Um GP de Silverstone que teve boas brigas, mas caminhava para uma previsibilidade de resultado acabou na voltas finais, três pilotos sendo vitimas de furo de pneus. Lewis Hamilton conseguiu levar o seu carro com o pneu furado até o final para vencer pela 87ªVitória da carreira. Melhor para o britânico, Valtteri Bottas que foi um duro adversário para Lewis acabou com um pneu furado na 50ªVolta e perdendo um 2ºlugar garantido e acaba ficando com o 11ºlugar (Infelizmente, pois uma belo final de semana do piloto Finlandês).
A prova teria 19 pilotos no Grid, Nico Hulkenberg não pode largar, problemas no seu carro na volta de ida para o grid impediram ele de correr.
Na largada, Bottas tentou superar Hamilton, largou melhor que Lewis, mas o pole conseguiu manter a liderança. Leclerc chegou a superar Verstappen nas primeiras curvas, O piloto da Red Bull recuperou a 3ªposição. Sainz jr. ,Ricciardo e Norris vinham logo atrás do piloto da Ferrari.
Ao completar a primeira volta, Alexander Albon acabou se precipitando ao tentar passar Magnussen e acabou tocando no Dinamarquês que foi para o muro. Pela primeira vez o safety car entrou na pista para a retirada do carro do piloto da Haas.
Na 6ªVolta a corrida recomeça, Hamilton, Bottas e Verstappen disparam na frente, Já Leclerc é pressionado pelo Sainz jr. Um pouco mais longe, Ocon atacava Stroll na disputa pelo 8ºlugar. Já Vettel tentava chegar no piloto francês da Renault, mas era pressionado pelo Pierre Gasly, sofrendo para lutar pela 10ªposição.
Hamilton tinha 1.6 segundos de Bottas e 5 segundos a frente de Verstappen. Depois vinha Leclerc, já muito longe dos 3 primeiros colocados.
Na 12ªVolta, Daniil Kyvat que vinha em um começo de corrida muito forte acabou indo para o muro e batendo violentamente. O que provocou a entrada pela segunda vez do Safety Car. O Acidente do piloto russo foi estranho, o piloto disse que foi culpa dele, mas ainda não estou convencido que isso aconteceu, da forma que foi não descarto que tenha tido alguma quebra.
Com esse Safety Car, todos os pilotos foram fazer a parada, colocando os pneus mais duros, com exceção de Romain Grosjean, que não foi para os boxes e subiu da 17ª para a 5ªposição.
O Safety Car ficou na pista por longas 7 voltas. Na volta 19 a corrida recomeça. Norris na metade da pista passou Stroll e assumiu a 7ªposição. Na volta seguinte, é a vez de Riccardo superar no piloto da Racing Point.
Hamilton, Bottas e Verstappen vinham bem a frente com Leclerc em 4º se aproveitando da lentidão da Haas de Romain Grosjean, que estava arriscando tudo para tentar resistir nas primeiras posições. Na 21ªVolta, Sainz jr. foi para cima do francês que acabou mudando de posição muito em cima da Mclaren. A ultrapassagem aconteceu na volta seguinte, o espanhol subiu para a 5ªposição.
Hamilton e Bottas vinham sobrando na frente e disputando a melhor volta da prova. Os dois vinham separados por menos de 2 segundos. Na volta 26, Norris superou Grosjean e passou para a 6ªposição.
Ocon vai para cima de Stroll, bela briga valendo a 8ªposição ao entrar na segunda metade de prova. Enquanto Bottas tentava se aproximar do Hamilton que vinha 1.5 segundos de distância, Gasly ao ser pressionado por Albon acabou indo para cima e ultrapassando a Antonio Giovinazzi e subindo para a 12ªposição. Se o piloto italiano estava ruim, as coisas para Raikkonen estavam bem piores, o Homem de Gelo foi superado facilmente pelo estreante Nicholas Latifi.
Hamilton e Bottas continuava a trocar melhores voltas na disputa pela liderança. Na volta 37, Grosjean que vinha na 8ªposição foi para os boxes colocar novos pneus e cumprir o regulamento. Albon também foi para os boxes e voltou na 15ªposição. Ao mesmo tempo que Gasly supera Vettel e assume a 10ªposição. Enquanto o piloto da Alpha Tauri vinha crescendo o piloto da Ferrari continuava a ser enterrar no calvário em Silverstone.
Hamilton começou a abrir um pouco mais de vantagem para Bottas, com 2.7 segundos a corrida vinha se encaminhando nas mãos do piloto inglês. Já para o Finlandês vinha com problemas nos pneus, preocupante, mas não parecia que a Mercedes estava disposto a fazer uma parada (lá para o final da prova a equipe Alemã iria ver o erro que ela cometeria).
Depois de muitas voltas de disputa, finalmente Esteban Ocon superou Lance Stroll e subiu para a 8ªposição.
A 4 Voltas do final, Raikkonen quebra sua asa dianteira e deixa detritos pela pista. A partir dai a corrida começaria a mudar, Na volta 50, Valtteri Bottas teve o furo de pneu e acabou perdendo não só a segunda posição como perdeu uma volta inteira para ir aos boxes. Na volta seguinte, Sainz jr. que vinha em uma ótima 5ªposição também teve furo em seu pneu.
Max Verstappen foi para os boxes na penúltima volta para fazer a volta mais rápida da prova e garantir a segunda posição.
Na última volta, Lewis Hamilton fora os pneus e teve de levar com cuidado o pneu até o final da última volta com cuidado para vencer pela 87ªVez na carreira e a 7ªvez em Silverstone. Uma vitória heroica para Lewis, que teve uma enorme sorte no final. Se Verstappen tivesse ficado na pista, teria vencido a prova. O piloto da Red Bull herdou a segunda posição e conseguiu a melhor volta da prova.
O pódio foi completado pelo Monegasco Charles Leclerc, que acabou fazendo um grande final de semana, levando o problemático carro da Ferrari para o segundo pódio da temporada. Por muito pouco não perdeu esse pódio para Daniel Ricciardo da Renault, uma bela corrida do Australiano que poderia ter tido seu jejum de pódios (Desde de Mônaco de 2018 sem pódio) quebrado hoje.
Lando Norris foi o piloto da Mclaren a terminar a corrida com uma boa 5ªposição, permanecendo à frente de Esteban Ocon, na sua melhor corrida até agora com o carro da Renault.
Outra boa corrida de Pierre Gasly que superou Lance Stroll e acabou repetindo a 7ªposição do GP da Áustria, também beneficiado pelos furos de pneus de Bottas e Sainz jr., na frente de Alexander Albon que teve um final de semana ruim, o 8ºlugar não apaga o que faltou de desempenho para o piloto Tailandês. Ainda assim terminando o dia a frente de Lance Stroll, Um dia para esquecer para a Racing Point.
Sebastian Vettel salvou 1 ponto ao segurar Valtteri Bottas nos últimos metros.
Após uma bela corrida, infelizmente Valtteri Bottas acabou com um furo de pneu perdendo uma merecidíssima segunda posição e acabou não conseguindo salvar se quer um ponto. O 11ºlugar leva Bottas a ficar 30 pontos atrás de Hamilton e a apenas 6 pontos de vantagem para Max Verstappen. Um pena mesmo, talvez a Mercedes deveria ter pensado em terem feito uma segunda parada para seus dois pilotos antes dos pneus se deteriorarem. Porém, existe a chance dos pneus de Bottas, Sainz jr. e Hamilton terem tido seus pneus furados por causa dos detritos do carro de Kimi Raikkonen.
George Russell fez uma corrida muito boa, dentro das condições da Williams o 12ºlugar é um bom resultado e também mostra que a equipe de Grove esta evoluindo em relação a Alfa Romeo e a Haas. Carlos Sainz jr. que tinha uma merecida 5ªposição acabou sendo uma das vitimas dos pneus e acabou ficando em 13ºlugar.
Antonio Giovinazzi punido com 5 segundos no final da prova (Por irregularidades no período de Safety Car) acabou em 14ºlugar. Nicholas Latifi teve seu melhor final de semana e dá mostras de evolução, chegando em 15º e ficando a frente de Romain Grosjean da Haas e de Kimi Raikkonen, como o único piloto a tomar volta do vencedor da prova.
Semana que vem teremos a etapa dos 70 anos da Formula 1, no mesmo circuito de Silverstone para a 5ªEtapa do Mundial de 2020. Com Hamilton batendo não só seus adversários, como ele mesmo também… Quem vai parar? Ou nem mesmo a falta de sorte vai parar-lo?
Fotos:
Resultado final da 4ªEtapa do Mundial de Formula 1
GP da Inglaterra – 52 Voltas
pos | nº | Piloto | Equipe | Chassi | Motor | Tempo |
1 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W11 | Mercedes-AMG F1 M11 | 1:28:01.283 |
2 | 33 | Max Verstappen | Aston Martin Red Bull Racing | RB16 | Honda RA620H | a 5.856s |
3 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari | SF1000 | Ferrari 065 | a 18.474s |
4 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault DP World F1 Team | R.S.20 | Renault E-Tech 20 | a 19.650s |
5 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL35 | Renault E-Tech 20 | a 22.277s |
6 | 31 | Esteban Ocon | Renault DP World F1 Team | R.S.20 | Renault E-Tech 20 | a 26.937s |
7 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia AlphaTauri | AT01 | Honda RA620H | a 31.188s |
8 | 23 | Alexander Albon | Aston Martin Red Bull Racing | RB16 | Honda RA620H | a 32.670s |
9 | 18 | Lance Stroll | BWT Racing Point F1 Team | RP20 | BWT Mercedes | a 37.311s |
10 | 5 | Sebastian Vettel | Scuderia Ferrari | SF1000 | Ferrari 065 | a 41.857s |
11 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W11 | Mercedes-AMG F1 M11 | a 42.167s |
12 | 63 | George Russell | Williams Racing | FW43 | Mercedes-AMG F1 M11 | a 52.004s |
13 | 55 | Carlos Sainz | McLaren F1 Team | MCL35 | Renault E-Tech 20 | a 53.370s |
14 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing ORLEN | C39 | Ferrari 065 | a 54.205s |
15 | 6 | Nicholas Latifi | Williams Racing | FW43 | Mercedes-AMG F1 M11 | a 54.549s |
16 | 8 | Romain Grosjean | Haas F1 Team | VF-20 | Ferrari 065 | a 55.050s |
17 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing ORLEN | C39 | Ferrari 065 | a 1 Volta |
26 | Daniil Kvyat | Scuderia AlphaTauri | AT01 | Honda RA620H | a 11 Voltas | |
20 | Kevin Magnussen | Haas F1 Team | VF-20 | Ferrari 065 | a 51 Voltas | |
27 | Nico Hulkenberg | BWT Racing Point F1 Team | RP20 | BWT Mercedes | Não Largou |
Melhor Volta de cada piloto – Max Verstappen conquistou 1 ponto por marcar a melhor volta da corrida
pos | nº | Piloto | Equipe | Chassi | Motor | Tempo | nº da Volta |
1 | 33 | Max Verstappen | Aston Martin Red Bull Racing | RB16 | Honda RA620H | 1:27.097 | 52 |
2 | 23 | Alexander Albon | Aston Martin Red Bull Racing | RB16 | Honda RA620H | 1:28.689 | 52 |
3 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W11 | Mercedes-AMG F1 M11 | 1:29.238 | 45 |
4 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes-AMG Petronas F1 Team | F1 W11 | Mercedes-AMG F1 M11 | 1:29.265 | 41 |
5 | 3 | Daniel Ricciardo | Renault DP World F1 Team | R.S.20 | Renault E-Tech 20 | 1:29.482 | 49 |
6 | 31 | Esteban Ocon | Renault DP World F1 Team | R.S.20 | Renault E-Tech 20 | 1:29.491 | 50 |
7 | 10 | Pierre Gasly | Scuderia AlphaTauri | AT01 | Honda RA620H | 1:29.603 | 52 |
8 | 8 | Romain Grosjean | Haas F1 Team | VF-20 | Ferrari 065 | 1:29.782 | 49 |
9 | 16 | Charles Leclerc | Scuderia Ferrari | SF1000 | Ferrari 065 | 1:29.813 | 49 |
10 | 55 | Carlos Sainz | McLaren F1 Team | MCL35 | Renault E-Tech 20 | 1:29.948 | 47 |
11 | 7 | Kimi Räikkönen | Alfa Romeo Racing ORLEN | C39 | Ferrari 065 | 1:29.973 | 49 |
12 | 4 | Lando Norris | McLaren F1 Team | MCL35 | Renault E-Tech 20 | 1:30.058 | 41 |
13 | 18 | Lance Stroll | BWT Racing Point F1 Team | RP20 | BWT Mercedes | 1:30.475 | 44 |
14 | 6 | Nicholas Latifi | Williams Racing | FW43 | Mercedes-AMG F1 M11 | 1:30.501 | 44 |
15 | 5 | Sebastian Vettel | Scuderia Ferrari | SF1000 | Ferrari 065 | 1:30.537 | 44 |
16 | 63 | George Russell | Williams Racing | FW43 | Mercedes-AMG F1 M11 | 1:30.862 | 41 |
17 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo Racing ORLEN | C39 | Ferrari 065 | 1:30.977 | 49 |
18 | 26 | Daniil Kvyat | Scuderia AlphaTauri | AT01 | Honda RA620H | 1:32.443 | 11 |
Texto: Deivison da Conceição da Silva
Fotos: Mercedes/Ferrari/Red Bull/Racing Point/Mclaren/Renault/Alpha Tauri/Haas/Williams/Alfa Romeo