Formula 2 na Hungria – Latifi e Schumacher vencem corridas da rodada dupla

A corrida aconteceu na primeira semana de Agosto, Foi um final de semana que tivemos menos disputas na pista, Muito devido ao traçado desfavorável a ultrapassagens e disputas por posições. Quem se deu bem foram Nicholas Latifi no Sábado e Mick Schumacher no Domingo, que venceram suas corridas. A Disputa pelo campeonato continua em aberto.

Classificação foi sobre pista molhada, Todos os pilotos estavam na porta de saída dos boxes antes do começo do treino. O ritmo da classificação em chuva mudava totalmente, Antes que qualquer piloto começasse a volta, O Russo Nikita Mazepin rodou e ficou parado num ponto complicado, A Bandeira vermelha foi acionada. Os Fiscais de pista acabaram empurrando o carro até um lugar seguro.

O Treino recomeçou a 27:56 do final do treino. O Holandês Nick de Vries partiu logo para fazer sua primeira volta, Marcando 1:50.820. Igualmente o Italiano Luca Ghiotto também fez boa volta, Com menos de 1 décimo atrás. Já os outros pilotos estavam muito atrás. Até que Guanyu Zhou se aproximou dos dois, Marcando o 3ºtempo a 8 décimos de Nick de Vries, Esse tempo foi superado pelo Mick Schumacher, Com 1:51.472.

Aos poucos os tempos começavam a baixar, Mas a pista continuava traiçoeira e os pilotos constantemente erravam as suas voltas. Quem acertava a volta, Ganhava boas posições, Como foi o caso de Louis Deletraz que pulou para o 3ºlugar. Outro que errou na volta é Luca Ghiotto e ficou sem melhorar sua volta e por outro lado, Nicholas Latifi subiu para o terceiro lugar a metade da classificação.

Na volta seguinte, O piloto Canadense por 242 milésimos assumiu a liderança do treino, O piloto da DAMS acertou sua volta. Seu companheiro de equipe, Sergio Sette Câmara não estava acertando suas voltas e estava fora dos 10 primeiros lugares. A menos de 13 minutos do final, Jack Aitken deu um salto pulando do 14º para o 7ºlugar.

A Menos de 10 minutos do final, Mick Schumacher sobe para o segundo lugar, Fazendo uma grande volta, levando a Prema a primeira fila.

Na reta final da Classificação, Nick de Vries marcou 1:49.809 e liquidou com a Fatura, Conquistando a pole position e mais 4 pontos ganhos, A 4 minutos do final, De Vries tinha 7 décimos a frente do Schumacher. Luca Ghiotto ainda conseguiu fazer 1:50.036, Mas não ameaçou de forma nenhuma o piloto da ART Grand Prix.

Na segunda fila, Larga Nicholas Latifi da DAMS e Mick Schumacher, com um bom treino colocando a Prema na segunda fila. Na Terceira fila largam Louis Deletraz da Carlin e Calum Ilott da Chaoruz, Diga-se de passagem os dois pilotos fizeram boas classificações. Jack Aitken da Campos, Nobuharu Matsushita da Carlin, Anthonie Hubert da Arden e Guanwu Zhou da Uni Virtuosa completaram os 10 primeiros colocados.

Os pilotos da Arden foram desclassificados da classificação e tiveram que largar das últimas posições. O que complicaria muito a prova de Anthonie Hubert e Tatiana Calderón.

Grid de Largada:

posPilotoEquipeTempoNºVoltas
14Nick de VriesART Grand Prix1:49.80913
28Luca GhiottoUNI-Virtuosi Racing1:50.03613
36Nicholas LatifiDAMS1:50.57813
49Mick SchumacherPREMA Racing1:50.74812
51Louis DelétrazCarlin1:50.85314
611Callum IlottSauber Junior Team by Charouz1:50.87113
715Jack AitkenCampos Racing1:50.96213
82Nobuharu MatsushitaCarlin1:51.40814
919Guanyu ZhouBWT Arden1:51.51312
107Jordan KingUNI-Virtuosi Racing1:51.57313
1116Juan Manuel CorreaMP Motorsport1:51.71713
1212Sérgio Sette CâmaraSauber Junior Team by Charouz1:51.78813
135Giuliano AlesiDAMS1:51.81712
1420Arjun MainiTrident1:52.64413
1514Ralph BoschungCampos Racing1:52.71812
1621Sean GelaelTrident1:52.95613
1710Mahaveer RaghunathanPREMA Racing1:52.99512
1818Anthoine HubertBWT ArdenDesclassificado12
193Nikita MazepinART Grand PrixSem Tempo1
2017Tatiana CalderónMP MotorsportDesclassificado12

Com um dia encoberto com um pouco de sol a prova longa se realizou no Sábado, Alguns pilotos tiveram punições e largaram lá atrás das posições que teriam de largar.

Na Largada, Nick de Vries defendeu bem sua liderança, Mas na curva seguinte acabou sendo superado pelo Nicholas Latifi, que passou bonito por fora o líder do campeonato e assumiu a liderança. Ghiotto caiu para o terceiro lugar, Com Schumacher, Aitken, Matsushita, Ilott e Deletráz nas 8 primeiras posições.

Ao começar a segunda volta, Ilott tentou passar Deletráz por fora, Mas a vantagem ficou mesmo com o suíço, que acabou sem ser antidesportivo fazendo o piloto da Chaoruz ir para fora do traçado. Porém, não durou muito a corrida de Louis Deletráz, Seu motor acabou Explodindo bem na cara de Zhou, ele teve de deixar a prova na 4ªvolta.

Latifi abriu uma boa vantagem para Nick de Vries, que em 5 voltas seus pneus já tinham acabado totalmente, Ao final da volta, O Holandês da ART Grand Prix foi para a parada obrigatória. Foi o primeiro a fazer a parada obrigatória. Antes disso, Giuliano Alesi, um bom piloto com um carro limitado tentou manter o 11ºlugar, Mas não resistiu aos ataques do Francês Anthonie Hubert que largou dos últimos lugares.

Na volta seguinte, Schumacher, Aitken, Matsushita, Ilott, Sette Camara, Mazepin e Rathanathan foram para os boxes. Na outra volta, Parou Lafiti, Ghiotto, Zhou, Calderón foram para os boxes. Na 9ªVolta, Jordan King assumiu a liderança do campeonato, Com Hubert na segunda posição, Eles teriam de parar nos boxes, Assim como Juan Manuel Correa, Sean Gelael e Ralph Boschung. Nicholas Latifi voltaria a liderança da prova depois das paradas dos pilotos do Grupo do meio para trás.

Mick Schumacher nesse meio tempo, Pressionou Luca Ghiotto. Na 19ªVolta, Maini acabou com problemas parando fora da pista. Foi o suficiente para acionar o Safety Car Virtual durante 3 voltas, Diga-se de passagem, Demoraram muito para tirar o carro do Indiano da área de escape.

No começo da 22ªVolta, A corrida recomeça e de Cara e Matsushita aproveitou para passar Mick Schumacher, Já Sergio Sette Câmara que fazia uma corrida bem apagada superou os dois pilotos da Charouz passando para o 10ºlugar. King tinha 7 segundos sobre Hubert, que estava pressionado pelo Lafiti. A ultrapassagem do piloto da DAMS foi inevitável, Na 24ªVolta, Latifi assumiu o 2ºlugar.

King e Hubert teriam de fazer a parada, Foi isso que fizeram a 10 voltas do final, Latifi vou a liderança com mais de 6 segundos sobre Nick de Vries que vinha tranquilo em 2ºlugar. Já Jack Aitken estava segurando Nobuharu Matsushita na disputa pela 3ªposição Mick Schumacher perdeu rendimento e ficou mais para Sette Câmara que tinha um grande rendimento na reta final de prova, Passando Schumacher na 29ªVolta e assumindo o 6ºlugar.

Hubert tinha a volta mais rápida da prova, Mas precisava sair do 11ºlugar para levar os dois pontos da melhor volta da prova. Já Jordan King se deu bem, já estava nos pontos e superou Ilott e assumiu o 8ºlugar na 31ªVolta. A 5 voltas do final o piloto da MP Motorsport deixou para trás Mick Schumacher subindo para o 7ºlugar. Além disso, ele chegava na turma  que disputava a 4ªposição.

O Japonês Nobuharu Matsushita pressionava  Luca Ghiotto que perdeu contrato com Jack Aitken, O piloto da Campos consolidou o terceiro lugar. A 4 Voltas do final, Matshshita foi para cima de Ghiotto, O Italiano fechou a porta pra cima do piloto da Carlin. Na curva seguinte, Sette Câmara foi pelo lado de fora e acabou se aproveitando da briga de Ghiotto e Matsushita acabou o Brasileiro tomando a posição do Japonês e ganhou a 5ªposição, após largar da 13ªposição.

A 3 voltas do final, O Motor de Ralph Boschung explodiu e ele teve de parar em um ponto difícil da pista, Na curva 5 para a curva 6. O Safety Car foi acionada a menos de 3 voltas para o final, King passou Matsushita  antes disso, ganhando o 6ºlugar.

A corrida acabou com o regime de Safety Car, A Vitória ficou com Lafiti, Numa corrida impecável  do piloto Canadense, que superou Nick de Vries e dominou a prova inteira, Diminuindo a vantagem do piloto Holandês na classificação do Campeonato.

Nick de Vries diminuiu os prejuízos, Ficando em 2ºlugar, Mas sem jamais ameaçar Lafiti. O Pódio foi completado pelo Inglês Jack Aitken da Campos, O Inglês largou do 7ºlugar e acabou em uma bela corrida chegando em 3º.

O 4ºlugar foi confuso, A principio a Posição foi de Luca Ghiotto, Mas ele acabou cometendo uma inflação no safety Car virtual, Sette Câmara herdou o 4ºlugar do piloto da Uni-virtuosi. Jordan King foi punido em 5 segundos também foi punido por irregularidades no Safety Car virtual, Mas os comissários da prova reviram a punição e acabaram por devolver os 5 segundos para Ghiotto e King.

Com isso acabou Ghiotto voltando ao 4ºlugar com Sette Câmara, que fez uma bela corrida de recuperação, Principalmente na reta final, onde ele saiu do 12ºlugar para a 5ªposição e King ficou mesmo em 6ºlugar. Nobuharu Matsushita fez mais uma boa corrida, Chegando em 7ºlugar, Mick Schumacher acabou ficando para trás, Mas salvou o 8ºlugar e iria largar em 1ºlugar na corrida curta do domingo. Completando a zona de pontuação: Guanwu Zhou da Uni-virtuosi e Calum Ilott da Chaoruz.

Resultado final da 15ªEtapa da Formula 2

posPilotoEquipeTempoMelhor VoltanºVolta
16Nicholas LatifiDAMS1:02:40.6751:33.0212
24Nyck de VriesART Grand Prixa 0.7521:32.8828
315Jack AitkenCampos Racinga 1.0451:33.53812
48Luca GhiottoUNI-Virtuosi Racinga 2.9951:33.22411
55Sérgio Sette CâmaraDAMSa 4.1441:33.52026
616Jordan KingMP Motorsporta 5.0481:32.43633
72Nobuharu MatsushitaCarlina 5.2821:33.78723
89Mick SchumacherPREMA Racinga 15.8071:33.75212
97Guanyu ZhouUNI-Virtuosi Racinga 17.7951:33.74827
1011Callum IlottSauber Junior Team by Charouza 18.5621:33.72427
1119Anthoine HubertBWT Ardena 20.0181:32.43832
123Nikita MazepinART Grand Prixa 22.0721:33.61911
1320Giuliano AlesiTridenta 22.7541:34.38032
1412Juan Manuel CorreaSauber Junior Team by Charouza 23.7561:33.01427
1510Sean GelaelPREMA Racinga 28.1831:33.44126
1618Tatiana CalderónBWT Ardena 1:15.8231:35.16111
1717Mahaveer RaghunathanMP Motorsporta 1:16.7121:34.75210
1821Ralph BoschungTridenta 4 voltas – Motor1:33.71632
NC14Arjun MainiCampos Racinga 20 Voltas – Mecânico1:34.11012
NC1Louis DelétrazCarlina 34 Voltas – Motor1:34.4013

Grid de largada da 16ªEtapa da Formula 2

posPilotoEquipe
19Mick SchumacherPREMA Racing
22Nobuharu MatsushitaCarlin
316Jordan KingMP Motorsport
45Sérgio Sette CâmaraDAMS
58Luca GhiottoUNI-Virtuosi Racing
615Jack AitkenCampos Racing
74Nyck de VriesART Grand Prix
86Nicholas LatifiDAMS
97Guanyu ZhouUNI-Virtuosi Racing
1011Callum IlottSauber Junior Team by Charouz
1119Anthoine HubertBWT Arden
123Nikita MazepinART Grand Prix
1320Giuliano AlesiTrident
1412Juan Manuel CorreaSauber Junior Team by Charouz
1510Sean GelaelPREMA Racing
1618Tatiana CalderónBWT Arden
1717Mahaveer RaghunathanMP Motorsport
1821Ralph BoschungTrident
1914Arjun MainiCampos Racing
201Louis DelétrazCarlin

Na corrida curta do domingo, Schumacher aproveitou a pista de difícil ultrapassagem para dar a Prema a primeira vitória da Temporada.

Na largada, O filho de Michael Schumacher se posicionou para defender a liderança, O Japonês tentou passar o Alemão por fora, mas acabou não tendo espaço na pista e teve de ir para fora da pista, Manteve o segundo lugar. Quem ganhou posição da largada foi Sergio Sette Câmara superando a Jordan King. Deve se falar da Grande largada de Nick de Vries, que por muito pouco não conseguiu a 5ªposição após largar em 7ºlugar.

Nas primeiras voltas, Poucas coisas aconteceram. As vezes, Schumacher abria diferença, Outras vezes era Sette Câmara que era pressionado pelo Jordan King, Schumacher sendo pressionado pelo piloto japonês, Mas ultrapassagem que é bom? Não tivemos por muitas e muitas voltas.

Até que na 17ªVolta, Sette Câmara conseguiu passar Matsushita, Mas toma o X na curva seguinte e volta ao 3ºlugar, A mesma coisa aconteceu com Luca Ghiotto ao tentar passar o Russo Nikita Mazepin, Mas teve uma segunda oportunidade na volta seguinte, Nessa tentativa Ghiotto foi bem sucedido e acabou ganhando a 8ªposição, Já o Russo acabou perdendo posições para Ilott e Zhou caindo para o 11ºlugar.

Lafiti que ganhou a corrida do Sábado, se aproximou de Nick de Vries querendo tirar mais 2 pontos da vantagem que o Holandês que lidera o campeonato. Na 22ªVolta, Louis Deletraz superou Sean Gelael para ganha a importantíssima 15ªposição!

A 2 voltas do final, Alesi e Hubert superaram Mazepin. Depois disso, Mais nada aconteceu. Depois de 27 voltas de uma corrida chata e sem graça, A Vitória ficou para o Mick Schumacher, Foi sua primeira vitória na Formula 2 em seu primeiro ano na categoria. O pódio foi completado pelo Japonês Nobuharu Matsushita da Carlin e do Brasileiro Sergio Sette Câmara da DAMS.

Os outros pilotos que terminaram a zona de pontuação foram Jordan King da MP Motorsport. Aliás, O piloto Inglês vem fazendo uma bela temporada, com um carro de equipe Mediana ficando com um 4ºlugar e fazendo um belo final de semana. Jack Aitken da Campos em 5º.

Nick de Vries ficou na frente de Nicholas Latifi e acabou recuperando 2 pontos da sua vantagem, que foi reduzida para 30 pontos após essa rodada dupla. Ainda existem chances de Sette Câmara, Ghiotto e Aitken de disputar o título de 2019. Ghiotto completou a zona de pontuação.

Nesse final de semana, Teremos a retomada da Formula 2 em Spa-Francorchamps. É a 9ªEtapa da Formula 2 que entra em sua reta final de disputa.

Fotos:

Resultado final da 16ªEtapa da Formula 2

posPilotoEquipeTempoMelhor VoltanºVolta
19Mick SchumacherPREMA Racing43:59.8411:33.49019
22Nobuharu MatsushitaCarlina 1.4531:33.0564
35Sérgio Sette CâmaraDAMSa 3.3961:33.54216
416Jordan KingMP Motorsporta 4.1771:33.6639
515Jack AitkenCampos Racinga 4.9601:33.56017
64Nyck de VriesART Grand Prixa 11.4281:34.03017
76Nicholas LatifiDAMSa 12.3141:33.70418
88Luca GhiottoUNI-Virtuosi Racinga 12.9301:33.2879
97Guanyu ZhouUNI-Virtuosi Racinga 13.8211:33.67311
1011Callum IlottSauber Junior Team by Charouza 23.8771:33.71410
1119Anthoine HubertBWT Ardena 26.8911:33.87111
1220Giuliano AlesiTridenta 29.5271:33.90511
131Louis DelétrazCarlina 35.7411:33.79711
1412Juan Manuel CorreaSauber Junior Team by Charouza 38.5141:33.99611
153Nikita MazepinART Grand Prixa 39.9321:33.93310
1614Arjun MainiCampos Racinga 40.0931:33.73413
1710Sean GelaelPREMA Racinga 40.7371:33.80812
1821Ralph BoschungTridenta 42.8571:33.81211
1917Mahaveer RaghunathanMP Motorsporta 59.6881:34.7575
NC18Tatiana CalderónBWT Ardena 21 Voltas1:34.6896

Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Formula 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *