Formula Indy – A decisão do Título em Laguna Seca

A decisão do campeonato em Laguna Seca, Distância de 90 voltas da prova final da temporada de 2019. Com a Pontuação dobrada, O Líder do Campeonato Josef Newgarden estava com 593 pontos, E estava com 41 pontos de frente para Rossi, 42 pontos para Pagenaud e 85 pontos na frente de Scott Dixon. Para o Neozelandês ser o campeão era uma possibilidade bem difícil. Já que Newgarden deveria ficar em 23ºlugar no máximo e Pagenaud e Rossi não chegar entre os 5 primeiros colocados, Com a vitória do piloto da Ganassi.

Newgarden seria o campeão chegando em 4ºlugar, Independente dos resultados de Rossi e de Pagenaud. Os dois precisavam da vitória e que Newgarden só terminasse do 5ºlugar para baixo. E entre os dois, Quem chegasse à frente seria o campeão. Já que a diferença entre eles é de 1 ponto apenas.

Na classificação, O Jovem piloto da Harding Colton Herta brilhou e acabou conquistando a pole position no sábado. Ele liderou todos as fases da classificação até a pole position. Scott Dixon larga ao lado dele em 2ºlugar.

Seria muito bom para Dixon, se na segunda fila não tivesse em 3ºlugar Alexander Rossi da Andretti e principalmente o líder do campeonato largando em 4ºlugar. Josef Newgarden estava na sua posição ideal para ser o campeão do Mundo. Na terceira fila, Largam o Canadense James Hinchcliffe da Schmidt e o francês Simon Pagenaud.

Completando os 10 primeiros colocados: Will Power da Penske, Graham Rahal, Ryan Hunter- Reay e Max Chilton da Carlin.

Grid de Largada:

posPilotoEquipeMotorTempo
188Colton HertaHarding Steinbrenner RacingHonda1:10.1405
29Scott DixonChip Ganassi RacingHonda1:10.1831
327Alexander RossiAndretti AutosportHonda1:10.2105
42Josef NewgardenTeam PenskeChevrolet1:10.6719
55James HinchcliffeArrow Schmidt Peterson MotorsportsHonda1:10.8003
622Simon PagenaudTeam PenskeChevrolet1:10.8616
712Will PowerTeam PenskeChevrolet1:10.6086
815Graham RahalRahal Letterman Lanigan RacingHonda1:10.6296
928Ryan Hunter-ReayAndretti AutosportHonda1:10.6919
1059Max ChiltonCarlinChevrolet1:10.7257
117Marcus EricssonArrow Schmidt Peterson MotorsportsHonda1:11.1666
1219Santino FerrucciDale Coyne RacingHonda1:12.4137
1325Conor DalyAndretti AutosportHonda1:10.7787
1410Felix RosenqvistChip Ganassi RacingHonda1:10.5649
1521Spencer PigotEd Carpenter RacingChevrolet1:10.8275
1630Takuma SatoRahal Letterman Lanigan RacingHonda1:10.8393
1726Zach VeachAndretti AutosportHonda1:10.8407
1820Ed JonesEd Carpenter RacingChevrolet1:10.9806
1918Sebastien BourdaisDale Coyne RacingHonda1:11.0095
2023Charlie KimballCarlinChevrolet1:10.9865
2114Tony KanaanA.J. Foyt EnterprisesChevrolet1:11.2454
2298Marco AndrettiAndretti Herta Autosport with Marco & Curb-AgajanianHonda1:11.0527
234Matheus LeistA.J. Foyt EnterprisesChevrolet1:11.5180
2460Jack HarveyMeyer Shank Racing with Arrow SPMHonda1:11.2710

Na largada, Colton Herta permaneceu na frente, Resistindo a pressão pelo Neozelandês Scott Dixon. Rossi manteve o 3ºlugar. Newgarden segurou a 4ªposição do Ataque de James Hinchcliffe. Simon Pagenaud completa os 6 primeiros colocados.

Na 2ªVolta, Pagenaud querendo o título, supera James Hinchcliffe e assume o 5ºlugar. A pista de Laguna Seca era de difícil ultrapassagem. Nas primeiras voltas, Herta e Dixon abriram 3.2 segundo de Alexander Rossi e dos demais pilotos. Poucas coisas aconteceram nas primeiras voltas: Santino Ferrucci e Felix Rosenquist passaram pelo Norte-americano Graham Rahal e passaram para o 9º e 10ºlugares respectivamente.

Takuma Sato, que vinha na parte de trás da tabela foi o primeiro a parar nos boxes na 11ªVolta. Os pilotos começaram a fazerem as paradas de maneira antecipada, Certamente todos iriam para 3 paradas. Na 13ªVolta, Simon Pagenaud foi o primeiro dos líderes a fazerem a parada.

Na volta seguinte, Pararam Rossi e Newgarden e ai a Penske foi bem melhor que a Andretti e o líder do campeonato superou o vice-líder do campeonato. Pior ficou para Rossi, que acabou com os pneus frios enfrentando Simon Pagenaud. Rossi foi tentar se defender, Mas acabou não só perdendo a posição para o Francês como ele também passou pela faixa de areia na pista, Perdendo 2 posições em poucas curvas.

Na Volta 16, Pagenaud foi para cima de Newgarden que acabou não oferecendo resistência para o francês, que assumiu o 4ºlugar. Curvas depois, Rossi foi para cima de Newgarden e o piloto da Penske não ofereceu resistência, Mesmo por dentro no começo da subida. Mesmo com o 6ºlugar, Newgarden seria o campeão.

Dixon na volta 18, Herta e Power na volta 19 foram os últimos a pararem nos boxes. O piloto da Harding voltou na frente, Mas teve de se segurar a liderança durante 1 volta inteira, com os pneus mais frios. A partir que o pneu esquentou e Herta ficou mais tranquilo na frente. As ultrapassagens só acontecem nesse caso, Se o piloto não oferecer resistência ou se o piloto cometer um erro.

Newgarden começou a perder terreno para os primeiros colocados, ficando para trás. Nisso, Felix Rosenquist e Marcos Ericsson vinham chegando no piloto da Penske. Quem vinha em uma bela corrida de recuperação era Marco Andretti, que largou da 22ªposição e já estava em 13ºlugar, Usando muito o push to pass e usando de um certo exagero de arrojo. (Não que o Milho de Michael Andretti estava certo em fazer. Afinal, era a última etapa de 2019 e a pontuação é dobrada)

Newgarden estava sofrendo com os pneus, Mas Rossi também vinha sofrendo com os pneus e também vinha perdendo rendimento. O piloto da Penske vinha mais tranquilo, Mas o piloto da Andretti estava vendo suas chances de título diminuírem bastante. Quem vinha com tudo era Francês Simon Pagenaud, Que vinha pressionando Scott Dixon. Se ele passasse o Neozelandês, O piloto da Penske poderia atacar Herta. Naquele momento, Com um terço de corrida, Pagenaud era que tinha mais chances de tirar o campeonato das Mãos de Newgarden. Na parte intermediária da prova, Santino Ferrucci segurava a 10ªposição, Em cima do jovem piloto da Dale Coyne estavam os dois pilotos da Rahal. (Com o filho de Bobby Rahal na frene de Takuma Sato)

Na 34ªVolta, Felix Rosenquist passou Josef Newgarden na saca rolha e assumiu a 6ªposição, O pneu duro do líder do campeonato não rendia bem. Ao contraio do sueco que vinha pressionar Alexander Rossi, Visivelmente com seus pneus desgastados, O piloto da Andretti foi alvo fácil para Rosenquist passar para o 5ºlugar. Marcus Ericsson parou na 36ªVolta, Foi o primeiro a fazer a segunda parada.

Visto que os pneus de ambos estavam detonados, Rossi e Newgarden foram para os boxes na volta de número 37. Novamente a equipe Penske trabalhou melhor, Mas dessa vez, Rossi conseguiu sair ainda na frente de Newgarden. Na 38ªVolta, Dixon e Pagenaud fizeram suas segundas paradas. Mesmo com problemas, O piloto da Ganassi voltou ainda na frente de Pagenaud.

Herta parou na volta 39, Mesmo com uma parada lenta, O jovem norte-americano voltou para a corrida na frente de Dixon. Power foi para a liderança e ficou lá até o final da volta, O Australiano foi para os boxes na 41ªVolta. Com todas as paradas, Herta seguiu na liderança, Com Power, que voltou em segundo lugar, Mas acabou perdendo posição para Dixon e para Pagenaud, Muito por causa dos pneus frios que o Australiano estava naquele momento, Recém-saído dos Boxes. Mesmo com o 8ºlugar e 18 segundos do líder, Newgarden estava sendo o campeão do Mundo.

A prova vinha transcorrendo normalmente, Até que na volta 45, Justamente na metade da corrida, Conor Daly ao tentar superar Marco Andretti, Mas acabou rodando e ficando parado entre as 2 primeiras as pernas da primeira curva, Acionando a bandeira amarela. Todo mundo iria ficar junto, Era tudo que Rossi e Newgarden queriam para terem alguma chance de se aproximar do Herta e de Dixon.

Essa bandeira amarela não durou muito tempo, com Daly voltando para a pista e uma limpeza naquele local, A relargada aconteceu na volta 49. Herta foi muito bem na relargada, Mas Dixon acabou tentando atacar o piloto da Harding que segurou a ponta. Quem não se segurou foi, Santino Ferrucci, que acabou tocando em Takuma Sato, O Japonês acabou rodando quando vinha no meio do pelotão. Ao mesmo tempo que Ed Jones passeou na grama a 100 metros depois.

Ferrucci com a suspensão quebrada abandonou a corrida na 48ªvolta. Isso já poderia matar de vez as chances de título de Scott Dixon. Essas chances foram definitivamente encerradas com o Abandono de Jones na 51ªvolta.

Colton Herta que continuava líder da prova estava disputando o Roque do ano com o Sueco Felix Rosenquist, Que vinha em 5ºlugar. No meio deles estavam, Dixon que já não disputava o campeonato, Pagenaud, que estava em 3º e Power que vinha logo atrás do francês. Os 5 separados por pouco tempo. A surpresa da prova era Marcus Ericsson em 6ºlugar, Logo a frente de Rossi e de Newgarden.

Pigot e Veach disputavam o 14ºlugar, O piloto da Carpenter buscou a ultrapassagem sobre o piloto da Andretti. Acabou que ambos perderam a curva e se prejudicaram, perdendo posições. Quem se deu bem foram Charlie Kimball e Tony Kannan, que subiram para o 14º e 15ºcolocados.

Na mesma volta, no ponto mais alto da pista, Matheus Leist iria fazer a manobra para passar um lento Zach Veach. Porém, ao mesmo tempo, Sato também  fez a manobra e os 3 foram ao mesmo tempo fazer a saca rolha, Leist ficou na frente do piloto Japonês após essa briga.

Marco Andretti que tinha passado Max Chilton voltas atrás acabou tomando no contra pé do piloto Inglês da Carlin, que recuperou a 12ªposição. Ainda faltava 1 parada nos boxes. Os pilotos das últimas posições eram os primeiros a pararem nos boxes. O primeiro dos lideres a fazer a última parada foi Rosenquist na 64ªvolta.

Na 65ªVolta, Pararam Herta e Dixon, Deixando Pagenaud na liderança, O Francês foi para os boxes na volta seguinte e Power assumiu a ponta. No final da 66ªVolta, Power foi para a sua última parada e conseguiu voltar logo atrás de Herta e a frente de Dixon e Pagenaud. Rosenquist estava em 5º, Rossi em 6º e Newgarden em 7º. A equipe de Marcos Ericsson não fez um bom trabalho e fez o sueco cair para o 10ºlugar, Atrás de Sebastien Bourdais e de James Hinchcliffe.

Nesse período da corrida, começou a surgir uma nevoa pesada e até com parte do céu carregado. Não se poderia imaginar que iria ter chuva no final da corrida, Mas que o céu estava parecendo carregado, Estava sim.

A 20 voltas do final, Rosenquist passou Pagenaud e assumiu a 4ªposição. Naquele momento do campeonato, Newgarden era mais campeão do que nunca, Mesmo com seu carro sem estar com um grande desempenho, Com 1 5 segundos atrás do Colton Herta. O piloto da Harding vinha a pouco menos de 1 segundo sobre Will Power, Que queria chegar à temporada bem, Com uma 3ªvitória na temporada.

A 15 voltas do final, Pagenaud recuperou o 4ºlugar ao superar Rosenquist na curva 1. Se tinha alguém que tinha chance tomar o campeonato de Newgarden era o piloto Francês, Que partiu para cima de Dixon nas últimas voltas do campeonato. Assim como Power foi para cima de Herta, Mas acabou colocando as rodas do lado direito na areia. Uma pena que Laguna Seca não proporciona grandes chances para um pouco fazer uma ultrapassagem.

Power não desistiu e voltou para cima de Herta a voltas do final do campeonato. Pagenaud chegou a colocar do lado de Dixon, que conseguiu segurar o 3ºlugar. Mais atrás, A 6 voltas do final, Bourdais passou Newgarden e assumiu o 7ºlugar. Mesmo assim o campeonato ficava nas mãos do piloto Norte-americano.

A 3 voltas do final, Power dar uma errada e deixa Colton Herta tranquilo para vencer a prova de Laguna Seca, Foi sua segunda vitória da carreira e na categoria. Porém não foi o bastante para conquistar o campeonato dos Rookies, O Sueco Felix Rosenquist com o 5ºlugar, acabou como o novato do ano, Após largar do 14ºlugar.

Will Power terminou a corrida em segundo lugar e Scott Dixon completou o pódio, Segurando a pressão de Simon Pagenaud. O Francês fez o que era possível, Mas o 4ºlugar dá para o piloto da Penske o vice-campeonato, A frente de Alexander Rossi que ficou logo atrás, na 6ªposição.

Apesar da corrida apenas mediana, Josef Newgarden com o 8ºlugar conquistou o bicampeonato do Mundial de Formula Indy. Com 4 vitórias, 3 poles, 7 pódios, 14 vezes entre os 10 primeiros lugares e 641 pontos ganhos. O Norte-Americano foi o campeão pela segunda vez. Além de ter o melhor carro, Newgarden tem também à capacidade de levar o carro na maioria das vezes às primeiras posições. Foi assim que se deu o merecidíssmo campeonato do Norte-Americano. A Frente do campeão, Chegou o Francês Sebastien Bourdais da Dale Coyne.

James Hinchcliffe da Schmidt e Ryan Hunter-Reay completaram os 10 primeiros colocados. Na sua volta a Formula Indy, Laguna Seca não foi uma grande corrida, Circuito de difícil ultrapassagem. Isso mostra que a decisão da Indy precisa ir para um circuito que a possibilidade de ultrapassagens, A Tradição é importante, Mas não dá para ter uma decisão em uma pista com dificuldades de ultrapassagem.

Nas próximas semanas, Faremos uma analise de todo o campeonato da de 2019. Parabéns a Josef Newgarden pelo bicampeonato da Formula Indy.

Fotos:

Laguna Seca 2019

Resultado Final da última Etapa do Mundial de Formula Indy
GP de Laguna Seca

posPilotoEquipeMotorVoltasTempo
188Colton HertaHarding Steinbrenner RacingHonda901:53:56.9845
212Will PowerTeam PenskeChevrolet90a 0.5878
39Scott DixonChip Ganassi RacingHonda90a 6.2404
422Simon PagenaudTeam PenskeChevrolet90a 6.3545
510Felix RosenqvistChip Ganassi RacingHonda90a 9.5206
627Alexander RossiAndretti AutosportHonda90a 10.3637
718Sebastien BourdaisDale Coyne RacingHonda90a 10.6831
82Josef NewgardenTeam PenskeChevrolet90a 19.0447
95James HinchcliffeArrow Schmidt Peterson MotorsportsHonda90a 22.8186
1028Ryan Hunter-ReayAndretti AutosportHonda90a 24.7944
117Marcus EricssonArrow Schmidt Peterson MotorsportsHonda90a 25.7806
1215Graham RahalRahal Letterman Lanigan RacingHonda90a 26.6517
1359Max ChiltonCarlinChevrolet90a 27.0743
1498Marco AndrettiAndretti Herta Autosport with Marco & Curb-AgajanianHonda90a 54.4314
1523Charlie KimballCarlinChevrolet90a 56.5862
1614Tony KanaanA.J. Foyt EnterprisesChevrolet90a 1:05.8739
174Matheus LeistA.J. Foyt EnterprisesChevrolet90a 1:06.5640
1826Zach VeachAndretti AutosportHonda90a 1:07.9267
1960Jack HarveyMeyer Shank Racing with Arrow SPMHonda90a 1:10.7956
2021Spencer PigotEd Carpenter RacingChevrolet89a 1 volta
2130Takuma SatoRahal Letterman Lanigan RacingHonda89a 1 volta
2225Conor DalyAndretti AutosportHonda89a 1 volta
2320Ed JonesEd Carpenter RacingChevrolet51a 49 voltas
2419Santino FerrucciDale Coyne RacingHonda48a 52 voltas

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: IndyCar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *