Corridas Históricas: GP da Europa de 1993

Grid de Largada

1 Alain Prost (Williams/Renault) 1’10.458
2 Damon Hill (Williams/Renault) 1’10.762
3 Michael Schumacher (Benetton/Ford) 1’12.008
4 Ayrton Senna (McLaren/Ford) 1’12.107
5 Karl Wendlinger (Sauber) 1’12.738
6 Michael Andretti (McLaren/Ford) 1’12.739
7 J J Lehto (Sauber) 1’12.763
8 Gerhard Berger (Ferrari) 1’12.862
9 Jean Alesi (Ferrari) 1’12.980
10 Riccardo Patrese (Benetton/Ford) 1’12.982
11 Johnny Herbert (Lotus/Ford) 1’13.328
12 Rubens Barrichello (Jordan/Hart) 1’13.514
13 Alessandro Zanardi (Lotus/Ford) 1’13.560
14 Derek Warwick (Footwork/Mugen-Honda) 1’13.664
15 Philippe Alliot (Larrousse/Lamborghini) 1’13.665
16 Christian Fittipaldi (Minardi/Ford) 1’13.666
17 Erik Comas (Larrousse/Lamborghini) 1’13.970
18 Ukyo Katayama (Tyrrell/Yamaha) 1’14.121
19 Thierry Boutsen (Jordan/Hart) 1’14.246
20 Fabrizio Barbazza (Minardi/Ford) 1’14.274
21 Mark Blundell (Ligier/Renault) 1’14.301
22 Martin Brundle (Ligier/Renault) 1’14.306
23 Aguri Suzuki (Footwork/Mugen-Honda) 1’14.927
24 Michele Alboreto (Lola/Ferrari) 1’15.322
25 Andrea de Cesaris (Tyrrell/Yamaha) 1’15.417

Não Largou:

Luca Badoer (Lola/Ferrari) 1’15.641

Senna em Volta mágica vence em Donington em mais um dia de consagração do Mito

Dizem que você não se ganha uma corrida na primeira volta, mas nesse caso a vitória foi conquistada e construída na primeira volta, Senna que largava em Quarto lugar na largada é atacado pelo Michael Schumacher , enquanto isso Karl Wendlinger com sua Sauber-Ilmor assumia o 3ºlugar se aproveitando da preocupação de Schumacher em tentar atacar ele, Prost manteria a ponta com Hill em segundo. Na terceira Curva Senna passa Wendlinger, Na quinta pra sexta curva Senna passa por Hill e iria a caça de Prost, enquanto isso Andretti e Wendlinger se estranharam e foram para a abrita, abandonarem a corrida, na parte final da Pista Senna já assumia a ponta, com Prost em 2º, Hill em 3º e Rubens Barrichello que largou em 12º Já estava em 4º.

Senna já abria uma enormidade em cima das Williams. Classificação após 2 Voltas: Senna 3:03.725, Prost a 4.246, Hill a 5.241, Barrichello a 7.373, Alesi a 8.972 e Schumacher a 9.560. Senna com sua incrível Habilidade na Chuva estava já se impondo em 1º. Antes de Fechar a Segunda Volta Alboreto rodava na Reta dos boxes. Outro que merecia destaque era o Italiano Fabrizio Barbazza que estava em 10ºlugar até aquele momento da corrida, Até aquele presente momento tudo estava favorecendo Ayrton Senna, ele estava em primeiro do jeito que ele queria, Chovendo e o seu mais próximo seguidor era Alain Prost que era o inverso ao Senna na Chuva, ele não queria saber de Chuva e estava 6.422 atrás do Brasileiro, Brundle iria para os boxes, muito cedo para uma parada, já deveria esta com problemas.

Nas primeiras voltas Senna já encontrava retardatários como Katayama e Alboreto. Classificação após 7 voltas: Senna (10.27.491) Prost (a 5.340) Hill (a 7.546) Barrichello (a 14.315), Alesi (a 15.456), Schumacher (a 16.242), Berger (a 18.925), Herbert (a 25.568), Patrese (a 27.898), Barbazza (a 33.373), Alliot (a 42.768) e Zanardi (43.050) Brundle deixava a corrida na volta 7 por causa de uma rodada e ficou em uma posição perigosa.

Barrichello vinha em um ótimo 4ºlugar, atrás dele vinham perto Alesi de Ferrari e Schumacher de Benetton que tinham carros melhores do que a Jordan de 1993.

Ayrton Senna fazia a melhor volta da corrida, 1:27.843 uma média de 164,87 Km/h (102,45 Mph), Enquanto isso Johnny Herbert fazia a primeira parada nos boxes na volta 12.

Alain Prost na volta seguinte respondeu com 1:27.438 tomou a melhor volta da corrida de Ayrton Senna. 165,64 Km/h (102,92 Mph) E andando perto de Prost estava seu companheiro de equipe Damon Hill em 3ºlugar, Senna ultrapassava mais dois retardatários uma Footwork e uma Larrousse e tinha pela frente a Lotus de Zanardi tanto é que Prost diminuía a distância que tinha atrás de Senna; a Diferença era de 3.5 Segundos, Mas agora era os carros da Williams que pegariam os retardatários e Hill perto de Prost estava sim procurando passar o Francês, em meio a essa Briga Senna vinha abrindo dos dois e em duas voltas a distância dobrou de 3,5 para 6,8 segundos. Berger fazia sua troca de pneus, uma parada por sinal muito ruim mesmo, mais de 20 segundos parado para a troca de pneus e para completar motor dele morreu.

Prost fazia a melhor volta da corrida 1:26.912 – 166,64 Km/h (103.54 Mph) Classificação após 15 Voltas: Senna, Prost, Hill, Barrichello, Alesi, Schumacher são os 6 primeiros colocados.

A pista começava a ter trilho e com o tempo seco era tendência das Williams andarem bem mais do que a Mclaren com o motor Ford HB5 – Geração 7 contra os Renault RS V10 e os Ford HB5 – Geração 8, Alesi fez sua troca de pneus e Alboreto na volta 18 já tinha tomado 2 voltas de Ayrton Senna, Hill foi para a sua primeira parada, numa troca efetivamente rápida para o Piloto Britânico. Senna na volta 19 fez sua troca de pneus, o tempo foi bom sim 8.31 Segundos e permitiu que ele voltasse em 2ºlugar na corrida, Prost assumia a ponta da corrida, Mas ele teria que parar, a pista já estava com trilho seco e seus pneus já estavam desgastados demais sendo pneus de chuva.

Na volta 20 Prost foi para os boxes e fez sua 1ªparada para troca de pneus, e a Williams trabalhou muito bem com uma troca de 7.32 segundos mas não foi o bastante para voltar na frente de Ayrton Senna enquanto isso Damon Hill com 1:23.985 fazia a melhor volta da corrida (172.44 Km/h – 107.15 Mph). Agora com pneus de pista seca se esperava melhor ritmo de corrida dos pilotos da Williams. Berger abandonava a corrida com problemas de Suspensão. E na Volta seguinte Blundell também deixava a corrida com uma rodada, igual ao seu companheiro de Equipe Brundle que com o mesmo carro teve o mesmo destino voltas antes. Classificação após 20 voltas: Senna (29:45.973) Prost (5.140), Hill (6.910), Alesi (16.445), Barrichello (19.376) e Schumacher (20.495). Abandonaram a corrida até agora em 20 voltas: Wendlinger, Andretti, Brundle, Katayama, Lehto, Berger e Blundell.

Senna continuava líder da corrida e Prost iria aos boxes pela segunda vez, começava a chover de novo, enquanto isso Schumacher roda e fica na brita, com isso ele deixa a corrida, na volta 23 a classificação era Senna, Hill, Alesi, Barrichello, Prost e Herbert. Senna tinha 12.520 na frente de Damon Hill, começava a chover de novo, Hill foi aos boxes fazer a segunda parada para colocar os pneus de chuva, demorou 8 segundos para fazer a parada. Senna continuava em primeiro e com os pneus de pista seca na pista já parcialmente molhada de novo e com 20.317 na frente de Jean Alesi, enquanto isso Rubens Barrichello sofria pressão de Alain Prost, na briga pela 3ªposição, mas se aproveitando da ruim reputação de Prost na chuva Barrichello mesmo com um carro infinitamente inferior ao Francês ficava na frente. Mostrando que surgia mais um jovem talento Brasileiro na Formula 1.

Senna na volta 27 vai para a sua segunda parada, para colocar pneus de pista molhada, mais uma vez a Mclaren trabalhou rápido fazendo a parada em 6.42 segundos. De Cesaris e Alliot acabaram se envolvendo em uma rodada, por culpa do De Cesaris que rodou (não bateu, quem diria) mas voltou a corrida, já Philippe Alliot não, o número 19 não voltou para o campo de batalha.

Alesi faz sua segunda parada e mais uma vez a Ferrari trabalhou mal, 14 segundos para fazer essa troca. Senna tinha 14.734 de vantagem na Frente de Alain Prost que mesmo com o melhor carro não conseguia se aproximar de Senna. Hill era o Terceiro, mas muito longe de Prost e Rubens Barrichello estava em 4ºlugar e pressionando a Hill. Suzuki é outro a passear pela brita.

Classificação após 31 Voltas: Senna (45:56.176) Prost (11.522) Hill (27.156) Barrichello (28.716) Alesi (40.792) Herbert (1:00.930) Barbazza (1 Volta) Patrese (1 Volta) Fittipaldi (1 Volta) Warwick (1 Volta) Boutsen (1 Volta) Zanardi (1 Volta).

Mas na volta seguinte Barrichello passou Hill e assumia a 3ªposição, numa corrida magistral e a Williams se armou de novo aos boxes e de novo com Prost que fazia sua terceira parada em 7.12 segundos. na volta 33 para 34 Senna foi para os boxes para a 3ªtroca de pneus Mas dessa vez a Mclaren erra e Senna perde muito tempo na sua parada que durou quase 20 segundos e voltou atrás de Alain Prost, Também Hill fazia sua troca de pneus.

Prost estava a 6.834 segundos na Frente de Senna e finalmente depois de 34 voltas ele assumia a liderança da corrida. Alesi também perde tempo nos boxes na sua 3ºparada para troca de pneus e Senna e faz a melhor volta da corrida 1:22.545 (175.45 Km/h – 109.02 Mph) e depois 1:21.272 (178.28 Km/h – 110.,73 Mph) e de forma avassaladora Senna chegava em cima de Prost, Hill chegava em Barrichello para brigar pelo terceiro lugar na corrida. E Prost foi para os boxes fazer a 4ªtroca de pneus, Senna retornava a ponta da corrida isso na volta 39, Alesi deixava a corrida na volta 37 com problemas de Câmbio

Classificação após 39 voltas: Senna, Prost, Hill, Barrichello, Herbert e Patrese, os seis primeiros colocados. Senna tinha quase 16 segundos na Frente de Prost. Hill foi para os boxes na volta 42, Barrichello passou para o Terceiro lugar, uma coisa que a Jordan nunca conseguiu em 1992 e em 1991 conseguiu em algumas corridas ainda por cima com o Motor Hart, era sem dúvida a primeira grande corrida de Barrichello na Formula 1. Senna continuava aumentando a distância em cima de Alain Prost que se via perdido na corrida, sem ter condições de passar Senna e estando no pior tipo de pista possível para o Francês.

Classificação após 45 Voltas: Senna (1:06:10.150) Prost (21.471), Barrichello (58.310) Hill (1:06.317), Herbert (1 Volta) Patrese (1 Volta).

Na volta 48 ai vem toda a lambança de Prost na Corrida, ele iria para mais uma parada, a 5ªparada na corrida seu motor morreu quando ele iria sair e perdeu muito tempo mais muito tempo mesmo e voltou em 4ºlugar, Passou Hill e depois 4 voltas depois ele fazia a 6ªparada nos boxes, ficava em 4ºlugar, Barrichello no momento era o segundo colocado na corrida, com uma Jordan que não passava perto de ser era competitivo. Já Hill iria para a tropa de pneus pela 4ªVez. Patrese sofria para ficar na Frente da Minardi de Fabrizio Barbazza, um patético desempenho do Italiano.

Senna estava a 1 minuto e 18 segundos na frente de Rubens Barrichello. Senna tinha uma volta na Frente de Prost e de Hill. Alias Hill na volta 55 passava a Terceira posição na corrida, a corrida chegava ao seu Quatro final. Senna com o tempo de 1:20.413 (180.11 Km/h – 111.81 Mph) fez a volta mais rápida da corrida e Dava uma volta em cima de Rubens Barrichello que estava em segundo lugar. logo depois Barrichello faz mais uma parada nos boxes.

De Cesaris acabou tendo problemas de Câmbio e abandonou a corrida restando 21 voltas. Senna fez uma das suas genialidades, ele foi para os boxes, mas não para trocar pneus, ele simplismente passou pelos boxes e voltou a pista, com isso ele fez a melhor volta da corrida. 1’18”029 – 185.608 Km/h, incrível enquanto isso Hill e Prost ultrapassaram Barrichello e assumiram o 2º e 3ºcolocados. A Classificação após 60 Voltas era: Senna, Hill (1 Volta), Prost (1 Volta) , Barrichello (1 Volta), Herbert (1 Volta) e Warwick (2 Voltas).

Outro piloto que fazia uma grande corrida era Derek Warwick que vinha em 6ºlugar na Frente de Riccardo Patrese com o Benetton enquanto que o Inglês não tinha nada mais do que o Medíocre Footwork-Mugen Honda de 1993, Alias desempenho absolutamente medíocre de Riccardo Patrese que não demonstrava nem 10% da Habilidade do carro da Benetton, uma vergonha e além do mais estava sendo pressionado pelo Italiano Fabrizio Barbazza com a Minardi-Ford que convenhamos também fazia grande corrida, Thierry Boutsen teve problemas com o acelerador abandonou a corrida na volta 61.

Classificação na Volta 67: Senna, Hill, Prost, Barrichello, Herbert, Warwick.

Senna acabou fazendo uma 5ªparada nos boxes com 11.52 segundos, nem precisava de uma parada muito rápida na volta 66, pois sua vantagem era enorme. Derek Warwick que vinha numa grande corrida abandonava com problemas de Câmbio, com isso Patrese era o 6ºcolocado, mas só para se ver o desempenho sofrível do Italiano Fabrizio Barbazza passou ele e ficou na frente de Patrese por uma volta (volta 69) mas Patrese recuperou na volta seguinte com a Rodada de Barbazza.

Enquanto Senna se encaminhava para o Final da corrida, Rubens Barrichello que estava em 3ºlugar e próximo de conquistar um pódio consagrador em sua 3ªcorrida na Formula 1 foi traído pelo câmbio de seu carro e deixou a corrida, Prost agradecia por que com tudo que houve com ele ele ainda teria um lugar no pódio em 3ºlugar, mas isso alimentou as esperanças de Herbert de colocar a Lotus no pódio, mas acabou Alain Prost mantendo o seu pódio após uma atuação decepcionante.

Mais decepcionante ainda foi Riccardo Patrese que acabou em 5ºlugar numa corrida em que ele deu uma sorte imensa em ter as quebras de Barrichello e Warwick pois ele mereceu ficar de Fora dos pontos, Barbazza completou a zona de pontuação após uma atuação muito boa de sua Minardi fechando em 6ºlugar e só não terminou em 5ºlugar por que rodou na parte final de corrida, Apesar da Rodada nas últimas voltas Herbert repetiu o 4ºlugar do Brasil para a Lotus-Ford. Senna foi soberano na pista de Donington, O Dominio do Brasileiro foi tanto que Somente Damon Hill terminou com Senna as 76 voltas da corrida, mas a 1:23.199 de desvantagem em cima do Brasileiro, todos os outros que terminaram a corrida tinham volta atrás de Senna, Prost e Herbert com 1 volta, Patrese e Barbazza com 2 voltas, para se ter a ideia o último colocado Michele Alboreto ficou a 6 voltas do vencedor.

Resultado Final do GP da Europa de 1993

Fotos:

 

View post on imgur.com

Fonte das Fotos: Bestlap, Formel1mic

Texto: Deivison da Conceição da Silva

Deixe um comentário