GP da Emilia-Romagna – 16ªEtapa – Mundial da Motovelocidade 2021 – Moto 3

Pista molhada na sessão de classificação da Moto 3, mas sem chuva, com possibilidades de a pista começar a secar. Dois pilotos estavam fazendo sua estreia na segunda prova de Misano. O colombiano David Alonso que substitui Sergio Garcia na Gas Gas e o Indonésio Mario Aji, convidado da Honda Asia Team. Esse Indonésio deu um belo cartão de visitas com 4 minutos de sessão, marcando o melhor tempo. Até quando Jaume Masia superou o tempo de Aji e assumiu a liderança na primeira volta dos pilotos da repescagem.

A 9 minutos do final, Tatsuki Suzuki passa a liderar, com a marca de 1:52.737. Esse tempo seria melhorado volta após volta. 20 segundos depois, Masia baixa seu tempo para 1:51.769 e volta a liderança, mas a liderança do piloto da Ajo só dura 20 segundos, já que Niccolò Antonelli foi para a liderança com 1:51.704. Os classificados eram: Antonelli, Masia, Suzuki e Aji.

A pista continuava a melhorar cada vez mais e por consequência, os tempos baixavam mais e mais. Ricardo Rossi chega a marcar o melhor tempo, mas Masia e depois, Antonelli com 1:50.978 trucidou a concorrência, colocando 6 décimos de frente para Masia. Rossi vinha em 3º, Fenati em 4º e Migno na 5ªposição.

A 5:10 do final, Migno entra de vez na disputa ao marcar o 2ºtempo, Já Mario Aji continuava a surpreender ao fazer o 3ºtempo e continuava a incomodar os principais pilotos do Q1.
Antonelli baixa mais ainda seu tempo para 1:49.798, John McPhee passa para a 3ªposição enquanto que Tatsuki Suzuki cai a menos de 5 minutos do final.

A menos de 2 minutos do final, todo mundo começava a jogar as suas últimas fichas. Ryusei Yamanaka faz a 2ªmelhor marca a 1:30 do final.

A 1 minuto do final, Antonelli faz 1:49.344 e termina a sessão com o primeiro tempo, Na última volta, Ricardo Rossi faz a segunda melhor marca. Romano Fenati chegou a fazer o 3ºtempo, mas foi jogado para a 5ªposição após ter sido superado por John McPhee e Jaume Masia, os dois últimos classificados para o Q2. Mario Aji ficou com a 9ªmarca e David Alonso com a Gas Gas ficou na 11ªposição.

Resultado do Q1:

pospilotoEquipeMotoTempo
123Niccolò AntonelliAvintia VR46KTM1’48.828
254Riccardo RossiBOE OwlrideKTM1’50.053
317John McPheePetronas Sprinta RacingHonda1’50.260
45Jaume MasiaRed Bull KTM AjoKTM1’50.503
555Romano FenatiSterilgarda Max Racing TeamHusqvarna1’50.522
66Ryusei YamanakaCarXpert PruestelGPKTM1’50.590
799Carlos TatayAvintia Esponsorama Moto3KTM1’50.662
816Andrea MignoRivacold Snipers TeamHonda1’50.819
964Mario AjiHonda Team AsiaHonda1’51.163
1024Tatsuki SuzukiSIC58 Squadra CorseHonda1’51.280
1180David AlonsoGAVIOTA GASGAS Aspar TeamGASGAS1’52.013
1252Jeremy AlcobaIndonesian Racing Gresini Moto3Honda1’52.084
1327Kaito TobaCIP Green PowerKTM1’52.230
1473Maximilian KoflerCIP Green PowerKTM1’53.602

Com uma pista um pouco melhor, começava o Q2. As atenções estavam voltadas para Pedro Acosta e Dennis Foggia, os dois postulantes ao título da Moto 3.

Stefano Nepa e Ayumi Sasaki marcaram os primeiros tempos do Q2. Com 4 minutos e 30 segundos de sessão, Alberto Surra da Snipers era o líder, seguido de Pedro Acosta. Vindo do Q1, Niccolò Antonelli passou a liderar a 10 minutos do final, marcando 1:50.306. O piloto da Leopard Racing Dennis Foggia não começou bem o Q2, fez apenas a 13ªmarca.

Stefano Nepa e Ayumi Sasaki marcaram o 2º e 3ºtempo nas suas segundas tentativas de volta rápida. O mesmo caso do Q1, a pista melhora à medida que os pilotos iram completando suas voltas rápidas.

A 8 minutos do final, Niccolò Antonelli continuava muito na frente dos demais. Se pensa que o piloto da Avintia parou, ele continuou melhorando seu tempo em 4 milésimos a 6:20 do final. A 5 minutos do final, Filip Salac vai para 2º e Alberto Surra faz uma boa marca e vai para 4ªposição.

A 4:30 do final, Antonelli faz 1:48.729 e colocou mais de 1.5 segundos a frente de Stefano Nepa que estava na segunda posição. Entre os postulantes ao título, Pedro Acosta pula para 3ºlugar a 3 minutos do final, enquanto que Dennis Foggia não conseguia sair da 18ªposição a 2:20 do final do Q2.

Ninguém tirou a pole de Niccolò Antonelli da Avintia, o dominador do Q1 e Q2, sem dar qualquer chance para seus adversários. O italiano colocou 611 milésimos de frente para o Tcheco Filip Salac da PruestelGP e Ricardo Rossi da Owlride, os dois outros pilotos que vão formar a primeira fila.

Na segunda fila, largam o espanhol Izan Guevara da Gas Gas em 4º, Pedro Acosta na 5ªposição, em situação muito melhor que a situação de Dennis Foggia da Leopard Racing, que larga da 14ªposição. Jaume Masia, companheiro de Acosta na Red Bull KTM Ajo completa a segunda fila.

Alberto Surra em uma bela sessão leva a sua Honda da equipe Rivacold na 7ªposição. Stefano Nepa da Owlride e Xavier Artigas da Leopard Racing completam a 3ªfila. Ayumi Sasaki vai largar na 10ªposição. Seu companheiro de equipe Deniz Oncü foi suspenso por ter provocado um acidente gravíssimo no GP dos Estados Unidos. O substituto era o espanhol Daniel Holgado que larga na 18ªposição.

Grid de Largada:

pospilotoEquipeMotoTempo
123Niccolò AntonelliAvintia VR46KTM1’48.563
212Filip SalacCarXpert PruestelGPKTM1’49.174
354Riccardo RossiBOE OwlrideKTM1’49.280
428Izan GuevaraGAVIOTA GASGAS Aspar TeamGASGAS1’49.495
537Pedro AcostaRed Bull KTM AjoKTM1’49.582
65Jaume MasiaRed Bull KTM AjoKTM1’49.633
767Alberto SurraRivacold Snipers TeamHonda1’49.677
882Stefano NepaBOE OwlrideKTM1’49.697
943Xavier ArtigasLeopard RacingHonda1’50.211
1071Ayumu SasakiRed Bull KTM Tech 3KTM1’50.352
1131Adrian FernandezSterilgarda Max Racing TeamHusqvarna1’50.609
1217John McPheePetronas Sprinta RacingHonda1’50.695
1392Yuki KuniiHonda Team AsiaHonda1’50.746
147Dennis FoggiaLeopard RacingHonda1’50.988
1519Andi Farid IzdiharHonda Team AsiaHonda1’51.004
1640Darryn BinderPetronas Sprinta RacingHonda1’51.025
1720Lorenzo FellonSIC58 Squadra CorseHonda1’51.349
1896Daniel HolgadoRed Bull KTM Tech 3KTM1’51.726
1955Romano FenatiSterilgarda Max Racing TeamHusqvarna1’50.522
206Ryusei YamanakaCarXpert PruestelGPKTM1’50.590
2199Carlos TatayAvintia Esponsorama Moto3KTM1’50.662
2216Andrea MignoRivacold Snipers TeamHonda1’50.819
2364Mario AjiHonda Team AsiaHonda1’51.163
2424Tatsuki SuzukiSIC58 Squadra CorseHonda1’51.280
2580David AlonsoGAVIOTA GASGAS Aspar TeamGASGAS1’52.013
2652Jeremy AlcobaIndonesian Racing Gresini Moto3Honda1’52.084
2727Kaito TobaCIP Green PowerKTM1’52.230
2873Maximilian KoflerCIP Green PowerKTM1’53.602

O domingo foi totalmente diferente do sábado, ao invés do tempo encoberto e pista molhada, acabou tendo pista seca e sol. Foi uma reviravolta no tempo e também tivemos uma reviravolta na corrida que iria impactar no campeonato.

Niccolo Antonelli larga bem e manteve a liderança, seguido de Ricardo Rossi, Izar Guevara, Salac, Nepa, Masia, Surra e Acosta. Essa situação não duraria muito tempo, na verdade só durou algumas curvas. Já que Guevara e Nepa passaram por Rossi no meio da primeira volta. Foggia vinha na 15ªposição.

Antonelli termina a primeira volta na frente, com Guevara e Nepa na cola. Enquanto que Rossi começava a cair na classificação. Já Nepa, pelo contraio, ele passou Guevara na curva 11 e na reta oposta passou Antonelli e assumiu a liderança pela primeira vez na carreira no final da 2ªvolta.

Pedro Acosta estava na 6ªposição e Dennis Foggia vinha na 14ªposição. Nepa continua na frente até a metade da 4ªvolta, foi quando Antonelli recupera a liderança na curva 9. Nepa, Masia, Guevara e Salac vinham no primeiro pelotão e a meio segundo do segundo pelotão. Salac passou Guevara e assumiu a 4ªposição. Acosta se aproximou do grupo e superou o piloto da Gas Gas para ganhar a 5ªposição.

No começo da 5ªVolta, Jaume Masia supera Stefano Nepa, assumindo a 2ªposição (depois o piloto da Owlride recuperaria essa segunda posição). Enquanto isso, Dennis Foggia passou Ricardo Rossi e já vinha na 13ªposição. No começo da Reta oposta, Filip Salac acaba errando e caindo para a 7ªposição. Lá atrás, Ricardo Rossi foi para o chão após se enroscar com John McPhee, mas o escocês não teve culpa nenhuma.

Dennis Foggia vinha subindo na classificação, já estava na 10ªposição e encaminhando para entrar no primeiro pelotão. Lá na frente, Antonelli faz todo o possível para continuar na frente diante do pelotão (Masia, Nepa, Acosta, Guevara, Artigas e Sasaki). 8ªvolta, na curva 6, Nepa volta a segunda posição, mas Masia volta curvas depois a segunda posição. Guevara passou Acosta, passando a ser o 4ºcolocado.

John McPhee cai e abandona a prova na 9ªVolta, Mario Aji e David Alonso vinham na 25ª e 26ªposições. Izar Guevara passou Stefano Nepa e passou a pressionar Niccoó Antonelli, Acosta vinha em 4º, bem próximo dos 3 primeiros. Foggia já vinha na 9ªposição após passar Migno e Salac.

Antonelli ganhou um folego com a Briga entre Guevara, Nepa e Acosta pela segunda posição. Acosta vinha com pneus duros enquanto que todo o resto esta com pneus mais macios. Na 12ªvolta, Acosta passa a segunda posição e passa a atacar Nepa, mas é superado por Darryn Binder na curva 5 e perde a 3ªposição.

Porém, curvas depois, Antonelli erra, perde velocidade e Acosta toma a liderança deixando todo o resto para trás. Era tudo que o piloto da KTM Ajo queria, dá um passo muito importante para o campeonato. Porém, a prova ainda tínhamos metade da corrida a percorrer. No começo da 13ªvolta, Acosta é superado por Guevara, Nepa e Masia, caindo para a 4ªposição.

Em busca da recuperação, Acosta perde mais posições, e acaba por cair para a quinta posição. Mais impressionante é Dennis Foggia pular para a 3ªposição. Em 1 volta, tudo acabou mudando, agora era o piloto da Leopard Racing que tinha a vantagem.

Masia toma a ponta de Guevara. Na curva 12 e 13, Foggia toma a segunda posição e na entrada da 15ªVolta, Foggia passa Masia e passa a liderar em Mizano, em uma das mais impressionantes reviravoltas já vistas nos últimos anos. Acosta estava em 5º, com Nepa pressionando demais o líder do campeonato. Curvas depois, o piloto da Olwride tomou o 5ºlugar de Acosta, que vivia o mais difícil e complicado momento da prova e do campeonato. Antonelli , Sasaki, Salac e Artigas completou os 10 primeiros colocados.

A 6 voltas do final, Izar Guevara foi ao chão na curva 9, mas conseguiu volta e ainda na zona de pontuação, por incrível que pareça. A disputa ficava entre Foggia e Masia. Darryn Binder em 3º já vinha ficando para trás. Acosta conseguiu recuperar a 4ªposição de Nepa, que acabou se desequilibrando e perdendo velocidade na sua moto. Antonelli vinha em 6º, liderando o pelotão intermediário com Sasaki, Fenati, Salac e Artigas.

A 4 voltas do final, Nepa volta superar Acosta, passando a 4ªposição. Dennis Foggia e Jaume Masia estavam brigando pela vitória a menos de 3 voltas do final, uma ultrapassagem de Masia seria fundamental para Pedro Acosta que seu companheiro de equipe tomasse a vitória do piloto da Leopard Racing.

Dennis Foggia manteve-se firme até a bandeirada, vencendo após largar na 14ªposição. Uma brilhante vitória do cada vez mais e mais ameaçador adversário para Pedro Acosta na disputa do campeonato.

Jaume Masia acabou ficando na segunda posição e não pode ajudar Pedro Acosta na disputa pelo título. Foi o próprio líder do campeonato que teve que se ajudar na parte final de prova. Na última volta, Acosta passou Nepa e Darryn Binder e salvou um lugar no pódio. Apesar do bom resultado, pela primeira vez desde das primeiras etapas do Mundial, a posição de Acosta nunca esteve tão vulnerável, com 21 pontos a frente de Foggia que esta em brilhante arrancada nessa segunda metade de temporada.

Binder com a Petronas e Nepa (Seu melhor resultado na Moto 3) completa as 5 primeiras posições.  Niccolò Antonelli liderou por um bom tempo, mas depois do erro na 12ªvolta, acabou ficando para o segundo pelotão e fechou a prova numa modesta 6ªposição. Completando os 10 primeiros colocados:  Romano Fenati da Husqvarna, Ayumi Sasaki da Tech 3, Xavier Artigas da Leopard Racing e Filip Salac da PruestelGP.

Resultado final da 16ªEtapa do Mundial de Motovelocidade
Moto 3 – 23 Voltas – GP da Emilia-Romagna – Misano

pospilotoEquipeMotoTempo
17Dennis FoggiaLeopard RacingHonda39’33.170
25Jaume MasiàRed Bull KTM AjoKTMa 0.292
337Pedro AcostaRed Bull KTM AjoKTMa 4.686
440Darryn BinderPetronas Sprinta RacingHondaa 4.797
582Stefano NepaBOE OwlrideKTMa 4.853
623Niccolò AntonelliAvintia VR46KTMa 5.052
755Romano FenatiSterilgarda Max Racing TeamHusqvarnaa 5.335
871Ayumu SasakiRed Bull KTM Tech 3KTMa 6.642
943Xavier ArtigasLeopard RacingHondaa 6.736
1012Filip SalačCarXpert PruestelGPKTMa 6.800
116Ryusei YamanakaCarXpert PruestelGPKTMa 10.535
1228Izan GuevaraGAVIOTA GASGAS Aspar TeamGASGASa 17.811
1331Adrián FernándezSterilgarda Max Racing TeamHusqvarnaa 18.050
1452Jeremy AlcobaIndonesian Racing Gresini Moto3Hondaa 18.260
1519Andi Farid IzdiharHonda Team AsiaHondaa 19.264
1667Alberto SurraRivacold Snipers TeamHondaa 20.217
1727Kaito TobaCIP Green PowerKTMa 24.704
1873Maximilian KoflerCIP Green PowerKTMa 24.902
1920Lorenzo FellonSIC58 Squadra CorseHondaa 24.976
2096Daniel HolgadoRed Bull KTM Tech 3KTMa 25.323
2164Mario AjiHonda Team AsiaHondaa 46.495
2280David AlonsoGAVIOTA GASGAS Aspar TeamGASGASa 1’25.207
92Yuki KuniiHonda Team AsiaHonda3 voltas
16Andrea MignoRivacold Snipers TeamHonda11 voltas
99Carlos TatayAvintia Esponsorama Moto3KTM11 voltas
24Tatsuki SuzukiSIC58 Squadra CorseHonda13 voltas
17John McPheePetronas Sprinta RacingHonda15 voltas
54Riccardo RossiBOE OwlrideKTM18 voltas

Fotos:

imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox imgbox

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP

Deixe um comentário