Corridas Históricas: GP da Europa de 2005

Grid de largada:

1 Nick Heidfeld (Williams/BMW) 1’30.081
2 Kimi Räikkönen (McLaren/Mercedes) 1’30.197
3 Mark Webber (Williams/BMW) 1’30.368
4 Jarno Trulli (Toyota) 1’30.700
5 Juan Pablo Montoya (McLaren/Mercedes) 1’30.890
6 Fernando Alonso (Renault) 1’31.056
7 Rubens Barrichello (Ferrari) 1’31.249
8 Ralf Schumacher (Toyota) 1’31.392
9 Giancarlo Fisichella (Renault) 1’31.566
10 Michael Schumacher (Ferrari) 1’31.585
11 Felipe Massa (Sauber/Petronas) 1’32.205
12 David Coulthard (Red Bull/Cosworth) 1’32.553
13 Jenson Button (BAR/Honda) 1’32.594
14 Vitantonio Liuzzi (Red Bull/Cosworth) 1’32.642
15 Jacques Villeneuve (Sauber/Petronas) 1’32.891
16 Takuma Sato (BAR/Honda) 1’32.926
17 Tiago Monteiro (Jordan/Toyota) 1’35.047
18 Patrick Friesacher (Minardi/Cosworth) 1’35.954
19 Narain Karthikeyan (Jordan/Toyota) 1’36.192
20 Christijan Albers (Minardi/Cosworth) 1’36.239

Azar de Kimi e Sorte de Alonso leva Espanhol a 4ªVitória na Temporada

Em Nurburgring seria disputada a 7ªetapa do mundial de 2005, Kimi Vinha com moral por ter vencido as 2 últimas corridas (Espanha e Mônaco) e tinha para tentar a 3ªVitória consecutiva no ano para se aproximar mais de Fernando Alonso, Mas a pole foi de Nick Heidfeld da Williams. Foi a Primeira pole de Heidfeld na Carreira com Raikkonen em 2º, para o Finlandês tudo isso era extremamente vantajoso. Pois Alonso só largava em 6ºlugar e no momento o Carro da Renault mostrava até uma queda de rendimento, enquanto que a Mclaren vinha numa subida constante em seu nível.

Os pilotos alinharam para a largada, Mas o carro de Fisichella falhou e por isso os pilotos ao invés de largarem acabaram fazendo mais uma volta de apresentação, Fisichella foi para os Boxes para largar de lá. com isso pelo regulamento de 2005. O número de voltas caiu de 60 para 59 voltas.

Na Segunda largada, a que valeu de Fato Raikkonen larga muito bem e assume a ponta, já na primeira curva um incidente envolvendo 4 pilotos diretamente e prejudicando a corrida de Rubens Barrichello que perdeu varias posições, Webber que já tinha perdido a 3ªPosição para o Montoya acabou tocando no Colombiano da Mclaren, e Abandonou a corrida, Montoya seguiu, Ralf perdeu o Bico e Michael Schumacher acabou se envolvendo  sem nada danificado, Mas acabou perdendo varias posições. o mesmo acontecendo com Rubens Barrichello que perdeu posições e acabou escapando sem consequência nenhuma. Jacques Villeneuve também escapou do acidente, entre mortos e Feridos apenas Webber abandonou a corrida.

Nesse acidente quem se aproveitou foi Coulthard, Button e Massa ganharam varias posições. Raikkonen já fugia na frente. Classificação: Raikkonen, Heidfeld, Trulli, Coulthard, Alonso, Massa, Liuzzi, Button e Barrichello em 9º e Montoya o 10º. Fisichella estava lá atrás se recuperando, o Mesmo com o Schumacher.

Mais agressivo de todos na corrida era Rubens Barrichello que já estava tentando passar Jenson Button e vinha sendo um dos carros mais rápidos da corrida. Rubens tinha 3 paradas para fazer. O mesmo aconteceria com o Heidfeld da Williams, Mas Kimi fugia mais e mais do Alemão Nick Heidfeld.

Rubens Barrichello na volta 6 numa grande manobra passava Jenson Button, Button tentou resistir e os dois andaram durante 2 curvas lado a lado, um grande momento da corrida, Logo depois Montoya passou Button que vinha com a BAR-Honda num patético rendimento. Classificação após a Volta 6: Raikkonen, Heidfeld, Trulli, Coulthard, Alonso, Massa, Liuzzi e Barrichello, os 8 primeiros colocados. Mas Raikkonen e Heidfeld estavam abrindo uma grande distância de Trulli que era o Terceiro colocado.

Trulli recebeu a notícia de que tinha que cumprir uma punição porque a equipe demorou demais para sair do carro do Trulli. Não poderia ter ninguém trabalhando no carro com menos de 15 segundos antes da largada, algo que a Toyota fez e complicou a corrida do Italiano.

Na Volta 10 Barrichello passou Liuzzi, numa corrida super agressiva e bem mais competitiva do que a corrida do Schumacher que estava lá atrás. enquanto isso Villeneuve em péssima Fase na Sauber estava atrás das Jordan de Karthikeyan e de Monteiro, era muito deprimente o Desempenho do canadense em relação ao desempenho de Felipe Massa. Fisichella já estava em 12º e chegando perto de Schumacher que em 11º estava tentando passar Jenson Button, coisa que na 12ªVolta conseguiu. Barrichello na 12ªVolta foi para a sua primeira parada, numa tática diferente de corrida, mas que até naquele momento Rubens Correspondia as expectativa de uma corrida muito boa.

Na Volta 13 Heidfeld fazia a sua primeira parada, confirmando que ele e Barrichello seriam os pilotos que iriam fazer 3 paradas. a Classificação depois de 13 voltas era a Seguinte: Raikkonen (13 Voltas) , Coulthard (18.992) , Alonso (21.126) , Heidfeld (27.516) , Massa (28.428) , Liuzzi (33.120) , Montoya (33.900) , Trulli (35.070). Coulthard merece um grande destaque, com um carro muito inferior aos outros carros ele conseguia a 2ªPosição e na Frente do Alonso.

Coulthard estava desempenhando um grande papel na Red Bull em 2005, quando muito davam como aposentado, Depois da Saída da Mclaren.

Montoya que estava em recuperação na corrida Estava tentando passar Liuzzi que fez umas manobras perigosas na Frente de Montoya o Italiano da Red Bull queria provar que poderia correr mais corridas pois na próxima corrida o Klien poderia voltar, então Liuzzi jogava o tudo ou nada nessa pista. Depois da Parada Barrichello não tinha um bom desempenho nas voltas seguintes, podendo colocar em Risco a sua corrida com essa Queda de Rendimento de seu Ferrari.

A Mclaren já estava pronta para fazer a primeira parada para colocar combustível, e não poderia mexer nos pneus, regra para a temporada de 2005. Com isso Coulthard era o líder da Corrida pela primeira vez na história. Vários pilotos começam a parar para Reabastecimento, a partir dai dava pra ver se a tática de Barrichello iria dar certo. Montoya também foi para a parada, Junto do Liuzzi e tentava ganhar posição do Italiano o que acabou acontecendo. Montoya conseguiu tomar posição de Liuzzi nos boxes. enquanto Schumacher vinha rápido como de costume em todas as vezes que ele esta para parar nos boxes. Na Volta 20 Coulthard para nos boxes para reabastecer. Schumacher fez a parada na mesma volta.

Alonso, Button e Fisichella não tinham feito suas paradas para reabastecimento dos primeiros, Monteiro, Villeneuve e Karthikeyan também não pararam, mas estava muito lá atrás na corrida. Depois de 21 Voltas a Classificação é essa: Alonso, Raikkonen, Heidfeld, Coulthard, Button, Fisichella, Barrichello e Massa.

A FIA estava investigando um incidente com David Coulthard, que seria provavelmente por exceder o limite de velocidade. Fisichella parava na Volta 22 pra 23, vinha muito bem em sua corrida de Recuperação. Coulthard recebeu punição por excesso de Velocidade. Alonso foi para a sua parada e voltou na 3ªPosição, e Button também parou completando a 1ªjanela de pits entre os primeiros.

Villeneuve era o único que ainda não tinha parado. Depois das paradas a Classificação era: Raikkonen, Heidfeld, Alonso, Barrichello, Coulthard, Massa, M.Schumacher e Montoya depois de 24 Voltas. A Tática do Rubinho até o Momento da corrida tinha dado super certo e que já permitia até sonhar com um pódio na corrida.

Enquanto isso Massa começava a Sofrer pressão de M.Schumacher e de Montoya na luta pelo 6ºLugar na corrida. Liuzzi, Trulli estavam em 9º e em 10º e tentando estar nos pontos. Na Metade da Corrida Raikkonen liderava, com Heidfeld perto dele, Mas Heidfeld tinha que parar mais 2 vezes e Raikkonen somente 1 vez.

Heidfeld estava muito bem para tentar ser o 2ºlugar na corrida, Mas não seria Fácil. pois Alonso queria que queria se recuperar na corrida. Heidfeld andava rápido para ganhar o maior tempo possível para fazer sua segunda parada. Rubinho também voava baixo para aproveitar o tanque leve e ganhar o máximo de tempo possível.

Na Volta 30 Kimi Raikkonen erra e Heidfeld assumia a ponta da corrida. Melhor para Heidfeld e para Alonso que estava liderando o Campeonato e poderia se aproveitar de algum problema de Raikkonen, na 31ª Volta Heidfeld parava e Quase ultrapassou o limite de velocidade, foi frear no limite do limite da linha.

Colocou pouco tanque para andar leve e tentar um melhor resultado na corrida, mas teria que parar aos boxes mas uma vez. Na Volta 33 Barrichello vai aos Boxes, também coloca pouco combustível para voltar ainda em 4ºlugar. Depois das paradas de Heidfeld e Barrichello;

Classificação era essa completadas 35 Voltas: Raikkonen, Alonso, Heidfeld, Barrichello, Coulthard, Massa, M.Schumacher e Montoya. Raikkonen começava a fritar muito os pneus. O Homem de Gelo começava a indicar problemas nos pneus. Mesmo com toda a sua superioridade da sua Mclaren era algo para começar a preocupar Kimi e Ron Dennis.

Ralf Schumacher roda e abandona a corrida na volta 35.

A Grande briga da corrida na Volta 36 era do 6ºlugar, que estava sendo defendido com Galhardia por Felipe Massa em 6ºlugar, com Schumacher e Montoya ameaçando a Sauber de Massa, Mas Schumacher também tinha que abrir o olho em Montoya que tinha mais carro que Schumi e era uma ameaça ao 7ºlugar de Schumacher.

Derepente poderia ter até incidente pelo passado dos confrontos que aconteceram entre eles. Raikkonen continuava com uma cômoda vantagem de 15 segundos para Fernando Alonso. Na Volta 40 Montoya tentou passar Schumacher que espalhou seu carro e por pouco os dois não se tocam roda com roda o que poderia resultar Fim de corrida. Quem virava mal era Heidfeld que estava toda a volta perdendo 1 Segundo ou mais de Direfença para Rubens Barrichello que estava acelerando muito para tentar um pódio, que nas condições da Ferrari seria um excelente Resultado.

Na Volta 42 Raikkonen dava mais uma fritada nos pneus, parece que o piloto da Mclaren pode ter problemas de pneu e que seriam até consequências de um problema mais sério. Enquanto isso Heidfeld virava 1:33 por volta, Barrichello virava 1:31.8, 1:31.7 e tirava muito tempo e tentava buscar o pódio, Mas Heidfeld ainda tinha um boa vantagem ainda que se continuasse a cair o Rendimento Barrichello poderia tomar o pódio de Heidfeld o que poderia ser uma grande vitória para Barrichello que acabou se revoltando com a situação dele na Ferrari. Aonde que tudo era direcionado a Schumacher depois do GP de Mônaco.

Raikkonen ira para os boxes restando 16 Voltas para o Final da corrida para sua última parada nos boxes. Alonso foi para a liderança da Corrida e tentar tirar alguma coisa de Raikkonen, Mas sabendo que não teria chances de vencer a não ser por problemas com o Kimi Raikkonen.

Felipe Massa também ira para os Boxes. para a última parada e esperava voltar aos pontos depois de todas as parada dos outros pilotos. Alonso acabou indo para a Brita, na tentativa de andar rápido e diminuir a diferença para Kimi. Mas com isso colocou tudo a perder.

Quem conseguiu isso foi Barrichello que estava a apenas 4.7 segundos de Heidfeld, que busca o pódio. Alonso na Volta 48 foi aos Boxes fazer o último reabastecimento e voltava em 4º atrás de Rubens Barrichello e Nick Heidfeld que tinham que parar nos Boxes. Alonso voltaria ao Segundo lugar na corrida. Restando 11 voltas para o Final da Corrida Barrichello faz sua 3ªParada nos boxes, e volta em 4º com chances de brigar pelo pódio, devido ao melhor rendimento do Ferrari em Relação aos Williams na parte final da corrida.

Heidfeld na Volta 49 pra 50 para pela terceira vez e volta em 3º com uma boa vantagem para Barrichello, Mas ainda poderia ter briga restando 9 Voltas para o Final da corrida. Fischella também faz sua segunda parada. Massa saiu da pista na Volta 50 acabou errando e saindo para fora da pista e perdendo seu lugar nos pontos após brilhante corrida do piloto da Sauber.

Restando 8 Voltas no Final o Pneu Dianteiro de Raikkonen estava estranho trepidando demais, os pneus no final da corrida estavam deteriorado em vários carros e que fazem no final pilotos perderem rendimento e saírem da pista, dar uma escapada.

Alonso que estava até já se conformando em mais uma segunda posição estava podendo ganhar a corrida, o Desempenho de Raikkonen despencava na corrida, Schumacher a 5 Voltas do Final Schumacher também passou na Grama e Felipe Massa estava com os pneus rasgados e com o bico do seu carro quebrado devido ao rasgo do pneu que dechapou e ficou sem chance de pontuar depois de uma grande corrida vai para os Boxes Massa para trocar um pneu (Que era permitido pelo Regulamento) e o Bico do Seu carro que ficou danificado.

As brigas pelo 1º e 3º lugares estavam se esfriando pois Raikkonen e Heidfeld encontraram rendimento melhor e conseguiram manter a diferença para Alonso e Barrichello que buscavam passar os dois, um para ganhar a corrida, o outro para conquistar o pódio.

Restando 2 Voltas para o Final Raikkonen estava com os pneus em péssimo Estado, ele só esperava que os pneus aguentassem mais 2 voltas que depois poderia estourar os pneus, Heidfeld também estava com problemas de Rendimento no final e Barrichello se aproximava. Ambas as brigas seriam muito intensas nessa volta final.

Raikkonen abre a última volta da corrida, quando ele vai entrar na primeira Curva, a Suspensão se desmancha completamente, Raikkonen perde o controle do Carro e sai da pista e fica na caixa de Brita e vendo os 10 pontos e a Vitória irem embora para as mãos de Fernando Alonso. Além do enorme susto que Raikkonen levou a roda só não bateu na cabeça dele pois tinha uma corda que impediu isso, invenção da Indy Car que surgiu em 1999. Alonso estava no momento certo, e na Hora Certa e conquistou a vitória abrindo uma enorme vantagem para Raikkonen.

Alonso com essa vitória abria 32 pontos na Frente de Raikkonen e Trulli que chegou em 8ºlugar mesmo com um Drive Trought. Nick Heidfeld com a Williams ficou em 2º e Rubens Barrichello em 3º numa grande corrida e dando a sua resposta a Ferrari e ao Schumacher na pista, Calando a boca deles. Coulthard mesmo com punição fez excelente corrida e chegou em 4ºlugar, Completaram nos pontos Michael Schumacher, Fisichella que largou de último devido a problemas na 1ªLargada ficou em 6º, Montoya ficou em 7º e Trulli em 8º, Liuzzi em 9º se apresentou pela última vez em 2005, pois Klien voltava para o restante do ano.

Só a lamentar ao Resultado de Felipe Massa que chegou em 14ºlugar. 18 dos 20 carros terminaram a corrida, E Alonso mesmo com 7 corridas apenas sentiu que o Titulo poderia estar bem perto com esse resultado.

Resultado do GP da Europa de 2005

Fotos:

image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host

Texto: Deivison da Conceição
Fotos: Motorsport.com / Olivier F1

Sem categoria

Deixe um comentário