Formula 2 – Round 10 em Monza

No circuito de Monza, tivemos a antepenúltima etapa do campeonato Mundial de Formula 2. Uma prova feita na semana seguinte do terrível acidente, que matou o francês Anthonie Hubert. Além disso, Juan Manuel Correa estava no hospital, Em situação não muito fácil no hospital. Além disso, Um dos carros da Trident ficou na Bélgica para a perícia.

Com tudo isso, só 17 pilotos aliaram para o Grid de largada do final de semana em Monza. Ralph Boschung acabou tendo que ceder seu carro para Giuliano Alesi. Trident, Chaoruz e Arden teriam apenas 1 piloto alinhado.

A Classificação aconteceu na Sexta-feira, Com a pista molhada, Todos os 17 pilotos tiveram dificuldades para fazerem suas classificações. As primeiras voltas foram feitas na casa do 1 minuto e 42 segundos, com Luca Ghiotto e Nick de Vries na frente, Com o decorrer das voltas, os tempos começaram a baixar. Na segunda volta, Ghiotto melhora em 5 segundos seu tempo. (De 1:42.961 para 1:37.906)  

A Partir dai, vários pilotos baixaram os tempos da pole seguidamente, Sette Câmara foi o primeiro deles, Depois foram Ilott e Matsushita (1:36.248) em questão de segundos. Os pingos de chuva continuaram a cair, Mas os tempos continuaram a baixar. Nick de Vries passou para a casa dos 1 minuto e 35 segundos (Com 1:35.902) aos 7 minutos de classificação. Logo esse tempo cairia para 1:34.851 de Sergio Sette Câmara, e de 1:34.251 para o Inglês Callum Ilott, com Matsushita com 1:34.419 na 2ªPosição.

A 20 minutos e 48 segundos do final, Ilott volta a liderança, Com 1:33.887. Zhou estava em 2º, Com Nikita Mazepin e Sergio Sette Câmara logo a seguir. A menos de 20 minutos do final, Nobuharu Matsushita acabou rodando ao fazer a segunda chicane e vai para a brita. Com isso é acionada a primeira bandeira vermelha do Treino.

Após a retirada do carro do piloto da Carlin, O Treino recomeça. Muitos dos pilotos ficaram nos boxes para o ajuste dos seus carros. Não foi o caso de Jack Aitken e de alguns pilotos que foram para a pista, O que se viu é que a pista piorou. Isso ajudou muito para a Colombiana Tatiana Calderón fosse para o muro. Novamente a bandeira vermelha é acionada a 16 minutos e 25 segundos para o termino do treino.

Depois da retirada do carro da piloto da Arden, O Treino recomeça, com uma pista bem escorregadia. Prova era que Alesi tinha rodado na entrada da reta oposta. A 12 minutos do final, Sergio Sette Câmara não consegue fazer boas parciais e ainda por cima passa reto pela segunda chicane. A pista poderia melhorar até o final da classificação. O Holandês Nick de Vries tentava melhorar a sua volta, Mas não conseguia de forma nenhuma. Muito graças ao segundo setor, que era o pior de todos em condições de pista.

A pole estava ficando nas mãos de Callum Ilott. Apenas no final do treino, Nick de Vries conseguiu uma bela volta e subiu para o 4ºlugar, A 269 milésimos de Ilott. O líder do campeonato tentou uma volta final, Mas não conseguiu melhorar sua volta final. A pole ficou mesmo com o piloto da Chaoruz. O inglês aproveitou o melhor momento da pista para ficar na frente. Ao seu lado, Larga Guanyu Zhou da Uni Virtuosi.

Na segunda fila iria ter a dupla de pilotos da ART Grand Prix, Mas o líder do campeonato, Nick de Vries acabou sendo desclassificado, por ter violado o regulamento de deixar 1 litro de combustível. O Holandês acabou com 0,8 litros de tanque. Ou seja, ele saiu do 4º para o 17ºlugar. Quem se beneficiou foi Sergio Sette Câmara, que passou para a 2ªFila. Nikita Mazepin larga em 3ºlugar, A frente do piloto brasileiro.

Nobuharu Matsushita da Carlin e Nicholas Latifi da DAMS formavam a 3ªFila, Jordan King e Mick Schumacher da Prema formavam a 4ªFila e completando os 10 primeiros colocados, Louis Delétraz da Carlin e Sean Gelael da Prema fazem a 5ªFila.

Grid de Largada:

posPilotoEquipeTemponºde Voltas
111 Callum IlottSauber Junior Team by Charouz1:33.88713
27 Guanyu ZhouUNI-Virtuosi1:34.03013
33 Nikita MazepinART Grand Prix1:34.06314
45 Sérgio Sette CâmaraDAMS1:34.27214
52 Nobuharu MatsushitaCarlin1:34.4195
66 Nicholas LatifiDAMS1:34.88514
716 Jordan KingMP Motorsport1:34.94411
89 Mick SchumacherPREMA Racing1:35.08213
91 Louis DelétrazCarlin1:35.10113
1010 Sean GelaelPREMA Racing1:35.14813
1120 Giuliano AlesiTrident1:35.31014
1215 Jack AitkenCampos Racing1:35.54713
138 Luca GhiottoUNI-Virtuosi1:35.64115
1414 Marino SatoCampos Racing1:36.70913
1517 Mahaveer RaghunathanMP Motorsport1:37.02714
1618 Tatiana CalderónBWT Arden1:46.6674
174 Nyck de VriesART Grand Prix1:34.15615

Na tarde de sábado, Depois da classificação a primeira corrida do final de semana foi realizada.

Na largada, Callum Ilott larga bem e mantem a liderança com facilidade, Com Zhou em 2º  e a subida de Nobuharu Matsushita de 5º para o 3ºlugar. Sergio Sette Câmara e Nicholas Latifi ficaram disputando o 4ºlugar. O Brasileiro se defendia muito bem dos ataques do companheiro de equipe.

Na 2ªVolta, Luca Ghiotto acabou passando reto na 1ªchicane. Também fez isso o Holandês Nick de Vries, que vinha em corrida de recuperação. Quem começou bem mal, foi o Russo Nikita Mazepin, que foi para os boxes trocar o bico dianteiro e colocar os pneus. Foi uma parada bem atrapalhada da ART Grand Prix.

No começo da 4ªVolta, Lafiti tenta de novo passar Sette Câmara, Coloca por fora e chega a ficar um pouco a frente do Brasileiro, que se recupera e volta a ficar na frente. Na volta seguinte, Callum Ilott é superado pelo Japonês Nobuharu Matsushita, Ganhando a liderança, Mas atrás, Zhou é superado pelo Sette Câmara. O piloto Brasileiro ganha a 3ªposição.

Tatiana Calderón acabou rodando na 6ªVolta quando estava fazendo a 2ªChicane. Ao chegar a 7ªVolta, Ilott, Sette Câmara, Zhou, Gelael e Marino Sato pararam para a troca de pneus obrigatório. Na volta seguinte, pararam Matsushita, Latifi, Nick de Vries e Rathanathan foram para a parada. Luca Ghiotto passou a liderar a prova, Com King, Schumacher, Aitken e Alesi vinham nas 5 primeiras posições.

O Holandês Nick de Vries, já estava em 11ºlugar e acabou fazendo a volta mais rápida da prova. O piloto da ART tinha o melhor carro da prova e se aproximava da disputa por posição entre os pilotos da equipe DAMS. Os pilotos da frente eram 2 segundos mais lento que Matsushita e Ilott, Os dois primeiros colocados que já tinham feito a parada obrigatória.

Nicholas Latifi foi para a briga com Guanyu Zhou, em busca do 8ºlugar. Com Sette Câmara logo atrás, tentando se recuperar da parada ruim dos boxes que a DAMS fez com ele.  Latifi foi para cima de Zhou, Mas na entrada da segunda chicane, O Canadense acaba tocando no pneu do Chinês que teve o seu pneu furado de imediato (Uma manobra bem infeliz do piloto Canadense sobre o piloto da Uni Virtuosi). O piloto da DAMS não ficou imune, Latifi quebrou o bico dianteiro e tanto ele como Zhou foram para os boxes. Infelizmente para o chinês, Ele não voltaria pra prova. Já o Canadense acabou trocando os pneus e o aerofólio e conseguiu voltar a corrida. Quem se deu bem foi Sette Câmara e Nick de Vries, Ganhando o 8º e 9ºlugares respectivamente.

O líder do campeonato começou a partir para cima de Sette Câmara. Enquanto que Mick Schumacher enfrentava problemas de rendimento do seu carro, Perdendo posições para Jack Aitken e Giuliano Alesi. Na Volta 15, Nick de Vries foi com tudo para cima de Sette Câmara, O piloto da ART Grand Prix superou o piloto da DAMS, mas acabou vazando a chicane e perdendo a posição para o Brasileiro, Que depois disso, abriu vantagem de quase 1 segundo.

Duas voltas depois, Sette Câmara acabou vazando a 1ªchicane, Mas não foi o caso de devolver a posição. Pelo contraio, ele perdeu tempo e ficou vulnerável aos ataques do De Vries. Tudo certo, Mas dai os comissários deram 5 segundos de punição a Sette Câmara, de forma bem equivocada, Se Nick de Vries e vários outros pilotos vazaram a chicane no final de semana, Porque somente Sette Câmara pagou o pato e tomou punição? Para mim, Essa punição não se justifica. Depois isso, De Vries acabou superando o brasileiro, Ganhando mais uma posição.

Schumacher foi para os boxes, Mas não foi para trocar os pneus. Nitidamente ele tinha problemas em seu carro. O piloto da Prema era mais uma a deixar a prova. Lá na frente, Callum Ilott não deixava Nobuharu Matsushita em paz.

Na 20ªVolta, Giuliano Alesi vai para os boxes. Na Volta seguinte, Luca Ghiotto vai para a sua parada, Infelizmente a parada foi complicada e Luca perdeu muito tempo. Ao voltar, Ele cai para o 7ºlugar, Jogando todo o trabalho de Ghiotto para o Chão.

King na 22ªVolta e Aitken na 23ªVolta foram os últimos a fazerem sua parada. Matsushita volta a liderança, Começando a abrir diferença para Ilott que parece perder rendimento, Nick de Vries vinha em 3º após largar do último lugar. Sette Câmara vinha em 4º, Com Ghiotto em 5º baixando a diferença sobre o piloto da DAMS. Sean Gelael, Jordan King e Giuliano Alesi completava os 8 primeiros colocados.

Nick de Vries se aproximou de Ilott, Já sem pneus, O piloto da Chaoruz não teve como resistir, Na 27ªVolta. O piloto da ART passou o inglês assumindo o 2ºlugar. Já Luca Ghiotto vinha tirando muito tempo de Sette Câmara, que já estava com sua corrida comprometida. No começo da 28ªVolta, Ghiotto supera o piloto da DAMS, assumindo a 3ªposição.

Na mesma volta, o piloto da Uni-Virtuosi passou facilmente Calum Ilott e assumiu a 3ªposição. Na penúltima volta, Ghiotto supera Nick de Vries e assume a segunda posição. Na última volta, Sette Câmara conseguiu superar Ilott, Mas não teria tempo para abrir 5 segundos sobre o piloto inglês.

Nobuharu Matsushita conquistou a sua 2ªVitória na temporada. Uma grande vitória do piloto da Carlin e se aproxima mais da disputa pelos primeiros lugares do campeonato. Luca Ghiotto da Uni-Virtuosi e Nick de Vries da ART Grand Prix completaram o pódio. O piloto Holandês abriu mais vantagem na liderança do campeonato.

Calum Ilott, mesmo perdendo a posição na pista, Foi beneficiado pela punição de Sette Câmara e ainda assim ficou em 4ºlugar. Sergio Câmara acabou ficando em 5ºlugar, por causa de uma injusta punição tomada na metade da prova.

Jordan King da Mp motorsports ficou em uma honrosa 6ªposição, Seguido de Giuliano Alesi da Trident e de Jack Aitken da Campos. Com isso, O piloto Inglês iria largar na pole position na prova do domingo. Sean Gelael da Prema e, Por incrível que pareça, Mahaveer Raghunathan completou a zona de pontuação.

Resultado da 19ªEtapa da Formula 2

posPilotoEquipeVoltasTempoMelhor VoltaNºda Volta
12 Nobuharu MatsushitaCarlin3048:56.5121:36.00910
28 Luca GhiottoUNI-Virtuosi30a 5.7521:34.90028
34 Nyck de VriesART Grand Prix30a 9.2071:35.41111
411 Callum IlottSauber Junior Team by Charouz30a 17.2131:35.93511
55 Sérgio Sette CâmaraDAMS30a 20.4871:35.88910
616 Jordan KingMP Motorsport30a 24.8101:35.59724
720 Giuliano AlesiTrident30a 32.3351:36.33722
815 Jack AitkenCampos Racing30a 33.0591:35.54026
910 Sean GelaelPREMA Racing30a 38.8901:36.5978
1017 Mahaveer RaghunathanMP Motorsport30a 1:12.7851:37.49110
113 Nikita MazepinART Grand Prix29a 1 volta1:36.36923
1214 Marino SatoCampos Racing29a 1 volta1:35.76028
136 Nicholas LatifiDAMS29a 1 volta1:35.71911
x9 Mick SchumacherPREMA Racing22a 8 Voltas1:34.63221
x7 Guanyu ZhouUNI-Virtuosi13Acidente1:36.00510
x18 Tatiana CalderónBWT Arden5Rodada1:37.4253
x1 Louis DelétrazCarlin1RodadaSem Tempox

Grid de Largada da 20ªEtapa da Formula 2

posPilotoEquipe
115 Jack AitkenCampos Racing
220 Giuliano AlesiTrident
316 Jordan KingMP Motorsport
45 Sérgio Sette CâmaraDAMS
511 Callum IlottSauber Junior Team by Charouz
64 Nyck de VriesART Grand Prix
78 Luca GhiottoUNI-Virtuosi
82 Nobuharu MatsushitaCarlin
910 Sean GelaelPREMA Racing
1017 Mahaveer RaghunathanMP Motorsport
113 Nikita MazepinART Grand Prix
1214 Marino SatoCampos Racing
136 Nicholas LatifiDAMS
149 Mick SchumacherPREMA Racing
1518 Tatiana CalderónBWT Arden
161 Louis DelétrazCarlin
177 Guanyu ZhouUNI-Virtuosi

Na corrida do domingo, foi bem disputada. A preliminar da Formula 1 começou com uma boa largada de Jack Aitken, O piloto da Campos manteve a liderança, Com Jordan King superando Giuliano Alesi passando ao 2ºlugar. Ilott, Sette Câmara e Ghiotto estava logo atrás do piloto francês da Trident. Nick de Vries vinha logo a seguir, Em 7ºlugar.

Nas primeiras voltas, O brasileiro Sergio Sette Câmara vai para cima de Ilott. Enquanto King foi para cima de Aitken, em uma bela briga pela liderança. Ilott superou Alesi na 5ªVolta, O piloto da Chaoruz foi para o 3ºlugar. Deixando a confusão para Sette e os demais pilotos, Guiliano Alesi não tinha carro para segurar os pilotos que estavam encostados no piloto Francês.

Na 7ªVolta, King passou para a liderança, usando a asa móvel na reta dos boxes. Atrás é que aconteceu uma confusão, Causado pelo Luca Ghiotto, Por causa de uma manobra bem infeliz do italiano ele acaba se chocando em Sette Câmara que se chocou em Nick de Vries. O Brasileiro não conseguiu levar o carro até os boxes, Na segunda chicane, ele roda por causa de um pneu furado e deixa a prova, Provocando a ativação do Safety Car Virtual. Ghiotto leva o carro para os boxes, Mas mesmo assim, sua prova esta totalmente comprometida.

Logo na entrada da 10ªVolta a prova recomeça. Logo, Aitken ataca King e na reta dos boxes e conseguiu recuperar a liderança da prova. Com essa briga, Callum Ilott chegou nos dois pilotos. Jordan King subiu para o 4ºlugar, Seguido de Nick de Vries da ART, Nobuharu Matsushita da Carlin, Mick Schumacher da Prema, Nikita Mazepin da ART, Guanyu Zhou da Uni-Virtuosi e de Louis Deletraz da Carlin.

King tentou um ataque para cima de Aikten, que vazou a chicane. Isso daria King a liderança da corrida, Mas o inglês também passou do limite da 2ªchicane, Além de ter perdido o 2ºlugar para Callum Ilott. Imagino que por causa disso, Não teve punição para o piloto da Campos Racing. Na 11ªVolta, Sean Gelael deixou a corrida.

Mick Schumacher ao tentar passar Giuliano Alesi passou reto da primeira chicane e depois teve de contornar as barreiras da parte interna da chicane, O Alemão perdeu posição para Zhou, Caindo para o 8ºlugar. Enquanto que o Chinês vinha em 7ºlugar a 8 voltas do final. Uma bela recuperação do melhor estreante dessa temporada.

King começou a ser pressionado pelo Holandês Nick de Vries, O Líder do campeonato vinha tentando mais um pódio. Aitken e Ilott na frente faziam um duelo inglês pela vitória nas voltas finais, Nas voltas 16 e 17, Alesi é superado pelo Zhou e pelo Schumacher e cai para o 8ºlugar.

Aitken, Ilott, King, de Vries e Matsushita estavam juntos nas 5 primeiras posições, Mas para o Japonês ele teria uma punição de 5 segundos, O que compromete totalmente as chances de vitória dele. Na 18ªVolta, De Vries errou a 1ªChicane, Parecia que o pódio estava definido para Aitken, Ilott e King.

Depois de muitas manobras questionáveis para não dizer ilegais, Jack Aitken foi advertido. Ou se comportava para ficar na ponta ou iria ser punido. Callum Ilott tentou superar Aikten na volta final, Mas ele freiou muito em cima do ponto da freada e acabou rodando, Pior que isso, Seu pneu dianteiro acabou furando.

Jack Aitken conseguiu a vitória na corrida do domingo, O Inglês acabou resistindo aos ataques de Ilott e King com muita competência. Foi sua 3ªVitória na temporada.

Em segundo, O também inglês Jordan King, Levando a MP Motorsports ao pódio novamente. O pódio acabou ficando com Nick de Vries, que foi beneficiado pela punição de 5 segundos de Nobuharu Matsushita. (Punição por ter tido uma violação do piloto no Safety Car Virtual) O Holandês praticamente esta com a mão na taça, Com 59 pontos a frente de Nicholas Lafiti, (que se quer fez ponto nesse final de semana) Podendo ser campeão nesse final de semana, Em Sochi, na Rússia.

Guanyu Zhou acabou ficando na frente de Matsushita, Ficando em 4ºlugar. Mick Schumacher, Giuliano Alesi e Louis Delétraz completaram a zona de pontuação.

Fotos:

Resultado da 20ªEtapa da Formula 2

posPilotoEquipeVoltasTempoMelhor VoltaNºda Volta
115 Jack AitkenCampos Racing2134:26.2881:35.8494
216 Jordan KingMP Motorsport21a 2.7641:35.8124
34 Nyck de VriesART Grand Prix21a 6.5301:35.77010
47 Guanyu ZhouUNI-Virtuosi21a 7.6121:35.8134
52 Nobuharu MatsushitaCarlin21a 8.1891:35.68912
69 Mick SchumacherPREMA Racing21a 8.5411:35.4224
720 Giuliano AlesiTrident21a 12.8511:36.0604
81 Louis DelétrazCarlin21a 13.3891:36.01610
93 Nikita MazepinART Grand Prix21a 13.9411:36.0394
106 Nicholas LatifiDAMS21a 23.0911:36.1354
1114 Marino SatoCampos Racing21a 29.5641:36.63512
1211 Callum IlottSauber Junior Team by Charouz21a 41.3901:35.8165
1317 Mahaveer RaghunathanMP Motorsport21a 52.4781:37.25214
1418 Tatiana CalderónBWT Arden21a 53.0211:36.99319
158 Luca GhiottoUNI-Virtuosi21a 1:32.6911:35.8544
x10 Sean GelaelPREMA Racing9Abandono1:36.6186
x5 Sérgio Sette CâmaraDAMS6Pneu Furado1:36.0194

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Formula 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *