Corridas Históricas – GP da Europa de 1997

Treino Oficial do GP da Europa, Em Jerez de la Fronteira, Dia 25 de Outubro de 1997: Estava começando a ser escrito uma das paginas mais importantes dos 70 Anos de história da Formula 1.

Após 16 etapas, Michael Schumacher estava na liderança, com 78 pontos e 5 Vitórias, 1 ponto a frente de Jacques Villeneuve com a Williams-Renault, com 77 pontos e 7 Vitórias conquistadas.

O primeiro carro a entrar na classificação foi o Francês Olivier Panis da equipe Prost, que tinha expectativas até de conquistar a pole. Muito se devia aos pneus Bridgestone. Isso poderia embolar a decisão. Na sua primeira volta, Panis fez fez 1:22.191, era um tempo ótimo naquele momento, Os outros que tinham entrado na pista não tinham carro para disputarem pole, até que Jean Alesi entrou na pista aos 5 minutos de classificação. Mas suas voltas foram ruins e ele marcou o 7ºtempo, 3 segundos atrás de Panis. Com 7 minutos de classificação, Heinz-Harald Frentzen entrou na pista. A partir dai, começa o treino pra valer. Na sua primeira volta rápida, o companheiro de equipe marcou 1:22.022 e passou para a liderança. Hakkinen também foi para a pista e marcou 1:22.544.

Classificação até aquele Momento com mais ou menos 9 minutos de Treino:

Piloto Equipe Chassis Motor Tempo
1. Heinz-Harald Frentzen  Rothmans Williams Renault FW19 Renault RS9B V10  1:22.022
2. Olivier Panis  Prost Gauloises Blondes JS45 Mugen-Honda MF-301HB 3.0 V10  a 0.169
3. Mika Hakkinen  West McLaren Mercedes MP4/12 Mercedes FO110E 3.0 V10  a 0.522
4. Johnny Herbert  Red Bull Sauber Petronas C16 Petronas SPE-01 3.0 V10  a 1.292
5. Norberto Fontana  Red Bull Sauber Petronas C16 Petronas SPE-01 3.0 V10  a 1.739
6. Jos Verstappen  PIAA Tyrrell 25 Ford ED5 3.0 V8  a 2.477

Aos 10 minutos da classificação, Villeneuve entrou na pista para fazer sua volta. Um minuto e meio depois, Michael Schumacher foi para a pista.  O Canadense aos 13 minutos, marcou uma volta bem rápida, Com 1:21.072, um temporal que levou o piloto da Williams a liderança.

Minutos depois, Schumacher foi fazer sua volta, Mas o alemão não conseguiu chegar nem perto  do tempo de Villeneuve. O piloto da Ferrari marcou apenas o 4ºtempo

Ainda Schumacher Faria seu tempo, Coulthard Faz o 2ºTempo logo depois da volta mais rápida de Villeneuve e Schumacher fez o terceiro tempo com 7 décimos de desvantagem do Villeneuve. Se posicionando em 4ºlugar, atrás de David Coulthard e do companheiro de equipe Eddie Irvine. Panis tentou melhorar seu tempo, vinha bem rápido, mas não conseguiu passar da 7ªposição, 1.1 segundo atrás de Villeneuve. O piloto da Prost vinha a frente de Diniz com seu Arrows e atrás de Jan Magnussen da Stewart. Quem decepcionava era Jean Alesi, que vinha apenas em 18ºlugar.

Com 20 minutos de Treino a Classificação era essa:

pos Piloto Equipe Chassis Motor Tempo
1 Jacques Villeneuve  Rothmans Williams Renault FW19 Renault RS9B V10  1:21.072
2 David Coulthard  West McLaren Mercedes MP4/12 Mercedes FO110E 3.0 V10  a 0.404
3 Eddie Irvine  Scuderia Ferrari Marlboro F310B Ferrari 046/2 3.0 V10  a 0.667
4 Michael Schumacher  Scuderia Ferrari Marlboro F310B Ferrari 046/2 3.0 V10  a 0.726
5 Heinz-Harald Frentzen  Rothmans Williams Renault FW19 Renault RS9B V10  a 0.950
6 Jan Magnussen  HSBC Malaysia Stewart Ford SF01 Ford VJ Zetec-R 3.0 V10  a 1.095
7 Olivier Panis  Prost Gauloises Blondes JS45 Mugen-Honda MF-301HB 3.0 V10  a 1.119
8 Pedro Paulo Diniz  Danka Arrows Yamaha A18 Yamaha OX11A 3.0 V10  a 1.162
9 Damon Hill  Danka Arrows Yamaha A18 Yamaha OX11A 3.0 V10  a 1.271
10 Mika Häkkinen  West McLaren Mercedes MP4/12 Mercedes FO110E 3.0 V10  a 1.472
11 Ralf Schumacher  B&H Total Jordan Peugeot 197 Peugeot A14 3.0 V10  a 1.811
12 Johnny Herbert  Red Bull Sauber Petronas C16 Petronas SPE-01 3.0 V10  a 1.855
13 Shinji Nakano  Prost Gauloises Blondes JS45 Mugen-Honda MF-301HB 3.0 V10  a 2.398
14 Norberto Fontana  Red Bull Sauber Petronas C16 Petronas SPE-01 3.0 V10  a 2.564
15 Giancarlo Fisichella  B&H Total Jordan Peugeot 197 Peugeot A14 3.0 V10  a 2.577
16 Ukyo Katayama  Minardi F1 Team M197 Hart 830 AV7 3.0 V8  a 2.589
17 Jos Verstappen  PIAA Tyrrell 25 Ford ED5 3.0 V8 a 3.229
18 Tarso Marques  Minardi F1 Team M197 Hart 830 AV7 3.0 V8  a 3.516
19 Jean Alesi  Mild Seven Benetton Renault B197 Renault RS9B V10  a 3.619
20 Mika Salo  PIAA Tyrrell 25 Ford ED5 3.0 V8  a 3.925
21 Gerhard Berger  Mild Seven Benetton Renault B197 Renault RS9B V10  a 16.817
22 Rubens Barrichello  HSBC Malaysia Stewart Ford SF01 Ford VJ Zetec-R 3.0 V10  Sem Tempo

Com 38 minutos de classificação ainda, Os dois pilotos da Benetton não tinham feito boas voltas, Rubens Barrichello não tinha feito sua volta rápida (Ainda não tinha entrado na pista). Frentzen começou a sair para a sua 2ªVolta rápida, nessa volta, O piloto da Williams passou para a 3ªposição, deixando Schumacher e Irvine em 4º e 5ºlugares. Já Rubens Barrichello saiu dos pits para a sua primeira volta rápida e conseguiu a razoável 10ªposição. superando Ralf Schumacher que acabou rodando e perdendo a chance de melhorar por uma posição melhor.

Antes disso, Michael Schumacher saiu dos boxes para a sua segunda volta rápida. A primeira parcial, Schumi ficou abaixo da marca de Villeneuve. Na segunda parcial, O piloto da Ferrari abre 3 décimos de vantagem. Porém, Schumacher perdeu tempo na última parcial e acabou marcando o tempo de 1:21.072. Exatamente o mesmo tempo de Jacques Villeneuve, que continuava em primeiro porque fez a volta primeiro que Schumacher. E a reação foi imediata, Villeneuve acabou voltando para a pista. Onde Olivier Panis fazia sua volta, que chegou a sonhar com a liderança, mas acabou conseguindo apenas o 7ºtempo, A 27 minutos do final da classificação.

pos Piloto Equipe Chassis Motor Tempo
1 Jacques Villeneuve  Rothmans Williams Renault FW19 Renault RS9B V10  1:21.072
2 Michael Schumacher  Scuderia Ferrari Marlboro F310B Ferrari 046/2 3.0 V10 a 0.000
3 David Coulthard  West McLaren Mercedes MP4/12 Mercedes FO110E 3.0 V10 a 0.404
4 Heinz-Harald Frentzen  Rothmans Williams Renault FW19 Renault RS9B V10 a 0.581
5 Gerhard Berger  Mild Seven Benetton Renault B197 Renault RS9B V10 a 0.584
6 Eddie Irvine  Scuderia Ferrari Marlboro F310B Ferrari 046/2 3.0 V10 a 0.667
7 Olivier Panis  Prost Gauloises Blondes JS45 Mugen-Honda MF-301HB 3.0 V10 a 0.787
8 Jan Magnussen  HSBC Malaysia Stewart Ford SF01 Ford VJ Zetec-R 3.0 V10 a 1.095
9 Pedro Paulo Diniz  Danka Arrows Yamaha A18 Yamaha OX11A 3.0 V10 a 1.162
10 Damon Hill  Danka Arrows Yamaha A18 Yamaha OX11A 3.0 V10 a 1.271
11 Rubens Barrichello  HSBC Malaysia Stewart Ford SF01 Ford VJ Zetec-R 3.0 V10 a 1.394
12 Mika Häkkinen  West McLaren Mercedes MP4/12 Mercedes FO110E 3.0 V10 a 1.472

Um minuto depois, Mika Hakkinen consegue a 3ªPosição. A Mclaren vinha forte para tentar a vitória. Em contrapartida, Jean Alesi vinha na última posição, O francês vinha cometendo um monte de erros e de rodadas.

Em sua terceira tentativa de volta, Heinz-Harald Frentzen, na primeira parcial o segundo piloto da Williams foi bem, mas depois ele perdeu meio segundo na segunda parcial após um erro. Daí, a volta acabou não melhorando nada. Irvine também não conseguiu chegar na disputa, O Irlandês só conseguiu fazer o 5ºmelhor tempo, superando Frentzen.

E dai cai uma bomba nos bastidores! As especulações diziam que Michael Schumacher fez o seu melhor tempo com Bandeira amarela. Isso aumentou as tensões a 20 minutos do final da sessão.  Villeneuve tentou mais uma vez a melhor volta, conseguiu fazer a melhor 1ª parcial do Treino, mas ele exagerou na segunda parcial e acabou perdendo a chance de melhorar sua marca. Schumacher também tentou melhorar a marca para assumir a ponta, mas também não conseguiu nada.

Na parte final da classificação, Berger conseguiu marcar o 7ºtempo, Era o final de semana de despedida do Austríaco na Formula 1, após uma longa carreira (1984-1997) muito respeitável.  Mika Hakkinen foi para uma nova volta rápida, fazendo uma impressionante primeira parcial, (seria uma previa do ano de 1998?) Na segunda parcial, o finlandês vinha na frente, mas acabou perdendo tempo na última parcial e ficou a quase 3 décimos atrás de Villeneuve e Schumacher.

Quando faltavam 10 minutos para o Final da sessão, Frentzen fez sua última tentativa de volta rápida e pasmem. Acabou fazendo o tempo de 1:21.072, Exatamente o mesmo tempo de  Villeneuve e de Schumacher. Passava a ser o terceiro colocado por ter feito o tempo depois dos dois líderes.

Classificação a poucos minutos do final:

pos Piloto Equipe Chassis Motor Tempo
1 Jacques Villeneuve  Rothmans Williams Renault FW19 Renault RS9B V10  1:21.072
2 Michael Schumacher  Scuderia Ferrari Marlboro F310B Ferrari 046/2 3.0 V10 a 0.000
3 Heinz-Harald Frentzen  Rothmans Williams Renault FW19 Renault RS9B V10 a 0.000
4 Mika Häkkinen  West McLaren Mercedes MP4/12 Mercedes FO110E 3.0 V10 a 0.297
5 David Coulthard  West McLaren Mercedes MP4/12 Mercedes FO110E 3.0 V10 a 0.404
6 Eddie Irvine  Scuderia Ferrari Marlboro F310B Ferrari 046/2 3.0 V10 a 0.538
7 Gerhard Berger  Mild Seven Benetton Renault B197 Renault RS9B V10 a 0.584
8 Olivier Panis  Prost Gauloises Blondes JS45 Mugen-Honda MF-301HB 3.0 V10 a 0.787
9 Damon Hill  Danka Arrows Yamaha A18 Yamaha OX11A 3.0 V10 a 0.849
10 Jean Alesi  Mild Seven Benetton Renault B197 Renault RS9B V10 a 0.939

A 7 minutos do final, Damon Hill subiu para o 4ºlugar, com 1:21.130. Esses minutos finais, Villeneuve e Schumacher foram para a última tentativa, Mas ambos não conseguiram melhorar suas marcas. Villeneuve acabou ficando com a pole position com 1:21.072, Schumacher com 1:21.072 larga em 2º e Frentzen com 1:21.072 largaria em 3º. Completando os 6 primeiros colocados: Damon Hill com a surpreendente Arrows-Yamaha, Mika Hakkinen e David Coulthard com os carros da Mclaren. Foi uma grande classificação, mas a corrida seria muito melhor.  

Grid de Largada:

Piloto Equipe Chassis Motor Tempo
1ºFila        
1. Jacques Villeneuve   Rothmans Williams Renault FW19 Renault RS9B V10 1:21.072
2. Michael Schumacher   Scuderia Ferrari Marlboro F310B Ferrari 046/2 3.0 V10 1:21.072
2ºFila        
3. Heinz-Harald Frentzen   Rothmans Williams Renault FW19 Renault RS9B V10 1:21.072
4. Damon Hill  Danka Arrows Yamaha A18 Yamaha OX11A 3.0 V10 1:21.130
3ªFila        
5. Mika Hakkinen   West McLaren Mercedes MP4/12 Mercedes FO110E 3.0 V10 1:21.369
6. David Coulthard   West McLaren Mercedes MP4/12 Mercedes FO110E 3.0 V10 1:21.476
4ªFila        
7. Eddie Irvine   Scuderia Ferrari Marlboro F310B Ferrari 046/2 3.0 V10 1:21.610
8. Gerhard Berger   Mild Seven Benetton Renault B197 Renault RS9B V10 1:21.656
5ªFila        
9. Olvier Panis   Prost Gauloises Blondes JS45 Mugen-Honda MF-301HB 3.0 V10 1:21.735
10. Jean Alesi   Mild Seven Benetton Renault B197 Renault RS9B V10 1:22.011
6ªFila        
11. Jan Magnussen   HSBC Malaysia Stewart Ford SF01 Ford VJ Zetec-R 3.0 V10 1:22.167
12. Rubens Barrichello   HSBC Malaysia Stewart Ford SF01 Ford VJ Zetec-R 3.0 V10 1:22.222
7ªFila        
13. Pedro Paulo Diniz   Danka Arrows Yamaha A18 Yamaha OX11A 3.0 V10 1:22.234
14. Johnny Herbert   Red Bull Sauber Petronas C16 Petronas SPE-01 3.0 V10 1:22.263
8ªFila        
15. Shinji Nakano   Prost Gauloises Blondes JS45 Mugen-Honda MF-301HB 3.0 V10 1:22.351
16. Ralf Schumacher   B&H Total Jordan Peugeot 197 Peugeot A14 3.0 V10 1:22.740
9ªFila        
17. Giancarlo Fisichella   B&H Total Jordan Peugeot 197 Peugeot A14 3.0 V10 1:22.804
18. Norberto Fontana   Red Bull Sauber Petronas C16 Petronas SPE-01 3.0 V10 1:23.281
10ªFila        
19. Ukyo Katayama   Minardi F1 Team M197 Hart 830 AV7 3.0 V8 1:23.409
20. Tarso Marques   Minardi F1 Team M197 Hart 830 AV7 3.0 V8 1:23.854
11ªFila        
21. Mika Salo   PIAA Tyrrell 25 Ford ED5 3.0 V8 1:24.222
22. Jos Verstappen   PIAA Tyrrell 25 Ford ED5 3.0 V8 1:24.301

Villeneuve vence Schumacher e é Campeão do Mundo de 1997!

Chegamos ao dia da corrida, Jacques Villeneuve era o pole Position e Michael Schumacher 2ºLugar no Grid. Os dois pilotos além de Heinz-Harald Frentzen (Que largava em 3º) fizeram o mesmo tempo de 1:21.072. Para mim, essa foi uma das maiores corridas da História desde de quando eu acompanho Formula 1, a partir de 1992. O clima da Largada, todos estavam muito calmos, com concentração dos pilotos, nem parecia que estava prestes a começar uma Grande Guerra. Os postulantes ao título disputaram a prova com os outros 20 Coadjuvantes.

Todos foram para a Volta de Apresentação, Villeneuve além de enfrentar a dificuldade de enfrentar Schumacher estava com Febre e teria de enfrentar esse problema.

Na largada, Micharl Schumacher foi brilhante e assumiu a ponta, Frentzen foi para o Segundo lugar. Villeneuve não largou bem e decidiu adotar uma tática de espera, enquanto Frentzen iria para o ataque em cima de Schumacher. Hakkinen e Coulthard superaram Hill e passaram para o 4º e 5ºlugares, deixando o piloto da Arrows em 6º. Eddie Irvine vinha em 7º. Foi assim que terminou a primeira volta das 67 voltas que eram previstas em Jerez.

Em apenas uma volta Schumacher abriu 2 segundos de vantagem, Isso por causa da indecisão de Heinz-Harald Frentzen para assumir o Segundo lugar. Depois de passar para a segunda posição, Frentzen tentou atacar Schumacher com o objetivo de preservar Villeneuve nesse começo de prova, até porque, um enrosco dos dois faria de Michael Schumacher o campeão da temporada.

Frentzen não conseguiu chegar no Schumacher, não conseguia ajudar Villeneuve, mas Irvine pior ainda, nem se quer conseguia superar Damon Hill, estava bem mais longe de poder ajudar Michael nessa luta pelo título. Com 5 Voltas completadas: Schumacher tinha 1.993 segundos de frente para Frentzen e 3.295 segundos em cima de Jacques Villeneuve. Hakkinen, Coulthard, Hill, Irvine, Magnussen, Berger e Barrichello completavam os 10 primeiros lugares.

Na 6ªVolta, Schumacher foi 1 milésimo mais rápido que Frentzen, impressionante como o circuito de Jerez aprontou dessa com os cronômetros moderníssimos da Formula 1 em 1997. A transmissão falou que só faltava adotar o sistema do décimo de milésimo de segundo, Villeneuve percebendo que Frentzen não conseguiria ir para a Briga decidiu partir para a briga, O Canadense superou Frentzen que facilitou a ultrapassagem. A partir dai, Villeneuve teria 4 segundos em cima de Schumacher, que não seriam nada fácil tirar essa diferença a favor do piloto Alemão.

Na Volta 9, Villeneuve marca a melhor volta da corrida, mas só conseguiu reduzir a desvantagem em milésimos, já que Schumacher fez uma volta bem rápida. Villeneuve precisava ter paciência, precisava tirar a diferença aos poucos, andar rápido mas não se desesperar. Heinz-Harald Frentzen não tinha um bom ritmo de corrida. Cada vez mais, Mika Hakkinen e David Coulthard estavam na cola do piloto alemão, que não conseguiu ajudar Villeneuve na batalha pelo campeonato. Villeneuve tirava aos poucos a Desvantagem da pista para Schumacher, mas acabou errando em uma volta e perdeu 7 décimos sobre Schumacher, que estava vendo tudo dar certo para ele. Pedro Paulo Diniz rodou na 12ªVolta e foi o primeiro a abandonar a prova.

A Classificação após 15 Voltas: Michael Schumacher era o líder, Em 2º vinha Jacques Villeneuve, Heinz-Harald Frentzen em 3º, Mika Hakkinen em 4º, David Coulthard em 5º e Damon Hill em 6º. Mika Salo da Tyrrell e Tarso Marques da Minardi foram os primeiros a fazerem paradas nos boxes. Na metade do pelotão, Rubens Barrichello brigava com Olivier Panis e Jean Alesi pelo 10ºLugar. Claramente, O piloto da Stewart iria para uma única parada, diferente da tática de todos os outros pilotos. Na 16ªvolta, Michael Schumacher tinha 5.2 Segundos de vantagem para Villeneuve. Até aquele momento, era a corrida dos sonhos para os Ferraristas que vinham o titulo bem perto deles. Depois de 17 anos de seca. Frentzen já vinha a 11 segundos atrás do líder, com o 3ºlugar muito ameaçado por Hakkinen, Coulthard, Hill e Irvine. Ralf Schumacher foi para a sua 1ªparada na volta 17.  

Com 20 voltas completadas, Schumacher e Villeneuve estavam volta a volta disputando a liderança. Schumacher estava sendo favorecido pela Equivocada Tática de Frentzen tentar atacar o piloto da Ferrari. Olivier Panis parou para sua primeira parada de troca de pneus e reabastecimento. Ferrari e Williams se preparavam para a primeira parada dos postulantes do Titulo. Schumacher perdeu um pouco de tempo para colocar uma volta em cima de Tarso Marques.  Logo depois, O piloto da Ferrari foi para a primeira parada, A Ferrari fez um ótimo trabalho de 7.6 segundos.  Na volta Seguinte, Villeneuve foi para a sua primeira parada.

A situação mudou para Frentzen que passou a ser o líder, com Hakkinen em 2º, Schumacher em 3º, Coulthard em 4º e Villeneuve em 5º. Sendo que Frentzen, Hakkinen e Coulthard precisavam para nos boxes. A partir dai, o trabalho do escudeiro começou a ser bem feito pelo Frentzen a favor de Villeneuve e os 5 segundos que Schumacher tinha a frente começou a se diluir. Coulthard parou na volta 24, Hakkinen parou na volta 25, Já Frentzen acabou superado por Schumacher e por Villeneuve. Dessa vez Heinz-Harald Frentzen conseguiu cumprir bem seu papel de escudeiro. A vantagem de Schumacher para Villeneuve praticamente tinha sumido. Frentzen fez sua para na 28ªVolta , Berger que vinha em 4ºlugar parou na volta 30. Coulthard e Hakkinen voltavam para a 3ª e 4ªposições respectivamente, Frentzen caiu para 5º e Irvine superou Hill e assumiu a 6ªposição.

Schumacher e Villeneuve estavam colocando uma volta nos últimos colocados. Na volta 31, um lance absolutamente absurdo. O argentino Norberto Fontana da Sauber deixou Schumi passar, mas acabou atrapalhando muito a Villeneuve. No final da volta, O canadense colocou volta no argentino, mas Schumacher tinha conseguido abrir 3.1 segundos de Villeneuve. Fontana corrida pela Sauber, com motores Ferrari acabou ajudando Schumacher, possivelmente alguma coisa aconteceu para que um piloto que andava nas últimas posições tenha feito isso. Rubens Barrichello teve problemas e abandonou a corrida na 31ªVolta.

Na metade da Corrida: Schumacher estava em primeiro e Villeneuve em segundo. O Campeonato terminaria com Schumacher campeão com 88 pontos contra os 83 pontos de Villeneuve.

Classificação após 33 Voltas: 1ºM.Schumacher, 2ºVilleneuve 2.343, 3ºCoulthard 16.732, 4ºHakkinen 17.312, 5ºFrentzen 17.895 e 6ºIrvine 19.327. Villeneuve nessa altura já tinha um carro um pouco mais rápido que Schumacher, mas o Alemão no fazia ainda a diferença no braço e conseguia manter vantagem para o Canadense. Lá atrás, Frentzen, Coulthard, Hakkinen e Irvine brigavam pela terceira posição.

Na Briga pelos Retardatários, todos deixavam passar sem atrapalhar os lideres. Na 38ªvolta, Michael Schumacher tinha 1 segundo de frente para Villeneuve.  Ralf Schumacher estava na frente dos dois na volta seguinte. O Irmão de Michael teve a atitude correta com os dois pilotos. Mesmo assim, Schumacher ganhou 7 décimos sobre o Canadense. Enquanto que Ralf Schumacher estava com o carro fumando, o que poderia indicar fim de corrida para o piloto da Jordan (Foi o que aconteceu na 44ªVolta)

Na Volta 42, Schumacher era o Líder, com 2.379 de diferença para Villeneuve. Coulthard, Hakkinen, Frentzen e Irvine brigavam pelo 3ºlugar. Tanto a Ferrari como a Williams estavam prontas para a última parada de boxes do campeonato para ambos.  Estávamos prestes a ver a Batalha Final entre os dois pilotos, depois dos boxes, Schumacher e Villeneuve fariam o último combate.

Na 43ªVolta, Schumacher fez sua parada, completada em 9.4 segundos de troca de pneus e de combustível para terminar a corrida. Na volta seguinte, Villeneuve foi para os pits e a Williams trabalhou bem, a parada foi feita em 8.3 segundos. Depois das paradas, Schumacher continuava na liderança com Villeneuve voltando atrás de David Coulthard que precisava fazer a segunda parada. Depois da ida do escocês aos boxes pela segunda vez, A batalha entre os dois estava para começar.

Schumacher teria 24 voltas para defender a liderança para confirmar o primeiro título pela Ferrari. Já Villeneuve teria 24 voltas para superar Schumacher e conquistar o seu primeiro título mundial. O rendimento do piloto da Ferrari não era o mesmo das duas primeiras partes da corrida. Na volta 48, Villeneuve chega de vez em Schumi. Quando o Canadense foi passar Schumacher. Em pleno desespero e de vigarice completa, Michael Schumacher fez a mesma manobra do GP da Austrália de 1994, tentou jogar o carro para cima de Villeneuve…

… mas dessa vez, o desfecho foi outro, Schumacher foi para a brita e não saiu mais de lá, Já Villeneuve continuou em frente e assumiu a liderança. Depois disso até viu se o carro estava em ordem e o seu Williams estava em ordem para continuar em frente, rumo ao campeonato.

Com 50 Voltas completadas a classificação era a seguinte: Villeneuve era o líder, com 10.076 segundos de frente para David Coulthard. Em terceiro vinha Mika Hakkinen com 10.712 segundos atrás de Villeneuve. Depois vinha Eddie Irvine a 13.878 segundos, Gerhard Berger a 16.768 segundos e Heinz-Harald Frentzen com 23.356 segundos atrás do líder. Olivier Panis em 7º vinha bem longe do Frentzen.

Ou seja, para Villeneuve era só administrar a corrida nas voltas finais para confirmar o título. Coulthard e Hakkinen brigavam pelo segundo lugar e Berger pressionava Irvine pelo 4ºLugar. Schumacher estava rezando para Villeneuve abandonar a corrida para recuperar o Campeonato que estava nas suas mãos, mas com uma atitude tão feia como aquela que fez, Seria muito feio para o esporte se ele fosse o campeão. Seria uma vergonha para a Formula 1 e para o esporte em geral.

Na transmissão brasileira da Formula 1, Ricardo Zonta falou que Schumacher jogou o carro para cima de Villeneuve. Não restava dúvidas que o fato ou foi de puro desespero ou de mau-caratismo mesmo, Algo que sempre rondou a carreira de Michael Schumacher.

A 11 voltas do Final, Villeneuve tinha 5.1 segundos na frente de Coulthard. Shinji Nakano estava perto de Villeneuve, mas para alivio do líder, Nakano era um piloto que nem de longe das Tradições dos pilotos japoneses que faziam atrapalhadas na pista (Inclusive, considero ele o mais consistente dos nipônicos a chegarem a Formula 1 até chegarem Takuma Sato e Kamui Kobayashi, Apesar de não ser um piloto tão rápido e de grande resultados) Após 3 a 4 voltas perto, Villeneuve acabou deixando o piloto da Prost passar.

Berger tenta ultrapassar Irvine a 5 voltas do Final. Villeneuve lidera com os dois pilotos da Mclaren se aproximando dele. Na volta 65, Coulthard e Hakkinen se aproximam definitivamente do piloto canadense.  Villeneuve e sua equipe decidiram que essa vitória não era o mais importante, O importante era levar o carro até o final e comemorar o campeonato. A 3 Voltas do final, Hakkinen supera Coulthard assume a segunda posição.

Berger depois de Varias e Varias Tentativas passou Irvine e foi buscar o pódio a todo o custo a 2 voltas do final. do primeiro até sexto colocado estavam todos muito perto.

Villeneuve entra na volta final como líder, com 1.235 de vantagem para Hakkinen. Mas ele decide não mais arriscar, e deixa Hakkinen passar e na curva final deixa Coulthard passar para o segundo lugar. A terceira posição para Villeneuve foi o suficiente para o Canadense conquistar o Titulo mundial. Depois de tantas lutas e batalhas durante a temporada, Villeneuve conquistou o titulo de Forma Merecida. Já os pilotos da Mclaren conquistavam a Dobradinha, e Berger fecha brilhantemente sua carreira em 4ºLugar. Irvine em 5º foi simplesmente inútil para a Ferrari e Frentzen completou a zona de pontos.

Devido a manobra totalmente inconsequente, as consequências para Schumacher foram terríveis: Ele perdeu todos os pontos na temporada de 1997,e perdeu o Vice-campeonato, além de ficar mais queimado no mundo da Formula 1. Porém acabou tendo suas vitórias mantidas, No que eu acho errado, Schumacher deveria perder também as vitórias e todos os resultados conquistados, mas pelo menos ele foi punido com vigor que ele merecia ser punido.

O dia 26 de Outubro de 1997 é um dia para a Formula 1 guardar para sempre da Memória. Um Grande dia em que mais uma vez o bem venceu o mal. Villeneuve jogou limpo e foi o Campeão com justiça completa e plena.

Como Seria o campeonato se Schumacher tivesse perdido todos os pontos, Resultados que ele obteve em 1997.

Mundial de Pilotos:

Mundial de Construtores:

Resultado final do GP da Europa de 1997

 

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Formel1mic/BestLap

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