Formula Renault 3.5 – Ellinas e Rowland vencem em Silverstone e Pietro Fantin conquista pódio na corrida no Domingo

Depois de quase  2 meses de férias a Formula Renault chega para Setembro com 3 das 4 rodadas decisivas do campeonato, Uma delas foi realizada nesse último domingo em Silverstone na Inglaterra com a 6ªEtapa da Renault World Series categoria 3.5

Na primeira corrida realizada no sábado acabou consagrando ao piloto do Chipre Tio Ellinas que marcou a pole position e largou muito bem assumindo a primeira posição com Jazeman Jaafar tendo uma ótima largada assumindo o segundo lugar, Mas logo ele sentiu problemas com um toque que quebrou a sua asa dianteira fazendo um buraco que sem dúvida afetou o desempenho do carro, Nisso ele passou o primeiro terço de prova segurando os demais pilotos nisso Ellinas disparava na liderança da prova.

Matthieu Vaxiviere tentando descontar vantagem de Rowland no campeonato.
Matthieu Vaxiviere tentando descontar vantagem de Rowland no campeonato.

Deve-se dizer que mesmo com o dano em seu carro Jaafar teve um desempenho impecável e segurou como pode a Rowland, Vaxiviere, Dillmann e os demais que vinham atrás. Mas não teve jeito perto da metade da corrida Olivier Rowland achou uma brecha na defesa da Flecha do Oriente e passou assumindo o segundo lugar, Logo o piloto Malaio sentiu os problemas de seu carro e foi caindo posição a posição. Rowland tentava buscar Ellinas e consegue tirar 6 segundos do tempo do piloto cipriota, Mas Ellinas consegue administrar bem a diferença que tinha chegado a 14 segundos e com uma vantagem de 8.025 conquistou a primeira vitória na temporada tendo os dois postulantes ao título de 2015 completando o pódio, Olivier Rowland da Fortec e Matthieu Vaxiviere da Lotus.

Jazeman Jaafar lutou muito, Mas com a aerodinâmica de seu carro afetada acabou sendo impossível ele ficar bem posicionado na corrida
Jazeman Jaafar lutou muito, Mas com a aerodinâmica de seu carro afetada acabou sendo impossível ele ficar bem posicionado na corrida

 

Depois vieram Nyck de Vries que venceu na novatos, Tom Dillmann que chegou a sair da pista quando postulava até o 3ºlugar, Gustav Malja que vem em crescimento na categoria, Egor Orudzhev que venceu corrida já esse ano, Nicholas Latifi que também deve ser observado pelo seu talento que demonstrou em algumas corridas, Roy Nissany que é piloto de Israel e vem como uma agradável surpresa e Jazemar Jaafar arrastando o seu carro para salvar um ponto apenas em 10ºlugar.

Pietro Fantin lá atrás não teve boa atuação ficando em 11ºlugar, Bruno Bonifácio acabou rodando e deixando a prova na 15ªVoltas.

Resultado final da 10ªetapa da Renault 3.5

1     11     Tio Ellinas            (STRAKKA RACING)             42:07.547   em 24 Voltas
2     4     Oliver Rowland            (FORTEC MOTORSPORTS)         a 8.025
3     9     Matthieu Vaxiviere         (LOTUS)     a 9.017
4     1     Nyck de Vries             (DAMS)     a 19.947
5     26     Tom Dillmann             (JAGONYA AYAM WITH CARLIN)     a 21.459
6     12     Gustav Malja             (STRAKKA RACING)     a 24.387
7     6     Egor Orudzhev             (ARDEN MOTORSPORT)     a 35.177
8     5     Nicholas Latifi         (ARDEN MOTORSPORT)     a 35.563
9     17     Roy Nissany             (TECH 1 RACING)     a 39.122
10     3     Jazeman Jaafar             (FORTEC MOTORSPORTS)     a 43.841
11     19     Pietro Fantin             (INTERNATIONAL DRACO RACING)     a 56.276
12     40     William Bratt             (PONS RACING)     a 1:02.106
13     15     Alfonso Celis Jr         (AVF)     a 1 Volta
14     10     Nicholas Yelloly         (LOTUS)     a 1 Volta

Não Terminaram a corrida:

16     Beitske Visser             (AVF)     20     a 4 Voltas
20     Bruno Bonifácio            (INTERNATIONAL DRACO RACING)     a 10 Voltas
39     Philo Paz Patrick Armand    (PONS RACING)         a 10 Voltas
2     Dean Stoneman             (DAMS)     a 23 Voltas
18     Aurelien Panis             (TECH 1 RACING)  a 24 Voltas
25     Sean Gelael             (JAGONYA AYAM WITH CARLIN)     a 24 Voltas

Na Segunda corrida que aconteceu no domingo Vaxiviere largou na pole position com Rowland em 2º, Fantin largava em 4ºlugar, Na largada o Brasileiro toma o terceiro lugar e tenta tomar o segundo lugar de Rowland e até consegue por alguns momentos esta na frente do piloto Inglês que logo depois retomou o segundo lugar e começou a partir a cada de Vaxiviere, Seu arquirrival na luta pelo título, Já Pietro Fantin conseguia manter distância segura para Dean Stoneman que era piloto da casa e representava bem a equipe DAMS.

Pietro Fantin na sua melhor corrida na temporada.
Pietro Fantin na sua melhor corrida na temporada.

Mas Nyck de Vries não teve o mesmo desempenho, Na largada ele bota Tio Ellinas para fora da pista e voltas depois acaba botando para fora o Brasileiro Bruno Bonifácio que não tem tido sorte nas corridas, ora por causa de erros dele que não são muitos, ora por equipamento e ora por envolverem ele em acidentes e confusões. O piloto protegido pela Mclaren com a suspensão quebrada deixou a prova.

Olivier Rowland não conseguiu pegar Vaxiviere na pista, Mas acabou fazendo uma tática melhor que o piloto da Lotus, retardou a sua parada por algumas voltas, foi virando mais rápido que Vaxiviere com pista limpa e acabou indo para a parada obrigatória e a Fortec foi mais competente no trabalho que a Lotus devolvendo o piloto Britânico para o primeiro lugar para alegria da torcida que foi para Silverstone.

O Francês Tom Dillmann acabou parando num ponto que poderia proporcionar perigo a outros pilotos, Isso fez com que o safetycar entrasse na pista para o carro de Dillmann fosse retirado, Após esse procedimento a corrida recomeçou e Vaxiviere tentou buscar a ultrapassagem sobre Rowland, Mas não conseguiu fazer nada o carro da Fortec estava melhor que o carro da Lotus enquanto que Stoneman tentava tomar o pódio de Pietro Fantin, Mas o Brasileiro estava com o 3ºlugar sobcontrole. E acabou a corrida com essas posições mantidas. Olivier Rowland conquistando a vitória e consolidando a liderança do campeonato com 209 pontos com Matthieu Vaxiviere ficando em 2ºlugar na corrida e vendo sua desvantagem para Rowland aumentar para 36 pontos. Completando o pódio o Brasileiro Pietro Fantin com o carro da Draco, Esse e o primeiro pódio do ano para a equipe e para o piloto que vem em 9º no campeonato, Dean Stoneman ficou em 4ºlugar e ganhou a corrida de novatos e com a quebra do carro de Jaafar ele assumiu o 3ºlugar no campeonato de pilotos mas bem longe do segundo colocado.

Oliver Rowland vence para a festa da torcida Inglesa
Oliver Rowland vence para a festa da torcida Inglesa

Nicholas Latifi e Egor Orudzhev ambos pilotos da Arden mostraram bom desempenho ficando em 5º e 6ºlugares. Depois vieram Nick Yelloly que veio disputar a prova na Lotus e conseguiu um 7ºlugar, geralmente ele corre de GP2 series, Gustav Malja terminou um bom final de semana para ele em 8ºlugar, Aurelien Panis no final da corrida acabou batendo em Tio Ellinas que vinha em bela recuperação na prova, Ainda assim ficou em 9ºlugar com Gelael em 10ºlugar. Na minha opinião o Panis merecia uma punição. O Substituto de Roberto Merhi que teve de correr o GP da Itália pela Manor foi o piloto William Bratt que teve um discreto 15ºlugar na corrida de domingo, No Sábado foi um pouco melhor ficando em 12ºlugar.

Pódio da corrida de Domingo
Pódio da corrida de Domingo

A proxíma rodada é nesse próximo final de semana em Nurburgring na Alemanha.

Resultado final da 11ªetapa da Renault 3.5

1     4     Oliver Rowland            (FORTEC MOTORSPORTS)     43:24.786 em 24 Voltas
2     9     Matthieu Vaxiviere         (LOTUS)     a 1.204
3     19     Pietro Fantin             (INTERNATIONAL DRACO RACING)     a 3.384
4     2     Dean Stoneman             (DAMS)     a 4.056
5     5     Nicholas Latifi         (ARDEN MOTORSPORT)     a 10.255
6     6     Egor Orudzhev             (ARDEN MOTORSPORT)     a 14.166
7     10     Nicholas Yelloly         (LOTUS)     a 15.776
8     12     Gustav Malja             (STRAKKA RACING)     a 22.536
9     18     Aurelien Panis             (TECH 1 RACING)     a 31.772
10     25     Sean Gelael             (JAGONYA AYAM WITH CARLIN)     a 31.938
11     11     Tio Ellinas             (STRAKKA RACING)     a 34.014
12     15     Alfonso Celis Jr         (AVF)     a 34.619
13     16     Beitske Visser             (AVF)     a 39.690
14     17     Roy Nissany             (TECH 1 RACING)     a 40.105
15     40     William Bratt             (PONS RACING)     a 40.404
16     39     Philo Paz Patrick Armand     (PONS RACING)     a 50.302

Não Terminaram a corrida:

26     Tom Dillmann             (JAGONYA AYAM WITH CARLIN)     a 16 Voltas
1     Nyck de Vries             (DAMS)     a 18 Voltas
20     Bruno Bonifácio         (INTERNATIONAL DRACO RACING)     a 19 Voltas
3     Jazeman Jaafar             (FORTEC MOTORSPORTS)     a 21 Voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Foto: Motorsport.com

Sem categoria

Deixe uma resposta