Corridas Históricas – GP da Europa de 1997

Treino Oficial

Dia 25 de Outubro de 1997
Treino Oficial do Gp da Europa em Jerez de la Fronteira:

Estava começando a ser escrito uma das maiores decisões dos 60 Anos de Formula 1.

Villeneuve com a Williams-Renault com 77 pontos e 7 Vitórias x Schumacher com a Ferrari com 78 pontos e 5 Vitórias.

Começava o Treino e o primeiro carro a ir para a pista foi a Prost de Olivier Panis que tinha expectativas até de pole na corrida para embolar as coisas, em sua primeira volta ele fez 1:22.191. Esse tempo era ótimo no momento até aquele momento, pois quem estava na pista naquele momento não tinha carro até que Alesi entrava na pista do 5º para o 6ºMinuto, mas Alesi antes já tinha rodado na pista e fez apenas o 7ªTempo, com 3 segundos de defasagem em cima de Panis da Prost. Frentzen entrava na pista com 7 minutos de Treino, a partir dai podermos dizer que a Decisão do Titulo começava ai. 1:22.022 o tempo de Frentzen que Bateu em 169 milésimos o tempo de Panis e assumia a ponta do Treino.

Classificação até aquele Momento com mais ou menos 9 minutos de Treino:

1. Frentzen (Williams) 1:22.022
2. Panis (Prost) + 0.169
3. Hakkinen (Mclaren) + 0.522
4. Herbert (Sauber) + 1.292
5. Fontana (Sauber) + 1.739
6. Verstappen (Tyrrell) + 2.477

E quando faltava 50 minutos do Final do Treino Oficial Jacques Villeneuve entrou na pista, e um minuto depois Michael Schumacher entrou na pista, e no 13ºMinuto Villeneuve fazia sua primeira volta rápida. e Villeneuve fazia 1:21.072, um temporal em relação ao tempo de Frentzen.

Apos 15 minutos o Treino estava assim:

1. Villeneuve (Williams) 1:21.072
2. Frentzen (Williams) + 0.950
3. Panis (Prost) + 1.119
4. Diniz (Arrows) + 1.162
5. Irvine (Ferrari) + 1.342
6. Hakkinen (Mclaren) + 1.472

Ainda Schumacher Faria seu tempo, Coulthard Faz o 2ºTempo logo depois da volta mais rápida de Villeneuve e Schumacher fez o terceiro tempo com 7 décimos de desvantagem do Villeneuve. Panis tentava agora melhorar seu tempo, e vinha muito rápido, Irvine não ajudava muito estava em 7ºLugar, atrás de Diniz que fazia um ótimo treino até aquele momento, Alesi até agora era uma decepção nos treinos, estava em 18ºlugar até agora, e Irvine conseguiu melhorar seu tempo e conseguiu o terceiro tempo do Treino.

Com 20 minutos de Treino a Classificação era essa:

1. Villeneuvr (Williams) 1:21.072
2. Coulthard (Mclaren) + 0.404
3. Irvine (Ferrari) + 0.667
4. M.Schumacher (Ferrari) + 0.726
5. Frentzen (Williams) + 0.950
6. Magnussen (Stewart) + 1.095
7. Panis (Prost) + 1.119
8. Diniz (Arrows) + 1.162
9. Hill (Arrows) + 1.271
10. Hakkinen (Mclaren) + 1.472
11. Ralf Schumacher (Jordan) + 1.811
12. Herbert (Sauber) + 1.855
13. Nakano (Prost) + 2.398
14. Fontana (Sauber) + 2.564
15. Fisichella (Jordan) + 2.577
16. Katayama (Minardi) + 2.589
17. Verstappen (Tyrrell) +3.229
18. Marques (Minardi) + 3.516
19. Alesi (Benetton) + 3.619
20. Salo (Tyrrell) + 3.925
21. Berger (Benetton) + 16.817
22. Barrichello (Stewart) Sem Tempo

As Duas Benetton e Barrichello não tinham ainda mostrado o verdadeiro potencial deles. Ainda tinha 38 minutos de treino, faltava muita coisa para o treino acabar. Frentzen começava a sua 2ªVolta rápida, e Barrichello saia dos pits para a sua primeira volta rápida, e Frentzen conseguiu o 3ª posição deixando as Ferraris em 4º e 5º no Grid de largada. Ralf Schumacher que estava em 11ºlugar roda e perde a chance de lutar por uma boa colocação. Schumacher saia a 1 minuto antes desse acontecimento para a pista, Barrichello fazia o 10ºLugar.

Schumacher fazia sua volta, e na primeira parcial Schumacher ficou abaixo da marca de Villeneuve, e na segunda parcial ele tinha 3 décimos de vantagem, e terminava a Volta com o mesmo tempo, com os mesmo 1:21.072. Villeneuve, pois fez primeiro essa volta. Schumacher ficava em segundo. E a reação foi imediata, Villeneuve voltou para a pista.

Na Metade do Treino até aquele momento Villeneuve e Schumacher faziam a primeira fila do Grid de largada para domingo. Mas Panis tentava fazer o melhor tempo da classificação com a ótima Prost-Mugen Honda, conseguiu o 7ºTempo. A Classificação era a seguinte em 33 minutos de treino:

1. Villeneuve (Williams) 1:21.072
2. Schumacher (Ferrari) + 0.000
3. Coulthard (Mclaren) + 0.404
4. Frentzen (Williams) + 0.581
5. Berger (Benetton) + 0.584
6. Irvine (Ferrari) + 0.667
7. Panis (Prost) + 0.787
8. Magnussen (Stewart) + 1.095
9. Diniz (Arrows) + 1.162
10. Hill (Arrows) + 1.271
11. Barrichello (Stewart) + 1.394
12. Hakkinen (Mclaren) + 1.472

Hakkinen conseguiu o 3ºTempo, com 34 minutos de Treino, com a Forte Mclaren. e nesse momento Alesi era o último lugar com um treino cheio de erros e de Rodadas. Frentzen fazia mais uma volta rápida, e na primeira parcial ele andou na balada de Frentzen, mas na segunda parcial ele errou e perdeu meio segundo, e dai não fez nada na volta, e não pode ajudar Villeneuve. Irvine tentava logo em seguida, mas não conseguia andar na mesma balada do Schumacher e do Villeneuve, Terminou a volta e fez apenas o 5ºTempo, mas conseguiu passar Frentzen.

E dai cai uma bomba! As especulações estavam dizendo que Schumacher fez o seu melhor tempo com Bandeira amarela. a 20 minutos do final do Treino o Clima de decisão ficava melhor, e Villeneuve fez a melhor 1ª parcial do Treino, mas na segunda parte ele exagerou e perdeu a chance de fazer uma melhor volta e Schumacher tentaria superar a marca de 1:21.072 mas não conseguiu melhorar nada.

Berger tentava fazer um bom tempo, em sua despedida da Formula 1, depois de uma longa carreira (1984-1997) mas acabou fez um tempo muito acima que ele fez antes. Mas Hakkinen fazia uma impressionante primeira parcial, seria uma previa do ano de 1998? E ele estava até na segunda parcial estava na Frente, mas acabou ficando com o 3ºTempo com quase 3 décimos atrás de Villeneuve e Schumacher.

Faltavam 10 minutos para o Final do Treino Frentzen abria a sua volta e também fazia a melhor primeira parcial do que Villeneuve e Schumacher, e quando termina a volta ele fez o tempo de 1:21.072, exatamente o mesmo tempo de Villeneuve e de Schumacher.

A Classificação era essa:

1. Villeneuve (Williams) 1:21.072
2. M.Schumacher (Ferrari) + 0.000
3. Frentzen (Williams) + 0.000
4. Hakkinen (Mclaren) + 0.297
5. Coulthard (Mclaren) + 0.404
6. Irvine (Ferrari) + 0.538
7. Berger (Benetton) + 0.584
8. Panis (Prost) + 0.787
9. Hill (Arrows) + 0.849
10. Alesi (Benetton) + 0.939

Damon Hill conseguiu o 4ºTempo, com 1:21.130, mas os 7 minutos finais de tempo seriam bons pois Villeneuve e Schumacher iriam para a ultima tentativa de cada um deles. Com dois minutos para o Final do Tempo Schumacher e Villeneuve iriam para a última Chance, no último minutos os dois abriram a volta, mas Schumacher já tinha 151 milésimos na segunda parcial e não conseguiu, Villeneuve era o pole position, Villeneuve com 1:21.072, Schumacher 1:21.072 e Frentzen com 1:21.072. Um grande treino, mas a corrida seria muito melhor.

Grid de Largada:

1ºFila
1. Jacques Villeneuve 1:21.072
2. Michael Schumacher 1:21.072
2ºFila
3. Heinz-Harald Frentzen 1:21.072
4. Damon Hill1:21.130
3ªFila
5. Mika Hakkinen 1:21.369
6. David Coulthard 1:21.476
4ªFila
7. Eddie Irvine 1:21.610
8. Gerhard Berger 1:21.656
5ªFila
9. Olvier Panis 1:21.735
10. Jean Alesi 1:22.011
6ªFila
11. Jan Magnussen 1:22.167
12. Rubens Barrichello 1:22.222
7ªFila
13. Pedro Paulo Diniz 1:22.234
14. Johnny Herbert 1:22.263
8ªFila
15. Shinji Nakano 1:22.351
16. Ralf Schumacher 1:22.740
9ªFila
17. Giancarlo Fisichella 1:22.804
18. Norberto Fontana 1:23.281
10ªFila
19. Ukyo Katayama 1:23.409
20. Tarso Marques 1:23.854
11ªFila
21. Mika Salo 1:24.222
22. Jos Verstappen 1:24.301

Villeneuve vence Schumacher e é Campeão do Mundo de 1997!

Jacques Villeneuve pole Position e Michael Schumacher 2ºLugar no Grid, no Campeonato era Schumacher o líder com 78 e Villeneuve tinha 77, a briga pelo titulo estava entre apenas os dois. Pra Mim, essa foi uma das maiores corridas da História da Formula 1 desde de quando eu acompanho Formula 1, desde de 1992. O Cima da Largada todos estavam calmos, calmaria e concentração dos pilotos, nem parecia que estavam prontos para uma Grande Guerra que iria acontecer, Schumacher e Villeneuve e Mais 20 Coadjuvantes.

Todos foram para a Volta de Apresentação, Villeneuve além de enfrentar a Dificuldade de enfrentar Schumacher estava com Febre, teria que lutar também com esse problema. e Todos foram para a largada.

E a Largada aconteceu e Schumacher foi brilhante e assumiu a ponta e Frentzen foi para o Segundo lugar e Villeneuve não largou bem de decidiu esperar para Frentzen atacar Schumacher. As Mclaren tomaram posições do Hill que ficou em 6º, Irvine em 7º isso depois da primeira volta.

Em uma volta Schumacher conseguiu 2 segundos de vantagem, por causa de certa indecisão de Frentzen para assumir o Segundo lugar para que pudesse atacar Schumacher e preservar Villeneuve da Batalha, pois Schumacher tinha a vantagem de se acidentar e levar junto Villeneuve, se os dois se enroscarem o Titulo era do Alemão.

Frentzen não conseguia ajudar Villeneuve, mas Irvine não conseguia se quer passar Hill e nem de longe poderia ajudar Schumacher. Com 5 Voltas Schumacher tinha 1.993 em cima de Frentzen e 3.295 em cima de Villeneuve depois vinha Hakkinen, Coulthard, Hill, Irvine, Magnussen, Berger e Barrichello completando os 10 primeiros.

na Volta 6 Schumacher foi 1 milésimo mais rápido que Frentzen, impressionante Jerez aprontou essa com os cronômetros moderníssimos da Formula 1. falaram até em adotar do Décimo de Milésimo de segundo, Villeneuve percebendo que Frentzen não ira para a Briga decidiu ele ir para a briga e passou Frentzen que facilitou a ultrapassagem para Villeneuve, e agora Villeneuve tinha 4 segundos em cima de Schumacher, e não seria fácil tirar essa diferença.

Na Volta 9 Villeneuve acaba de fazer a melhor volta da corrida, mas Schumacher andou muito bem e só permitiu que Villeneuve tirasse milésimos. e era assim que Villeneuve deveria fazer, tirar aos poucos a diferença, ser rápido mas não se desesperar. Frentzen não tinha ritmo de corrida bom, e Hakkinen e Coulthard já estavam na cola de Frentzen, que mostrava ser um piloto também fraco para ajudar seu companheiro de equipe. Villeneuve tirava aos poucos a Desvantagem da pista para Schumacher, mas errou em uma volta é perdeu 7 décimos. E Schumacher conseguia nessa primeira parte tudo que ele havia planejado. Diniz acabou rodando e abandonando a corrida na Volta 12.

Na Volta 15: Schumacher, Villeneuve, Frentzen, Hakkinen, Coulthard e Hill eram os seis primeiros, as colocações não foram alteradas de Forma nenhuma. Os primeiros pits estavam acontecendo agora, Com Salo e Tarso Marques (Nunca teve um carro a altura para avariamos o seu talento) Barrichello brigava com Panis e Alesi pelo 10ºLugar. Ele iria para uma parada, diferente de todos os outros pilotos. e na volta 16 Schumacher já abria 5.2 Segundos até agora era a corrida dos sonhos para os Ferraristas que vinham o titulo bem perto deles. Depois de 17 anos de seca.

Ralf Schumacher fazia sua parada de Pits na volta 17. e a corrida estava entre Schumacher e Villeneuve, Frentzen que era o terceiro colocado estava a 11 Segundos atrás de Villeneuve e depois bem perto deles estava Hakkinen, Coulthard, Hill e Irvine.

Com 20 voltas Schumacher e Villeneuve estavam volta a volta disputando a liderança, Panis fazendo a sua primeira parada de pits, Schumacher estava sendo favorecido pela Equivocada Tática de Frentzen tentar atacar Schumacher. Tanto Williams, tanto Ferrari se preparavam para o primeiro pit dos postulantes para o Titulo Schumacher perdeu um pouco de tempo para tentar passar Tarso Marques logo depois Schumacher foi para a sua primeira parada nos boxe, e com 7.6. Na volta Seguinte Villeneuve foi para os pits, para a sua primeira parada.

a Situação mudava Frentzen era o líder e podia agora ditar o ritmo de corrida, Hakkinen, Schumacher, e Coulthard estavam na Frente de Villeneuve, mas Frentzen e as Mclarens teriam que parar para os pits. E o Trabalho de Frentzen estava começando para que Villeneuve anulasse os 5 segundos que ele tinha de diferença para que o Canadense voltasse a briga pela vitória, Coulthard fazia seu pit na volta 24. Hakkinen tentava ultrapassar Frentzen, Todos estavam fazendo seus pits Frentzen em 26 Voltas ainda estava na pista, mas o Alemão fez bem seu trabalho para o Companheiro de equipe, a Vantagem Sumiu entre Schumacher e Villeneuve Frentzen ainda para Fazer sua parada em 1º, e Berger que fazia a sua corrida de despedida na Formula 1 estava na 4ºposição. Tanto Frentzen, tanto Berger ainda estavam para fazer a primeira parada, depois vinham Coulthard e Hakkinen em 5º e 6º.

Terminada a 28º Volta, Frentzen foi para os pits. E agora a briga estava novamente entre Schumacher e Villeneuve e Berger fazia sua parado na 30ªVolta. e agora Tanto Schumacher, tanto Villeneuve estavam começando a enfrentar os Retardatários , Na Volta 31, Norberto Fontana da Sauber Deixou Schumacher passar, mas não deixou Villeneuve passar, atrapalhando o Canadense. No Final da volta 31, Schumacher abriu 3.1 em cima de Villeneuve, Fontana que tinha a Sauber com motores Ferrari ajudou Schumacher. Rubens Barrichello teve problemas e abandonou a corrida.

Chegamos a metade da Corrida: e Schumacher ainda estava em primeiro, e com o titulo na mão o Campeonato terminaria Schumacher 88 contra Villeneuve 83.

Na Volta 34 a Classificação era a Seguinte: M.Schumacher, Villeneuve 2.343, Coulthard 16.732, Hakkinen 17.312, Frentzen 17.895 e Irvine 19.327. Villeneuve nessa altura já tinha um carro um pouco mais rápido que Schumacher, mas o Alemão no Braço fazia com que a Diferença fosse bem pequena. Mas continuava Villeneuve um pouco mais rápido, lá atrás Frentzen, Coulthard, Hakkinen e Irvine Brigavam pelo terceiro lugar.

Na Briga pelos Retardatários, todos deixavam passar sem atrapalhar os lideres, e na volta 38 Schumacher tinha 1 segundo na Frente de Villeneuve, Ralf Schumacher na volta 39 abriu para Schumacher e logo depois teve a atitude correta, a mesma atitude com Villeneuve, mas mesmo assim Villeneuve na volta seguinte Schumacher ganhava 7 Décimos para Villeneuve, além disso Ralf estava com o carro fumando,indicando que Ralf Schumacher estava prestes a abandonar a corrida.

Na Volta 42 Schumacher era o Líder com 2.379 de diferença para Villeneuve, depois vinha Coulthard, Hakkinen, Frentzen e Irvine brigando por um lugar ao pódio. e Ferrari e Williams estavam prontas para a parada final de pit stops para ambos, estávamos prestes a Ver a Batalha Final entre os dois, esse seria o último combate, Na Volta 43 Schumacher fazia sua parada e completou ela em 9.4 para por combustível para terminar a corrida. E na Volta 44 Villeneuve foi para os pits, em 8.3 e acabou Schumacher continuava na liderança e Villeneuve voltava atrás de Coulthard que estava com um ótimo carro em Jerez.mas teve que ir aos pits. E a partir dai a batalha final estava para começar.

1997 European Grand Prix

Agora eram 24 Voltas em que Schumacher deveria defender sua 1ªPosição para o Titulo, e Villeneuve lutaria para vencer Schumacher e ser campeão do mundo. e na Volta 47 Schumacher já não tem o mesmo desempenho e Villeneuve estava com tudo para passar Schumacher e Finalmente chegava a Volta 48 quando Villeneuve foi para passar Schumacher e já tinha meio carro na Frente quando Schumacher deu mais uma vez de Dick Vigarista e tentou fazer a mesma coisa de 1994 quando tirou Hill da pista. Mas acabou não conseguindo, Schumacher foi para a Brita e não conseguiu mas sair e abandonou a corrida, e Villeneuve acabou seguindo na corrida, agora ele teria todo o cuidado para ser campeão, pois poderia chegar até no Sexto Lugar que o Titulo era dele.

Com 50 Voltas completadas: Villeneuve era o Líder: 10.076 na Frente de Coulthard, depois Hakkinen 10.712, Irvine 13.878, Berger 16.768 e Frentzen 23.356, Panis que era o 7º tava longe demais de Frentzen. Para Villeneuve era só administrar a corrida, ele tinha 14 voltas para confirmar o Titulo, Coulthard e Hakkinen brigavam pelo segundo lugar, e Berger pressionava Irvine pelo 4ºLugar. E de resto era Schumacher rezar para Villeneuve abandonar a corrida para ele ser Campeão, mas com uma atitude tão feia como aquela, se ele fosse campeão, seria uma vergonha para a Formula 1, digna de escândalos.

E Na Transmissão da Formula 1 Ricardo Zonta falou que Schumacher jogou o carro para cima de Schumacher, não havia duvidas daquela jogada de desespero? Não, de mau-caratismo que sempre rondou a carreira de Schumacher.

A 11 Voltas do Final Villeneuve tinha 5.1 segundos na frente de Coulthard, Shinji Nakano estava perto de Villeneuve, mas Nakano era longe das Tradições dos pilotos japoneses que faziam atrapalhadas na pista, ele considero o mais consistente da Formula 1 até chegar Sato e Kobayashi apesar de não ser o Mais rápido deles. E ficou durante 3 a 4 voltas perto dele até que Villeneuve deixou Passar Nakano.

Berger tenta ultrapassar Irvine a poucas voltas do Final e com 5 voltas para o Final da corrida: Villeneuve lidera com as Mclarens perto dele e se aproximando, mas na volta 65 as Mclarens se aproximaram definitivamente e Villeneuve decidiu que não era importante essa vitória. E a 3 Voltas da Corrida Hakkinen tentava passar Coulthard e consegue passar e assumir a segunda posição.

E Berger depois de Varias e Varias Tentativas passava Irvine e iria buscar o pódio a todo o custo, e do primeiro ao sexto estavam todos perto. A duas voltas do Final uma linda decisão de titulo. E Villeneuve na volta final Cruza a linha de Chegada com 1.235 de vantagem para Hakkinen e no final Villeneuve decidiu deixar Hakkinen vencer, e Coulthard em segundo e Villeneuve em 3º Conquista o Titulo mundial, depois de tantas lutas e batalhas Villeneuve conquista o titulo de Forma Merecida, as Mclarens conquistavam a Dobradinha, e Berger fecha brilhantemente sua carreira em 4ºLugar, Irvine foi inútil na briga para a Ferrari em 5º, e Frentzen completou a zona de pontos.

E a consequências para Schumacher foram terríveis, ele perdeu todos os pontos na temporada de 1997, e perdeu o Vice-campeonato, além de ficar mais queimado no mundo da Formula 1, dia 26 de Outubro de 1997, um dia para a Formula 1 guardar para sempre da Memória. Um Grande dia em que mais uma vem, o Bem vence o Mal, e Villeneuve jogou limpo e foi o Campeão com justiça completa.

Resultado final do GP da Europa de 1997

Fotos:

Fonte das Fotos: Formel1mic – Bestlap
Texto: Deivison da Conceição da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *