GP da Holanda – MotoGP – Mundial de Motovelocidade 2022

A categoria principal teve mais uma corrida com muitas histórias, com o domínio total de Francesco Bagnaia, pole no sábado e vencedor de ponta a ponta no domingo.

A classificação do Sábado aconteceu, com tempo nublado, com possibilidade de chuva (como aconteceu nos treinos livres) Começando com a repescagem, assim que disparou o cronometro todo mundo foi para a pista. Enea Bastianini já saia dos boxes com problemas em sua moto, rapidamente o piloto percebeu isso, encostou a moto titular na barreira e voltou aos boxes para pegar a moto reserva.

Com 3 minutos e 10 segundos de sessão, dos primeiros pilotos a marcarem volta, o sul-africano Brad Binder (1:32.754) fez muito melhor que Morbidelli (1:33.355) e Mir (1:33.469). Ainda na primeira tentativa, Remy Gardner faz uma boa volta e pula para segundo, Miguel Oliveira para 3º e Fabio di Giannantonio marca o quarto tempo. Enquanto que Bastianini espera a sua moto ficar pronta para entrar na disputa.

Com 4 minutos e 40 segundos, quase 1 terço de Q1, Morbidelli melhora e marca o terceiro tempo (1:33.190), mas seu tempo é superado por certa facilidade por Joan Mir que sobe para a segunda posição. A euforia do piloto da Suzuki durou poucos segundos, o português Miguel Oliveira fez uma volta impecável de 1:32.550, passando a liderança da sessão. Enea Bastianini finalmente entrou pela primeira vez na pista com quase 6 minutos de sessão.

Nessa altura, com 8 minutos do final, todo mundo foi para os boxes. Oliveira e Brad Binder estavam levando as duas vagas para o Q2, seguido de Joan Mir, Andrea Dovizioso que fez uma bela volta e pulou para a 4ªposição,  Gardner completa os 5 primeiros, seguido de Alex Marquez, Franco Morbidelli, Luca Marini, Fabio di Giannantonio, Lorenzo Savadori, Raúl Fernández, Stefan Bradl, Darryn Binder e Enea Bastianini que estava começando a sua volta rápida.

Bastianini foi para a sua primeira volta rápida, com um resultado nada animador, um 10ºlugar. Naquela altura da classificação (6 minutos do final do Q1). A maioria dos pilotos se não é que todos os pilotos já tinham voltado para a pista, mirando nas vagas do Q2 que estavam nas mãos dos dois pilotos da equipe oficial da KTM.

Joan Mir chegou a ir ao chão a 5:30 do final, mas conseguiu voltar e seguir em frente. Bastianini melhora e sai da 10ª e vai para 7ªposição. Os pilotos da KTM eram praticamente imbatíveis. Nos últimos minutos da sessão Luca Marini teve duas voltas muito boas, em uma delas dando um belo salto, da 10ª para a 4ªposição e na segunda volta o piloto da VR46 acabou ganhando mais uma posição, mesmo em terceiro lugar estava 2 décimos atrás de Brad Binder. Por falar no sul-africano, ele destronou Oliveira, ao marcar o tempo de 1:32.485 a 1:40 do final da repescagem. A poucos segundos do final, a dupla da Gresini (Di Giannantonio e Bastianini) marcaram bons tempos que o levaram a 5ª e 6ªposição.

Fechado o Q1, Brad Binder e Miguel Oliveira conquistaram as vagas para o Q2. Ou seja, sucesso total para a equipe oficial da KTM. Luca Marini fez um bom trabalho ao se colocar na 3ªposição, seguido de Joan Mir, Fabio di Giannantonio, Enea Bastianini (os dois pilotos da Gresini) e Andrea Dovizioso.

Resultado do Q1:

pos piloto equipe moto tempo
1 33 Brad Binder Red Bull KTM Factory Racing KTM 1’32.485
2 88 Miguel Oliveira Red Bull KTM Factory Racing KTM 1’32.550
3 10 Luca Marini Mooney VR46 Racing Team Ducati 1’32.787
4 36 Joan Mir Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 1’32.898
5 49 Fabio Di Giannantonio Gresini Racing MotoGP Ducati 1’32.912
6 23 Enea Bastianini Gresini Racing MotoGP Ducati 1’33.005
7 4 Andrea Dovizioso WithU Yamaha RNF MotoGP Team Yamaha 1’33.009
8 6 Stefan Bradl Repsol Honda Team Honda 1’33.029
9 87 Remy Gardner Tech3 KTM Factory Racing KTM 1’33.093
10 21 Franco Morbidelli Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha 1’33.096
11 73 Alex Marquez LCR Honda CASTROL Honda 1’33.113
12 32 Lorenzo Savadori Aprilia Racing Aprilia 1’33.467
13 25 Raul Fernandez Tech3 KTM Factory Racing KTM 1’33.652
14 40 Darryn Binder WithU Yamaha RNF MotoGP Team Yamaha 1’33.998

Após o intervalo, começava em Assen a decisão da pole position. As atenções estavam voltadas para Aleix Espargaró, Fabio Quartararo e Peppo Bagnaia. Os dois primeiros lugares do campeonato e o piloto da Ducati que tinha pressionado por resultado. Caso Peppo zerasse nessa corrida, as suas chances de campeonato praticamente se reduziriam a zero.

Em apenas 1 minuto de sessão, todos já estavam na volta de aquecimento para o inicio do arranca rabo… Com 3 minutos e 10 segundos de sessão, Francesco Bagnaia marcou 1:32.330, um bom tempo, mas foi superado facilmente por 4 pilotos, sendo esses o espanhol Jorge Martin da Pramac o mais rápido, com 1:31.708 (Quebrando o recorde do circuito). Fabio Quartararo, Aleix Espargaró e Marco Bezzecchi e caiu para a 5ªposição.

Peppo Bagnaia buscava a recuperação e partiu para a segunda volta. De fato, o piloto principal da Ducati conseguiu evoluir para a 3ªposição (1:32.019) com quase 1 terço de sessão concluída. Jack Miller, Marco Bezzecchi e Aleix Espargaró foram para a 4ª, 5ª e 6ªposições. Lá na frente, Martin e Quartararo mantiveram suas posições.

Com 9:30 do final, todos os pilotos foram para os boxes, Martin estava conquistando a pole, com Quartararo e Bagnaia complementando a 1ªfila. Miller vinha em quarta, seguido de Bezzecchi, Aleix, Zarco, Viñales, Rins, Oliveira, Brad Binder e Nakagami.

Passada metade da sessão, Bagnaia e Bezzecchi voltam para a pista. 40 segundos depois, Miller volta à pista. Naturalmente os pilotos começaram a voltar para os minutos decisivos da classificação, sendo que Quartararo, Viñales e Zarco foram os últimos a saírem (com 5 minutos do final).

Peppo Bagnaia usou todo o potencial da sua Ducati para tomar a liderança da sessão, com uma bela volta de 1:31.504. Com 4:15 pela frente, todo mundo iria a caça do piloto italiano. Marco Bezzecchi foi logo atrás de Peppo e se beneficiou marcou um bom 4ºtempo (1:31.796). Aleix Espargaró fez uma volta melhor, mas não passou da 5ªposição.

A 3:15 do final, Jorge Martin foi para o chão na curva 5. A 2:15 do final, Miguel Oliveira marcou uma boa volta e foi para a 7ªposição e logo depois, Johann Zarco recuperou essa posição em questão de 5 segundos. Com moto capaz de evoluir mais, Jack Miller foi para o chão a 1:20 do final.

Faltando 15 segundos do final, Fabio Quartararo marcou 1:31.620, tempo que devolveu a 2ªposição. Depois disso, não houve mais mudanças significativas na classificação. A pole position terminou nas mãos de Francesco Bagnaia que passou para a liderança a 4 minutos do final acabou levando a nobre posição no grid de largada. Mesmo sem a pole, Fabio Quartararo estava satisfeito com a segunda posição, já que Aleix Espargaró, o seu mais próximo adversário na disputa do título só conseguiu a 5ªposição.

Na frente do piloto da Aprilla, vice-líder do Mundial, estava Jorge Martin da Pramac que liderou a maior parte da sessão e completaria a primeira fila e Marco Bezzecchi da VR46 o 4ºlugar do grid, seu segundo melhor resultado em classificação em seu ano de estreia na categoria rainha. Jack Miller, o outro piloto da equipe oficial da Ducati completa a segunda fila.

Johann Zarco abre a 3ªfila com sua Ducati Pramac, seguido de Miguel Oliveira da KTM e Alex Rins da Suzuki. Completando os 12 primeiros colocados, na 4ªfila estão Brad Binder da KTM, Marevick Viñales da Aprilla e Takaagi Nakagami da LCR Honda.

Grid de Largada:

pos piloto equipe moto tempo
1 63 Francesco Bagnaia Ducati Lenovo Team Ducati 1’31.504
2 20 Fabio Quartararo Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha 1’31.620
3 89 Jorge Martin Prima Pramac Racing Ducati 1’31.708
4 72 Marco Bezzecchi Mooney VR46 Racing Team Ducati 1’31.796
5 41 Aleix Espargaro Aprilia Racing Aprilia 1’31.868
6 43 Jack Miller Ducati Lenovo Team Ducati 1’32.124
7 5 Johann Zarco Prima Pramac Racing Ducati 1’32.175
8 88 Miguel Oliveira Red Bull KTM Factory Racing KTM 1’32.272
9 42 Alex Rins Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 1’32.307
10 33 Brad Binder Red Bull KTM Factory Racing KTM 1’32.367
11 12 Maverick Viñales Aprilia Racing Aprilia 1’32.424
12 30 Takaaki Nakagami LCR Honda IDEMITSU Honda 1’32.967
13 10 Luca Marini Mooney VR46 Racing Team Ducati 1’32.787
14 36 Joan Mir Team SUZUKI ECSTAR Suzuki 1’32.898
15 49 Fabio Di Giannantonio Gresini Racing MotoGP Ducati 1’32.912
16 23 Enea Bastianini Gresini Racing MotoGP Ducati 1’33.005
17 4 Andrea Dovizioso WithU Yamaha RNF MotoGP Team Yamaha 1’33.009
18 6 Stefan Bradl Repsol Honda Team Honda 1’33.029
19 87 Remy Gardner Tech3 KTM Factory Racing KTM 1’33.093
20 21 Franco Morbidelli Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha 1’33.096
21 73 Alex Marquez LCR Honda CASTROL Honda 1’33.113
22 32 Lorenzo Savadori Aprilia Racing Aprilia 1’33.467
23 25 Raul Fernandez Tech3 KTM Factory Racing KTM 1’33.652
24 40 Darryn Binder WithU Yamaha RNF MotoGP Team Yamaha 1’33.998

Igualmente frio e igualmente nublado, o dia da corrida teve novamente domínio de Peppo Bagnaia, com a vitória e a sobrevivência na luta pelo título, até porque, Fabio Quartararo cometeu um erro que comprometeu totalmente seu final de semana. Aleix Espargaró foi prejudicado, mas obteve uma brilhante recuperação. Marco Bezzecchi conquistou seu primeiro pódio e Marevick Viñales ressurge e finalmente conquista um grande resultado pela Aprilla.

Largou bem Bagnaia e manteve a liderança. Já Quartararo tentou uma manobra ousada de passar o piloto da Ducati por fora na curva 1, como não conseguiu acabou perdendo posição para Aleix Espargaró que pulou bem na largada e ganhou 2 posições. Jorge Martin quase passou Quartararo estava na 4ªposição. Bezzecchi vinha em 5º seguido de Miller, Brad Binder, Nakagami, Viñales e Oliveira completando os 10 primeiros colocados.

Nas 2 primeiras voltas, Bagnaia, Aleix Espargaró e Quartararo começaram a se afastar dos demais pilotos. Jorge Martin vinha sendo pressionado por Marco Bezzecchi. Ao começar a 3ªVolta, o piloto da VR46 realizou a ultrapassagem e assumiu a 4ªposição.

Nessa mesma volta, Fabio Quartararo passou a pressionar Aleix Espargaró e começava a batalha entre os dois líderes do campeonato. O piloto da Yamaha esperava o momento certo para ultrapassar. No começo da 5ªvolta, o francês foi para a ultrapassagem, na curva 5 o francês caiu e Aleix Espargaró foi atrapalhado e teve de sair da pista e ir para a brita. O resultado desse erro não esperado foi que Aleix Espargaró caiu para a 15ªposição e Quartararo voltou a corrida, mas na última posição. Quem se beneficiou foi Francesco Bagnaia que tinha meio segundo de vantagem para Espargaró, mas com o incidente, a vantagem do líder para Marco Bezzecchi que assumiu a segunda posição é de 1.3 segundos. Jorge Martin vinha em terceiro, Brad Binder vinha em 4º, mas com Marevick Viñales colado no piloto da KTM.

Se a situação da Yamaha já estava bem ruim acabou piorando mais ainda, graças a queda de Franco Morbidelli na 8ªvolta da prova, o ítalo-brasileiro vinha na 23ªposição. Na metade da volta seguinte, Darryn Binder acabou destruindo a sua moto ao cair no chão. Já Fabio Quartararo acabou indo para os boxes, dava pinta de abandono, mas a equipe fez o francês voltar a corrida.

Aleix Espargaró estava na 13ªposição, o piloto da Aprilla precisava estar inspirado para obter uma grande corrida de recuperação e um grande resultado. Pelo menos era provável que Aleix conseguia tirar parte da desvantagem que ele do Quartararo.

Com o decorrer das voltas, Bagnaia continuava na frente, mas Bezzecchi e Martin começaram a diminuir um pouco a diferença para o piloto oficial da Ducati. Isso poderia não terminar bem para Peppo, da última vez que ele foi pressionado por um piloto de equipe satélite da Ducati. Na 11ªVolta, Marevick Viñales supera Brad Binder e pula para a 4ªposição, já demonstrando que esta mais adaptado a pilotar uma Aprilla e podendo ajudar a equipe no campeonato de construtores e de equipes.

Na entrada da 12ªVolta, Aleix Espargaró subiu para a 12ªposição após passar Fabio di Giannantonio. Na volta seguinte, Aleix tirou 0.8 segundos dos 1.2 que Bastianini tinha de vantagem. Ao chegar a volta 13, Fabio Quartararo caiu pela segunda vez e na mesma curva 5. Fim de corrida para o líder do campeonato era a chance para os seus rivais de tirar parte da vantagem que o piloto da Yamaha tem na liderança do campeonato.

Bagnaia voltou a abrir vantagem para Bezzecchi e os demais pilotos do primeiro pelotão (Martin, Viñales, Binder e Miller). Já o japonês Takaagi Nakagami tomou punição de volta longa por ter cortado a chicane. Isso não era nada bom para o melhor piloto com uma moto da Honda nesse final de semana.

Na 16ªVolta, Nakagami paga a punição e cai para a 11ªposição. Quem agradece é Aleix Espargaró que entrou no Top 10 .  A frente do piloto da Aprilla, Zarco e Mir duelavam pela 9ªposição, numa batalha muito interessante que acabou com vantagem para o piloto da Suzuki. Aleix aproveitou e também superou o piloto da Pramac e no final da mesma 16ªvolta, passou Joan Mir e assumiu a 8ªposição. Momento genial de Aleix Espargaró que ganhou 3 posições em apenas 1 volta.

Lá na frente, Viñales foi para cima de Jorge Martin e sem muita cerimonia ultrapassou o piloto da Pramac na entrada da chicane e passou a ser o terceiro lugar no final da 17ªvolta. Poderia Marevick conquistar seu primeiro pódio pela Aprilla. Por outro lado, Martin foi superado por Binder e Miller, caindo para a 6ªposição em apenas meia volta. A 8 voltas do final, Viñales e Martin foram advertidos por saírem do limite da pista, não poderiam fazer isso de novo ou seriam punidos com a volta longa.

A 7 voltas do final, Aleix Espargaró passa Miguel Oliveira e subiu para a 7ªposição. Uma recuperação muito boa para o piloto da Aprilla, mas se Aleix se esforçasse um pouco mais, poderia dar para ganhar mais uma ou talvez duas posições. Lá na frente, Jack Miller parte para o ataque em cima de Brad Binder, luta valendo a 4ªposição entre os futuros companheiros de equipe na KTM. A batalha dura por 1 volta, foi quando Miller passou por Binder e subiu para a 4ªposição.

Lá na frente, Bagnaia vinha firme e forte na frente. Bezzecchi da VR46 e Viñales da Aprilla vinham conseguindo os seus melhores resultados da temporada, mas Viñales precisava ficar atento com Jack Miller que vinha mais rápido e cada vez mais perto dele.

A 2 voltas do final, Miller chega e começa a atacar forte Viñales, enquanto que Aleix Espargaró passou a pressionar Jorge Martin na busca pela 6ªposição. No final da volta, Miller chega na chicane, passa Viñales, mas toma o X do próprio Viñales que se consolida na 3ªposição. Já Jack Miller ficou mais para Brad Binder na volta final.

Francesco Bagnaia fechou com chave de ouro seu final de semana perfeito, cruzou a linha de chegada e venceu de ponta a ponta o GP da Holanda. Esse resultado faz Peppo se recuperar de 2 quedas seguidas (Espanha e Alemanha) e de voltar a disputa do campeonato.

Se a vitória de Bagnaia já era esperada e previsível em Assen, os outros dois lugares no pódio foram conquistados de maneira surpreendente por dois pilotos que estão fora da lista dos favoritos a vitória. A começar pelo grande final de semana de Marco Bezzecchi da VR46, uma corrida segura, largando na frente e com um bom rendimento que o fez evoluir e manter até o final a segunda posição, conquistando assim o primeiro pódio da equipe de Valentino Rossi na MotoGP.

E Fechando o pódio, o espanhol Marevick Viñales da Aprilla, conquistando seu primeiro pódio pela marca italiana, no mesmo local onde a 1 ano atrás, o próprio Viñales conquistava seu último pódio com a moto da Yamaha. Após a demissão da Yamaha e desde da contratação da Aprilla é que Viñales não tinha tido grandes destaques, mas nas duas últimas corridas vimos um Viñales andando muito bem, um outro piloto em relação ao que era no começo da temporada.

Seu companheiro de equipe Aleix Espargaró fez uma última volta sensacional, no começo da volta passou Jorge Martin, mas ele não estava satisfeito, queria mais e foi buscar Jack Miller e Brad Binder e acabou na curva antes da chicane passando os dois de uma só vez. Uma manobra brilhante que fez Aleix chegar na 4ªposição após ter sido atrapalhado por Quartararo, de ter de sair da pista, caído para o 15ºlugar, a corrida de recuperação do piloto da Aprilla foi belíssima, 13 pontos que o ajudarão na disputa do título.

Nessa manobra dupla de Aleix Espargaró, o prejudicado foi Jack Miller que ainda perdeu o 5ºlugar para o regular Brad Binder que vem conquistando resultados bons o bastante para colocar-lo nas primeiras posições no campeonato. Miller que poderia ter ganho um pódio acabou ficando em uma  frustrante 6ªposição. Jorge Martin fez uma corrida abaixo do esperado e ficou na 7ªposição.

Já longe de disputar a vitória, Joan Mir superou Miguel Oliveira na reta final da corrida para ganhar a 8ªposição do piloto Português da KTM, um resultado modesto para a Suzuki e também modesto para Oliveira que esta nitidamente 1  degrau abaixo dos desempenhos do companheiro de equipe. Alex Rins completou o Top 10 sem qualquer destaque.

Em 11ºlugar, Enea Bastianini fez uma corrida correta, mas já sem o impacto do começo da temporada e das primeiras corridas da temporada. 12ªposição para Takaagi Nakagami, o japonês fez o que pode, mas a Honda não lhe dá condições dos seus pilotos fazerem boas corridas, a moto totalmente feita para o estilo de pilotagem de Marc Marquez em detrimento dos outros pilotos com esse equipamento.

Corrida decepcionante para Johann Zarco que lhe rendeu a 13ªposição, quebrando a boa sequência de resultados que o terceiro lugar do campeonato teve (França, Itália, Catalunha e Alemanha) incluindo 2 pódios nas 2 últimas corridas. Fabio di Giannatonio da Gresini e Alex Marquez (Que acertou a sua ida para a Gresini para a próxima temporada) completaram a zona de pontuação.

A MotoGP vai voltar no dia 7 de Agosto, no tradicional circuito de Silverstone para a realização do GP da Inglaterra . Quartararo vem na liderança do Mundial, a 21 pontos de frente para Aleix Espargaró da Aprilla, seu mais próximo adversário na disputa do campeonato. 225 pontos estão em jogo e não tem nada definido ainda de quem vai levar o título de campeão da Categoria Rainha.

Resultado Final da 11ªetapa do Mundial de Motovelocidade – Temporada 2022
GP da Holanda – Assen – 26 Voltas – MotoGP

pos piloto equipe moto tempo
1 63 Francesco Bagnaia Ducati Lenovo Team Ducati 40’25.2050
2 72 Marco Bezzecchi Mooney VR46 Racing Team Ducati a 0.444
3 12 Maverick Viñales Aprilia Racing Aprilia a 1.209
4 41 Aleix Espargaro Aprilia Racing Aprilia a 2.585
5 33 Brad Binder Red Bull KTM Factory Racing KTM a 2.721
6 43 Jack Miller Ducati Lenovo Team Ducati a 3.045
7 89 Jorge Martin Prima Pramac Racing Ducati a 4.340
8 36 Joan Mir Team SUZUKI ECSTAR Suzuki a 8.185
9 88 Miguel Oliveira Red Bull KTM Factory Racing KTM a 8.325
10 42 Alex Rins Team SUZUKI ECSTAR Suzuki a 8.596
11 23 Enea Bastianini Gresini Racing MotoGP Ducati a 9.783
12 30 Takaaki Nakagami LCR Honda IDEMITSU Honda a 10.617
13 5 Johann Zarco Prima Pramac Racing Ducati a 14.405
14 49 Fabio Di Giannantonio Gresini Racing MotoGP Ducati a 17.681
15 73 Alex Marquez LCR Honda CASTROL Honda a 25.866
16 4 Andrea Dovizioso WithU Yamaha RNF MotoGP Team Yamaha a 29.711
17 10 Luca Marini Mooney VR46 Racing Team Ducati a 30.296
18 6 Stefan Bradl Repsol Honda Team Honda a 32.225
19 87 Remy Gardner Tech3 KTM Factory Racing KTM a 34.947
20 32 Lorenzo Savadori Aprilia Racing Aprilia a 35.798
25 Raul Fernandez Tech3 KTM Factory Racing KTM a 8 voltas – Mecânico
20 Fabio Quartararo Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha a 15 voltas – Acidente
21 Franco Morbidelli Monster Energy Yamaha MotoGP Yamaha a 18 voltas – Acidente
40 Darryn Binder WithU Yamaha RNF MotoGP Team Yamaha a 18 voltas – Acidente

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe um comentário