Formula 3.5 temporada de 2016 – Round 1 – Aragon

A Partir de Agora nessa parte final de novembro e dezembro estaremos colocando em dia várias categorias que não foram postadas na temporada regular do Automobilismo. Para começar teremos a temporada da Formula V8 3.5 temporada de 2016.

É o primeiro ano da categoria sem o suporte da Renault acabou tendo muitas baixas importantes. Apesar disso é um belo campeonato e com um pacote técnico muito bom que prepara muito bem o piloto para as categorias superiores do Automobilismo Mundial e em 2017 vai estar acompanhando ao calendário do WEC (World Endurance Championship) o que vai garantir o Futuro da categoria na teoria.

O Campeonato teve 9 Rodadas duplas sendo que a primeira corrida não tem a obrigatoriedade da parada nos boxes e na segunda corrida a parada nos boxes é obrigatória. A primeira prova aconteceu nos dias 16 e 17 de Abril no Circuito de Aragón na Espanha.

Grid de largada da 1ªEtapa da Formula 3.5

1. Egor Orudzhev 1:40.328
2. Louis Deletraz 1:40.341
3. Tom Dillmann 1:40.444
4. Yu Kanamaru 1:40.526
5. Rene Binder 1:40.793
6. Beitske Visser 1:40.803
7. Pietro Fittipaldi 1:40.855
8. Alfonso Celis jr. 1:40.931
9. Aurélien Panis 1:41.039
10. Matthieu Vaxiviere 1:41.109
11. Roy Nissany 1:41.119
12. Johnny Cecotto jr. 1:41.307
13. Vitor Baptista 1:41.577
14. Matevos Isaakyan 1:41.733
15. Giuseppe Cipriani 1:46.396

aragon_racing_1_2016-3

Na Largada da primeira corrida da temporada o piloto Russo Egor Orudzjev largou muito bem mantendo a liderança com Deletraz e Celis jr. nas três primeiras posições. Mas curvas depois o Russo da equipe Arden acabou passando reto em uma curva e quebrando o seu aerofólio dianteiro deixando a liderança para Deletráz com Celis em segundos e Vaxiviere que largou do 10ºlugar e já estava em 3º, Ao começar a segunda volta o piloto da SMP Racing passou Alfonso Celis assumindo o 2ºlugar.

Rene Binder, Beitske Binder e Pietro Fittipaldi estavam completando os 6 primeiros colocados. Orudzhev Abandonou foi para os boxes e abandonou a corrida. Tom Dillmann que tinha uma boa 3ªposição no Grid de largada acabou caindo para trás, Mas ao final da 2ªVolta já estava em 6ºlugar.

Ao tentar passar A Holandesa Beitske Visser o Brasileiro Pietro Fittipaldi acabou quebrando o bico do seu carro tendo seu rendimento comprometido apesar de quem ficou a pior foi a piloto da Ted Martin. Vitor Baptista que é o segundo brasileiro nesse campeonato vinha se aproveitando das confusões em sua estreia e estava se colocando em uma boa 9ªposição defendendo os ataques de Johnny Cecotto jr. que luta para sobreviver no automobilismo mundial sem a ajuda dos padrinhos políticos da Venezuela.

Classificação após 5 voltas era a seguinte:

1. Delétraz – 2. Vaxiviere a 5.800 – 3. Célis jr. a 6.759 – 4. Binder a 10.755 – 5. Dillmann a 12.279 – 6. Fittipaldi a 14.791 – 7. Panis a 15.762 – 8. Nissany a 18.196 – 9. Baptista a 19.575 – 10. Cecotto jr. a 20.259 – 11. Isaakyan a 22.187 – 12. Visser a 25.822 – 13. Cipriani a 36.401.

Deletraz continuava abrindo distância enquanto que Vaxiviere continuava pressionado pelo 3ºpiloto da Force India Alfonso Celis jr.
Mais atrás Nissany se segurava em 8ºlugar dos ataques de Baptista e de Cecotto jr.
Binder e Dillmann duelavam pelo 4ºlugar isso depois de 8 voltas de corrida já passados 15 dos 40 minutos de corrida.

No final da 9ªvolta tom Dillmann ultrapassou o Suíço Rene Binder assumindo o 4ºlugar.

Cecotto jr. tomou o 9ºlugar de Vitor Baptista que começava a ser pressionado pela piloto Beitske Visser isso depois de 10 voltas e depois de 10 voltas Deletraz colocou 10 segundos de diferença para Vaxiviere que não conseguia se firmar no segundo lugar sendo pressionado pelo Mexicano Afonso Celis jr. depois de 2 voltas o Francês ganhou algum folego se distanciando um pouco do piloto da AVF.

Classificação após 23 minutos de corrida – Deletraz – Vaxiviere – Celis jr. – Dillmann – Binder – Panis – Nissany – Fittipaldi – Cecotto – Baptista – Visser – Isaakyan – Cipriani

Pietro Fittipaldi depois do toque no bico do seu carro acabou perdendo rendimento. Já estava em 8ºlugar sofrendo pressão de Cecotto jr., Baptista de Visser e em pouco tempo chegava o Russo Matevos Isaakyan nessa disputa.

A 13 minutos do final na 16ªVolta Visser e Isaakyan ultrapassaram Johnny Cecotto jr. que foi caiu para o 12ºlugar fora da zona de pontuação que é o mesmo da Formula 1, Bruno Baptista estava agora na cola de Pietro que tinha freado forte no final da volta anterior defendendo sua posição, Mas dai veio Visser e conseguiu a ultrapassagem tomando o 9ºlugar do Brasileiro que deu o troco na curva seguinte em Visser que perdeu posição também para Cecotto jr. Já Isaakyan rodou e acabou ficando de fora dessa disputa.

Lá na Frente Deletraz estava a 14.218 segundos na frente de Vaxiviere, Depois vinham Celis jr. a 15.122 – Dillmann a 16.724 – Binder a 18.203 – Panis a 19.428 – Nissany a 35.673 – Fittipaldi a 45.413 – Baptista a 46.576 – Cecotto jr. a 47.100 – Visser a 47.410 – Isaakyan a 1:11.622 – Cipriani a 1:22.235 era o último dos que permaneciam na corrida tendo ele 51 anos de idade.

aragon_racing_1_2016-5

Vaxiviere continuava vendo Celis jr. na sua cola. Só que o Mexicano teria a companhia de Tom Dillmann que é companheiro de equipe de celis na AVF e de Rene Binder.

Bruno Baptista passou Pietro que agora sofria pressão de Visser disputando o 9ºlugar, O Brasileiro companheiro de Deletraz na Fortec sem uma parte da asa dianteira tinha enorme dificuldade para se manter na zona de pontuação tanto é que o seu compatriota já estava bem longe dele em 8ºluga praticamente assegurado faltando 7 minutos para o final.

Em menos de um minuto Visser e Cecotto jr. passaram Pietro deixando ele fora da zona de pontuação, Era mais do que obvio que isso acontecesse e seria melhor para o Brasileiro se tivesse trocado o bico do seu carro. A menos de 5 minutos do final da corrida Alfonso Celis jr. acabou despencando na classificação do 3ºlugar para o 6ºlugar isso depois de dar uma passeada fora do circuito o que permitiu a Dillmann assumir o 3ºlugar e garantir o pódio e não somente isso, Mais a chance de tentar disputar o 2ºlugar com Vaxiviere. O filho de Olivier Panis o francês Aurélien Panis buscava disputar o 4ºlugar com Rene Binder nesse final de prova e quem ficou definitivamente foi o Mexicano Celis jr. que tinha perdido totalmente o contato com a turma da Frente.

Na volta final Dillmann ainda tenta chegar de vez em Vaxiviere, mas parece que o piloto da AVF não vai ter essa possibilidade. Lá na frente sem nenhum susto e sem qualquer adversário o Suíço Louis Deletraz venceu a primeira bateria da primeira etapa da Formula 3.5 V8. Vitória conquistada desde de quando ele assumiu a liderança na 2ªmetade da primeira volta.

aragon_racing_1_2016-6

Mattihieu Vaxiviere largando do 10ºlugar conquistou o segundo lugar e Tom Dillmann que largou muito mal acabou tendo uma bela recuperação conquistando o 3ºlugar. Depois vieram Binder, Panis, Celis jr. Nissany, Baptista em uma boa estreia na Categoria, Cecotto jr. e Visser completando a zona de pontuação deixando Pietro Fittipaldi de fora dos pontos em 11ºlugar.

Resultado final da primeira corrida da Formula V8 3.5
GP de Aragón – Temporada 2016

1. Louis Deletraz 41:53.608 – 24 Voltas
2. Matthieu Vaxiviere a 11.842
3. Tom Dillmann a 13.026
4. Rene Binder a 15.661
5. Aurélien Panis a 16.251
6. Alfonso Celis jr. a 22.333
7. Roy Nissany a 34.627
8. Bruno Baptista a 49.552
9. Johnny Cecotto jr. a 50.395
10. Beitske Visser a 52.185
11. Pietro Fittipaldi a 1:09.585
12. Matevos Isaakyan a 1:15.491
13. Giuseppe Cipriani a 1 Volta
Louis Delétraz 1:43.626


Grid de largada da Segunda corrida:

1. Tom Dillmann 1:40.461
2. Aurélien Panis 1:40.620
3. Louis Delétraz 1:40.644
4. Egor Orudzhev 1:40.666
5. Matthieu Vaxiviere 1:40.924
6. Alfonso Celis jr. 1:40.953
7. René Binder 1:41.024
8. Johnny Cecotto jr. 1:41.035
9. Beitske Visser 1:41.043
10. Yu Kanamaru 1:41.119
11. Roy Nissany 1:41.327
12. Pietro Fittipaldi 1:41.331
13. Matevos Isaakyan 1:41.466
14. Vitor Baptista 1:41.636
15. Giuseppe Cipriani 1:46.133

A primeira largada foi abortada devido a problemas com o Russo Egor Orudzhev que não estava tendo um bom final de semana apesar de figurar bem nos grid das 2 corridas do final de semana. Os pilotos foram para uma nova volta de apresentação.

Após a segunda volta de apresentação os 14 pilotos foram para a segunda largada aonde Panis assumiu a liderança enquanto isso confusão envolvendo o vencedor da primeira corrida Louis Deletraz que foi tocado pelo Francês Vaxiviere e rodou na primeira curva. Panis, Dillmann, Binder e Celis jr. eram os 4 primeiros colocados. Vaxiviere com problemas acabou indo para os boxes tendo de trocar a asa dianteira, Mas tendo problemas mais sérios em seu carro com relação a suspensão ele abandonou a corrida.

aragon_racing_1_2016-1

cecotto jr., Yu Kanamaru e Isaakyan disputavam ferozmente o 5ºlugar. Panis liderava a prova, Mas era Dillmann que tinha mais carro que o filho de Olivier Panis e partia para a pressão para cima do jovem piloto da equipe Arden que liderava a 5 voltas dessa forma tendo o piloto da AVF na sua cola, Já Binder vinha em um sossegado 3ºlugar sem ameaçar os líderes mais sem ser ameaçado pelo Celis jr. Um pouco mais atrás estava o pega pra capar entre Cecotto e o Kanamaru que conseguiu a ultrapassagem em cima do Venezuelano assumindo o 5ºlugar, Ao ser ultrapassando o piloto da RP Motorsports foi para os boxes trocar os pneus no que é a parada obrigatória que existe na segunda corrida.

Após 6 voltas a classificação era a seguinte: Panis – Dillmann a 0.760 – Binder a 3.934 – Celis jr. – Kanamaru – Fittipaldi – Isaakyan – Visser – Baptista – Deletraz – Orudzhev – Cecotto jr. – Nissany – Cipriani. Desses Cecotto e Nissany já tinham feito suas paradas.

Na 7ªVolta o Suíço Delétraz já estava em 9ºlugar, era impressionante a recuperação desse jovem piloto da Fortec, Enuqnaot que segundos depois Vários pilotos vão para a parada entre eles Celis jr., Deletraz e Vitor Baptista. Na disputa pela liderança Panis e Dillmann não pensavam em parar nos boxes e seguiam em frente com Binder um pouco mais atrás. Kanamaru, Fittipaldi, Visser, Orudzhev e Cipriani eram os 8 primeiros colocados e ainda não tinham parado nos boxes, Dos que já tinham parado Cecotto jr. era o primeiro deles a 2 segundos do piloto da Durango.

A um pouco menos de 24 minutos do final da corrida Orudzhev que largou dos boxes vai para a parada obrigatória. na 10ªVolta Panis seguia na frente com Dillmann seguindo de perto o piloto da Arden, Já Fittipaldi foi para os boxes nessa volta. Enquanto que Panis fazia sua volta em 1:43.3 Louis Delétraz estava virando 1:42.8 comprovando que tinha um carro a altura de disputar a vitória também na segunda bateria. O Japones Yu Kanamaru fez a melhor volta da corrida com um rapidissimo tempo de 1:42.615 enquanto que Roy Nissany acaba por segurar o 7ºlugar sobre o Delétraz que saiu um pouco pra fora da pista.

A 18 minutos e 50 segundos Rene Binder vai para a parada com o carro preto da equipe Lotus, só restavam a parar Panis, Dillmann já que o Japonês também foi para os boxes. Após 12 voltas e com os dois primeiros colocados ainda por fazerem suas paradas a 17 minutos e 30 do final a classificação era a seguinte

1. Panis – 2. Dillmann a 0.447 – 3. Binder a 35.928 – 4. Kanamaru a 40.627 – 5. Cecotto jr. a 43.313 – Celis jr. a 44.370. No começo da 13 Volta ambos entram nos boxes em uma disputa pela liderança da prova sendo decidida em uma parada e nessa briga levou a melhor a equipe Arden que conseguiu manter Aurélien Panis em primeiro col Dillmann em sua Cola. Após muito tentar e com resistência do piloto Roy Nissany acabou Louis Deletráz conseguindo a ultrapassagem assumindo a 7ªposição a menos de 16 minutos do final de corrida.

Pietro Fittipaldi vinha em 10ºlugar seguindo de perto a Isaakyan que vinha seguindo a Nissany no que poderia acabar ocorrendo uma bela disputa de posição pelo 8ºlugar enquanto que Vitor Baptista sofria para se segurar na frente de Orudzhev, apesar dos esforços do piloto Brasileiro ele não foi páreo ao Russo e também não seria páreo para Visser que logo iria conseguir a ultrapassagem sobre Vitor.

Panis continuava na frente segurando firma a liderança enquanto que Delétraz já chegava em Celis jr. e Cecotto a 11 minutos do final da segunda corrida. Na primeira tentativa Deletraz tentou por fora depois da grande reta e não conseguiu superar o piloto Mexícano e acabou ficando um pouco mais para trás, Na 17ªVolta agora por dentro e fazendo uma bela manobra o piloto da Fortec em grande corrida de recuperação superou Celis jr. tomando o 6ºlugar e partia para cima de Cecotto jr.

A 7 minutos do final Cecotto jr. precisava segurar a pressão de Delétraz que esta em grande recuperação na corrida. No final da 18ªVolta Delétraz passou o piloto Venezuelano assumindo o 5ºlugar. O incidente entre Delétraz e Celis jr. estava sob investigação devido a um toque entre os dois depois da ultrapassagem do piloto da Fortec que esbarrou a roda traseira no aerofólio dianteiro do piloto Mexicano no que perdeu parte da asa. (Na minha opinião foi toque de corrida)

Consequência disso é que Celis perdeu rendimento e perdeu o 7ºlugar para Roy Nissany que estava fazendo um final de semana bastante razoável deixando a confusão do Celis para Isaakyan, Pietro e Orudzhev. A dois minutos do final de prova Pietro Fittipaldi ultrapassa a Isaakyan e assume o 9ºlugar deixando os 2 russos a se entenderem. Ao final desse pega pra capar Kosavo foi o piloto Orudzhev que levou a pior e acabou lento pela pista isso por que ele tocou em Isaakyan o que levou ao seu compatriota sair do traçado. Resultado disso foi um final de semana para esquecer para o Russo da Arden.

No final Aurélien Panis liderou com todos os méritos e levou a segunda corrida do final de semana ficando na frente de Tom Dillmann que coleciona o segundo pódio do final de semana e Rene Binder completou o pódio. Mas deve fazer menção honrosa ao Japonês Yu Kanamaru que andou muito bem chegando em consistente 4ºlugar e a bela recuperação de Louis Delétraz fazendo uma bela corrida chegando em 5ºlugar.

aragon_racing_1_2016-4

Completando a zona de pontuação vieram os pilotos Johnny Cecotto jr., Roy Nissany, Celis jr. que mais uma vez despencou no final da prova, Pietro Fittipaldi que marcou seus 2 primeiros pontos na temporada e Matevos Isaakyan fechou em 10ºlugar.

Classificação final da 2ªEtapa da Formula 3.5

1. Aurélien Panis (Arden International) 40:03.536 – 23 Voltas
2. Tom Dillmann (AVF) a 2.024
3. René Binder (Lotus) a 12.309
4. Yu Kanamaru (Ted Martin) a 14.007
5. Louis Delétraz (Fortec) a 18.868
6. Johnny Cecotto jr. (RP Motorsport) a 27.120
7. Roy Nissany (Lotus) a 29.261
8. Alfonso Celis jr. (AVF) a 33.788
9. Pietro Fittipaldi (Fortec) a 33.908
10. Matevos Isaakyan (SMP Racing) a 37.855
11. Vitor Baptista (RP Motorsport) a 40.165
12. Beitske Visser (Ted Martin) a 40.911
13. Giuseppe Cipriani (Durango) a 1 Volta
14. Egor Orudzhev (Arden) a 2 Voltas
15. Matthieu Vaxiviere (SMP Racing) OUT
Melhor Volta: Louis Delétraz 1:42.011

Classificação do Campeonato:

Campeonato de Pilotos:

Louis Delétraz 35
Aurélien Panis 35
Tom Dillmann 33
René Binder 27
Matthieu Vaxiviere 18
Yu Kanamaru 12
Alfonso Celis jr. 12
Roy Nissany 12
Johnny Cecotto jr. 10
Bruno Baptista 4
Pietro Fittipaldi 2
Beitske Visser 1
Matevos Isaakyan 1

Campeonato de Equipes:

AVF 45
Lotus 39
Fortec 37
Arden 35
SMP Racing 29
RP Motorsport 14
Ted Martin 13

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Motorsport

Sem categoria

Deixe uma resposta