GP da França de 1999

Grid de Largada:

1 Rubens Barrichello (Stewart/Ford) 1’38.441
2 Jean Alesi (Sauber/Petronas) 1’38.881
3 Olivier Panis (Prost/Peugeot) 1’40.400
4 David Coulthard (McLaren/Mercedes) 1’40.403
5 Heinz-Harald Frentzen (Jordan/Mugen-Honda) 1’40.690
6 Michael Schumacher (Ferrari) 1’41.127
7 Giancarlo Fisichella (Benetton/Playlife) 1’41.825
8 Jarno Trulli (Prost/Peugeot) 1’42.096
9 Johnny Herbert (Stewart/Ford) 1’42.199
10 Ricardo Zonta (BAR/Supertec) 1’42.228
11 Pedro Paulo Diniz (Sauber/Petronas) 1’42.942
12 Jacques Villeneuve (BAR/Supertec) 1’43.748
13 Alexander Wurz (Benetton/Playlife) 1’44.319
14 Mika Häkkinen (McLaren/Mercedes) 1’44.368
15 Alessandro Zanardi (Williams/Supertec) 1’44.912
16 Ralf Schumacher (Williams/Supertec) 1’45.189
17 Eddie Irvine (Ferrari) 1’45.218
18 Damon Hill (Jordan/Mugen-Honda) 1’45.334
19 Pedro de la Rosa (Arrows) 1’48.215
20 Toranosuke Takagi (Arrows) 1’48.322
21 Luca Badoer (Minardi/Ford) 1’46.784
22 Marc Gené (Minardi/Ford) 1’46.324

Nem Hakkinen, Schumacher e Barrichello – Deu Frentzen na chuva de Magny-Cours

Numa Provável Corrida Chuvosa em Magny-Cours, na França, Rubens Barrichello e Jean Alesi na primeira fila, Olivier Panis em 3º, pelo fato do Treino final de Classificação e eles foram os primeiros a aproveitaram uma melhor situação da pista e isso deixou os três em situação favorável. Partiram para a corrida com tempo seco, mas com a Chuva caindo em 30 minutos de corrida. Coulthard em 4º e Michael Schumacher em 6º eram os favoritos que largavam em melhores situações. Hakkinen largava em 14º e Irvine em 17º. Na Largada, Barrichello manteve muito bem sua liderança, com Alesi em 2º Coulthard ganhou posição de Panis, logo Panis perderia posições para Frentzen e Michael Schumacher e ficava já em 6ºlugar. Ao termino da primeira volta a Classificação era: Barrichello, Alesi (1.169), Coulthard (1.639), Frentzen (2.297), M.Schumacher (2.810), Panis (3.654). Coulthard logo na segunda volta passa Alesi e passava a Segunda posição e vinha com tudo pra cima da Stewart de Rubens Barrichello, Já Hakkinen estava em 9ºlugar , após largar em 14º. Coulthard fazia a melhor volta da corrida 1:20.458. Rubens Resistia com o carro da Stewart, Mas Coulthard na volta 6 acabou com a Brincadeira e passou Barrichello, e assumiu a ponta da corrida, Enquanto isso Herbert tinha abandonado a corrida. e Hakkinen já era o 6ºlugar, uma recuperação espetacular das Mclarens no começo da corrida.

Classificação após a volta 6: Coulthard, Barrichello (1.792), Alesi (4.401), Frentzen (5.516), M.Schumacher (6.651), Hakkinen (7.478), Panis, Trulli, Fisichella e Wurz completavam os 10 primeiros. Hakkinen começava a lutar pela 5ºposição com Michael Schumacher, Pedro Paulo Diniz abandonava a corrida a transmissão quebrou, Hakkinen tentava a ultrapassagem pra cima de Schumacher, na primeira tentativa, Hakkinen foi por fora, chegou a passar na frente, mas não conseguiu virar a curva na frente e Miachel voltou a liderança, Na Volta seguinte Hakkinen tentou a ultrapassagem, mas agora por dentro Hakkinen assumiu a 5ªposição, Mas para Coulthard essa volta reserva a quebra de seu carro, Barrichello era o Líder da Corrida, agora com certa tranquilidade para Alesi em 2º e Frentzen em 3º, Haikkinen era o 4º e iria pra cima de Frentzen, Schumacher era o 5º. na Segunda posição Estavam Brigando Alesi, Frentzen, Hakkinen e M.Schumacher no mesmo bloco, e não estavam presos no ritmo do Alesi, o Frances tinha um ótimo ritmo de corrida nas condições da Sauber. Mas Hakkinen ira pra luta contra Frentzen, logo Atrás vinha a dupla de pilotos da Prost, Panis e Trulli em 6º e 7ªPosições. Classificação Após 14 Voltas: Barrichello, Alesi (4.359), Frentzen (5.107), Hakkinen (5.654), M.Schumacher (7.038), Panis (13.848). Na Volta 15, Hakkinen foi pra cima de Frentzen e passou o Alemão para a 3ªPosição, e iria pra cima de Alesi que naquele momento não tinha mais a tranquilidade que tinha antes da passagem do Hakkinen sobre o Frentzen. Quem também fazia boa corrida de Recuperação era Ralf Schumacher que já assumia a 8ªPosição.

Na Volta 19 Hakkinen botou por dentro na curva Adelaide, mas perdeu o momento da Freada, mas Alesi tinha fritado todo o pneu e acabou passando reto, ambos voltam pra pista Mas Hakkinen assumia a 2ªposição, Agora Hakkinen iria a caça de Barrichello que mantinha a liderança de forma brilhante a liderança da corrida. Mas agora Hakkinen iria pra cima, e a Mclaren era o canhão do campeonato. Mas na volta 21 começava a cair algumas gotas de chuva, e uma volta depois começava a cair de forma forte e na Hora certa para Barrichello que via sua primeira posição praticamente perdida. todos foram aos boxes para trocar dos pneus de pista seca para os pneus Biscoito, Quem foi prejudicado nas trocas foi Irvine que demorou mais de 30 segundos para trocar os pneus do Irlandês, já Fisichella rodava, mas conseguiu voltar a pista. Apesar dos pneus de Chuva nos carros, Tivemos vários pilotos abandonando por causa de rodadas que jogaram os pilotos para a brita ou para o muro. O Primeiro foi Alesi, que perdia a grande chance de lutar por uma grande colocação na corrida. E foi para a pista o Safety Car, mas mesmo assim tivermos rodadas, Marc Gené, Wurz e Villeneuve também rodaram e pararam por ai mesmo, Zanardi com problemas no motor acabou parando também.

Depois de 28 Voltas a Classificação era a seguinte: 1. Barrichello, 2. Hakkinen, 3. Frentzen, 4. M.Schumacher, 5. Panis, 6. Trulli, 7. R.Schumacher, Fisichella, Irvine, Zonta. Os dez primeiros colocados. De la Rosa, e Badoer eram o 11º e 12ºposições. Nesse meio tempo do Safety Car foi o abandono de Hill por caos de problemas elétricos.

A Pista melhorou e na volta 36 foi reiniciada a corrida: era meia corrida na chuva, Barrichello tinha uma importante vantagem, tinha a pista limpa e Hakkinen tinha uma pista cheia de spway de Água na sua cara. Mika vinha pra cima, mas sua tentativa de passar Barrichello acabou em uma rodada e a perda de várias posições, voltando em 7º, atrás das duas Prost e de Ralf Schumacher com a sua Williams. A Classificação após 38 Voltas: Barrichello, Frentzen (1.430), Schumacher (2.014), Panis (3.560), Trulli (5.813) Ralf (7.063). Hakkinen estava em 7ºlugar. Schumacher aproveitou de um erro de Frentzen que fez ele acabar entregando a posição para Schumacher, que agora vinha com tudo pra cima de Rubens Barrichello. Na Volta 42 Schumacher passou Barrichello na curva Adelaide, Mas Escorregou e Rubinho deu um X em Schumacher e manteve a ponta. com a Briga dos dois, Frentzen e Panis estavam por perto, Ralf Schumacher passou Trulli e assumia a 5ªPosição. Na Volta 44 Schumacher tentou de novo, mas dessa vez foi bem sucedida do que da vez passada, Schumacher assumia a ponta da corrida. Eddie Irvine passou para a 6ªposição na corrida Hakkinen ficava atrás da Prost de Jarno Trulli, na 8ªposição.

Classificação após 45 Voltas: M.Schumacher, Barrichello (4.397), Frentzen (5.403), Panis (6.085), R.Schumacher (6.922), Irvine (7.655) com Trulli e Hakkinen logo em seguida. Parecia que Schumacher iria sumir na ponta da corrida.

Hakkinen já passava Trulli e iria a 7ªposição. Do Panis para trás estavam todos colados, na briga pelo 4ºlugar. Barrichello e Frentzen estavam mais sossegados em 2º e 3ºlugares. Irvine foi para a parada definitiva da corrida na volta 50, com 7 Segundos nos boxes, Irvine voltava para a pista com condições de lutar por posições nos pontos ainda. Já Hakkinen passava Panis e assumia a 5ªPosição na corrida. Schumacher disparava na ponta, mas na volta 51 Schumacher erra e perde toda a vantagem que ele tinha para Rubens Barrichello. Na Volta 52 Ralf Schumacher foi para os Boxes para uma Segunda parada, E as Chances de Vitória para Schumi terminaram de vez quando na volta 54 ele foi aos boxes e ainda teve de trocar o volante pois o volante dele estava com defeito, e no final das contas perdeu tempo nos boxes, ficou 13 segundos na parada. Hakkinen já viria pra cima de Frentzen com tudo pra passar a 3ªposição mas o Alemão da Equipe Jordan não demonstrava que iria deixar Hakkinen passar com tanta facilidade e lutou pela posição. classificação após 55 voltas : Barrichello, Frentzen (2.157), Hakkinen (2.620), Panis (5.719), Trulli (10.635), M.Schumacher (23.102). Na Volta 57 Hakkinen tentou passar Frentzen, Frentzen fez de tudo para se manter em 2º, mas acabou passando do ponto para frear, e Hakkinen se aproveitou e passou Frentzen, e novamente Barrichello teria um confronto com Hakkinen, pela primeira posição na corrida. Panis foi para os Boxes fazer sua segunda parada. Hakkinen na volta 59 fez a primeira tentativa, Barrichello conseguiu defendeu. Mas na volta Seguinte Hakkinen foi para dentro e assumiu a liderança da corrida. parecia que Hakkinen tinha a vitória nas mãos dele, para Desespero de Schumacher que via seu arquirrival na luta pelo titulo com a pista quase seca, Zonta foi aos boxes para colocar pneus de pisca seca, o Brasileiro poderia ser dar muito bem nessa aposta, arriscada, mas bastante lógica e coerente. Restando 10 voltas para o Final a Classificação era a seguinte: Hakkinen, Barrichello, Frentzen, M.Schumacher, R.Schumacher e Irvine, os 6 primeiros, depois Panis, Trulli, Zonta, Badoer, Takagi e De la Rosa. Panis errou e Trulli passou para o 7ºlugar da corrida. Irvine vinha para cima de Ralf Schumacher na Briga pelo 5ºlugar, Williams x Ferrari nessa Briga, Hakkinen e Barrichello foram para a Segunda parada, mas Frentzen não foi e assumiu a ponta da corrida.

Frentzen jogava uma aposta arriscada, Restando 6 voltas para o Final restava a dúvida, para pra garantir alguns pontos ou fica na pista e tenta ganhar a corrida tão confusa com 5 Voltas para o Final da corrida, a classificação era: Frentzen, Hakkinen, Barrichello, M.Schumacher, Ralf Schumacher e Irvine, os pilotos que pontuariam. Zonta andava rápido, o mais rápido da pista, só que não dava mais tempo pra disputar posição por pontos. A 3 Voltas para o Final Irvine passava Ralf, mas logo Ralf voltou a 5ªPosição. Ralf Schumacher foi pra cima do seu irmão Michael Schumacher e passou para a 4ºposição isso tudo em meia volta. Schumacher não tinha desempenho pra segurar Irvine, mas a Ferrari o Segurava para Schumacher para que não se tomasse mais um ponto do Schumacher.

Mas toda a Expectativa estava para Frentzen, que depois de 72 voltas venceu todos os favoritos dessa corrida e aproveitou a ótima estratégia da Jordan que se descobriu desse carro é que o Tanque da Jordan tinha mais capacidade de Tanque que Mclaren e Ferrari. Frentzen conquistava a 2ªvitória da Jordan na Formula 1. Hakkinen em 2ª manteria a liderança da corrida, e Barrichello em 3º Confirmava sua ascensão na Formula 1, Ralf e Michael Schumacher em 4º e 5º Irvine terminou em 6º, Depois Trulli, Panis, Zonta, Badoer e De la Rosa, Takagi Cruzou a linha de chegada, mas de nada adiantou, foi desclassificado da corrida.

Resultado final do GP da França de 1999

Fotos:

 

View post on imgur.com

Fotos: Bestlap / Formel1mic
Texto: Deivison da Conceição da Silva

Sem categoria

Deixe uma resposta