Sessão de Classificação, realizada na sexta-feira passada depois do 2ºtreino livre da Formula 1. Assim que disparou o cronometro de 30 minutos, todo mundo foi para a pista. Primeiro, para darem suas voltas de aquecimento de pneus (Que nesse caso foi apenas 2 voltas) e depois mandarem o máximo possível para marcarem o melhor tempo.
Yuki Tsunoda foi o primeiro a marcar volta, com 1:40.216 essa marca era uma boa marca, mas 30 segundos depois, acabou sendo superado pelo inglês Jack Aitken da Campos Racing por 5 milésimos apenas. Enquanto isso, Luca Ghiotto e Callum Ilott acabaram dando uma escapada de pista e fizeram voltas muito ruins. Em um outro lance, Sena Gelael e Robert Shwartzman se atrapalharam durante a volta de aquecimento para suas voltas.
Já Mick Schumacher, atrapalhado por Roy Nissany acabou querendo tirar satisfações, dai os dois quase se tocaram. Se isso acontecesse e ocorresse uma rodada, seria algo bem cômico. O piloto de Israel teria problemas em seu carro e terminaria por não fazer bons tempos.
A 20 minutos do final, enquanto tivemos essa confusão, Christian Lundgaard acabou indo para a liderança após fazer 1:40.196, mas que só durou 20 segundos, já que o Indiano Jehan Daruvala passou para a ponta, 40 milésimos mais rápido que o piloto escandinavo. Naquela altura do campeonato, Daruvala, Lundgaard,m Aitken e Tsunoda vinham separados por apenas 76 milésimos. Callum Ilott marcava o 5ºmelhor tempo, a menos de 2 décimos de Daruvala. Mazepin e Drugovich vinham em 6º e 7ºlugares.
Todos os pilotos vão para os boxes, enquanto que os dois pilotos da Prema tentam melhorar na classificação. Shwartzman vinha na 19ªposição e Schumacher na 21ªposição. Os dois tentaram sair do calvário das últimas posições. Na Metade da Classificação, o russo e líder do campeonato subiu 7 posições, indo para a 12ªposição. Já o filho de Michael Schumacher deu um salto bem maior, passando da 21ª para a 7ªposição.
A 11 minutos do final, os pilotos começam a ir para pista, Era a última tentativa dos pilotos para buscaram a pole position. Exceto os pilotos da prema que iriam para a pista minutos depois.
Depois de 2 voltas de aquecimento, Tsunoda e outros pilotos partiram para as voltas pra valer, o japonês chegou a fazer a primeira melhor parcial do treino, mas acabou perdendo tempo e não conseguindo se quer melhorar sua marca. A 5 minutos do final, Felipe Drugovich marcou um temporal, 1:39.527, colocando 6 décimos de frente em cima de Daruvala. Segundos depois, Callum Ilott marcou o 2ºmelhor tempo a 139 milésimos atrás do brasileiro. Mazepin subiu para a 3ªposição.
O Russo ficou com essa posição, até que Mick Schumacher marcou o terceiro tempo, 234 milésimos atrás do Drugovich a 2 minutos do final. Lundgaard também subiu e marcou o 4ºtempo. Seguido de Mazepin, Aitken e Daruvala.
Zhou tentou uma última tentativa de volta voadora, mas não foi além do 8ºlugar. A segundos do final, ninguém tentava mais volta rápida. Felipe Drugovich conquista a pole position, a primeira da sua carreira na Formula 2. Ao seu lado vai largar o piloto da casa Callum Ilott da UNI-Virtuosi.
Na segunda fila largavam o alemão Mick Schumacher da equipe Prema o Dinamarquês Christian Lundgaard da equipe ART Grand Prix. Na terceira fila será composta por Nikita Mazepin da Hitech e do britânico/Coreano Jack Aitken da Campos Racing. O indiano Jehan Daruvala abre a 7ªfila com seu carro da Carlin, Completando os 10 primeiros colocados: Guanyu Zhou da Uni-Virtuosi, Yuki Tsunoda da Carlin e Louis Deletraz da Chaoruz.
Grid de Largada:
pos | nº | Piloto | Equipe | Tempo | Nºde Voltas |
1 | 15 | Felipe Drugovich | MP Motorsport | 1:39.527 | 12 |
2 | 4 | Callum Ilott | UNI-Virtuosi | 1:39.666 | 12 |
3 | 20 | Mick Schumacher | Prema Racing | 1:39.761 | 11 |
4 | 6 | Christian Lundgaard | ART Grand Prix | 1:39.846 | 12 |
5 | 24 | Nikita Mazepin | Hitech Grand Prix | 1:39.963 | 11 |
6 | 9 | Jack Aitken | Campos Racing | 1:40.082 | 11 |
7 | 8 | Jehan Daruvala | Carlin | 1:40.140 | 12 |
8 | 3 | Guanyu Zhou | UNI-Virtuosi | 1:40.180 | 12 |
9 | 7 | Yuki Tsunoda | Carlin | 1:40.216 | 12 |
10 | 11 | Louis Delétraz | Charouz Racing System | 1:40.324 | 13 |
11 | 14 | Nobuharu Matsushita | MP Motorsport | 1:40.347 | 12 |
12 | 2 | Dan Ticktum | DAMS | 1:40.396 | 12 |
13 | 25 | Luca Ghiotto | Hitech Grand Prix | 1:40.421 | 12 |
14 | 12 | Pedro Piquet | Charouz Racing System | 1:40.443 | 13 |
15 | 5 | Marcus Armstrong | ART Grand Prix | 1:40.448 | 11 |
16 | 1 | Sean Gelael | DAMS | 1:40.476 | 11 |
17 | 23 | Marino Sato | Trident | 1:40.958 | 12 |
18 | 21 | Robert Shwartzman | Prema Racing | 1:41.047 | 12 |
19 | 22 | Roy Nissany | Trident | 1:41.052 | 12 |
20 | 17 | Giuliano Alesi | BWT HWA RACELAB | 1:41.274 | 12 |
21 | 16 | Artem Markelov | BWT HWA RACELAB | 1:41.342 | 12 |
22 | 10 | Guilherme Samaia | Campos Racing | 1:42.204 | 11 |
Depois da classificação da Formula 1, Os pilotos da Formula 2 realizaram a prova longa do Sábado. Com 29 voltas e muita disputa pela vitória que acabou sendo conquistada por um russo pela primeira vez.
Na volta de apresentação, Ilott não consegue andar e acaba sendo empurrado para os boxes, o inglês da 2ªposição no Grid de largada teria de partir dos boxes. Na largada, Drugovich não fez boa largada e perdeu a liderança para Mick Schumacher que largou muito bem e se aproveitou da ausência de Ilott do Grid. Mazepin e Lundgaard vinham logo a seguir. Aitken e Tsunoda vinham em 5º e 6ºlugares disputando posicionamento.
Mazepin e Lundgaard passaram por Drugovich e subiram para 2º e 3ºlugares respectivamente. O Russo da HiTech no final da segunda volta já estava indo para cima de Mick Schumacher. No final da volta seguinte, Mazepin supera Mick e assume a ponta. O piloto da Prema até tentou uma reação, mas logo Nikita Mazepin abria do filho de Michael Schumacher.
Enquanto que Aitken, Tsunoda e Zhou disputavam pelo 5ºlugar, completando os 10 primeiros: Nobuharu Matsushita e Louis Deletraz. Lá atrás, Ilott já vinha na 14ªposição, Uma recuperação rápida do piloto inglês, que já poderia sonhar com alguns pontos.
Zhou vai para o ataque em cima de Tsunoda, após não obter chance de superar o Japonês na 6ªVolta, o piloto Chinês da Uni-virtuosi conseguiu a ultrapassagem na volta seguinte e assumiu a 6ªposição e logo partiu para o ataque pra cima de Aitken. Ticktum e Deletraz foram os primeiros a realizarem a troca de pneus obrigatória.
Na volta seguinte, Daruvala, Ilott e Pedro Piquet foram para os boxes. Na mesma curva 4 onde passou o piloto da Carlin, Zhou superou Aitken e passou a ser o 5ºcolocado.
O Líder Mick Schumacher, Vice-líder Nikita Mazepin e Yuki Tsunoda foram para os boxes realizarem suas paradas obrigatórias. Lundgaard passou a ser o líder com Drugovich na segunda posição. O piloto Dinamarquês acabou sendo chamado pela sua equipe para parar na volta seguinte (Volta 10) e foi isso que ele fez. A ART Grand Prix fez um trabalho muito bom e seu piloto chega a voltar à frente de Mazepin e Schumacher, mas acaba sendo superado pelos dois por causa dos seus pneus pouco aquecidos.
Drugovich passou para a liderança, com 2.7 segundos a frente de Guanyu Zhou. Jack Aitken, Nobuharu Matsushita, Marcus Armstrong e Robert Shwartzman completavam os 6 primeiros colocados. Todos eles precisavam fazer a parada obrigatória.
Dos que pararam, Mazepin e Schumacher vinham próximos um do outro. Os dois começavam a superar os pilotos de trás que não tinham feito a parada, primeiro com o lentíssimo Guilherme Samaia (A única qualidade do piloto é de pagar as contas da Campos Racing) depois eles passaram Marino Sato e Giuliano Alesi. Na volta 14, Mazepin e Schumacher superaram Artem Markelov.
Drugovich vinha 23.8 segundos a frente de Nikita Mazepin, Já Schumacher mesmo junto do piloto Russo da Hitech passou a ser pressionado pelo Lundgaard que passou por fora na curva Luffield e assumiu a 11ªposição.
Jehan Daruvala se complicou na 16ªVolta ao tentar passar Alesi e permitiu a aproximação de Ilott. Na volta seguinte o indiano conseguiu superar o piloto da HWA Racelab e ganha posição.
Zhou chegou em Drugovich e acabou ultrapassando o Brasileiro, assumindo a liderança. Já o piloto da MP Motorsport teve de ir para a parada obrigatória na 19ªVolta, assim como Shwartzman e Gelael. O Brasileiro voltou na 13ªposição.
Zhou vinha 20 segundos a frente de Mazepin, que voltaria a liderança após a parada do Chinês e do inglês Jack Aitken. Na 22ªVolta, Zhou e Aitken pararam e Mazepin voltou para a liderança, agora com 4.5 segundos a frente de Lundgaard. Schumacher em 3º começava a ser pressionado por Deletraz e Tsunoda. Já Daruvala que vinha em 6ºlugar estava sendo pressionado por Ilott e Zhou.
A partir da 23ªVolta, O chinês começaria o seu show, Primeiro ele passa seu companheiro de equipe Callum Ilott. Curvas depois, Zhou passou por cima de Daruvala e passou para a 5ªposição.
Mick Schumacher perdeu de vez o rendimento e foi superado primeiro pelo Deletraz e no começo da volta 24, foi superado pelo Guanyu Zhou e Yuki Tsunoda caindo para o 6ºlugar. Não satisfeitos, Zhou e Tsunoda foram para cima de Deletraz e ambos passaram o piloto da Chaoruz na Village passando para 3º e 4ºlugares respectivamente.
Ilott superou Schumacher passando a ser 6ºcolocado, enquanto que Mick caia a cada volta. Assim como Jehan Daruvala também vinha caindo. Na 26ªVolta, foi Deletraz que foi superado pelo piloto de casa (Ilott) que levou a 5ªposição. Felipe Drugovich nessa mesma 26ªVolta superou Schumacher e Daruvala passando para 8ªposição. Schumacher e Daruvala vinham muito mal calçados de pneus e poderiam sair da zona de pontuação nas voltas finais.
Lá na frente, Zhou chega em Lundgaard e acaba superando o piloto dinamarquês no final da antipenultima volta, mas não havia mais tempo para tirar 5.8 segundos que Mazepin tinha de vantagem naquele momento.
Nikita Mazepin, que já tinha feito uma grande corrida na Hungria, acabou fazendo de novo grande corrida em Silverstone e acabou conquistando sua primeira vitória na Formula 2. Guanyu Zhou acabou fazendo uma bela corrida e conquistou o primeiro pódio na temporada, chegando na segunda posição. O pódio foi completado pelo Yuki Tsunoda que superou nas últimas curvas Christian Lundgaard e ficou com o terceiro lugar. O piloto da Carlin fez uma bela corrida assim como o piloto da ART.
Porém, nada comparada a corrida de recuperação de Callum Ilott. O piloto da Uni-virtuosi partiu dos boxes para conseguir uma monumental 5ªposição, Brilhante corrida do piloto Inglês que tinha até rendimento para vencer a corrida de Sábado. Louis Deletraz conseguiu administrar bem o desgaste de pneus e conseguiu a 6ªposição.
Felipe Drugovich teve uma corrida aquém das expectativas, uma ruim largada e uma parada não muito boa, o Brasileiro ainda conseguiu chegar na 7ªposição e iria largar na primeira fila no dia seguinte, Dan Ticktum acabou em 8ºlugar, superando Mick Schumacher no final. Aliás, o piloto da Prema foi traído pelo desempenho ruim dos pneus só conseguido ficar na 9ªposição. Pelo menos salvou dois pontos.
Mesma sorte não teve Jehan Daruvala, que ficou apenas em 12ºlugar, perdendo o posicionamento na zona de pontuação para Nobuharu Matsushita da MP e perdendo posição também para Pedro Piquet. Além disso, ele teve de ouvir uma resposta grosseira da sua equipe quando ele perguntou a sua localização em um determinado momento da corrida. Se a equipe quer que ele aumente seu desempenho, que pelo menos use palavras mais positivas não um palavreado que ofende. Se eu fosse o piloto talvez depois dessa ofensa eu levaria o carro até os boxes, saltava do carro e deixava a prova.
O Automobilismo precisa mudar, precisa ter um tratamento mais humano com os pilotos. Eu sei que as pessoas falam que Formula 1 é pressão o tempo todo, mas todo mundo tem um limite e acho legal que esse mundo do esporte a motor seja tão pesado dessa forma, e atitudes como essas não ajudam em nada um piloto e muito menos a imagem de uma categoria.
Resultado final da 7ªcorrida da Formula 2
GP da Inglaterra – 29 Voltas
pos | nº | Piloto | Equipe | Tempo | Melhor Volta | nº da Volta |
1 | 24 | Nikita Mazepin | Hitech Grand Prix | 51:17.953 | 1:43.663 | 11 |
2 | 3 | Guanyu Zhou | UNI-Virtuosi | a 5.323 | 1:42.676 | 23 |
3 | 7 | Yuki Tsunoda | Carlin | a 7.406 | 1:43.365 | 28 |
4 | 6 | Christian Lundgaard | ART Grand Prix | a 8.094 | 1:43.577 | 11 |
5 | 4 | Callum Ilott | UNI-Virtuosi | a 10.764 | 1:43.260 | 9 |
6 | 11 | Louis Delétraz | Charouz Racing System | a 16.121 | 1:43.811 | 10 |
7 | 15 | Felipe Drugovich | MP Motorsport | a 18.136 | 1:43.457 | 20 |
8 | 2 | Dan Ticktum | DAMS | a 20.580 | 1:44.362 | 24 |
9 | 20 | Mick Schumacher | Prema Racing | a 24.742 | 1:43.768 | 10 |
10 | 14 | Nobuharu Matsushita | MP Motorsport | a 25.319 | 1:43.082 | 19 |
11 | 12 | Pedro Piquet | Charouz Racing System | a 26.230 | 1:43.729 | 10 |
12 | 8 | Jehan Daruvala | Carlin | a 26.527 | 1:43.682 | 10 |
13 | 9 | Jack Aitken | Campos Racing | a 26.744 | 1:42.980 | 23 |
14 | 21 | Robert Shwartzman | Prema Racing | a 30.767 | 1:42.760 | 20 |
15 | 1 | Sean Gelael | DAMS | a 31.585 | 1:42.787 | 21 |
16 | 5 | Marcus Armstrong | ART Grand Prix | a 37.827 | 1:43.645 | 18 |
17 | 25 | Luca Ghiotto | Hitech Grand Prix | a 45.263 | 1:43.417 | 21 |
18 | 16 | Artem Markelov | BWT HWA RACELAB | a 53.528 | 1:43.810 | 20 |
19 | 17 | Giuliano Alesi | BWT HWA RACELAB | a 1:00.579 | 1:43.988 | 21 |
20 | 23 | Marino Sato | Trident | a 1:12.128 | 1:45.142 | 17 |
21 | 10 | Guilherme Samaia | Campos Racing | a 1:27.775 | 1:43.732 | 24 |
22 | Roy Nissany | Trident | a 25 Voltas |
Grid de Largada – 8ªCorrida
pos | nº | Piloto | Equipe |
1 | 2 | Dan Ticktum | DAMS |
2 | 15 | Felipe Drugovich | MP Motorsport |
3 | 11 | Louis Delétraz | Charouz Racing System |
4 | 4 | Callum Ilott | UNI-Virtuosi |
5 | 6 | Christian Lundgaard | ART Grand Prix |
6 | 7 | Yuki Tsunoda | Carlin |
7 | 3 | Guanyu Zhou | UNI-Virtuosi |
8 | 24 | Nikita Mazepin | Hitech Grand Prix |
9 | 20 | Mick Schumacher | Prema Racing |
10 | 14 | Nobuharu Matsushita | MP Motorsport |
11 | 12 | Pedro Piquet | Charouz Racing System |
12 | 8 | Jehan Daruvala | Carlin |
13 | 9 | Jack Aitken | Campos Racing |
14 | 21 | Robert Shwartzman | Prema Racing |
15 | 1 | Sean Gelael | DAMS |
16 | 5 | Marcus Armstrong | ART Grand Prix |
17 | 25 | Luca Ghiotto | Hitech Grand Prix |
18 | 16 | Artem Markelov | BWT HWA RACELAB |
19 | 17 | Giuliano Alesi | BWT HWA RACELAB |
20 | 23 | Marino Sato | Trident |
21 | 10 | Guilherme Samaia | Campos Racing |
22 | 22 | Roy Nissany | Trident |
Domingo antes da prova da Formula 1 aconteceu a prova curta da programação. A largada foi muito boa para Dan Ticktum que manteve a liderança, Já Drugovich foi superado por Lundgaard e Deletraz e cai para 4º. Callum Ilott tocou em Yuki Tsunoda que acabou rodando e provocando o acionamento do Satefy Car Virtual, que ficou por pouco tempo. No começo da segunda volta a corrida recomeça, Ticktum tem 1 segundos (ou mais) a frente de Lundgaard.
Lá atrás, a disputa estava intensa pelas últimas posições. Voltando a parte da frente, Callum Ilott passou a pressionar Drugovich para se apoderar da 4ªposião. Ticktum vinha 1.3 segundos a frente, com Lundgaard e Deletraz completando o 2 e 3ªposições. No final da volta, Ilott recebeu o aviso de que ele foi punido após ter sido o culpado pela rodada de Tsunoda. Eram 5 segundos que o piloto da Uni-virtuosi precisava tirar na pista.
No final da 7ªvolta, Ilott supera Drugovich e passa a ser 4ºcolocado e logo ele iria chegar em Deletraz. Na 9ªVolta, Zhou arriscou tudo para superar Mazepin e passar a ser 5ºcolocado, Ambos superando Felipe Drugovich. O Brasileiro caiu em poucas voltas de 4º para 7º em duas voltas. No final dessa volta, Shwartzman passou Aitken passando para a 10ªposição.
Ticktum aumenta a sua vantagem para 2 segundos em cima de Lundgaard. Deletraz em 3º vinha sendo ameaçado pelo Ilott. Zhou vinha em 5º e Mazepin vinha em 6º, com 4 segundos de defasagem com relação ao piloto Chinês.
Ilott passou Deletraz por fora, assumindo a 3ªposição. Logo, o inglês foi para cima de Lundgaard e sem perda de tempo faz a ultrapassagem e assume a segunda posição a 8 voltas do final. Com o rendimento melhor que Ticktum, existia a chance do piloto da Uni-Virtuosi vencer em sua casa.
Mas a 6 voltas do final, Ilott roda e acaba perdendo qualquer chance de um bom resultado. Safety Car entra e o inglês acabou por deixar a prova. Foram 3 voltas para tirar o carro de Ilott da pista. Nesse meio tempo alguns pilotos foram para os boxes, entre eles os pilotos da Prema, Christian Lundgaard e Jehan Daruvala. Sean Gelael tentou a mesma coisa, mas a DAMS acabou não fazendo o trabalho direito. O piloto da Indonésia acabou depois se sair dos boxes acabou parando na porta da saída do pit lane e deixou o carro e a corrida.
Relargada faltando 3 voltas para o final, Lundgaard foi com ação para cima de Mazepin e de cara assumir a 4ªposição. Na penúltima volta, Lundgaard passou Zhou e já recuperava o pódio. Luca Ghiotto abandonou a corrida na penúltima volta, mas não provoca Safety Car.
Na última volta, o dinamarquês supera Deletraz, mas não teve tempo para tirar a vitória das mãos de Dan Ticktum, O piloto inglês da DAMS liderou de ponta a ponta para vencer pela primeira vez na Formula 2. Uma vitória com autoridade e merecida, segurando no final o melhor ritmo de corrida de Christian Lundgaard (com pneus novos nas voltas finais).
Lundgaard acabou fazendo uma jogada arriscada e acabou quase dando certo, dando pelo menos a 2ªposição, sem nada a perder ou a ganhar. Se tivesse mais uma volta, certamente o dinamarquês da ART Grand Prix ganharia. O pódio foi completado pelo Suíço Louis Deletraz da Charouz.
Guanyu Zhou rodou na última volta e perdeu 5 posições, caindo para a 9ªposição, fora da zona de pontuação. Quem fez um belo final de corrida foi Jehan Daruvala, que chegou na 4ªposição após superar Nikita Mazepin. Completaram a zona de pontuação: Felipe Drugovich da MP Motorsport, Nobuharu Matsushita da MP e Jack Aitken da Campos Racing.
Nesse final de semana teremos a 5ªrodada dupla da Formula 2, que faz parte da programação da Formula 1.
Fotos:
Resultado final da 8ªcorrida da Formula 2
GP da Inglaterra – 29 Voltas
pos | nº | Piloto | Equipe | Tempo | Melhor Volta | nº da Volta |
1 | 2 | Dan Ticktum | DAMS | 39:50.019 | 1:42.202 | 21 |
2 | 6 | Christian Lundgaard | ART Grand Prix | a 0.376 | 1:41.337 | 21 |
3 | 11 | Louis Delétraz | Charouz Racing System | a 2.697 | 1:42.344 | 3 |
4 | 8 | Jehan Daruvala | Carlin | a 6.257 | 1:42.200 | 20 |
5 | 24 | Nikita Mazepin | Hitech Grand Prix | a 6.483 | 1:42.434 | 3 |
6 | 15 | Felipe Drugovich | MP Motorsport | a 8.459 | 1:42.310 | 3 |
7 | 14 | Nobuharu Matsushita | MP Motorsport | a 8.956 | 1:42.718 | 5 |
8 | 9 | Jack Aitken | Campos Racing | a 9.782 | 1:42.705 | 3 |
9 | 3 | Guanyu Zhou | UNI-Virtuosi | a 10.848 | 1:42.503 | 5 |
10 | 5 | Marcus Armstrong | ART Grand Prix | a 10.995 | 1:43.326 | 5 |
11 | 16 | Artem Markelov | BWT HWA RACELAB | a 17.417 | 1:43.805 | 6 |
12 | 23 | Marino Sato | Trident | a 18.643 | 1:42.048 | 20 |
13 | 21 | Robert Shwartzman | Prema Racing | a 22.320 | 1:42.082 | 21 |
14 | 20 | Mick Schumacher | Prema Racing | a 26.230 | 1:42.703 | 4 |
15 | 10 | Guilherme Samaia | Campos Racing | a 28.531 | 1:44.129 | 3 |
16 | 22 | Roy Nissany | Trident | a 31.974 | 1:42.489 | 19 |
17 | 12 | Pedro Piquet | Charouz Racing System | a 41.395 | 1:42.808 | 4 |
18 | 17 | Giuliano Alesi | BWT HWA RACELAB | a 1 Volta | 1:42.712 | 19 |
19 | 25 | Luca Ghiotto | Hitech Grand Prix | a 2 Voltas | 1:43.198 | 4 |
1 | Sean Gelael | DAMS | a 5 Voltas | 1:43.157 | 3 | |
4 | Callum Ilott | UNI-Virtuosi | a 7 Voltas | 1:42.329 | 4 | |
7 | Yuki Tsunoda | Carlin | a 21 Voltas |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: MP Motorsport/DAMS/ART Grand Prix/Chaoruz/DAMS/Carlin