de Herta e Van Kalmthout. Dixon em poucas voltas abriu 5 segundos de frente para Rahal, Dixon com a corrida nas suas mãos.
Daly foi para a sua segunda parada na 54ªVolta, na volta 55 pararam Graham Rahal e Simon Pagenaud. Dixon parou na volta 56. Spencer Pigot foi para a liderança da prova e ficou por uma volta na 1ªposição, na volta seguinte, o piloto da Rahal foi para os boxes juntamente de Colton Herta. Will Power ao sair dos boxes para a última parada acabou deixando o motor morrer, o que fez o australiano (que já não vive situação fácil na Penske) perder muito tempo e sair da disputa pelas primeiras posições.
Marcus Ericsson parou na 58ªVolta após liderar a corrida por uma volta. Newgarden liderava a prova com Zach Veach em 2º, mas eles teriam de fazer mais uma parada. Scott Dixon vinha 11 segundos atrás do ponteiro, só esperando que os dois da frente passarem para retornar a liderança.
Foi isso que aconteceu, primeiro Newgarden e depois Veach entraram nos boxes e concluíram a tática de 3 paradas. Dixon volta a ponta a 18 voltas do final da prova, com impressionantes 13.4 segundos de vantagem para Graham Rahal, milagrosamente em 3º vinha Simon Pagenaud, que estava muito mal no começo da prova, mas graças ao se esforço a um pouco de sorte e a tática da Penske a prova do piloto francês se transformou em uma belíssima corrida. Herta, Van Kalmthout, Ericsson, Newgarden, Pigot, O’Ward e Daly completavam os 10 primeiros.
Lá atrás, Marco Andretti passeia na grama após um erro na curva 14. Enquanto Dixon abria vantagem, Colton Herta estava vendo a 4ªposição começando a ser ameaçada pelos pilotos Rinus Van Kalmthout e Marcus Ericsson, dois pilotos da escola europeia de pilotos em cima de piloto que foi formado a maior parte do tempo nos Estados Unidos.
Na zona intermediária, Sato e Hinchcliffe superaram Zach Veach e conquistaram as 11ª e 12ªposições respectivamente. Daly também não tinha bom ritmo de corrida e poderia ser também superado. Na reta final de prova, Andretti e Veach foram para a grama e perderam tempo. No caso do filho de Michael Andretti é uma exibição lastimável e medíocre… sem comentários.
Na reta final, Pagenaud foi tirando vantagem em cima de Graham Rahal nas voltas finais para lutar pelo segundo lugar. Lá na frente, Dixon só precisou levar seu carro até a bandeirada. Uma grande vitória, com mais de 20 segundos de diferença para Graham Rahal, o filho de Bobby Rahal segurou a tentativa de pressão do Francês Simon Pagenaud e acabou na segunda posição. Já o francês teve uma grande corrida de recuperação e terminou o dia com um lugar no pódio.
Colton Herta acabou ficando mesmo em 4ºlugar, Segurando bem a pressão do novato Rinus Van Kalmthout da Carpenter (grande corrida do Holandês de 19 anos de idade) e de Marcus Ericsson com o carro da Ganassi, boa corrida do piloto suéco.
Josef Newgarden poderia ter vencido a prova, mas foi prejudicado pelo Safety Car e acabou ficando mesmo em 7ºlugar. Patrício O’Ward colocou a Mclaren nos Top 10. Santino Ferrucci se recuperou da desastrosa parada no primeiro terço de corrida e terminou em 9ºlugar e Takuma Sato em uma corrida de recuperação ficou na 10ªposição.
Resultado final do GP de Indianapolis
2ªEtapa do Mundial de Formula Indy
pos | nº | Piloto | Equipe | Motor | Tempo |
1 | 9 | Scott Dixon | Chip Ganassi Racing | Honda | 1:41:59.3232 |
2 | 15 | Graham Rahal | Rahal Letterman Lanigan Racing | Honda | a 19.9469 |
3 | 22 | Simon Pagenaud | Team Penske | Chevrolet | a 20.5642 |
4 | 88 | Colton Herta | Andretti Harding Steinbrenner Autosport | Honda | a 25.0882 |
5 | 21 | Rinus Van Kalmthout | Ed Carpenter Racing | Chevrolet | a 25.6361 |
6 | 8 | Marcus Ericsson | Chip Ganassi Racing | Honda | a 25.7133 |
7 | 1 | Josef Newgarden | Team Penske | Chevrolet | a 31.8973 |
8 | 5 | Patricio O’Ward | Arrow McLaren SP | Chevrolet | a 33.8363 |
9 | 18 | Santino Ferrucci | Dale Coyne Racing with Vasser Sullivan | Honda | a 43.0469 |
10 | 30 | Takuma Sato | Rahal Letterman Lanigan Racing | Honda | a 44.8913 |
11 | 29 | James Hinchcliffe | Andretti Autosport | Honda | a 46.1674 |
12 | 20 | Conor Daly | Ed Carpenter Racing | Chevrolet | a 49.9774 |
13 | 28 | Ryan Hunter-Reay | Andretti Autosport | Honda | a 50.4892 |
14 | 26 | Zach Veach | Andretti Autosport | Honda | a 52.2172 |
15 | 10 | Felix Rosenqvist | Chip Ganassi Racing | Honda | a 56.6884 |
16 | 59 | Max Chilton | Carlin | Chevrolet | a 1:00.2317 |
17 | 60 | Jack Harvey | Meyer Shank Racing | Honda | a 1:03.8457 |
18 | 4 | Charlie Kimball | A.J. Foyt Enterprises | Chevrolet | a 1:05.5192 |
19 | 55 | Alex Palou | Dale Coyne Racing with Team Goh | Honda | a 1:06.4782 |
20 | 12 | Will Power | Team Penske | Chevrolet | a 1:11.6129 |
21 | 14 | Dalton Kellett | A.J. Foyt Enterprises | Chevrolet | a 1 volta |
22 | 98 | Marco Andretti | Andretti Herta with Marco & Curb-Agajanian | Honda | a 1 volta |
23 | 24 | Sage Karam | Dreyer & Reinbold Racing | Chevrolet | a 1 volta |
24 | 45 | Spencer Pigot | Citrone Buhl Autosport with RLL | Honda | a 6 voltas |
25 | 27 | Alexander Rossi | Andretti Autosport | Honda | a 39 voltas |
26 | 7 | Oliver Askew | Arrow McLaren SP | Chevrolet | a 46 voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: IndyCar