GP da Emilia Romagna – 2ªEtapa do Mundial de Formula 1 – 2021

Corrida que começou com chuva e terminou com a pista seca, uma interrupção e belos duelos. Tudo que marcou o GP da Emilia Romagna será narrada em texto. Como foi que Verstappen venceu esse GP.

Com chuva, a corrida começou  e na largada, Verstappen tomou a ponta de Hamilton em uma grande largada do piloto da Red Bull. Já Lewis, precisou segurar a segunda posição com uma parte da sua asa levemente danificada (Ao tentar dar o troco em Max). Leclerc passou Perez e assumiu a terceira posição. Detalhe: Leclerc rodou na volta de apresentação, mas não teve prejuízo para sua corrida no começo de prova.

Logo na primeira volta, o primeiro safety car aconteceu. Nicholas Latifi acabou rodando e até conseguiu voltar sem problemas, mas dai Mazepin jogou o canadense para o muro e acabando com uma possível e promissora prova do piloto da Williams.

Verstappen na frente, seguido de Hamilton, Leclerc, Perez, Ricciardo, Gasly, Stroll, Sainz jr., Norris, Bottas, Russell, Raikkonen, Giovinazzi, Tsunoda, Mick Schumacher, Alonso, Vettel, Mazepin e Ocon.

Na 4ªVolta, Mick Schumacher ao aquecer os pneus roda e bate logo após a saída dos boxes. E o mais absurdo de tudo, os boxes estavam fechados e Mick teve de andar por 2 voltas seguidas com a asa dianteira danificada, até que os boxes fossem reabertos.

Relargada na 7ªvolta, Lewis tentou recuperar a ponta, mas Verstappen se manteve firme na frente enquanto que Leclerc se animou e tentou atacar o piloto da Mercedes. Perez acabou perdendo posições no Safety Car e erroneamente passou Ricciardo para recuperar a suposta posição, se deu mal e foi punido com o Stop Go de 10 segundos, eles seriam compridos assim que ele fosse para os boxes.

Gasly estava prejudicado, seus pneus de pista molhada não rendiam uma pista em processo de secagem, graças a essa tática equivocada da Alpha Tauri, Gasly acabou superado por Sainz jr. e depois por Norris, Stroll, Bottas e os demais pilotos. Na volta 17, o francês faz sua parada e coloca os pneus intermediários. Em todo esse meio tempo, Sainz jr. escapou para fora da pista por 2 vezes, mas acabou sem maiores prejuízos.

Lá na frente, em apenas 18 voltas, Max chega no grupo de trás para colocar volta sobre eles, a velocidade de Verstappen e Hamilton era impressionante sobre os demais. Enquanto isso, Lando Norris passou Daniel Ricciardo e passou a ser o 5ºcolocado.

Já lá atrás, Vettel arriscou pneus de pista seca, mas acabou sendo punido e teve de voltar aos boxes. A pista já estava começando a ficar boa o bastante para ser colocados os pneus de pista seca, um trio já estava sendo formado. Na volta 28, Verstappen vai para os boxes e a partir dai, praticamente todo mundo foi fazer sua parada para colocar os pneus de pista seca.

Hamilton passou na volta 29 e voltou logo atrás de Verstappen. Duas voltas depois, Lewis ao tentar se aproximar para atacar Max acabou passando reto na Tossa que o levou para fora da pista. Por um momento se achava que ela o fim para Lewis, mas ele conseguiu voltar à corrida, mas com um enorme prejuízo, quase uma volta sobre o líder da prova.

Na volta 33, Bottas que vivia uma corrida muito complicada acabou atingido por George Russell e sofrendo junto do piloto da Williams um grave acidente. Felizmente não teve nenhum dos pilotos ferido o machucado…

Opinião… Quem foi o culpado? Para mim o lance é normal de corrida, Russell tentou passar Bottas, mas ao pisar na grama molhada acabou rodando e atingindo Bottas. Não tem um culpado nessa história, já que o finlandês estava na trajetória normal, deixando espaço para Russell fazer a ultrapassagem. O agravante da história é que a pista estava seca, mas fora do traçado ainda estava molhado e a grama ainda estava molhada.

Com todo o estrago da pista, nem mesmo o safety car foi o bastante. A Bandeira vermelha foi acionada e a corrida parou na 34ªVolta para os reparos necessários na pista e a retirada dos carros e destroços. Com tudo que aconteceu, os pilotos voltaram a pista após 40 minutos de paralização. A Classificação era a seguinte: Verstappen, Leclerc, Norris, Perez, Sainz jr., Ricciardo, Stroll, Raikkonen, Hamilton, Tsunoda, Giovinazzi, Alonso, Ocon, Gasly, Vettel, Schumacher e Mazepin.

Após arrumarem o grid, os pilotos saíram para 1 volta com safety car. Na 35ªVolta a relargada aconteceu, Norris pula muito bem e ganha a segunda posição das mãos de Leclerc. Tsunoda chegou a passar Hamilton, mas acabou o japonês rodando e perdendo várias posições, só voltando na 13ªposição. Kimi Raikkonen perdeu posições na volta de reapresentação e perdeu posições de Hamilton e Tsunoda.

Norris chega a flertar uma aproximação em Verstappen, mas o holandês tinha mais carro e logo abriu para o piloto da Mclaren que estava com os pneus mais macios. Sergio Perez que vinha em uma bela 4ªposição roda na Variante Villeneuve e acaba caindo para as últimas posições.

Lewis Hamilton vinha em 7º, mas estava com dificuldades para passar Stroll, foram 5 voltas onde o piloto da Aston Martin se defendeu muito bem. Na volta 39, Hamilton conseguiu a ultrapassagem e assumiu a 6ªposição. A próxima vitima era Daniel Ricciardo, enquanto essa briga iria acontecer, Verstappen já tinha colocado quase 4 segundos a frente de Norris que vinha com Leclerc e Sainz jr. um pouco atrás.

Hamilton passou Ricciardo na primeira tentativa e subiu para a 5ªposição. Naquela altura da prova, não seria nada demais ele recuperar a segunda posição, pois ainda faltava 20 voltas para terminar a corrida. Enquanto Hamilton tenta chegar em Sainz jr. Vettel e Perez brigavam pela 12ªposição por muitas voltas, até que Perez conseguiu passar o tetracampeão do mundo na 48ªVolta.

Hamilton chegou em Sainz jr. e a briga entre os 2 durou por 2 voltas. Foi na volta 50 que Lewis superou o piloto da Ferrari e passou para 4ªposição. Quase que de imediato encostou em Leclerc da Ferrari que já vinha a menos de 1 segundo de Norris e por isso ele poderia abrir a Asa dianteira. Isso dificultou muito a missão de Hamilton.

Durante voltas, Leclerc usava a asa móvel e evitou por muitas voltas a ultrapassagem de Hamilton. Porém, no momento que Leclerc não pode usar mais a asa móvel acabou ficando vuneravel e na volta 57, Hamilton passa Leclerc e assumiu a 3ªposição. Só restava ultrapassar Lando Norris para recuperar a segunda posição. Hamilton não teve facilidade com o piloto da Mclaren que lutou muito para permanecer na frente.

Na volta 60, Hamilton finalmente conseguiu essa ultrapassagem e volta para a segunda posição. Era o máximo que dava para Lewis fazer, além da volta mais rápida que estava nas suas mãos.

Max Verstappen conquista a vitória em Imola, em uma atuação irretocável e dominadora na corrida inteira, A primeira do ano o que deixa como o vice-líder do Mundial, 1 ponto atrás de Lewis Hamilton, segundo colocado da prova. A vantagem do piloto da Mercedes é o ponto da volta mais rápida da prova de hoje. Por sinal, uma corrida que poderia acabar bem mal para Lewis, mas a bandeira vermelha ajudou e a recuperação que teve fez da recuperação de Hamilton numa grande recuperação. O pódio foi completado pelo inglês Lando Norris. O segundo pódio do piloto inglês na Formula 1 pela Mclaren, o que torna Lando o 3ºlugar no Mundial de pilotos.

Ótima corrida de Charles Leclerc, apesar do 4ºlugar e de não ter conseguido o pódio, mas acabou andando sempre nas primeiras posições. Carlos Sainz jr. apesar de 2 saídas de pista acabou na 5ªposição. Daniel Ricciardo não conseguiu andar tão rápido quanto Norris, mas conseguiu chegar em uma honrosa 6ªposição, segurando Lance Stroll e Pierre Gasly na reta final de corrida. O piloto da Aston Martin acabou sendo punido em 5 segundos (que ter levado vantagem em uma curva) e com isso o beneficiado foi o piloto da Alpha Tauri que ficou em 7ºlugar enquanto que Stroll ficou em 8ºlugar. Ambos com corridas elogiáveis, Gasly conseguiu se recuperar da péssima escolha de pneus da sua equipe, já Stroll fez uma corrida muito elogiável e resistindo a ataques de pilotos mais rápidos, uma pena a punição, mas uma boa corrida do Canadense.

Kimi Raikkonen chegou em 9º, mas foi punido em 30 segundos e caiu para a 13ªposição e perdendo os primeiros pontos da Alfa Romeo. Já a Alpine conquistou seus primeiros pontos com seus dois pilotos, Ocon ficou em 9º e Alonso na 10º. Os dois seguraram Sergio Perez, os erros foram decisivos para que chevo saísse de Ímola sem ponto na 11ªposição.

Yuki Tsunoda pagou pela inexperiência, a rodada comprometeu suas chances de pontos ficando apenas na 12ªposição. Antonio Giovinazzi acabou tendo de ir para os boxes para retirar uma peça de carro, foi outro piloto que teve seu resultado comprometido, ficou na 14ªposição, a 1 volta atrás.

Sebastian Vettel em outra corrida comprometida, abandonou na última volta, mas acabou classificado na 15ªposição, a frente de Mick Schumacher e Nikita Mazepin da Haas. Os carros da equipe norte-americana são muito ruins mesmo e não dão qualquer chance para seus pilotos desempenharem algo melhor. A terceira etapa do campeonato vai acontecer em Portugal, no circuito de Alvarge no dia 2 de Maio.

Resultado final do GP da Emilia Romagna
2ªEtapa do Mundial de Formula 1 – Temporada 2021

pospilotoequipeChassiMotorVoltasTempo
133Max VerstappenRed Bull Racing HondaRB16BHonda RA621H632:02:34.598
244Lewis HamiltonMercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M1263a 22.000s
34Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M1263a 23.702s
416Charles LeclercScuderia Mission Winnow FerrariSF21Ferrari 065/663a 25.579s
555Carlos SainzScuderia Mission Winnow FerrariSF21Ferrari 065/663a 27.036s
63Daniel RicciardoMcLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M1263a 51.220s
710Pierre GaslyScuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621H63a 52.818s
818Lance StrollAston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M1263a 56.909s
931Esteban OconAlpine F1 TeamA521Renault E-Tech 20B63a 65.704s
1014Fernando AlonsoAlpine F1 TeamA521Renault E-Tech 20B63a 66.561s
1111Sergio PerezRed Bull Racing HondaRB16BHonda RA621H63a 67.151s
1222Yuki TsunodaScuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621H63a 73.184s
137Kimi RäikkönenAlfa Romeo Racing OrlenC41Ferrari 065/663a 94.773s
1499Antonio GiovinazziAlfa Romeo Racing OrlenC41Ferrari 065/662a 1 Volta
155Sebastian VettelAston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M1261a 2 Voltas
1647Mick SchumacherUralkali Haas F1 TeamVF-21Ferrari 065/661a 2 Voltas
179Nikita MazepinUralkali Haas F1 TeamVF-21Ferrari 065/661a 2 Voltas
77Valtteri BottasMercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M1230acidente
63George RussellWilliams RacingFW43BMercedes-AMG F1 M1230acidente
6Nicholas LatifiWilliams RacingFW43BMercedes-AMG F1 M120acidente

Melhor volta de cada piloto – Lewis Hamilton ganhou um ponto pela melhor volta da prova

pospilotoEquipeChassisMotorTemponº da Volta
144Lewis HamiltonMercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M121: 16.70260
233Max VerstappenRed Bull Racing HondaRB16BHonda RA621H1: 17.52460
34Lando NorrisMcLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M121:18.25963
411Sergio PerezRed Bull Racing HondaRB16BHonda RA621H1: 18.33449
522Yuki TsunodaScuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621H1: 18.35362
616Charles LeclercScuderia Mission Winnow FerrariSF21Ferrari 065/61: 18.37960
755Carlos SainzScuderia Mission Winnow FerrariSF21Ferrari 065/61: 18.49060
810Pierre GaslyScuderia AlphaTauri HondaAT02Honda RA621H1: 18.78259
918Lance StrollAston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M121: 18.99452
105Sebastian VettelAston Martin Cognizant F1 TeamAMR21Mercedes-AMG F1 M121: 19.07459
1147Mick SchumacherUralkali Haas F1 TeamVF-21Ferrari 065/61:19.19358
123Daniel RicciardoMcLaren F1 TeamMCL35MMercedes-AMG F1 M121: 19.34154
1314Fernando alonsoAlpine F1 TeamA521Renault E-Tech 20B1: 19.39662
1431Esteban OconAlpine F1 TeamA521Renault E-Tech 20B1: 19.41762
157Kimi RäikkönenAlfa Romeo Racing OrlenC41Ferrari 065/61: 19.42262
1699Antonio GiovinazziAlfa Romeo Racing OrlenC41Ferrari 065/61: 19.47057
179Nikita MazepinUralkali Haas F1 TeamVF-21Ferrari 065/61: 20.40255
1863George RussellWilliams RacingFW43BMercedes-AMG F1 M121: 26.54328
1977Valtteri BottasMercedes-AMG Petronas F1 TeamF1 W12Mercedes-AMG F1 M121:28.48530

Fotos:

image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host image host

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Red Bull/Mclaren/Aston Martin/Renault/Ferrari/Alpha Tauri/Alfa Romeo/Haas/Williams

Deixe uma resposta