Última etapa da Moto 3, era a última oportunidade dos pilotos mostrarem serviço em 2021. Para Pedro Acosta, Niccolò Antonelli, Filip Salac e alguns outros pilotos seria a última corrida na Moto 3, eles iriam subir para a Moto 2. No caso do sul-africano Darryn Binder vai direto para a MotoGP.
O indonésio Andi Farid Izdihar não iria correr, por causa de acidente durante os treinos livres. 13 pilotos disputavam 4 vagas para o Q2. Sergio Garcia e Niccolò Antonelli eram os principais candidatos a essas vagas. Logo na primeira volta, o japonês Ayumi Sasaki vai para o chão.
Dos primeiros pilotos a marcarem volta a 3:30 de sessão, Lorenzo Fellon fez 1:40.016 e estava na frente de Sergio Garcia. O piloto da Gas Gas foi superado por Adrian Fernández e Jaume Masia que passaram a 2ª e 3ªposições respectivamente.
Os tempos baixaram em uma nova tentativa, o espanhol Jose Antonio Rueda faz um belo 3ºtempo, com 1:40.154 a 10 minutos do final da sessão. Logo depois, Niccolò Antonelli da Avintia foi para a liderança e foi superado por Xavier Artigas com 1:39.374 e Adrian Fernández da Husqvarna. Masia fez o 4ºtempo, mas é superado pelo Japonês Ryusei Yamanaka da PruestelGP.
Com 8 minutos para o final, os classificados eram Artigas, Fernández, Antonelli e Yamanaka. Masia precisava melhorar para evitar uma vexatória eliminação no Q1. Os pilotos foram para os boxes na metade da sessão. Rossi e Surra ainda não tinham tempos marcados.
A 5 minutos do final, Sergio Garcia e Alberto Surra são os primeiros a voltarem para a pista. Todo o resto saiu para a pista a 3:30 do final da sessão. Sergio Garcia com o tempo de 1:39.222 passou para a liderança a menos de 2 minutos do final. Kunii em busca de uma nova classificação ao Q2 foi para 3º com 1:39.604.
Masia foi com tudo para tentar entrar na zona de classificação, mas a volta não foi boa e acabou deixando o piloto da KTM Ajo na 9ªposição, ficando de fora do Q2, um resultado muito frustrante para o companheiro de Pedro Acosta.
Rueda chegou a se colocar na 4ªposição, mas foi superado e acabou ficando em uma respeitável 7ªposição. Os classificados para o Q2 foram: Niccolò Antonelli que marcou o melhor tempo (depois do cronometro zerado), Sergio Garcia, Xavier Artigas e Lorenzo Ferron. O francês da Sic58 levou a última vaga.
Resultado do Q1:
pos | nº | piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 23 | Niccolò Antonelli | Avintia VR46 | KTM | 1’39.159 |
2 | 11 | Sergio Garcia | Valresa GASGAS Aspar Team | GASGAS | 1’39.222 |
3 | 43 | Xavier Artigas | Leopard Racing | Honda | 1’39.374 |
4 | 20 | Lorenzo Fellon | SIC58 Squadra Corse | Honda | 1’39.410 |
5 | 31 | Adrian Fernandez | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | 1’39.428 |
6 | 92 | Yuki Kunii | Honda Team Asia | Honda | 1’39.604 |
7 | 95 | Jose Antonio Rueda | Indonesian Racing Gresini Moto3 | Honda | 1’39.617 |
8 | 6 | Ryusei Yamanaka | CarXpert PruestelGP | KTM | 1’39.873 |
9 | 5 | Jaume Masia | Red Bull KTM Ajo | KTM | 1’39.980 |
10 | 27 | Kaito Toba | CIP Green Power | KTM | 1’40.162 |
11 | 67 | Alberto Surra | Rivacold Snipers Team | Honda | 1’40.202 |
12 | 71 | Ayumu Sasaki | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’40.339 |
54 | Riccardo Rossi | BOE Owlride | KTM | Sem Tempo |
A última decisão de pole position da Moto 3 e Pedro Acosta já tinha vitória, o título garantido, grandes exibições durante a temporada inteira, mas ainda faltava uma pole position e essa era a última chance para ele levar essa pole.
Os primeiros tempos do Q2 foram de Izan Guevara (1:39.223) e do maluco do Darryn Binder que ficou em 2º, até que Sergio Garcia fez uma bela volta e tomou a posição, formando a dobradinha provisória da Gas Gas. Alcoba, Antonelli e Acosta completavam os 5 primeiros colocados após a primeira tentativa. Salac, Onçü e Nepa fizeram o 9º, 10º e 11ºlugares respectivamente.
A 9 minutos e 20 segundos do final, Andrea Migno marcou o 2ºtempo, 1 décimo atrás de Garcia. Dennis Foggia e Jeremy Alcoba. Artigas errou na curva 2 e Tatsuki Suzuki acabou com sua melhor volta cancelada por exceder o limite da pista. Os pilotos foram para os boxes na metade da sessão com Izan Guevara conquistando a pole seguido de Andrea Migno e Dennis Foggia na 1ªfila. Alcoba, Antonelli, Garcia, Acosta, Binder, Fenati e Luthi.
A 3 minutos do final, todo mundo foi para a pista para uma única e decisiva tentativa. Garcia foi o primeiro a concluir sua última volta e pulou para 2º com 1:39.309. Os outros concluíram suas voltas depois de uns 30 segundos depois. Suzuki chegou a superar Garcia, mas Pedro Acosta passa a frente do piloto japonês e leva a pole position, completando com chave de ouro a sua primeira temporada no Mundial de Motovelocidade.
Acosta tem tudo para conquistar a vitória, mas a disputa não será nada fácil para o campeão do mundo fechar o ano com vitória. Tatsuki Suzuki da SIC58 e Izar Guevara da Gas Gas completam a primeira fila.
O experiente Andrea Migno vai liderar a 2ªfila com a moto da equipe Ongetta. Filip Salac vai largar em uma boa 5ªposição e Lorenzo Fellon vai tentar marcar pontos pela primeira vez ao partir da 6ªposição.
Dennis Foggia da Leopard Racing, Romano Fenati da Husqvarna, Niccolò Antonelli da Avintia e Sergio Garcia da Gas Gas completaram os Top 10.
Grid de largada:
pos | nº | piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 37 | Pedro Acosta | Red Bull KTM Ajo | KTM | 1’38.668 |
2 | 24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda | 1’38.978 |
3 | 28 | Izan Guevara | Valresa GASGAS Aspar Team | GASGAS | 1’39.053 |
4 | 16 | Andrea Migno | Rivacold Snipers Team | Honda | 1’39.060 |
5 | 12 | Filip Salac | CarXpert PruestelGP | KTM | 1’39.092 |
6 | 20 | Lorenzo Fellon | SIC58 Squadra Corse | Honda | 1’39.133 |
7 | 7 | Dennis Foggia | Leopard Racing | Honda | 1’39.134 |
8 | 55 | Romano Fenati | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | 1’39.143 |
9 | 23 | Niccolò Antonelli | Avintia VR46 | KTM | 1’39.149 |
10 | 11 | Sergio Garcia | Valresa GASGAS Aspar Team | GASGAS | 1’39.309 |
11 | 99 | Carlos Tatay | Avintia Esponsorama Moto3 | KTM | 1’39.317 |
12 | 52 | Jeremy Alcoba | Indonesian Racing Gresini Moto3 | Honda | 1’39.370 |
13 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’39.493 |
14 | 82 | Stefano Nepa | BOE Owlride | KTM | 1’39.562 |
15 | 17 | John McPhee | Petronas Sprinta Racing | Honda | 1’39.666 |
16 | 40 | Darryn Binder | Petronas Sprinta Racing | Honda | 1’39.810 |
17 | 43 | Xavier Artigas | Leopard Racing | Honda | 1’39.970 |
18 | 66 | Joel Kelso | CIP Green Power | KTM | 1’40.109 |
19 | 31 | Adrian Fernandez | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | 1’39.428 |
20 | 92 | Yuki Kunii | Honda Team Asia | Honda | 1’39.604 |
21 | 95 | Jose Antonio Rueda | Indonesian Racing Gresini Moto3 | Honda | 1’39.617 |
22 | 6 | Ryusei Yamanaka | CarXpert PruestelGP | KTM | 1’39.873 |
23 | 5 | Jaume Masia | Red Bull KTM Ajo | KTM | 1’39.980 |
24 | 27 | Kaito Toba | CIP Green Power | KTM | 1’40.162 |
25 | 67 | Alberto Surra | Rivacold Snipers Team | Honda | 1’40.202 |
26 | 71 | Ayumu Sasaki | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | 1’40.339 |
27 | 54 | Riccardo Rossi | BOE Owlride | KTM | Sem Tempo |
A primeira corrida do dia foi da Moto 3, era a última vez que os pilotos iriam da espetáculo em 2021. Alguns se despediram para darem o passo seguinte e outros se despediram do Mundial de Motovelocidade.
Acosta largou bem e manteve a 1ªposição, Izar Guevara passou Tatsuki Suzuki na segunda curva e foi para segunda posição. Darryn Binder, Lorenzo Fellon e Ryusei Yamanaka foram ao chão e abandonaram após percorridas algumas curvas.
Acosta começa a segunda volta na frente, mas ao errar a trajetória da curva 4 para a 5 acaba cedendo a liderança Tatsuki Suzuki da SIC58 e a segunda posição para Izar Guevara, Acosta cai para 3ªposição. Izar Guevara sai das 3 primeiras posições, mas tem uma incrível recuperação e chega a superar Suzuki que sai da pista na curva 1, Acosta se aproveita para recuperar a liderança na curva seguinte.
Na volta seguinte, Guevara passa de novo a frente, mas Acosta dá o troco novamente no piloto da Gas Gas e por muito pouco Filip Salac não surpreendeu os dois e tomou a liderança.
Na 5ªVolta, Enquanto Guevara e Acosta abriram vantagem para os demais pilotos, Joel Kelso cai e Jose Antonio Rueda não conseguiu desviar do australiano caído e foi para o chão também.
Após 6 voltas, Acosta e Guevara estavam revezando na frente, Salac estava perto dos dois, podendo se aproveitar de uma bobeada dos líderes para tomar a liderança. Sergio Garcia vinha em 4º, seguido de Deniz Oncü, Tatsuki Suzuki e Xavier Artigas.
No começo da 8ªVolta, Izar Guevara passa Acosta e volta à liderança e fica na posição até que o campeão da temporada dá o troco no piloto da Gas Gas e volta a pontiar a prova, Izan acabou caindo para 4ªposição após ser superado por Oncü e Salac.
O Turco Deniz Oncü superou Acosta na entrada da 9ªVolta, assumindo a primeira posição e fica a frente até a metade dessa volta, quando novamente Pedro Acosta dá o troco no adversário e recupera a liderança. Salac continua em 3º, Masia que largou da 23ªposição completou a 9ªvolta em 4º após superar Izar Guevara.
Ano final da 10ªVolta, Acosta passa Onçü e recupera a liderança. Yuki Kunii acaba indo para o chão, o japonês conseguiu voltar à corrida, mas sem chance de disputar algum resultado relevante. Volta após volta, Masia evoluía na tabela de classificação, até que no começo da 12ªvolta, o espanhol supera Oncü e recupera a liderança. Com metade da corrida percorrida, Masia liderava, seguindo por Oncü, Acosta, Salac, Garcia, Artigas, Guevara, Foggia, Migno, Nepa, Suzuki e Fenati. Os 12 primeiros estavam separados por um pouco mais de 1 segundo.
No final da 12ªVolta, Acosta e Garcia passaram por Masia e travaram um belo duelo pela liderança. Na curva 2, Acosta toca em Garcia e o piloto da Gas Gas leva a pior e cai para a 8ªposição. Se aproveitando dessas confusões, Xavier Artigas assumiu a liderança, Acosta chegou a travar um duelo com o piloto da Leopard Racing que se deu bem e manteve a liderança até se engolido por Oncü e Acosta na reta dos boxes.
Na volta seguinte, Artigas e Acosta passam Oncü. O Turco acabou sendo punido com a volta longa, por passar do limite de pista. Filip Salac também foi punido e ambos saíram da disputa das primeiras posições assim que cumpriram a punição na 16ªVolta. Guevara perdeu posições após um erro, mas continuava no pelotão dos 12 pilotos do primeiro pelotão.
Acosta e Artigas trocaram de posições na liderança na 17ªvolta. Masia e Garcia se juntaram aos dois primeiros e abriram dos demais pilotos. Tatsuki Suzuki caiu a 6 voltas do final e abandonou a última corrida da sua história na SIC58.
No começo da 19ªVolta, Sergio Garcia passou a liderar, mas Masia recuperou a liderança e levou com ele Acosta, Artigas e Foggia, deixando o piloto da Gas Gas na 5ªposição. Nas últimas voltas, Os pilotos da KTM Ajo e da Leopard Racing disputavam a liderança.
Foggia foi pela primeira vez a liderança na 20ªVolta, na metade da volta, Acosta voltou a liderança, deixando Foggia em 2º, Artigas em 3º, Oncü em 4º e Garcia em 5º. Alberto Surra caiu no final dessa volta.
A 2 voltas do final, Foggia e Artigas passou Acosta, mas a dobradinha da Leopard Racing dura pouco tempo e Acosta passou Artigas e partiu para cima de Foggia. Na entrada da última volta, Acosta supera Foggia e assume a liderança…
… Foggia foi dar o troco, mas em uma manobra infeliz acaba tocando em Acosta que foi para o chão. Uma pena que esse confronto final acabou dessa forma no começo da volta final. Sergio Garcia foi para a liderança, seguido de perto de Xavier Artigas. O piloto da Gas Gas liderou a prova até a última curva quando Artigas de forma precisa passou Garcia e levou a sua moto até a sua primeira vitória na carreira, na sua despedida na Leopard. Foi nessa mesma pista que Artigas correu sua primeira corrida na Moto 3 e conquistou o pódio em 2019.
Sergio Garcia fechou seu melhor ano na Moto 3 na segunda posição e Jaume Masia completou o pódio após uma excelente corrida, da 23ªposição na largada para a 3ªposição na bandeirada. Uma brilhante recuperação do piloto da KTM Ajo. Filip Salac da PruestelGP e Deniz Oncü da Tech 3 se recuperaram da punição da volta longa e acabaram a corrida em ótimas 4ª e 5ªposições respectivamente.
Dennis Foggia que tinha chegado na 6ªposição foi punido por pilotagem irresponsável e acabou acrescentados 3 segundos no tempo final. O vice-campeão do Mundo caiu para a 13ªposição. Stefano Nepa da Owlride herdou a 6ªposição. Izar Guevara começou na frente, mas acabou perdendo posições e não conseguiu ir além da 7ªposição. Carlos Tatay e Niccolò Antonelli da Avintia chegaram em 8º e 9ºlugares e o japonês Ayumu Sasaki completou os 10 primeiros colocados.
Resultado final da 18ªEtapa do Mundial de Motovelocidade
GP da Comunidade Valenciana – 23 voltas – Moto 3
pos | nº | piloto | Equipe | Moto | Tempo |
1 | 43 | Xavier Artigas | Leopard Racing | Honda | 38’30.302 |
2 | 11 | Sergio Garcia | Valresa GASGAS Aspar Team | GASGAS | a 0.043 |
3 | 5 | Jaume Masia | Red Bull KTM Ajo | KTM | a 0.232 |
4 | 12 | Filip Salac | CarXpert PruestelGP | KTM | a 0.443 |
5 | 53 | Deniz Öncü | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | a 0.540 |
6 | 82 | Stefano Nepa | BOE Owlride | KTM | a 1.156 |
7 | 28 | Izan Guevara | Valresa GASGAS Aspar Team | GASGAS | a 1.209 |
8 | 99 | Carlos Tatay | Avintia Esponsorama Moto3 | KTM | a 2.109 |
9 | 23 | Niccolò Antonelli | Avintia VR46 | KTM | a 2.185 |
10 | 71 | Ayumu Sasaki | Red Bull KTM Tech 3 | KTM | a 2.322 |
11 | 17 | John McPhee | Petronas Sprinta Racing | Honda | a 2.791 |
12 | 55 | Romano Fenati | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | a 2.461 |
13 | 7 | Dennis Foggia | Leopard Racing | Honda | a 3.819 |
14 | 31 | Adrian Fernandez | Sterilgarda Max Racing Team | Husqvarna | a 13.298 |
15 | 52 | Jeremy Alcoba | Indonesian Racing Gresini Moto3 | Honda | a 13.348 |
16 | 54 | Riccardo Rossi | BOE Owlride | KTM | a 13.369 |
17 | 27 | Kaito Toba | CIP Green Power | KTM | a 17.249 |
18 | 16 | Andrea Migno | Rivacold Snipers Team | Honda | a 45.581 |
19 | 6 | Ryusei Yamanaka | CarXpert PruestelGP | KTM | a 5 voltas |
37 | Pedro Acosta | Red Bull KTM Ajo | KTM | a 1 volta | |
67 | Alberto Surra | Rivacold Snipers Team | Honda | a 3 voltas | |
24 | Tatsuki Suzuki | SIC58 Squadra Corse | Honda | a 6 voltas | |
92 | Yuki Kunii | Honda Team Asia | Honda | a 11 voltas | |
66 | Joel Kelso | CIP Green Power | KTM | a 19 voltas | |
95 | Jose Antonio Rueda | Indonesian Racing Gresini Moto3 | Honda | a 19 voltas | |
20 | Lorenzo Fellon | SIC58 Squadra Corse | Honda | a 23 voltas | |
40 | Darryn Binder | Petronas Sprinta Racing | Honda | a 23 voltas |
Fotos:
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MotoGP